O manual do proprietário faz referência a óleo mineral; o site da HD Co., também...
Ocorre que a minha RK veio com óleo sintético. O pessoal da Izzo aqui de Curitiba afirma que desde 2007 é essa a recomendação da fábrica, mas não sabe explicar a contradição com o manual.
Por outro lado, alguns conhecidos estão falando cobras e lagartos da Izzo; garantem que esse papo de óleo sintético é só pra vender um produto mais caro, que óleo sintético é "veneno" para os motores HD, e por aí vai...
Caro Negreiros,
O óleo sintético é mais utilizado em motos esportivas. Os fabricantes pesquisam anos qual o melhor óleo para as suas motos. Portanto, sugiro usar o óleo indicado no manual. Em Curitiba tem oficina especializada em HD, que não é ligada ao Grupo Izzo (não lembro o seu nome). Procure-a para uma boa informação.
Abraços.
Negreiros, eu já estou com a RK há 3 anos e com quase 35.000km e até agora não cheguei a um acordo sobre isto...
O Xaxá da Stroker que foi um dos primeiros a trabalhar com HDs no Brasil aconselhava o mineral, já outros indicam o sintético, principalmente a HD-Izzo e a HD-Pimenta ( egressos da Izzo )...
Eu uso sintético mesmo Motul, tanto na HD qto na Bandit e troco a cada 8.000 ( revisão ) na RK e a cada 6000 na Bandit ( revisão sim/revisão não )...
até hj não tive nenhum problema com nenhuma das duas...
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olhe até onde sei sobre´óleos, os sintéticos são adequados para motores de maior performance (giram mais), multi-válvulas etc...
no caso das HD's sei q o tal MOTUL 5100 é indicado para as V-ROD'S!!!
no resto um bom óleo mineral faz seu papel tranquilamente!!!
wbugno:
tive uma Bandit 1200 e quase perdi um jogo de discos de embregaem por causa do óleo mineral!!!
apesar de ser um motor q "gira bem", o mesmo óleo do motor é o q banha os disco s da embreagem e nessa as embreagem vai pro pau cedo (começa a patinar), pois os aditivos do óleo sintético que são tão bons para o motor, são pavorosos pro sistema de embreagem da motocicleta!!!
Sendo assim, creio q qquer óleo mineral trocado a cada 5.000 KM junto com o filtro, faz seu papel com perfeição e garantia!!!
Melhorou... pq na Bandit de for óleo mineral a troca máxima é a cada 3.000 ou vai pro saco...
O sintético da Motul ( não é só o da Motul tá, antes que alguém questione )tem uma faixa mais larga de temperatura e viscosidade, além do que sobe mais rápido que permite um tempo de aquecimento menor do que o mineral. Aconselha-se que utilizando mineral ao ligar a moto se aguarde 1 ou 2 minutos ou até mais antes de coloca-la em movimento para que o óleo se espalhe no circuito, no sintético ao contrário aconselha-se a ligar e sair, uma vantagem em relação ao mineral, pois o aquecimento prolongado parada tende a azular o escape...
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Pessoal, achava que independentemente do óleo ser mineral ou sintético, o importante é trocar o óleo e o filtro na recomendação do fabricante.
A minha dúvida é: será que realmente a cada 8mil km o tipo de óleo (mineral ou sintético) irá fazer uma grande diferença no motor da HD?
PS: Na revisão da minha moto, o óleo colocado foi mineral...
Abs