Comprei uma Honda NC700X!!

15 Abr 2014 21:16 #181 por vandeco
Respondido por vandeco no tópico Comprei uma Honda NC700X!!
Essa conversa para boi dormi de que o óleo tem que ser trocado antes do prazo estipulado pelo fabricante, é conversa de que quem revende o mesmo!

"Vinde a mim todos os que estão cansados e oprimidos e eu vos aliviarei" Senhor Jesus
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: sidnei.da luz

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

17 Abr 2014 09:48 #182 por Dojapa
Respondido por Dojapa no tópico Comprei uma Honda NC700X!!
Existem duas condições de uso: condição sevéra e condição ideal de funcionamento
condiçãoi sevéra: É aquela no qual a máquina é usada em curtos percursos, no dia a dia, anda e para onde o motor não atinge a temperatura ideal de funcionamento, onde se acelera o processo de fromação de borra no motor. Uso mais urbano na cidade. Nessas condições o oleo deve ser trocado em um periodo mais breve de tempo
condição ideal de funcionamento: É aquela onde a máquina é usada em viagens, em longos percursos, onde o motor atinge a temperatura ideal de funcionamento.Nessas condições o oleo pode ser trocado como o especificado no manual do proprietário( Embora eu ache que o oleo não rode isso tudo).
Essas informações costumavam vir no manual.
Como disse antes com a experiencia que tenho executando manutenções diariamente em motores é que, o óleo não aguenta essa quilometragem toda não.
Um fator que aumenta a contaminação do oleo:
Nos motores atuais, o sistema eletrônico, na fase fria, aumenta a quantidade de combustível a ser injetado, reduzindo gradativamente conforme o ganho de temperatura.
Nesta fase, é comum ocorrer a contaminação do combustível com o óleo lubrificante. Esta contaminação com o HC - hidrocar-boneto leve do combustível ocorre dia após dia nos momentos em que o motor está em período de aquecimento e quebra a estrutura do óleo lubrificante.
A conseqüência desta contaminação gradativa causa o arraste da fração leve do óleo lubrificante pelo Blow-By, deixando as frações mais pesadas, principalmente no cabeçote, onde a alta temperatura e baixa vazão acabam gerando a formação de borra e vernizes.

No momento em que o sistema de Blow-By (já saturado) começa a mandar óleo para o corpo de borboleta, a sonda Lâmbda e o catalisador também sofrerão com a contaminação do óleo.
Além disto, poderá causar o travamento do atuador de Marcha-Lenta, engripamento do corpo de borboleta, carbonização nas válvulas de admissão, carbonização nos eletro-injetores e cabeça do pistão.
O conjunto destes fenômenos irá ocasionar um nível elevado de CO e HC.
Acho que trocar o oleo antecipadamente aumenta muito a a vida ultil do motor até porque além de tudo não se sabe o que vc põe no tanque de combustivel hoje com essa adulteração louca que fazem por aí.
Agora quanto a cor do oleo é lógico que existem oleos de várias cores depende do fabricante. E em todo oleo são adicionados componetes quimicos para fabricação do mesmo, dentre eles um aditivo que realiza a uma leve lipeza no motor, por isso quando vc troca o oleo ele sai mais escuro, devido aos residuos que se formam ali com o tempo, quando o oleo roda mais tempo mais residos vão ser acumulados e mais preto e grosso o oleo vai ficar.
Agora meu amigo você vai rasgar a nota e colocar o boi pra dormir quando for fazer a retífica do motor. :sick:

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

17 Abr 2014 10:15 #183 por Pegasus
Respondido por Pegasus no tópico Comprei uma Honda NC700X!!
Dojapa, daqui a exatos 2 meses e 6 dias eu completo 13 anos andando de moto, não que seja muito, mas só pra vc entender o meu lado. Ando de moto de segunda a sexta como meio de locomoção e fim de semana como lazer, nem vou somar quantos km eu já rodei, mas foram muito, muitos mesmo, e nunca precisei fazer retifica de motor, pra não falar que estou mentindo, precisei fazer retifica de um corsinha velho que comprei em 2002...

Mas em moto, trocando o óleo seguindo o manual eu NUNCA precisei, na verdade nunca tive gasto extra com nenhuma moto, só troca de relação, bateria, etc, tudo no tempo previsto de duração da vida útil.

