Comparativo com modelos médios de motos custom

28 Fev 2012 04:05 #46 por wolfmann
a escolha é sempre pessoal e a sua avaliação já começa presa aos seus parâmetros que te levam a outro universo de comparação.

Já uso motos custom (e não comecei com as HDs apesar de ter uma há seis anos) desde 97... bom tempo para avaliar essas diferenças entre os vários universos.

Antes disso usei muitas motos 2T, trails, esportivas e nakeds... a lista é grande, pode acreditar.

Acho que tudo pode mudar em uma experiência a partir de um detalhe: uma moto com problema "de nascimento", um pós-venda rídiculo, um guidão que precise ser melhorado por um projeto não tão adequado ao piloto e etc.

Experiências nunca são desastrosas... podem ter algum custo mais alto ou mais baixo. E só se consegue afirmar que alguma escolha não vale a pena depois de ter tido a oportunidade de realmente usar e não apenas avaliar... muitos casamentos comprovam isso.

Racionalmente a motocicleta nunca será a melhor escolha para a turma que passou dos 40, mas o emocional te empurra e continua empurrando para ela.

E se a gente tenta achar a escolha mais racional em um universo que se inicia a partir de uma escolha irracional fica mais difícil ainda.

Comprar uma HD ou uma CG com base em números é complicado: se comparamos tamanho a HD é melhor, se comparamos rede de assistência a CG é melhor, se comparamos custo de manutenção a CG volta a ser melhor, se comparamos o tempo parado em oficina a HD melhora... consumo, pneus, posição de pilotar e assim por diante.

As duas motos (e coloquei uma fábrica contra um modelo) te levam ao mesmo lugar, e se for dentro da cidade a CG te leva mais rápido e mais barato... então racionalmente, compra uma CG!

Mas não é isso que importa para uma pessoa que se encontra em determinado estágio da vida e espera um pouco mais das decisões que toma: espera ter o retorno da satisfação de ter realizado um plano, um sonho ou um projeto.

Abolir um segmento em detrimento de outro segmento já é o início desse plano.

Hoje, os mesmos fatores que levaram para longe das esportivas modernas (em 97 a GSX 750, prima da GSX 650, era uma esportiva moderna) são os mesmos que me levam a não considerar o segmento: velocidade.

Velocidade é um hábito e se você a tem para pronta-entrega, vai usá-la... tenha certeza disso.

E não querer abusar da velocidade é um fator racional ou não? Para mim foi a mistura dos dois: achei que não precisava de altas velocidades e não queria o risco que isso impõe.

Não existe isso, e para ter experiência só bancando para ver.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

28 Fev 2012 05:42 #47 por ggsjunior
Boas ponderações. Sim, você tem razão, parto dos meus pressupostos. Deixei isso bem claro nas minhas colocações. E concordo que a palavra "desastrosa" pode ser mal interpretada. O mais correto seria "traumatizante" ou "infeliz", com efeitos prolongados nos que passam por essas situações. E realmente às vezes tem um custo bem alto, e isso pode pesar muito para alguns, com efeitos que extrapolam o mundo motociclístico. Concordo que o mundo motociclístico é totalmente irracional, e tentamos racionalizá-lo, como o
DuskTillDawn tem feito com seus números. Por isso que estou tentando alertá-lo, pois a abordagem racional falha na maioria das vezes, e nos leva a resultados incompletos, ou a experiências incompletas, ou nos furtamos de oportunidades que nos mostrariam mais do que vemos no primeiro amor, e na empolgação da compra. Podemos realmente nos contentar com a moto que possuímos, seja de que tamanho for, e isso torna-se um problema neste nosso mundo moderno de lançamentos constantes, que as coisas se desatualizam muito rápido, e o marketing tenta te convencer que você só será feliz se tiver o último lançamento top de linha disponível de tudo. Méritos para a Harley por isso, que não tem vergonha de ser o que sempre foi, embora atualizando sempre que possível. Vai de cada um, sem dúvida. Se vigiar e não cair nessa tentação é uma qualidade a ser perseguida hoje em dia.Quanto ao problema do abuso da velocidade, realmente isso é um problema sério, que precisa de muita disciplina para ficar sob controle. Concordo que não é fácil, e muitos optam por simplesmente fugir da tentação. É uma boa tática, funciona, mas também dá pra conviver com o problema. Só pra quebrar o gelo, é como dormir na mesma cama com a cunhada super gostosa, e nem se importar com isso. Ou melhor, ter a consciência que não deve mexer com aquilo e não mexer mesmo. Vai de cada um. Muitos não conseguem e sucumbem a tentação. Então é melhor ficar longe mesmo. Mas muitos conseguirão sem problemas. E será uma experiência ótima também.E concordo com o seu ponto que pra se ter experiências, é preciso bancar pra ver. Por isso que defendo a tese que tem que experimentar mais, não comprar na empolgação, e conseguir o máximo de informações de todas as fontes. Porque quem já sabe bem o que quer, como é o meu caso e o seu, ao falarmos com tanta propriedade de determinado segmento, influenciamos as pessoas pela nossa visão de mundo e pelas nossas experiências. Cada um deve achar os seu caminho. Como você disse, às vezes é longo e passa por muitas motos. Mas uma pessoa com mais idade pode não querer esse caminho todo. Como você disse, depois dos 40 a gente não quer ficar pulando de galho em galho, e talvez o caminho que eu sugeri diminua a possibilidade de equívocos acontecerem. Mas concordo que toda experiência é válida, sem dúvida. Só acrescenta na nossa vida. Vai de cada um achar o seu caminho.

