Relação mais longa na Twister

09 Ago 2006 14:35 #31 por iniciante_rs
Kuila


Fiz triathlon por 4 anos. Por essa experiência vou discordar de vc, se é q entendi certo o que tu quiseste dizer.


Aumentar a coroa (ou diminuir o pinhão) de uma bicicleta ocorre o seguinte:


1- para uma mesma rotação tu tens uma velocidade maior;


2- o esforço (torque) para manter a velocidade aumenta (com mesma rotação).


Por isso que quando tu fala em perder em torque, tu tá certo. Pois o próprio motor baixa a rotação qdo está numa subida.


Nos resta fazer uma avaliação em relação ao consumo. Pq mexer em curva de torque pode aumentar ou diminuir o consumo.

Iniciante_rs

(Marcelo - POA/RS)

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09 Ago 2006 14:59 #32 por kuila
Respondido por kuila no tópico Relação mais longa na Twister
onde foi que discordaste de mim?



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10 Ago 2006 05:42 #33 por iniciante_rs

kuila escreveu: ...., mas em compensação quando estou em alta velocidade, forço beeeeem menos minhas pernas, pois a coroa/catraca auxilia menos giradas com o pedal e consequentemente aumenta a velocidade.

realmente o desgaste em alta velocidade é quase nulo, ....



Com o aumento da velocidade a resistência do ar é bem maior (uma relação quadrática), ou seja a no cálculo da força para "cortar" o ar é porpocional a velocidade ao quadrado.


Exemplo:


v=1 m/s -> v^2= 1


v=2 m/s -> V^2=4


V=3 m/s -> V^2=9


Ok?

Iniciante_rs

(Marcelo - POA/RS)

Ainda de 4 rodas

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10 Ago 2006 05:54 #34 por iniciante_rs
Kuila


Achei um site q explica bem o que estava falando:


http://www.scite.pro.br/emrede/mecanica/fluidos/resitenciaar .html

Iniciante_rs

(Marcelo - POA/RS)

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10 Ago 2006 07:20 #35 por Filipe
Respondido por Filipe no tópico Relação mais longa na Twister
iniciante_rs, e se ao invés de manter a mesma rotação para obter uma velocidade maior, manter-se a mesma velocidade para obter uma rotação menor?

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10 Ago 2006 08:13 #36 por iniciante_rs

Filipe escreveu: iniciante_rs, e se ao invés de manter a mesma rotação para obter uma velocidade maior, manter-se a mesma velocidade para obter uma rotação menor?



Manteria-se a mesma força necessária para vencer a resistência do ar. Aí o interessante era poder olhar a curva de torque x rpm e verificar qual o torque do motor naquela rotação.


Espero ter ajudado!

Iniciante_rs

(Marcelo - POA/RS)

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10 Ago 2006 10:42 #37 por Kuandy
Respondido por Kuandy no tópico Relação mais longa na Twister
nuuuuusssss... num to entendendo nada.... rssssssssssssssss

honda cb 400 preta 1983

sonhando com cb 500, hornet... e por aí vai!!!

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10 Ago 2006 10:51 #38 por jecastro
Curva de Torque da Twister

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10 Ago 2006 10:58 #39 por Marty
Respondido por Marty no tópico Relação mais longa na Twister
isso tudo que vcs tão falanu tem aver com o que huahuehuea...pra mim isso é fisica...ou calculo sei la....soh sei que num gosto de nenhum

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10 Ago 2006 11:11 #40 por marcilio
Caros colegas ao invés de quebrar a cabeça com curvas de torque, potência,velocidade,relação longa curta, não seria mais viável comprar uma moto de maior cilindrada e tirar mas proveita do maior torque e velocidade, é que tanta intervenção numa moto criada para oferecer torque e velocidade em todas as faixas de rotação do motor, já foram testadas pelo fabricante e se chegou a conclusão que a atual é a mais apropriada para a moto, mais que isso seria intererir no consumo aerodinâmica e .... nada contra a física acima, só que poucos intendem e outros acham que entendem, outros ficam boiando, a "RELIDADE É QUE O FABRICANTE NÃO RECOMENDA TAIS MUDANÇAS, QUE IMPLICAM EM PERDA DE GARANTIA E RISCO A VIDA". Na TW mudança só se for injeção o resto é perfeito. Abraços a todos.

CG 150 ESD PRETA 2006

TWISTER I.E (BREVE)

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10 Ago 2006 11:18 #41 por jecastro
Claro que não, uma moto maior sai muito mais caro que um pinhão com um dente a mais, não custa quase nada experimentar, além do mais a relação original é definida para ser usada pela maioria das pessoas, gordas e magras, com caroneiro ou não, cidades planas ou montanhosas, então dependendo do perfil de quem anda vale a pena usar uma relação mais longa.

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10 Ago 2006 11:39 #42 por kuila
Respondido por kuila no tópico Relação mais longa na Twister
mudando somente tais peças não tem como melhorar as caracteristicas gerais da moto, vc vai melhorar uma coisa e piorar outra, vai sair do balanceamento, já pensou vc ótimo em estrada e subir ladeira acompanhando uma 125? (força de expressão)

a física do colega é bem vinda, mas a questão em foco é:

será que o custo/benefício é válido?
será que a diminuição dos rpms em alta através deste método não força mais ainda o motor em baixa?



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10 Ago 2006 11:43 #43 por kuila
Respondido por kuila no tópico Relação mais longa na Twister
ah sim boa explanação iniciante_rs e vlw pelo link

alguém q já fez essas modificações, pode de forma honesta dizer o que melhorou e piorou?



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10 Ago 2006 11:50 #44 por jecastro
Mesmo em subida vai andar muito mais que uma 125cc, basta reduzir uma marcha que ela vai andar como antes numa marcha maior.

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10 Ago 2006 11:59 #45 por kuila
Respondido por kuila no tópico Relação mais longa na Twister
por isso que coloquei entre parênteses (força de expressão) hehe



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