Agora se o cara usa a moto feito louco, ai sim precisa trocar o óleo antes, não só o óleo, praticamente tudo na moto tem a vida útil reduzida.

E é como o outro amigo ai falou, ninguém nunca conseguiu me convencer que não seguir o manual, feito pelo FABRICANTE do produto, ou seguir a recomendação do FABRICANTE do óleo que ele deve ser trocado em alguma faixa de km diferente.

Acompanho mais fóruns, principalmente fora do Brasil, não que sejam melhores, mas existem mais informações e o engraçado é que esse conceito de troca de óleo antes da km indicada no manual só existe aqui(fora o caso de uso extremo como você mesmo alertou) principalmente por conta das motos menores, com mais carga de trabalho, e é impressionante a quantidade de mecânicos de concessionarias que já me falaram isso, até com ameaças de perda de garantia.

E essa questão de uso incomum da moto ainda vem nos manuais.

Atual: Biz 125 EX e NC 700X
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: sidnei.da luz

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

17 Abr 2014 10:46 #184 por sidnei.da luz
Respondido por sidnei.da luz no tópico Comprei uma Honda NC700X!!
Pegasus, eu concordo em número, gênero e grau... Tive oito motos, andei muitas centenas de milhares de km, e inclusive trabalhando como cobrador, num anda e para desgraçado.... Sempre troquei o oléo seguindo o manual...

Uma vez, a concessionária da cidade queria que eu trocasse o óleo de um Fox, pois dizia que a minha condição de uso era "severa"... E que se eu não trocasse, estariam cancelando a garantia de 3 anos do carro.

Disse tudo bem, só que quero por escrito e assinado, que isso foi uma condição para não perder a garantia.

Resultado: Me disseram que analisaram novamente, e meu uso não era tão "severo"... Mas tentaram pegar meus Pais nessa também... Liguei e disse que já conhecia esse conto "Pega Trouxo", e que não aceitava a troca... Nada de perder a garantia...

Cheguei a ligar para a Honda e para a VW, e as duas fábricas disseram para seguir o manual, que não teria problema algum...

Fico pensando... Elas gastam milhões e milhões, em pesquisa, desenvolvimento e testes... NÃO CAIO NESSAS PEGADINHAS NÃO!!!!

Sidnei da Luz
Carpe Diem
Ex Honda CG 1984
Ex Honda ML 1986
Ex Honda Titan 1996
Ex Honda Titan 2002
Ex Honda Titan 2006
Ex Honda XRE 300 ABS 2010 (Roubada)
Sonhando NC 700x / 750x ABS

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

17 Abr 2014 11:28 #185 por ezenecon
Respondido por ezenecon no tópico Comprei uma Honda NC700X!!
Além do mais, isso é papo de quem quer ganhar $$ vendendo óleo porque não vai ganhar fazendo o motor!!!

Vejam o meu caso:

Tenho uma Intruder que sempre segui o manual e troquei o óleo a cada 3 mil km.

Com uns 130 mil, ela começou a melar a junta do cilindro e eu mandei troca-la. Quando aberto, o mecânico me chamou e disse que era melhor trocar o pistão e anéis além da retífica, pois, embora ainda bom, já estava aberto mesmo e a mão de obra já estaria paga, e o motor iria durar muito mais e se fosse fechado do jeito que estava ele não dava garantia da mão de obra e se ela viesse a "fumar" (coisa que ela nunca tinha feito, além de nunca ter baixado o óleo) ele me cobraria outra "mão de obra". Então ele foi retificado.

Vamos fazer as contas:

Em 130.000 km eu troquei o óleo 45 vezes a R$ 18,00 / L (só uso Yamalub) = R$ 810,00

Se tivesse ouvido esse "entendidos" seriam 130 trocas a R$ 14,00 ($ médio do Mobil, óleo mais usado) = R$ 1.820,00

Com os + de R$ 1.000,00 de diferença eu paguei a retífica, com mão de obra e peças, + toda a revisão geral, com troca da cx de direção, amortecedores, etc. etc. etc. e ainda sobrou $$$$.

Sem contar o custo extra com filtros eu já fiquei no lucro!!!!!