Kansas 150 2008 - Preta

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

28 Fev 2012 10:10 #48 por DuskTillDawn

wolfmann escreveu: Mas não é isso que importa para uma pessoa que se encontra em determinado estágio da vida e espera um pouco mais das decisões que toma: espera ter o retorno da satisfação de ter realizado um plano, um sonho ou um projeto.

Perfeito!

E os sonhos não tem nada a vêr com "ass test", "test drive" ou seja lá o que for.

Abaixo as duas fotos de "motociclistas" que mais me tocaram, pois representam muito bem o que significa o sonho de ter uma moto, a paixão, e a fantasia que povoa nossas mentes. Muito, mas muito, além de especificações em um quadro comparativo!

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

28 Fev 2012 13:09 #49 por DuskTillDawn
Para quem está em dúvida entre uma naked e uma custom, leia a reportagem feita pelos jornalistas esportivos Geraldo Tite Simões e Leandro Mello (09.03.2008), intitulada " Alta ou baixa? Uma difícil decisão: qual a melhor moto para viajar? Naked ou Custom? ".

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

28 Fev 2012 13:36 #50 por DuskTillDawn
Pessoal, recebi as seguintes cotações para seguro (apenas para ter uma base).


Seguradora: Sul América





Coberturas:


Casco – 100% x FIPE

Danos Materiais – R$ 20.000,00

Danos Corporais – R$ 20.000,00

Danos Morais – R$ 10.000,00


Perfil do Segurado:


Condutor é o segurado, 62 anos, casado com filhos, não deseja
estender a cobertura para condutores na faixa etária dos 18 aos 25 anos.
Não é associado a Moto-Clube. Utilização para locomoção diária. Possui
outro veículo (automóvel). Possui garagem na residência. O Veículo não é
utilizado como meio de transporte ao
trabalho/colégio/faculdade/pós-graduação. Quilometragem média rodada
1.500 Km/mes (entre 15 e 50 km/dia).


Prêmios e Franquias (Ordenados por Valor da Moto):
  • Yamaha XVS950A Midnight Star (R$ 32.100,00) – Prêmio R$ 1.120,00 – Franquia R$ 1.387,00
  • Harley-Davidson 1200 Custom (R$ 33.100,00) – Prêmio R$ 1.438,00 – Franquia R$ 1.516,00
  • Honda Shadow 750 com C-ABS (R$ 33.250,00) – Prêmio R$ 1.510,00 – Franquia R$ 1.379,00
  • Suzuki Boulevard M800R (R$ 35.900,00) - Prêmio R$ 1.390,00 – Franquia R$ 1.756,00
  • Harley-Davidson Dyna Super Glide Custom (R$ 37.400,00) – Prêmio R$ 1.512,00 – Franquia R$ 1.798,00
DuskTillDawn2012-02-28 16:44:02

