O maior problema quanto à durabilidade dos pneus é a pressão.Tem gente que não segue as especificações do manual (deixam o pneu com pouca pressão para tornar-se mais macio e, nesses casos, o desgaste é monstruoso).Tenho camaradas que possuem Dyna e as usam regularmente. Alguns pneus já rodaram mais de 18.000 km e ainda aguentam mais alguns km. Grande abraço,
São vários os fatores que influenciam na durabilidade dos pneus: Pressão baixa ou alta demais (esta gasta o pneu só no centro); arrancadas muito rápidas, "enrrolando o cabo" em todas as marchas; engatar marcha mais baixa para usar o freio motor (as vezes o freio motor é tão brusco que o pneu "canta"; fazer a moto pegar no tranco; andar em asfalto muito quente e finalmente andar em estradas retas. Quando se anda em regiões montanhosas, com muitas curvas, o pneu gasta mais ou menos por igual em toda a superfície de contato com o chão. Em estradas retas, o pneu chega a ficar quadrado, parecido com o de um carro. Obviamente, se você anda em estradas com muitas curvas, o centro da banda de rodagem passa muito menos tempo em contato com o solo, aumentando a quilometragem do pneu.
cezariomaia2012-04-24 09:52:18
C.Maia
H-D Electra Glide 2009
BMW R1200 GS Adventure
Se você nunca andou numa Electra Glide, você nunca andou de moto.
Natal, RN
Claro, Cezario. Os fatores são muitos.Eu só citei o que é constatado como a "principal" causa da pouca durabilildade de um pneu. Se for para ser mais específico, poderemos falar do peso do piloto e bagagem, das estradas esburacadas, do tempo- principalmente em que a moto fica parada na garagem- etc. Os pneus da minha 883R foram trocados há duas semanas (os originais duraram 28kkm, e ainda aguentavam muitos km), e só o fiz para a minha segurança- sentia-me inseguro quando rodava na chuva. E uso a minha moto diariamente, rodando uma média de 54 km por dia. Grande abraço a todos,
Robson BaLa2012-04-24 10:14:54
Com relacao a pesos e calibragens..... tipos pneus, moto, bagagem, garupa.....ninguem comentou sobre peso da conciencia....que influi pra caramba.rsrsrsrs
Agora falando serio, alguem ja usou os Commander II, estou pensando neles para a proxima troca.
REG escreveu: Com relacao a pesos e calibragens..... tipos pneus, moto, bagagem, garupa.....ninguem comentou sobre peso da conciencia....que influi pra caramba.rsrsrsrs
Agora falando serio, alguem ja usou os Commander II, estou pensando neles para a proxima troca.