Minhas antecipadas desculpas, porem gostaria de externar que a questão ULTRAPASSAGEM é meramente postural.
Primeiramente conheça as suas limitações, somente depois tente conhecer as limitações de sua moto.
Em muitos casos a limitação do piloto é inferior a da propria moto !
Feito isso, voce terá que reavaliar suas regras de condução ... muitas vezes (na verdade a grande maioria) se faz muito prudente se deixar ultrapassar, a tentar ultrapassar ...
Gostaria de saber o que seria a velocidade ideal de uma moto, porque pilotei uma TW a 130 KM é achei que tava indo rápido demais. Acho que não precisa mais que isso, como já foi dito nem pista nos temos direito neste brasil, imaginem encontrar pela frente um buraco, perca um minuto na vida,mas, não a vida em um minuto.Abraços.
a velocidade de cruzeiro legal pra se andar na tutu e de 100 / 120, que o comsumo tb é legal nao fica gastona mais acima disso 140 pra mais ela bebe um pouco, mais acho que ela vibre muito nessa velocidade, sinto que ela é bem estavel, aqui no estado de são paulo temos varias estradas que sao bem conservadas, nao vou falar que da pra vc anda a 140 direto nessas rodovias, por causa dos radares, mais em alguns trechos é legal da uma esticada na motoca !!
fiz alguns calculos aqui e o pinhão de 14 dentes reduziria em 600 rpm o giro do motor em 6ª marcha. isso trará alguns pontos positivos e negativo.
positivos
-Aumento do conforto em velocidade de cruzeiro (110 - 120 km/h), pois o motor vibra menos
-Menor consumo, pois o motor trabalharia em uma faixa menor de rotação
egativos
- perda de torque
- aquecimento do motor
- redução da velocidade final
lembrando que isso tudo é só teoria, ainda não coloquei o tal pinhão pra ver se é verdade.
Budokan escreveu: fiz alguns calculos aqui e o pinhão de 14 dentes reduziria em 600 rpm o giro do motor em 6ª marcha. isso trará alguns pontos positivos e negativo.
positivos
-Aumento do conforto em velocidade de cruzeiro (110 - 120 km/h), pois o motor vibra menos
-Menor consumo, pois o motor trabalharia em uma faixa menor de rotação
egativos
- perda de torque
- aquecimento do motor
- redução da velocidade final
lembrando que isso tudo é só teoria, ainda não coloquei o tal pinhão pra ver se é verdade.
- A velocidade final aumenta uns 5km/h, isto porque a potência máxima da Twister é a 8000rpm, então ela consegue aproveitar um pouco melhor seu giro.
- Perda de torque ocorre sim, mas é pouca coisa.
- Aquecimento diminui, pois ela anda mais com menos giro, isto faz ela refrigerar mais.
kuila, acho que não é questão de andar sempre no limite, ou de ter 5 ou 10 kph a mais, e sim de rodar em velocidade de cruzeiro com uma rotação menor, reduzindo consumo, vibração, desgaste dos componentes, etc.
A proposta da TW é ser uma moto mista entre cidade e estrada, portanto seus componentes foram escolhidos para ter um bom desempenho geral. Alterar alguns deles para melhorar o desempenho especificamente no seu tipo de utilização é muito interessante, além da oportunidade de ir conhecendo cada vez mais sobre a sua moto.
Mas, seguindo a linha do colega João Tadeu, acho que vai muito do estilo e da fase do motociclista. Alguns acham tedioso ou inseguro pegar estrada se não for pelo menos uma 500cc, por exemplo...
concordo em partes, me esclareçam algumas dúvidas, se possível.
1) se ela está com rotação 7200 quando era pra estar 8000 quer dizer que ela está tendo uma girada um pouco mais longa exato?
vamos seguindo o exemplo de uma bicileta:
aumentei a minha coroa, ou diminui a minha catraca
em baixa velocidade minha bicicleta fica bem mais lenta do que era com a coroa e/ou catraca original, mas em compensação quando estou em alta velocidade, forço beeeeem menos minhas pernas, pois a coroa/catraca auxilia menos giradas com o pedal e consequentemente aumenta a velocidade.
realmente o desgaste em alta velocidade é quase nulo, mais em baixa velocidade a força exercida aumenta bastante.
me corrijam se eu estiver errado, mas a tutu vai passar a desgastar menos as peças se vc andar mais em velocidade de cruzeiro do que no trânsito de sua cidade.
já se vc andar no trânsito comum, em baixa velocidade, vai ocorrer um desgaste precoce, forçar mais e gastar mais é isso?
desculpa o texto longo, mais fiquei curioso com esse esquema.