Senhores,
Hoje, tive o prazer de testar três motos que o Sr. Fittipaldi está trazendo p/ o Brasil: A Ninja 250, a Vulcan 900 e a naked Z750.
Fui até a concessionária localizada na Rua Guaicurus com o intuito de fazer o test-ride na Ninjinha. Para minha surpresa, o vendedor perguntou se eu gostaria de testar os outros modelos, inclusive a Z750....... A Z750???? Não poderia perder esta oportunidade de pilotar uma 4 cilindros naked. Fui...... Abaixo segue as minha impressões:
NINJA 250
A versão que estava disponível era vermelha, com escape esportivo e pneu 150 (mais grosso). Antes de ligá-la, dei uma olhada geral na moto e fiquei impressionado com o bom acabamento. A ninjinha aparenta ser maior ao vivo, se comparada com as imagens da internet. Destaque para o pneu 150, que deu uma boa encorpada na traseira dela.
Liguei......De início, o ronco do escape impressionou, parecia uma CB500, aquele barulho rouco e meio falhado, típico das bicilíndricas paralelas, LINDO! Ficou melhor quando estiquei na avenida, aquele ronco era envolvente. A ninjinha é leve e fácil de pilotar, com uma posição mais street do que speed. Meu amigo (que é alto) achou ela desconfortável. Talvez uma regulagem nas pedaleiras (que ainda não estava disponível, segundo a concessionária) resolva este problema. Para mim com 1,70m e 70Kg, serviu como uma luva.
VEREDICTO FINAL: teria uma com certeza! pontos positivos para o acabamento e a facilidade de pilotagem. Melhoraria a esportividade (acho que faltou uns VCs, mais tudo bem, é só uma 250...). Falha grave: não possui lampejador..... Para uma moto que pretende ser esportiva, isto é um crime (até a Burgman 125 tem...). Destaque para o seguro, que deve ficar por volta de uns R$1.500,00 dependendo do perfil.
VULCAN 900
Para quem não está acostumado a pilotar big customs (meu caso), a moto aparenta ser enorme. Acabamento, sem comentários. Como toda custom deste porte, sobra cromados e detalhes. A moto é muito bonita e esbanja classe. Ao sentar na Vulcan, tive a impressão de estar sentando em um ônibus. Tudo era grande, desde o guidão até as pedaleiras (na verdade, plataformas). No melhor estilo HD, a ignição fica abaixo do banco.
Liguei.... Ronco típico dos motores V2 das estradeiras (me lembra o ronco V8 de um muscle car). Para minha surpresa, me deparei com uma moto "macia" com relação à embreagem, acelerador e câmbio. Com a dosagem certa entre embreagem-acelerador, saí com a gigante com mais facilidade do que poderia imaginar. A moto é muito confortavel. Tinha a impressão que poderia rodar por 600Km com ela sem me cansar. Estranhei as plataformas e o câmbio com o apoio no calcanhar.... não usei. Preferi o jeito tradicional de mudar marchas. Mesmo com todas estas "facilidades" ela não deixa de ser pesada. Verifiquei isto ao fazer curvas em baixa velocidade e quando parei no semáforo. Aliás, entendi porque dizem que estas customs esquentam no trânsito: cada vez que parava no semáforo, o calor que subia dos motores chegava a incomodar. Realmente, o habitat dela não é a cidade.
VEREDICTO FINAL: A moto é mais fácil de se pilotar do que a gente imagina. Mas não deixa de ser grande e pesada. Teria como segunda moto, somente para estrada.
Z750
Como já havia dito, quase não acreditei que iria pilotar a naked 4 cilindros da Kawasaki. Maravilhosa, se impõe no ambiente em que está. A pequena carenagem do farol dá um toque "nervoso" ao conjunto da moto. Com um visual super agressivo, vc fica "com um pé atrás" antes de subir nela. Parece um animal selvagem... e é, se vc não souber pilotá-la corretamente.
Liguei.... o ronco 4 cilindros é único, com uma elasticidade absurda.o giro do motor acompanha exatamente seu punho: se vc acelera e volta vagarosamente, o motor obedecerá. Se vc acelera e volta repentinamente, o giro vai baixar muito rápido e em instantes, estará na marcha lenta novamente, esperando a próxima "torcida de cabo". Vc tem que saber sair com uma 4 cilindros, senão a moto morre, como aconteceu com várias pessoas que fizeram o test-ride. Tem que sair "tocando" o acelerador e dosando a embreagem. Esticar uma moto destas na avenida é um prazer único. A arrancada é muito forte e se vc não tomar cuidado, sai pela tangente na curva. Mas, como na Vulcan 900, fiquei impressionado como ela é "pilotável". Claro, é só vc não querer bancar o "esperto" e torcer o acelerador ao máximo. Acredito que não cheguei nem na metade do curso total do acelerador. RPM então, ela não passava dos 6000 giros. Como estava em um trecho urbano, não deu para abusar do brinquedo. Senti uma moto muito segura, estável e com ótimos freios, além de ter uma boa posição de pilotagem.
VEREDICTO FINAL: Agora entendo pq as nakeds 600cc 4cil são tão adoradas. Esta moto é diversão pura. Imagino como ela deve se comportar nas mãos de um piloto experiente...
Bom, estas são as impressões. A Z750 e a Vulcan foram mais uma experiência, mas a Ninja 250 valeu para uma futura compra. Falta agora testar a Comet GT-R EFI e ver as diferenças. Mas aviso, vai ser uma disp**a difícil para a GT-R. A ninjinha me impressionou...
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