Minha primeira moto foi uma RD-50, a famosa "cinquentinha". Isso lá no ano de 1977. Era uma moto muito boa, ainda mais considerando o fato de ela ter sido a primeira, he, he! Infelizmente me rendeu algumas fraturas, mas isso faz parte...
Eu tive todas as RD's e outras 2T que já passaram pelo Brasil e nunca tive problemas com nenhuma delas.Desde as importadas, as nacionais, manutenção era comum, até porque motor 2t dura menos e "pede" paraser mexido, a gente nunca estava satisfeito com a potência que o motor oferecia e queria sempre mais, poisé um motor muito fácil de se "melhorar".Lembro bem de uma RD125 importada com dois cilindros,
que vinha com tensor de guidão, era um "registro" sobre a mesaque girado, endurecia o guidão, diminuindo as vibrações e shiming em altas velocidades.
Não vendeu aqui, não.Na década de 70, as últimas que entraram legalmente foram as RD350 ano 75 que já haviam sido encomendadas em 74 pelas lojas e pouquíssimasRD's 400, que não eram tão boas e bonitas quantos as 350.Em 76 ainda entraram algumas RD350 modelo B, numa forçação de barra na importação, mas cairam em exigência da 4ª via de importação, sendo confiscadas e/ou sumindo do mercado lícito, virando peça para colecionador, o mesmo aconteceu com as RD's 400 modelo Daytona e Daytona Special.
RuffBA,tudo tem seu lado bom e o seu lado ruim,na verdade quando se começou a ditadura podia-seimportar,e as motos eram baratas,tinham preço acessível,a mais barata era a xispa(fabricada pelaBrumana&Pugliese,acho que era esse o nome),tinha muitos modelos a venda,a Suzuki GT50,custavaalgo em torno de CR$ 680,00,03 salários e meio de um menor de idade,(um menor ganhava metade deum salário mínimo pago a um adulto).Tinha moto 125 com dois cilindros(Honda),tinha as SuzukisGT380/GT550/GT750,com 02 tubos de escape de cada lado(tinha vários fabricantes que adotavamesse recurso).Não me lembro o preço dos carros,mas também era acessívelEm 1975/1976,o governo praticamente proibiu a importação de motos,mas a importação de wiskie eraliberada.Obs:Não estou defendendo o regime da época,apenas tentando mostrar que sempre existe algo que se possa aproveitar.
As 400 Daytona são boas... abaixo da 350 mas são boas....andei pesquisando, falando com pessoas do Detran e mecânicos não há desculpa de poluição pra proibir os 2T hj em dia, claro que para atender o Promout 3 até o desempenho das 2T será complometido; entretanto infinitamente menor perda de potência que as motos 4T injetadas ou as que perduraram no carburador...acho que primeiro uma trail 125 e depois uma Street 2T da Yamaha daria um gás no mercado, é um nicho bom... países Europeus que tinham deixado as 2T e voltaram a comercializar recentemente tiveram boas vendas, mesmo com preços acima das atuais 4T! Se ressuscitaram a Ténéré mesmo sendo outra moto, poderiam fazer o mesmo com as DT, RD e RX...os motores 2T hj consomem menos, tem potência em variadas rotações, óleos sintéticos de melhor qualidade... falta só o 1° passo o mercado tá variado e querendo opções de motos e motorizações!
No nordeste não mas lá pro sudeste tem motoclube 2T e muitos autódromos que nas arrancadas estão cheio de motos 2T... uma Trail 2T e uma Motard 2T já seria um bom começo, quem sabe uma 125...depois uma carenada 125 estilo Cagiva....o público jovem amaria ter uma moto carenada sem ser estas 150/200 chinesas sem potencia!