Pequenas RD's !!

27 Out 2011 16:24 #1 por Tosca
Pequenas RD's !! foi criado por Tosca
História

Após muitos anos comercializando motocicletas com Motor a dois tempos
e com muita tradição nas ruas e pistas de corrida, a Yamaha do Brasil
não pensou diferente ao introduzir no mercado a RD 125Z em 1982 . Sucessora da Yamaha RX 180 , mostrou-se uma motocicleta muito moderna em sua época, com design inovador, bastante confortável - em vista de sua estrutura, com um excelente Motor a dois tempos de 125 cc3 , mais moderno que as outras motocicletas da Yamaha na época. Havia ainda grande possibilidade de preparação e extração de potência, atributos devidos ao Motor a dois tempos . Possuia como itens de série: freio a disco dianteiro; painel com velocímetro , hodômetro total, hodômetro parcial e Tacômetro ; pedaleiras do carona fixas no chassis da motocicleta
(evitando os movimentos da "balança" nos pés do carona) e excelente
tanque de combustível de 16 litros. O sistema elétrico inovou ao
utilizar em uma motocicleta 125 cc3
ignição controlada eletrônicamente (C.D.I.), dispensando o platinado,
peça que apresentava muita manutenção e não mostrava-se confiável.


Seu desenho apresentou uma grande inovação: utilizava linhas retas e com muitos ângulos, contrariando a tendência da época de motocicletas com desenho arredondado e muitos cromados. Foi também a primeira motocicleta
brasileira a utilizar farol e painel quadrados, considerado uma
inovação para a época. O design da RD 125Z era muito arrojado e
agressivo (mas não deixando de ser harmônico) demonstrando a vocação
esportiva da RD 125Z. Seu porte maior que as concorrentes não
demonstrava o fato de ser uma motocicleta de 125 cc3 , fato que a Yamaha não fazia questão de destacar, pois não havia inscrição da cilindrada nas laterais da motocicleta ,
apenas o nome: RD-Z Torque Indution. Seu público alvo foram os jovens,
mas fêz um grande sucesso em todo mercado nacional. Foi escolhida pela
revista Duas Rodas a melhor motocicleta 125 em 1982 .

Entusiasta de motos chinesas !

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

27 Out 2011 16:26 #2 por Tosca
Respondido por Tosca no tópico Pequenas RD's !!
RD 125

Após 3 anos com boa aceitação no mercado a Yamaha lança em 1985 o modelo RD 125 produzido em substituição a Yamaha RX 125 , modelo mais acessível da montadora na época. Eram claros os sinais de idade da Yamaha RX 125 : linhas ultrapassadas, cilindro em ferro fundido, falta de conforto e o complexo sistema elétrico com platinado eram alguns defeitos da Yamaha RX 125 . O modelo RD 125 em substituição mostrou-se muito moderna, em semelhança a RD 125Z. Possuia motor semelhante mas com 1 cv a menos devido à menor taxa de compressão e o diferente diagrama das janelas do motor 2 tempos .

Não possuia freio a disco na roda dianteira sendo o freio à tambor.
Também não possuia pedaleira do carona fixa no quadro da motocicleta,
sendo a pedaleira fixa na "balança", o que transmite o movimento da
"balança" aos pés do carona. O painel era diferente, mas não menos
completo e tanque de combustível comporta 11,5 litros. O sistema
elétrico era o mesmo da RD 125Z, muito moderno e confiável, utilizava
ignição eletrônica transistorizada do tipo C.D.I. que dispensa platinado
e evita que o motor "flutue" em altas rotações.

A RD 125 mostrava os mesmo atributos da RD 125Z, muito potente e
confiável, e os mesmos defeitos: grande consumo de combustível, alto
índice de ruído e poluentes. Teve ótima aceitação no mercado.

RD 135 e RD 135Z

Em 1988 a
Yamaha Motor do Brasil efetua uma leve reformulação nos modelos de
baixa cilindrada. A cilindrada aumenta para 135 centímetros cúbicos,
devido ao aumento do diâmetro do pistão (diâmetro do pistão aumentou de
56 para 58mm), mantendo o mesmo curso (50mm). Consequentemente a
potência aumentou levemente bem como o torque. Não houve reformulações
estéticas além do grafismo, mas reformulações mecânicas: além do aumento
da cilindrada, a RD 135Z recebeu novo escapamento e nova regulagem de
carburador. Estas alterações garantiram a RD 135 potência de 16 cv e a RD 135Z potência de 18 cv .
O desempenho se tornou ainda melhor com estas alterações mecânicas, mas
os problemas continuaram: alto consumo de combustível (em média
24 km/l, demasiado alto para uma motocicleta de baixa cilindrada) e alto
índice de poluentes e ruídos.

Encerramento de produção

Em 1993 é
encerrada comercialização da RD 135Z. Após 11 anos de mercado e muito
sucesso, especialmente com os jovens, a Yamaha decide investir apenas na
RD 135, por ser a motocicleta mais acessível da Yamaha
e mais vendida. Criando uma lacuna em seu catálogo, a Yamaha cede ainda
mais espaço às concorrentes, pois a RD 135 cada vez mais foi deixando
de ser uma motocicleta competitiva. Em 1999
é encerrada a produção da RD 135. Após 17 anos de mercado, mostrava
claros sinais de envelhecimento: linhas antiquadas para a época, alto
consumo de combustível e pouquíssimas reformulações. Foram os motivos
suficientes para a Yamaha encerrar as vendas em 1999 da penúltima
motocicleta com Motor a dois tempos no Brasil, no ano seguinte seriam encerradas as vendas da Yamaha DT 200 , bem como saíra de catálogo a Yamaha DT 180 em 1997 . Apesar de estar fora do mercado há anos, as pequenas motos Yamaha com Motor a dois tempos ,
deixaram sua marca e seu carisma. Apreciada especialmente pelos jovens,
muito usada em corridas de rua e de pista, as "RDzinhas" como foram
conhecidas deixaram sua marca no mercado. Hoje em dia há legiões de fãs
destas motocicletas, que não deixam acabar-se o símbolo de uma época.

