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Fiz contato com o Sr. Mascaro, da Mascaro Motos, aqui de Curitiba, altamente recomendado pela maioria dos "harley owners" que conheço na cidade...
www.mascaromotos.com.br
é o endereço do website dele (recomendo o acesso, para vcs conhecerem a história dele e a estrutura do estabelecimento).
Seguem, primeiro, a resposta dele; depois, a consulta que fiz.
Abraceiros!
"Caro Sr. Roberto,
primeiramente parabéns pela compra.
Vou ser bem honesto com o sr.
Eu mesmo ando em dúvidas em como proceder com o óleo à ser usado nas motos 2007 e 2008.
A harley americana está usando um óleo sintético em todas as motos novas.
A concessionária aqui do Brasil está usando óleo sintético também.( motul 5100 ).
Toda vida foi utilizado óleo mineral em harleys pois a própria fabrica alegava que não se podia usar sintético em seus motores.
Agora que a fábrica está utilizando o sintético, toda a filosofia contra sintético que a fábrica instruia foi por agua abaixo. Acredito que no final o interesse maior sempre foi o de vender os óleos com a marca Harley-davidson.(disponível somente nos EUA )
Resumindo, estou orientando os clientes a utilizar sintético se este foi o óleo utilizado até o momento, e mineral se toda vida a moto rodou com o mineral.
Acredito que o pior de todos os casos é misturar os dois tipos de fluido. O sintético pode ser trocado na harley a cada 8.000 km, más o mineral a cada 4.000km.
Portanto fica a critério do cliente, particularmente eu prefiro colocar mineral e trocar a cada 4000km.
Se o cliente decidir voltar a traz e usar mineral não têm problema, desde que seja drenado todo o óleo sintético, inclusive trocado o filtro de óleo, para ai ser colocado o óleo mineral.
Espero não ter deixado o sr. mais confuso.
Quanto à gasolina,
O que não pode ser utilizado mesmo são as aditivadas devido aos detergentes e demais aditivos que estas possuerm.
A comum pode ser utilizada sem problemas e a podium por experiência própria e de clientes, faz com que a moto rode melhor. Acredito por ser um pouco mais pura do que as demais, mesmo com alta octanagem.
O barulho das válvulas,na verdade é o barulho que vêm dos tuchos hidráulicos e varetas. Estes realmente sem ajustes, criam um barulho diferente principalmente quando quente. Aconselho ao sr. acompanhar este barulho e deixar a concessionária informada pois se ele aumentar, o sr. deve levar a moto na concessionária antes do término da garantia. Já vi casos em que os tuchos foram trocados na garantia, más foi um caso raro.
Um conselho que eu dou , quando o sr. puder, instale um race tuner, este aparelho é programavél pelo computador e deixa a moto rodando com a mistura ar-combustível mais acertada para nossa gasolina com 20% de etanol.Inclusive reduz bastante a temperatura do motor.
Espero ter ajudado o sr. qualquer dúvida apareça para conversarmos e para que o sr. possa conhecer nossas instalações.
Grande abraço e felicidades com a máquina.
Mascaro
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Sent: Wednesday, May 07, 2008 1:20 PM
Subject: ENC: Orientações
Robiana Mascaro
__________________________
Rua Castro, 22 Água Verde
CEP 80620-300
Curitiba Paraná Brasil
Telefone/ Fax: +55 41 3242 4391
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www.mascaromotos.com.br
De: ROBERTO JOSÉ TAQUES DE NEGREIROS [
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Enviada em: quarta-feira, 7 de maio de 2008 09:26
Para:
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Assunto: Orientações
Sr. Marcaro, bom dia!
Acabo de adquirir minha primeira (e quem sabe definitiva...), Harley-Davidson.
É uma FLHRC Road King Classic, ano/modelo 2008, retirada na concessionária Izzo de Curitiba, dia 25 de abril último.
Sou motocilista há anos, mas, sem qualquer experiência com HD's, estou com duas grandes dúvidas.
Já recorri à concessionária para sana-las, mas não obtive êxito, e, por esta razão, sob a orientação de amigos que são clientes dessa casa, decidi procura-lo.
Por gentileza:
Fui informado de que a moto vem de Manaus com cerca de dois litros de óleo sintético, completados na concessionária antes da ativação.
Mas o manual do proprietário recomenda, claramente, a adoção de óleo mineral (chegando até mesmo a recomendar o uso de óleo destinado a motores diesel, nos casos em que a troca seja necessária, e o proprietário não encontre o óleo original). A mesma recomendação é feita no website da Harley-Davdison.
Fico preocupado com essa contradição entre o procedimento adotado na concessionária e o manual do proprietário. Contradição essa que o pessoal da Izzo não sabe explicar.
Por outro lado, Sr. Marcaro, no meu curto entendimento a respeito de motocicletas, óleos sintéticos são destinados a motores de alta performance... tenho para mim que, no caso das motocicletas equipadas com motor V-2 de baixa taxa de compressão, a adoção de óleo sintético pode até prejudicar a lubrificação da parte superior do motor.
Por favor, diga-me: que devo fazer? Usar óleo sintético ou mineral?
A mesma dúvida se dá com relação ao tipo de gasolina...
Entendo que gasolinas de "alta octanagem" (como Podium, Premium, Gold, etc...), são destinadas a motores com taxa de compressão igual ou superior a 10 x 1. Mas o pessoal da Izzo recomenda o uso de Podium...
Portanto, que gasolina devo usar?
Observo também que minha moto (com apenas 350 Km. rodados), aquece mais, e mais rapidamente, que todos os outros modelos que tive (mesmo os refrigerados a ar). Isso é normal? Tem alguma relação com a gasolina Premium que tenho utilizado por recomendação da concessionária?
Por fim, preocupa-me a "bateção de válvulas". Disseram-me na concessionária que "é assim mesmo"; que "não se regula" válvulas de Harley-Davidson... qual a verdade nisso?
Fico gratíssimo por sua atenção, e aguardo resposta.
Um abraço,
Roberto Negreiros
Arcanjos MC
Curitiba"