Oleo do motor - 2007 em diante...

07 Maio 2008 03:12 #16 por Celestino Gomez
Godoy,

Nós trocamos sempre óleo + filtro a cada 4.000 Km, no máximo.

Todas oficinas e mecanicos recomendam manter o filtro por duas trocas, mas devido ao custo que considero baixo (R$ 50,00 ou menos) trocamos tb..

Temos utilizado óleo mineral, de boa qualidade, sem problemas.

Abraços,

Celestino e Marcela
883 Custom / EG
andandoeobservando.blogspot.com
motranqueiros2.zip.net
motociclistas2.nafoto.net

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

07 Maio 2008 04:37 #17 por wbugno
Respondido por wbugno no tópico Oleo do motor - 2007 em diante...
Godoy,

isto é um ponto que nunca houve discusão, quanto ao uso de sintético e mineral sempre há divergências de opnião entre os mecânicos, mas quanto à km não tem dúvida :

4000 - Mineral
8000 - Sintético

Para as esportivas 3000/6000 km...

BMW 1200RT 2014 / RT 2010 Premium à venda
São Paulo - SP

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

07 Maio 2008 09:10 #18 por Teixeiracj
Respondido por Teixeiracj no tópico Oleo do motor - 2007 em diante...
Amigos;
Bom dia!!!
Como moro distante de uma revenda HD, e como também gosto de fazer eu mesmo pequenas manutenções, tenho trocado o óleo (motor/transmissão primária) da minha 883 em casa mesmo. Seguindo as recomendações do manual do proprietário que para o motor: Óleo para motores diesel classificação CF-4, CG-4, CH-4 ou CI-4. Sendo que o ultimo mencionado (CI-4)é o melhor em classificação e é o que estou usando. Quanto a viscosidade 15W40, 10W40 ou 20W50, sempre compro de marcas conhecidas ESSO, TEXACO, PETROBRAS, SHEL.
Já na transmissão primária utilizo: MOTUL 10W30 TRANSOIL ou MOBIL super 4T do litro preto.
E o funcionamentos está perfeito!!!

teixeiracj

Piaggio Vespa PX 200 Elestart

HD Sportster 883 Custon

HD Heritage Softail Custon

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

07 Maio 2008 09:14 #19 por Teixeiracj
Respondido por Teixeiracj no tópico Oleo do motor - 2007 em diante...
Já ia me esquecendo...
Troco sempre antes de dos 4000. e o filtro uma troca sim outra não.
Abraço à todos!!!

teixeiracj

Piaggio Vespa PX 200 Elestart

HD Sportster 883 Custon

HD Heritage Softail Custon

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

07 Maio 2008 19:14 #20 por usuario1
Respondido por usuario1 no tópico Oleo do motor - 2007 em diante...
Beleza pessoal, obrigado....

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

08 Maio 2008 06:40 #21 por Negreiros
Respondido por Negreiros no tópico Oleo do motor - 2007 em diante...
Harleyros, ave!

Acabo de receber fax do Departamento de Engenharia da Harley-Davidson do Brasil Ltda., assinada pelo engenheiro Waldir Fontes, Supervisor de Engenharia, firmada em papel timbrado da supracitada empresa.

O expediente constitui resposta a consulta formal por mim formulada na véspera, e está vazada nos seguintes e exatos termos:


"De: Waldir Fontes - Engenharia
Para: Sr. Roberto Negreiros
Data: 07.05.08

Ref.: Especificação do óleo lubrificante para motores Harley-Davidson.


Sr. Roberto,

Os óleos originais indicados para as motocicletas Harley-Davidson são os seguintes:

- Screamin' Eagle SYN3 Synthetic Motorcycle Lubricant, SAE 20W50;
- Genuine Harley-Davidson H-D 360 Motorcycle oil 20W50 (óleo mineral com aditivos).

As revendas autorizadas também podem indicar óleos homologados, compatíveis com os originais acima descritos.


Atenciosamente,


Waldir Fontes
Supervisor de Engenharia
Harley-Davidson do Brasil Ltda."


O documento passa a fazer parte do termo de garantia da minha RK.


Abraceiros para todos!

Roberto Negreiros :.

FLHRC Road King Classic

Pewter Pearl - 2008

Curitiba - PR

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

08 Maio 2008 06:43 #22 por JF-HD/FAT
Respondido por JF-HD/FAT no tópico Oleo do motor - 2007 em diante...

Negreiros escreveu: Harleyros, ave!

Acabo de receber fax do Departamento de Engenharia da Harley-Davidson do Brasil Ltda., assinada pelo engenheiro Waldir Fontes, Supervisor de Engenharia, firmada em papel timbrado da supracitada empresa.

O expediente constitui resposta a consulta formal por mim formulada na véspera, e está vazada nos seguintes e exatos termos:


"De: Waldir Fontes - Engenharia
Para: Sr. Roberto Negreiros
Data: 07.05.08

Ref.: Especificação do óleo lubrificante para motores Harley-Davidson.