Então, não me venha dizer que é mais econômico porque é "BALELA", "CONVERSA PRA BOI DORMIR", "HISTÓRIA DA CAROCHINHA" ou outro nome que isso tiver!!!

Sempre uso óleo de qualidade, respeito o regime de rotação do motor, não saio com a moto assim que ligo (dou a partida e depois fecho a jaqueta, ponho os óculos e as luvas para só depois sair), não dou "pipocos" pelo escape, etc. Isso sim aumenta a vida do motor.

Hoje, minha moto de uso diário é uma Fazer 250 2011 que está com 65.000 km e também só troco cf o manual, ou seja, a cada 5 mil km e nenhum problema.

Ezenecon

2º ENM, eu também FUI!!!!!!
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: vandeco

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

17 Abr 2014 12:46 #186 por fabio.porcel
Respondido por fabio.porcel no tópico Comprei uma Honda NC700X!!
E quanto ao tempo de validade do óleo, alguem discorda dos 6 meses?

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

17 Abr 2014 14:17 #187 por Pegasus
Respondido por Pegasus no tópico Comprei uma Honda NC700X!!
Eu discordo! :silly:

Acho que a validade vem na embalagem do óleo, tanto com ele fechado quanto depois de aberto, mas sinceramente nunca vi, até porque nunca precisei esperar o tempo, sempre troco antes por rodar bastante.

O da NC a validade é 1 ano, seguindo o manual. Mas como falei, isso depende do fabricante do óleo.

Atual: Biz 125 EX e NC 700X

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

17 Abr 2014 14:36 #188 por ezenecon
Respondido por ezenecon no tópico Comprei uma Honda NC700X!!
Na verdade, essa determinação é das indústrias de óleo e deve ter a ver com a oxidação do óleo, que depois de aberto, tem contato direto com o oxigênio, mesmo dentro do motor. Tanto que a embalagem fechada o prazo de validade é "indefinido se mantido as condições".

A indicação é: Óleos Minerais ou de Base Mineral = 6 meses

Óleos Sintéticos = 12 meses.

O Óleo recomendado para a NC é 100% sintético, por isso é 1 ano.

Ezenecon

2º ENM, eu também FUI!!!!!!

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

17 Abr 2014 14:45 - 17 Abr 2014 14:46 #189 por Wendell
Respondido por Wendell no tópico Comprei uma Honda NC700X!!
Óleo

Troco seguindo seguindo orientação do manual Km rodados OU 1 ano - tanto carro quanto moto! Já tive carro com 160 mil km rodado e moto com 60 mil.

Lógico que a validade do óleo deve ser consultado na compra, mas nunca vi um óleo perto do prazo de vencimento, normalmente o prazo é longo.

Fui orientado um vez - NÃO SEI se procede - a não utilizar o óleo que SOBROU na embalagem e ficou guardado pois, segundo orientação, após o lacre aberto, ele começa a OXIDAR. Não sei se a informação procede, mas se ele fica guardado pouco tempo, eu uso. Se fica muito tempo, eu evito reutilizá-lo no motor, mesmo juntando a outros novos.

Com relação a ligar a moto/carro e sair... fui informado que óleo semi-sintético, sintético (ou a adição de bardhal ) deixam uma película na parte mecânica do motor, permitindo assim que sua utilização seja imediata após a ignição. Já o mineral, segundo fui orientado, não deixa essa película e aguardar algum tempo antes de partir seria aconselhável. Inclusive existem vídeos demonstrando isso.

Biz 100, Fan 125, Kansas , YS 250 , YS LE 250, Ténéré 250, Intruder 125, Comet GT250R, YS 250, Intruder, B650S (13~), Cbr250r (14~)

