Marcilio, concordo com você, mas no caso dessas opiniões nós temos que ter o bom senso de saber "filtrar" o que é dito apenas por dizer sem base nenhuma e o que é dito de forma despretenciosa. Por exemplo: tem gente que AMA a TW e diz que ela é a melhor moto do mundo e se "esquece" de que tem defeitos como qualquer outro produto mas, por gostar tanto da moto ou da marca acaba "escondendo" estas preciosas informações
. Já outras relatam as suas experiências expondo o que gostou e o que não gostou de forma natural e isso pode ser facilmente percebido
.
Para quem não tem experiência nenhuma com motos pode ser meio complicado analisar essas informações, mas para quem tem é fácil chegar a um concenso sobre a validade de um determinado produto sem se deixar levar apenas pelo lado emotivo, como a estética da moto ou amor a marca por exemplo.
Eu conheço pouco a TW e MUITO a Falcon e por causa disto postei para "ouvir" quem tem TW e saber um pouco mais desse produto para chegar a uma conclusão em relação à moto que eu tenho e se valeria a pena trocá-la.
Por causa disto quanto maior a quantidade de opiniões melhor para quem estiver em dúvida entre um ou outro produto a não ser que, como você já havia dito antes, a nossa vontade/gosto já tenha escolhido a moto independente de qualquer outro fator, sendo assim, é melhor comprar aquela que realmente desejamos pois dessa forma quebraremos a cara de maneira consciente e não teremos a quem atribuir a culpa senão a nós mesmos
!
Gostei do texto sobre "A vida, o rio e a cabeceira..."
janu, vc disse anteriomente que tá enjoado da moto, foi com base nisso que escrevi acima, agora tem cara dizendo que Twister não anda com garupa, "Porra" então a TW que viajei com minha gata na garupa, devia ter um motor de Hounet 600 injetada, pq foram raríssima as vezes que o ponteiro retornava aos 110 KM/h.Sou chato com moto a minha só anda em perfeito estado, revisões em dia e sempre ajustada, estou aprendendo e eu mesmo faço alguns ajustes quando necessários.
. O que o pessoal quis dizer não foi que a TW não presta com garupa ou que é ruim, mas que em uma comparação direta (e esse foi o objetivo do post) com a Falcon ela deixa a desejar, o que de fato é verdade pois no meu caso sempre viajo com garupa e muita bagagem (cerca de 30 Kilos!) e mesmo assim, na quinta e última marcha basta torcer o cabo que ela responde na hora em uma ultrapassagem com garra e valentia, já na TW é necessário cambiar e às vezes falta motor, não por ser fraco mas por ter cavalos a menos e torque também em relação à Falcon nas mesmas condições, afinal trata-se de uma 250cc
Portanto, essas respostas provavelmente seriam diferentes se a pergunta fosse direcionada para uma moto de mesma categoria que a TW ou inferior
, e eles estão certos no que disseram pois faz sentido todas as respostas se forem analisadas de maneira imparcial em um comparativo direto.
Através da análise das respostas desse post cheguei a conclusão de que o melhor é ficar com a minha moto. Já estou mesmo enjoado da Falcon
, mas vou aguardar pacientemente pela XTR-2007, só dependo da boa vontade da "Yamala".
marcilio escreveu: ... agora tem cara dizendo que Twister não anda com garupa, "Porra" então a TW que viajei com minha gata na garupa, devia ter um motor de Hounet 600 injetada, pq foram raríssima as vezes que o ponteiro retornava aos 110 KM/h.Sou chato com moto a minha só anda em perfeito estado, revisões em dia e sempre ajustada, estou aprendendo e eu mesmo faço alguns ajustes quando necessários.
Marcílio fui eu quem disse que Twister não anda com garupa, na verdade disse que com garupa a Tutu fica parecendo uma CG.