Sr. Roberto,

Os óleos originais indicados para as motocicletas Harley-Davidson são os seguintes:

- Screamin' Eagle SYN3 Synthetic Motorcycle Lubricant, SAE 20W50;
- Genuine Harley-Davidson H-D 360 Motorcycle oil 20W50 (óleo mineral com aditivos).

As revendas autorizadas também podem indicar óleos homologados, compatíveis com os originais acima descritos.


Atenciosamente,


Waldir Fontes
Supervisor de Engenharia
Harley-Davidson do Brasil Ltda."


O documento passa a fazer parte do termo de garantia da minha RK.


Abraceiros para todos!



P.R.I.





Abraço


JF-GI

ABRAÇO

JF-GI

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

08 Maio 2008 07:00 #23 por Negreiros

Roberto Negreiros :.

FLHRC Road King Classic

Pewter Pearl - 2008

Curitiba - PR

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

08 Maio 2008 08:44 #24 por Celestino Gomez
O Negreiros não é fraco!!!!

Abraços

Celestino e Marcela
883 Custom / EG
andandoeobservando.blogspot.com
motranqueiros2.zip.net
motociclistas2.nafoto.net

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

08 Maio 2008 12:22 #25 por wbugno

BMW 1200RT 2014 / RT 2010 Premium à venda
São Paulo - SP

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

08 Maio 2008 13:19 #26 por Negreiros
Respondido por Negreiros no tópico Oleo do motor - 2007 em diante...
Parceiros deste honorável forum, tem mais!

Fiz contato com o Sr. Mascaro, da Mascaro Motos, aqui de Curitiba, altamente recomendado pela maioria dos "harley owners" que conheço na cidade...

www.mascaromotos.com.br é o endereço do website dele (recomendo o acesso, para vcs conhecerem a história dele e a estrutura do estabelecimento).

Seguem, primeiro, a resposta dele; depois, a consulta que fiz.

Abraceiros!



"Caro Sr. Roberto,

primeiramente parabéns pela compra.



Vou ser bem honesto com o sr.

Eu mesmo ando em dúvidas em como proceder com o óleo à ser usado nas motos 2007 e 2008.

A harley americana está usando um óleo sintético em todas as motos novas.

A concessionária aqui do Brasil está usando óleo sintético também.( motul 5100 ).

Toda vida foi utilizado óleo mineral em harleys pois a própria fabrica alegava que não se podia usar sintético em seus motores.

Agora que a fábrica está utilizando o sintético, toda a filosofia contra sintético que a fábrica instruia foi por agua abaixo. Acredito que no final o interesse maior sempre foi o de vender os óleos com a marca Harley-davidson.(disponível somente nos EUA )

Resumindo, estou orientando os clientes a utilizar sintético se este foi o óleo utilizado até o momento, e mineral se toda vida a moto rodou com o mineral.

Acredito que o pior de todos os casos é misturar os dois tipos de fluido. O sintético pode ser trocado na harley a cada 8.000 km, más o mineral a cada 4.000km.

Portanto fica a critério do cliente, particularmente eu prefiro colocar mineral e trocar a cada 4000km.

Se o cliente decidir voltar a traz e usar mineral não têm problema, desde que seja drenado todo o óleo sintético, inclusive trocado o filtro de óleo, para ai ser colocado o óleo mineral.

Espero não ter deixado o sr. mais confuso.



Quanto à gasolina,

O que não pode ser utilizado mesmo são as aditivadas devido aos detergentes e demais aditivos que estas possuerm.

A comum pode ser utilizada sem problemas e a podium por experiência própria e de clientes, faz com que a moto rode melhor. Acredito por ser um pouco mais pura do que as demais, mesmo com alta octanagem.



O barulho das válvulas,na verdade é o barulho que vêm dos tuchos hidráulicos e varetas. Estes realmente sem ajustes, criam um barulho diferente principalmente quando quente. Aconselho ao sr. acompanhar este barulho e deixar a concessionária informada pois se ele aumentar, o sr. deve levar a moto na concessionária antes do término da garantia. Já vi casos em que os tuchos foram trocados na garantia, más foi um caso raro.



Um conselho que eu dou , quando o sr. puder, instale um race tuner, este aparelho é programavél pelo computador e deixa a moto rodando com a mistura ar-combustível mais acertada para nossa gasolina com 20% de etanol.Inclusive reduz bastante a temperatura do motor.



Espero ter ajudado o sr. qualquer dúvida apareça para conversarmos e para que o sr. possa conhecer nossas instalações.



Grande abraço e felicidades com a máquina.



Mascaro




Original Message

From: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

To: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Sent: Wednesday, May 07, 2008 1:20 PM

Subject: ENC: Orientações


Robiana Mascaro

__________________________

Rua Castro, 22 Água Verde

CEP 80620-300

Curitiba Paraná Brasil

Telefone/ Fax: +55 41 3242 4391

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

www.mascaromotos.com.br




De: ROBERTO JOSÉ TAQUES DE NEGREIROS [Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.]
Enviada em: quarta-feira, 7 de maio de 2008 09:26
Para: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Assunto: Orientações



Sr. Marcaro, bom dia!