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

17 Abr 2014 15:59 - 17 Abr 2014 19:04 #190 por vandeco
Respondido por vandeco no tópico Comprei uma Honda NC700X!!

Dojapa escreveu: Existem duas condições de uso: condição sevéra e condição ideal de funcionamento
condiçãoi sevéra: É aquela no qual a máquina é usada em curtos percursos, no dia a dia, anda e para onde o motor não atinge a temperatura ideal de funcionamento, onde se acelera o processo de fromação de borra no motor. Uso mais urbano na cidade. Nessas condições o oleo deve ser trocado em um periodo mais breve de tempo
condição ideal de funcionamento: É aquela onde a máquina é usada em viagens, em longos percursos, onde o motor atinge a temperatura ideal de funcionamento.Nessas condições o oleo pode ser trocado como o especificado no manual do proprietário( Embora eu ache que o oleo não rode isso tudo).
Essas informações costumavam vir no manual.
Como disse antes com a experiencia que tenho executando manutenções diariamente em motores é que, o óleo não aguenta essa quilometragem toda não.
Um fator que aumenta a contaminação do oleo:
Nos motores atuais, o sistema eletrônico, na fase fria, aumenta a quantidade de combustível a ser injetado, reduzindo gradativamente conforme o ganho de temperatura.
Nesta fase, é comum ocorrer a contaminação do combustível com o óleo lubrificante. Esta contaminação com o HC - hidrocar-boneto leve do combustível ocorre dia após dia nos momentos em que o motor está em período de aquecimento e quebra a estrutura do óleo lubrificante.
A conseqüência desta contaminação gradativa causa o arraste da fração leve do óleo lubrificante pelo Blow-By, deixando as frações mais pesadas, principalmente no cabeçote, onde a alta temperatura e baixa vazão acabam gerando a formação de borra e vernizes.

No momento em que o sistema de Blow-By (já saturado) começa a mandar óleo para o corpo de borboleta, a sonda Lâmbda e o catalisador também sofrerão com a contaminação do óleo.
Além disto, poderá causar o travamento do atuador de Marcha-Lenta, engripamento do corpo de borboleta, carbonização nas válvulas de admissão, carbonização nos eletro-injetores e cabeça do pistão.
O conjunto destes fenômenos irá ocasionar um nível elevado de CO e HC.
Acho que trocar o oleo antecipadamente aumenta muito a a vida ultil do motor até porque além de tudo não se sabe o que vc põe no tanque de combustivel hoje com essa adulteração louca que fazem por aí.
Agora quanto a cor do oleo é lógico que existem oleos de várias cores depende do fabricante. E em todo oleo são adicionados componetes quimicos para fabricação do mesmo, dentre eles um aditivo que realiza a uma leve lipeza no motor, por isso quando vc troca o oleo ele sai mais escuro, devido aos residuos que se formam ali com o tempo, quando o oleo roda mais tempo mais residos vão ser acumulados e mais preto e grosso o oleo vai ficar.
Agora meu amigo você vai rasgar a nota e colocar o boi pra dormir quando for fazer a retífica do motor. :sick:


Vendi minha Fazer 250 com 4 anos de uso e 60000km e sempre trocando o óleo de 5000 em 5000 conforme informa o manual. O motor está mais redondo do que o Ezenecon :lol: :lol: :lol: :lol: Inclusive na época em que a comprei em 2010, enviei email para a Yamaha querendo reforço do que tinha lido no manual. Tenho este email até hoje na minha caixa de entrada. No conteúdo, a Yamaha reforça que realmente o óleo deve ser trocado a cada 5000km, pede apenas para realizar algumas verificações do nível neste período.

Dojapa! Você é um menino bom, mas eu não vou ser mais um a engordar a sua conta bancária trocando o óleo com a metade do tempo especificado pela maior autoridade em motocicletas, que são os seus fabricantes.

"Vinde a mim todos os que estão cansados e oprimidos e eu vos aliviarei" Senhor Jesus

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

17 Abr 2014 16:09 - 17 Abr 2014 19:06 #191 por vandeco
Respondido por vandeco no tópico Comprei uma Honda NC700X!!
Se todo mundo trocar o óleo com a metade do tempo estipulado pelo fabricante, o lucro de quem revende dobra igual a tapioca. :lol: :lol: :lol: Não dá para Vandequinho não!!!

