Saiu no O DIA online em 06/06/2009
Honda vem de scooter
Marca japonesa lança no Brasil a Lead 110, que chega equipada com motor de 108 cilindradas com injeção eletrônica de combustível, câmbio CVT e versatilidade de sobra
Rio - Com mais de vinte anos de estrada, a Honda Lead 110 vai finalmente ser vendida no Brasil. A scooter, que está em sua quarta geração lá fora, vai desembarcar nas concessionárias da marca japonesa em julho, trazendo como uma de suas principais novidades o motor com injeção eletrônica, que atende às determinações do Promot 3 sobre a emisssão de gases poluentes.
A Honda Lead 110 chega ao país equipada com propulsor monocilíndrico de quatro tempos arrefecido a líquido e com de 108 cilindradas. Esta unidade é capaz de proporcionar 9,2 cv de potência máxima. Com partida elétrica e bateria selada, o que não precisa de manutenção periódica por parte dos proprietários, a nova scooter da Honda conta ainda com um câmbio CVT.
Com um design de linhas levemente futuristas, a Lead 110 tem carenagem que envolve o guidão e ainda abriga o farol. Na dianteira, as setas estão integradas ao escudo. Já na traseira, o conjunto ótico conta com piscas integrados com a lanterna. O painel de instrumentos, por sua vez, é bastante simples, porém funcional. É composto por velocímetro, hodômetro total, marcador de combustível, indicador da temperatura do motor, além de luzes-espia da injeção eletrônica, piscas e farol alto.
Algumas soluções adotadas pela Honda na Lead 110 são bem funcionais. É o caso do generoso compartimente que fica sob o banco, que é capaz de acomodar até dois capacetes — só é possível abrir o compatimento com a chave de ignição. Além dele, a scooter conta com um porta-luvas, trancado a chave, localizado logo abaixo do painel de instrumentos. Outra boa solução é o tanque de combustível, que fica instalado na plataforma onde o piloto apóia os pés.
Disponível apenas nas cores preta, vermelha, cinza e dourado, a Lead 110 tem chassi monobloco em aço tubular e pesa apenas 109 kg. A suspensão, por sua vez, é do tipo garfo telescópico, com 90 mm de curso na dianteira, e monoamortecida, com 84 mm de curso, na traseira — as rodas de 12 polegadas na dianteira e 10 polegadas na traseira, em conjunto com os pneus, também auxiliam na absorção de impactos.
Já o sistema de freios da Lead 110 — disco com 190 mm de diâmetro na dianteira e tambor de 130 mm na traseira — conta também com equipamento denominado CBS — Combined Brake System. É ele que ao ser acionado o freio traseiro, o dianteiro é acionado simultaneamente, o que aumenta a eficácia nas frenagens.