Oleo do motor - 2007 em diante...

05 Maio 2008 18:11 #1 por Negreiros
Amigos, um dilema:

O manual do proprietário faz referência a óleo mineral; o site da HD Co., também...

Ocorre que a minha RK veio com óleo sintético. O pessoal da Izzo aqui de Curitiba afirma que desde 2007 é essa a recomendação da fábrica, mas não sabe explicar a contradição com o manual.

Por outro lado, alguns conhecidos estão falando cobras e lagartos da Izzo; garantem que esse papo de óleo sintético é só pra vender um produto mais caro, que óleo sintético é "veneno" para os motores HD, e por aí vai...



Alguém sabe dizer algo a respeito?

Abraços!

Alguém sabe me dizer algo a respeito?

Roberto Negreiros :.

FLHRC Road King Classic

Pewter Pearl - 2008

Curitiba - PR

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05 Maio 2008 19:26 #2 por Olney
Respondido por Olney no tópico Oleo do motor - 2007 em diante...
Caro Negreiros,
O óleo sintético é mais utilizado em motos esportivas. Os fabricantes pesquisam anos qual o melhor óleo para as suas motos. Portanto, sugiro usar o óleo indicado no manual. Em Curitiba tem oficina especializada em HD, que não é ligada ao Grupo Izzo (não lembro o seu nome). Procure-a para uma boa informação.
Abraços.

Heritage Classic Dark Blue Pearl

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06 Maio 2008 05:27 #3 por wbugno
Respondido por wbugno no tópico Oleo do motor - 2007 em diante...
Negreiros, eu já estou com a RK há 3 anos e com quase 35.000km e até agora não cheguei a um acordo sobre isto...

O Xaxá da Stroker que foi um dos primeiros a trabalhar com HDs no Brasil aconselhava o mineral, já outros indicam o sintético, principalmente a HD-Izzo e a HD-Pimenta ( egressos da Izzo )...

Eu uso sintético mesmo Motul, tanto na HD qto na Bandit e troco a cada 8.000 ( revisão ) na RK e a cada 6000 na Bandit ( revisão sim/revisão não )...
até hj não tive nenhum problema com nenhuma das duas...

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06 Maio 2008 05:43 #4 por Negreiros
Respondido por Negreiros no tópico Oleo do motor - 2007 em diante...
Bugno, por favor amigo... confirme:

Sua RK está com 35.000 Km, e você SEMPRE usou óleo SINTÉTICO no motor?

Se a sua resposta for afirmativa, eu dou por encerrada a questão...

Roberto Negreiros :.

FLHRC Road King Classic

Pewter Pearl - 2008

Curitiba - PR

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06 Maio 2008 05:53 #5 por wbugno
Respondido por wbugno no tópico Oleo do motor - 2007 em diante...
Negreiros,

as 2 primeiras revisões estavam com mineral, depois disto só sintético mesmo...

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06 Maio 2008 08:44 #6 por VALEIXO-MARCEL
olhe até onde sei sobre´óleos, os sintéticos são adequados para motores de maior performance (giram mais), multi-válvulas etc...

no caso das HD's sei q o tal MOTUL 5100 é indicado para as V-ROD'S!!!

no resto um bom óleo mineral faz seu papel tranquilamente!!!

wbugno:
tive uma Bandit 1200 e quase perdi um jogo de discos de embregaem por causa do óleo mineral!!!
apesar de ser um motor q "gira bem", o mesmo óleo do motor é o q banha os disco s da embreagem e nessa as embreagem vai pro pau cedo (começa a patinar), pois os aditivos do óleo sintético que são tão bons para o motor, são pavorosos pro sistema de embreagem da motocicleta!!!

Sendo assim, creio q qquer óleo mineral trocado a cada 5.000 KM junto com o filtro, faz seu papel com perfeição e garantia!!!

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06 Maio 2008 08:46 #7 por VALEIXO-MARCEL
wbugno:
ONDE ESCREVI ÓLEO MINERAL, LEIA-SE ÓLEO SINTÉTICO!!!

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06 Maio 2008 09:13 #8 por wbugno
Respondido por wbugno no tópico Oleo do motor - 2007 em diante...
Melhorou... pq na Bandit de for óleo mineral a troca máxima é a cada 3.000 ou vai pro saco...

O sintético da Motul ( não é só o da Motul tá, antes que alguém questione )tem uma faixa mais larga de temperatura e viscosidade, além do que sobe mais rápido que permite um tempo de aquecimento menor do que o mineral. Aconselha-se que utilizando mineral ao ligar a moto se aguarde 1 ou 2 minutos ou até mais antes de coloca-la em movimento para que o óleo se espalhe no circuito, no sintético ao contrário aconselha-se a ligar e sair, uma vantagem em relação ao mineral, pois o aquecimento prolongado parada tende a azular o escape...

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06 Maio 2008 16:11 #9 por VALEIXO-MARCEL
olhe wbugno:
perfeitas suas colocações sobre temperatura, intervalo de trocas etc...

mas não querendo polemizar, mas já o fazendo...

até onde sei o q "azula" o escape além de outras coisas, é a qualidade do combustível...

parada e ligada por longos períodos não tem nem cromo da NASA q não "azule"

Valeu!!!

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06 Maio 2008 16:20 #10 por Genaro
Respondido por Genaro no tópico Oleo do motor - 2007 em diante...
Até onde sei, o que azula escape é trabalhar em baixa (ou nenhuma)velocidade...

www.biduzido.com.br
Biduzido:
Motociclista acima da moto
Respeitando a paixão de cada um

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06 Maio 2008 16:58 #11 por Romulo
Respondido por Romulo no tópico Oleo do motor - 2007 em diante...
O que azula o escape é o fato das motos não estarem preparadas para o nosso combustível com 1/4 de álcool misturado.

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06 Maio 2008 18:11 #12 por wbugno
Respondido por wbugno no tópico Oleo do motor - 2007 em diante...
Portanto, está tudo azul na terra brasilis...


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06 Maio 2008 20:25 #13 por Romulo
Respondido por Romulo no tópico Oleo do motor - 2007 em diante...
E cá entre nós. azul é a cor mais bonita que existe, então, que venha o azul.

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06 Maio 2008 20:32 #14 por JF-HD/FAT
Respondido por JF-HD/FAT no tópico Oleo do motor - 2007 em diante...
Caros,


O que azula o escape é a alta temperatura dos gases de escape.


A curva do escape azula rapidinho, antes de dobrar a esquina da concessionária


Abraço


JF-GI

ABRAÇO

JF-GI

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06 Maio 2008 21:27 #15 por usuario1
Respondido por usuario1 no tópico Oleo do motor - 2007 em diante...
Pessoal, achava que independentemente do óleo ser mineral ou sintético, o importante é trocar o óleo e o filtro na recomendação do fabricante.
A minha dúvida é: será que realmente a cada 8mil km o tipo de óleo (mineral ou sintético) irá fazer uma grande diferença no motor da HD?
PS: Na revisão da minha moto, o óleo colocado foi mineral...
Abs

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