"Vinde a mim todos os que estão cansados e oprimidos e eu vos aliviarei" Senhor Jesus

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

17 Abr 2014 16:33 #192 por vandeco
Respondido por vandeco no tópico Comprei uma Honda NC700X!!
Olhem este vídeo aqui postado pelo grande Soueu. Nesse vídeo e olha que provavelmente deva ter uns 30 anos ou mais, a gente vê a tecnologia empregada na confecções de óleos lubrificantes.

comunidade.motonline.com.br/forum/lubrif...m-quem-inventou.html

"Vinde a mim todos os que estão cansados e oprimidos e eu vos aliviarei" Senhor Jesus

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

17 Abr 2014 22:13 #193 por Dojapa
Respondido por Dojapa no tópico Comprei uma Honda NC700X!!
Aí sou menino bom mesmo! Rs! Galera minha intenção sinceramente não é fazer alguém gastar mais ou menos; aqui só queria passar o pouco de experiênc?ia que tenho. E são alguns anos já tenho 13 anos no ramo das máquinas sempre estou me atualizando; fazendo cursos, treinamentos e as vezes ensinando tbn; jä formei alguns mecânicos aqui;sempre buscando saber das novas tecnologias aplicadas. E sou de família de motociclistas das antigas. Minha família toda anda em duas rodas. Resumindo sou apaixonado por motos e motores. E já tenho alguma experiencia com motos maiores sempre viajei nas motos que meu coroa(pai) teve.hj ele tem uma Vstron e eu tenho uma falcon.O que queria aqui é só alertar um dos maiores que enfrentamos no dia a dia na oficina. Podem ter certeza amigos não é pra ganhar dinheiro pois aki nem oleo de moto eu vendo; os amigos que vêm trazem oleo e agente vai fazendo a manutenção juntos nas máquinas. O que gosto mesmo é ouvir o ronco dos motores e saber concerteza que estou fazendo o melhor pra isso. É assim que tratamos as máquinas aqui. Podem acreditar galera fazendo isso vão ter motor pra muito B) mais tempo. Mas agora cada um trata sua máquina do seu jeito.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

17 Abr 2014 22:39 #194 por Dojapa
Respondido por Dojapa no tópico Comprei uma Honda NC700X!!
Agora já pensou galera não sei se vai chegar a isso, mas um motor rodar , não digo 60 ou 70.000 km que é onde a maioria troca de moto, mas chegar aos 150 a 250.000km com o mesmo motor é uma façanha e tanto a V stron já beira os 80.000km, aqui faço manutenção em uma kombi dessas mais novas 1.4 desde 0km, troca oleo de 5 e 5 mil roda em regime ideal de uso e oleo 100% sintético. Já está com 150.000km e vai rodar muito ainda. Isso que é pra mim o resultado final do motor bem zelado . Ver realmente o quanto o motor aguenta. Mas isso é só o gosto de um cara que gosta do que faz e zela pelo ronco dos m :woohoo: otores.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

17 Abr 2014 23:14 #195 por espinafre
Respondido por espinafre no tópico Comprei uma Honda NC700X!!
Amigo Ezenecon, também sigo o ritual de "põe jaqueta, tira óculos - cuidado pro capacete não se espatifar -, põe capacete, afivela capacete, põe óculos, zipa jaqueta, põe luvas, trava luvas, viseira pra baixo, monta no jegue, recolhe descanso e rumbora", todo dia, e ultimamente 4x ao dia porque tenho ido almoçar em casa. A diferença é que só dou partida quando estou em cima da moto, manobrando pra sair da garagem e vencendo os 50~70 metros entre minha vaga e o portão de saída. Uso óculos, e lugar de óculos, pra mim, é na cara, às vezes esqueço de tirar até pra dormir ou tomar banho. Tomo o manual do fabricante da moto como "bíblia", se bem que eu já vi diferenças grandes, pra não dizer escandalosas, e documentei aqui mesmo no fórum a discrepância entre as recomendações de um fabricante para o Brasil e para o resto do mundo.

Minha pergunta à sua experiência é: existe problema em sair com a moto imediatamente após ligá-la? Já ouvi mecânicos recomendando esperar "um pouco" (quanto? 15s? 1min? Sem carga? Em 1ª sem acelerar? Talvez dê uma boa monografia, ou mesmo um artigo, para um estudante/pesquisador de Engenharia Mecânica) antes de acelerar e sair com a moto, porque senão "estraga o motor". Você faz isso por paz de consciência, ou tem um motivo mais "científico" para tal?

Obrigado pelos conselhos e informações, e

Um grande abraço.

... et cognoscetis veritatem et veritas liberabit vos.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Tempo para a criação da página:0.241 segundos