Acabo de adquirir minha primeira (e quem sabe definitiva...), Harley-Davidson.



É uma FLHRC Road King Classic, ano/modelo 2008, retirada na concessionária Izzo de Curitiba, dia 25 de abril último.



Sou motocilista há anos, mas, sem qualquer experiência com HD's, estou com duas grandes dúvidas.



Já recorri à concessionária para sana-las, mas não obtive êxito, e, por esta razão, sob a orientação de amigos que são clientes dessa casa, decidi procura-lo.



Por gentileza:



Fui informado de que a moto vem de Manaus com cerca de dois litros de óleo sintético, completados na concessionária antes da ativação.



Mas o manual do proprietário recomenda, claramente, a adoção de óleo mineral (chegando até mesmo a recomendar o uso de óleo destinado a motores diesel, nos casos em que a troca seja necessária, e o proprietário não encontre o óleo original). A mesma recomendação é feita no website da Harley-Davdison.



Fico preocupado com essa contradição entre o procedimento adotado na concessionária e o manual do proprietário. Contradição essa que o pessoal da Izzo não sabe explicar.



Por outro lado, Sr. Marcaro, no meu curto entendimento a respeito de motocicletas, óleos sintéticos são destinados a motores de alta performance... tenho para mim que, no caso das motocicletas equipadas com motor V-2 de baixa taxa de compressão, a adoção de óleo sintético pode até prejudicar a lubrificação da parte superior do motor.



Por favor, diga-me: que devo fazer? Usar óleo sintético ou mineral?



A mesma dúvida se dá com relação ao tipo de gasolina...



Entendo que gasolinas de "alta octanagem" (como Podium, Premium, Gold, etc...), são destinadas a motores com taxa de compressão igual ou superior a 10 x 1. Mas o pessoal da Izzo recomenda o uso de Podium...



Portanto, que gasolina devo usar?



Observo também que minha moto (com apenas 350 Km. rodados), aquece mais, e mais rapidamente, que todos os outros modelos que tive (mesmo os refrigerados a ar). Isso é normal? Tem alguma relação com a gasolina Premium que tenho utilizado por recomendação da concessionária?



Por fim, preocupa-me a "bateção de válvulas". Disseram-me na concessionária que "é assim mesmo"; que "não se regula" válvulas de Harley-Davidson... qual a verdade nisso?



Fico gratíssimo por sua atenção, e aguardo resposta.



Um abraço,



Roberto Negreiros

Arcanjos MC
Curitiba"


Roberto Negreiros :.

FLHRC Road King Classic

Pewter Pearl - 2008

Curitiba - PR

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

08 Maio 2008 13:33 #27 por Diniz
Respondido por Diniz no tópico Oleo do motor - 2007 em diante...
Não vou partir para o lado técnico por falta de conhecimento, mas gostaria de elogiar o tipo de resposta que o Negreiros recebeu: bastante pessoal e "próxima", sem parecer um robô prestes a repetir sempre os mesmos argumentos.


Parece e-mail de amigo... muito legal!


Abs.,

São Paulo

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

08 Maio 2008 13:53 #28 por Chico.Pintor
É isso aí Negreiros

Dá para ver que as questões levantadas são objeto de dúvidas até mesmo por quem entende, mas os conselhos do Sr Mascaro foram bem dados.

HD VROD Black Pearl - Verônica

Sorocaba São Paulo

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

08 Maio 2008 13:53 #29 por wbugno
Respondido por wbugno no tópico Oleo do motor - 2007 em diante...
Negreiros,

a única ressalva, Negreiros, está relacionada a instalação do Race Tunner ou Race Fueller. No caso de não haver troca dos escapes, pelo que fui informado, a injeção da 2008 já faz a correção suficiente e necessária quanto às possiveis variações da mistura de alcool anidro na gasolina, no entanto se vc pretende trocar os escapes e o kit de admissão é aconselhável e quase que necessária a instalação do Race...

Tem um tópico no forum com uma explanação do Paulo Couto bastante detalhada sobre este assunto.

BMW 1200RT 2014 / RT 2010 Premium à venda
São Paulo - SP

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

08 Maio 2008 14:20 #30 por Negreiros
Respondido por Negreiros no tópico Oleo do motor - 2007 em diante...
Que bom vocês terei gostado da resposta do Mascaro! Visitaram o site dele? O cara é muito elogiado aqui em Curitola!

Obrigado pelas dicas, Bugno! Mas por enquanto não quero mexer em nada... preciso conhecer a moça primeiro, criar intimidade com ela.

Quanto ao artigo do Paulo Couto, dissequei ele todo, hehehe... e, por falar nele (no Paulo Couto), também a ele consultei com relação ao assunto deste tópico (óleo), e de outros ("válculas" e gasolina).

Já tive uma boa resposta dele também... querem que eu publique aqui?

Abraceiros!

Roberto Negreiros :.

FLHRC Road King Classic

Pewter Pearl - 2008

Curitiba - PR

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Tempo para a criação da página:0.190 segundos