Lógico que usei de dramaticidade para me expressar, mas na real, a tutu tem seu rendimento beeeeem prejudicado com garupa e bagagem, sei disto por que tive uma tutu novinha, e viajava eu, minha mulher mais bauleto. Vc disse que a tutu que vc viajou com sua gata ficava sempre acima de 110km/h.....bom, quem sou eu para duvidar de vc, não estive junto, mas as situações em que a tutu se comporta feito uma CG, são aquelas em que estamos viajando em regiões com vários aclives(planalto) e não apenas em estradas litoraneas ou do pantanal matogrossense(planícies).
Como o janu disse, com a Falcon, mesmo com garupa as vezes nem precisamos reduzir marchas para efetuar ultrapassagens ou vencer ladeiras. Já fiz um trecho de serra com minha esposa com a Falcon, em que rodei 60 km sem precisar mexer no cambio, subi tudo em 5ª e em muitos trechos tinha de aliviar a mão para não derrapar nas curvas, por que chovia. Com a tutu em trecho igual, em 6ª o giro não subia e a moto pedia sempre reduções de marcha, sendo constante o uso de 5ª e até 4ª. Enfim é cansativo viajar de Twister acompanhado(não só pelo motor mais fraco como pelas suspensões mais duras). Tenho um parâmetro do rendimento da tutu em relação a Falcon por que já rodei do lado de uma Tornado(que usa o mesmo motor). Nos trechos planos a Tornado rodava junto comigo, na casa dos 110/120km/h, quando chegavamos nas subidas, eu mantinha esta velocidade e o piloto da Tornado ia ficando para trás aí o cara tinha de ficar trabalhando o cambio para tentar rodar junto, mas dependendo do trecho não conseguia me acompanhar. A Falcon rodava igual um relógio, preciso na tocada, e a Tornado oscilava muito. Mas como o janu tb disse, a comparação entre TW e Falcon é nisto em algumas ocasiões, não estamos cobrando rendimento da TW mais do que ela pode dar, afinal ela é uma 250cc.
Jujuba39107,489837963
Véio, se for para andar a maior parte do tempo na cidade, vá de TW, sem dúvidas: eu tinha uma Falcon 05 zera e troquei por uma TW 07 zera. 1) rodas de liga e pneus sem câmara a invés daquelas rodas raiadas e câmara; 2) nas frenagens bruscas não dá aquele afundamento horrível na suspensão dianteira, principalmente com garupa; 3) curvas é o bixo na TW, na Falcon, é uma droga (aro 21 dianteiro); 4) consumo: TW 28 K/l e Falcon 22 k/l; 5) painel da TW é muuuito mais atual que o da Falcon; 6) Velô final da Falcon 135 e da TW 140 e sem o balanço da Falcon na dianteira. Manutenção (revisões n concessionária) mais baratas, etc.....
Enfim, a superioridade da Falcon nas arrancadas e na buraqueira do asfalto são os únicos ítens a seu favor, de resto é TW na cabeça.
Ame a sua moto, trate-a com respeito: assim essa relação resistirá a todas dificuldades.
Cara se vc quer experimentar uma moto diferente, bem divertida e prazerosa de rodar, pega uma tornado, tava com uma que tirei zero antes da falcon que tenho hoje, muito boa a motoca, na cidade vai bem e na estrada, apezar de ser uma moto trail, ela é uma flecha.
Apezar de compartilhar a mesma mecânica da Twister, o comportamento do motor é diferente, muito boa a motoca, recomendo.
"Liberdade é um direito de todos os seres conscientes"
janu, ja tive uam tw antes da falcon.. realmente eh uma boa moto.. mas sao estilos diferentes.. a falcon alem d ter mais torque e tudo mais q ja foi falado.. realmente o conforto pesa muito a favor dela.. principalmente se vc anda bastante com garupa.. eu nao trocaria dnovo minha falcon por uma tw.. ms tb nao gostei da xt.. entao qdo der vou d gs msm.. volto pra tw mas um pouco mais grandinha...