Entusiasta de motos chinesas !

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

27 Out 2011 16:32 #3 por Tosca
Respondido por Tosca no tópico Pequenas RD's !!
Por quê não existem tantas RD's rodando hoje em dia? As RD's eram piores que as CG 125 da época? A Yamaha não poderia voltar com este modelo? Não seria um bom nicho de mercado para a empresa, entre os jovens modelos como RD e DT fariam sucesso...Quem já teve uma Yamaha RD, DT, RX sabe que não perdem para as atuais carburadas 125 Yamaha!

Entusiasta de motos chinesas !

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

27 Out 2011 16:41 #4 por Tosca
Respondido por Tosca no tópico Pequenas RD's !!
Não sei se é assim fora de Sergipe, eu queria comprar umas RD's para restaurar de forma mais barata... os leilões do Detran seriam uma boa pois pegaria motos baratas e regularizadas, infelizmente o Detran quer acabar com as mesma; tem motos Honda em péssima situação e não são sucatas na maioria... agora as RD's mesmo que estejam em boa situação não tem como regulariza-las, tem motos relativamente conservadas mas dão como sucata e pronto! Parece que é preconceito as 2T!


Tosca2011-10-27 18:42:19

Entusiasta de motos chinesas !

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

27 Out 2011 23:55 #5 por Kacas
Respondido por Kacas no tópico Pequenas RD's !!
eu sou novo no mundo das motos (comecei a andar faz nem 2 anos) e nào conheci as RD. gostaria de andar um dia nelas. pessoal que andou parece que gostaa

Quem compra peça sem saber a procedência financia o crime.

Cidadania acima de tudo.


Honda CBR 500R Branca
Honda CG Titan EX Branca
Yamaha YBR Factor ED Roxa

São Paulo - SP

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

28 Out 2011 09:47 #6 por Douglas 00
Respondido por Douglas 00 no tópico Pequenas RD's !!
Eu sempre gostei das 2T.

O problema é que é muito difícil achar elas bem cuidadas.

Moto é uma doença sem cura: Ou se passa avida com ela ou se morre dela.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

28 Out 2011 11:25 #7 por MATUSA
Respondido por MATUSA no tópico Pequenas RD's !!
Tive muuuuitas Yamaha 2T.
Nunca me deram problemas.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

28 Out 2011 11:46 #8 por Tosca
Respondido por Tosca no tópico Pequenas RD's !!
A RD tem um visual lindo, motor com bom torque... não tem muitos problemas crônicos como dizem; hj eu não vejo além da economia a YBR ser superior as RD...a Rd era mais completas, RD 135Z era bem esportiva.... acho que não valorizamos o bom até o perde-lo!

Entusiasta de motos chinesas !

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

28 Out 2011 12:09 #9 por MATUSA
Respondido por MATUSA no tópico Pequenas RD's !!



Igual a uma das que eu tive.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

28 Out 2011 12:28 #10 por gargamel
Respondido por gargamel no tópico Pequenas RD's !!
ja tive uma, o cheiro de oleo 2t grudado na roupa da saudade, a bichinha era o capeta, pouco antes de vender passei pro alcool ai encapetou de vez. vendi para comprar uma titan.

MOBILETE> JOG50> RD125> RD135> TITAN2000> YBR00> YBR07

atual: CG 150 MIX KS

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

28 Out 2011 12:45 #11 por iGOR09
Respondido por iGOR09 no tópico Pequenas RD's !!
Encapetou foi! kkkkkkkkkkkk!
Essa foi engraçada.

Comet GT 250 2011 vermelha
NXR Bros 125 2005 vermelha



O Senhor Jesus Vem!

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

28 Out 2011 13:36 #12 por RuffBA
Respondido por RuffBA no tópico Pequenas RD's !!
quero uma RD 350 pra fim de semana, ja vi uns videos dela e parecem motos de 600cc no desempenho, incrivel

Antecessoras:
Biz C100 ES
Burgman AN 125

CRZ 150 SM chegando em breve :D
Camamu - BA

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

28 Out 2011 15:19 #13 por Tosca
Respondido por Tosca no tópico Pequenas RD's !!
eu sonho é esta RD 350!

Entusiasta de motos chinesas !

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

28 Out 2011 15:29 #14 por RuffBA
Respondido por RuffBA no tópico Pequenas RD's !!
curtir eu curto, so nao me sentiria muito seguro numa dessa, se nao me engano os freios dela devem demais em desempenho

Antecessoras:
Biz C100 ES
Burgman AN 125

CRZ 150 SM chegando em breve :D
Camamu - BA

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

28 Out 2011 15:35 #15 por Tosca
Respondido por Tosca no tópico Pequenas RD's !!
Essa moto é relíquia não devemos abusar do motor, de andar forte os 39cv deste modelo faz bonito... mas andaria no final de semana uns 20km no máximo; mais de 100Km/h não colocaria nesse modelo ou em qualquer moto antiga bem conservada!

Entusiasta de motos chinesas !

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Tempo para a criação da página:0.176 segundos