kuila escreveu: ...., mas em compensação quando estou em alta velocidade, forço beeeeem menos minhas pernas, pois a coroa/catraca auxilia menos giradas com o pedal e consequentemente aumenta a velocidade.
realmente o desgaste em alta velocidade é quase nulo, ....
Com o aumento da velocidade a resistência do ar é bem maior (uma relação quadrática), ou seja a no cálculo da força para "cortar" o ar é porpocional a velocidade ao quadrado.
Filipe escreveu: iniciante_rs, e se ao invés de manter a mesma rotação para obter uma velocidade maior, manter-se a mesma velocidade para obter uma rotação menor?
Manteria-se a mesma força necessária para vencer a resistência do ar. Aí o interessante era poder olhar a curva de torque x rpm e verificar qual o torque do motor naquela rotação.
Caros colegas ao invés de quebrar a cabeça com curvas de torque, potência,velocidade,relação longa curta, não seria mais viável comprar uma moto de maior cilindrada e tirar mas proveita do maior torque e velocidade, é que tanta intervenção numa moto criada para oferecer torque e velocidade em todas as faixas de rotação do motor, já foram testadas pelo fabricante e se chegou a conclusão que a atual é a mais apropriada para a moto, mais que isso seria intererir no consumo aerodinâmica e .... nada contra a física acima, só que poucos intendem e outros acham que entendem, outros ficam boiando, a "RELIDADE É QUE O FABRICANTE NÃO RECOMENDA TAIS MUDANÇAS, QUE IMPLICAM EM PERDA DE GARANTIA E RISCO A VIDA". Na TW mudança só se for injeção o resto é perfeito. Abraços a todos.
Claro que não, uma moto maior sai muito mais caro que um pinhão com um dente a mais, não custa quase nada experimentar, além do mais a relação original é definida para ser usada pela maioria das pessoas, gordas e magras, com caroneiro ou não, cidades planas ou montanhosas, então dependendo do perfil de quem anda vale a pena usar uma relação mais longa.
mudando somente tais peças não tem como melhorar as caracteristicas gerais da moto, vc vai melhorar uma coisa e piorar outra, vai sair do balanceamento, já pensou vc ótimo em estrada e subir ladeira acompanhando uma 125? (força de expressão)
a física do colega é bem vinda, mas a questão em foco é:
será que o custo/benefício é válido?
será que a diminuição dos rpms em alta através deste método não força mais ainda o motor em baixa?