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

28 Fev 2012 14:06 #51 por ggsjunior
A vida é feita de sonhos. No dia em que paramos de sonhar, nossa vida acaba. E não há nada mais lindo do que realizar seu sonho. No caso nosso em questão, o sonho se realiza ao comprarmos nossas motocicletas. Mas como disse antes, já vi muitos sonhos se tornarem pesadelos. Como estou lendo agora no tópico Rk x HERITAGE x ELECTRA . É muito comum pessoas que compram motos pela imagem que passam e depois se arrependem profundamente. Compradores de Harley compram mais que uma moto. Eles compram uma filosofia de vida, como defendem no tópico. E quando contesto que isso não é para todo mundo, normalmente eles ficam revoltados. Portanto, não questiono que sonhos são importantes, não me julguem mal, mas como a própria reportagem que o DuskTillDawn recomendou, um teste drive é fundamental. As palavras do dynavet e do wolfmann só me fazem pensar que estou no caminho certo, ao insistir que o seu sonho obtido pelo "fator sorriso" é muito diferente da realização dele no mundo real, como podem ver os vários problemas com fornecimento de peças e serviços das Harley que infelizmente continuam, mesmo depois da saída do grupo Izzo, como o blog do wolfmann mostra tão bem. O mesmo ocorre com sonhadores de motos super esportivas. A maioria se arrepende profundamente, pois não conhecem a realidade e aquilo também não é pra qualquer um também. Haja costas pra aguentar aquilo, além de se acostumar com os coices e a dor no punho.
Achei muito legal participar dessa discussão. Me fez ler os tópicos de donos de Harley e outras motos, e ampliou a minha visão. E é claro que vão dizer que são só alguns poucos que reclamam das custom, mas entender os motivos deles e o que aconteceu, reforça a minha convicção na minha própria escolha até agora. Harley tem que customizar, como as custom em geral, e isso realmente dá muito trabalho, embora também seja muito legal.E como a reportagem diz, a definição do estilo é fundamental, porque as propostas são diametralmente opostas. E não acho que no Brasil temos o ambiente para o qual as Harley e as custom em geral foram feitas, que são as grandes estradas retas e lisas dos EUA. Saindo deste habitat, elas sofrem muito, e os condutores também. Mas eles aguentam firmes em nome da filosofia, pois ela é o mais importante.E eu lhe agradeço DuskTillDawn, pois ao tentar ajudá-lo, ajudei muito mais a mim mesmo. Tanto em conhecimento técnico, quanto em entender o comportamento humano, quanto nas minhas percepções sobre motos. Foi ótimo. E eu prefiro mesmo as refinadas tecnicamente, e essa saudável discussão só reforçou a minha convicção. E como disse antes, respeito profundamente quem prefere moto pela filosofia de vida. Não é o meu caso definir um estilo por isso, mas a realização do sonho é a mesma para todos nós.




ggsjunior2012-02-28 20:08:07

Kansas 150 2008 - Preta

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

28 Fev 2012 16:51 #52 por dynavet

ggsjunior escreveu:
A vida é feita de sonhos. No dia em que paramos de sonhar, nossa vida acaba. E não há nada mais lindo do que realizar seu sonho.


Dyna Custon 2011,
a Tremendona

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

28 Fev 2012 18:15 #53 por ggsjunior
Querido DuskTillDaw:

Mostrei toda a sua história para minha esposa, suas fotos em cada moto e todos os seus post e comparações. Ela ficou emocionada e pediu para eu lhe dizer, que se você não tem preferência específica por Harley ou outra moto, você ficou muito mais charmoso em cima da Suzuki M800. Ela adorou a sua foto nela. Com todo o respeito torce por ela. Se eu fosse comprar uma custom, seria ela pelo gosto dela também, que é a mais tecnológica delas, com o maior porte e a melhor relação custo benefício na minha opinião.
Ela falou também que achou lindo você perseguir o seu sonho, e que te dá toda a força e torcida para que decida logo que caminho você vai tomar, para motocar o mais rápido possível. Não desista dos seus sonhos jamais. Seja qual for a decisão que você tomar.

Abraços

Junior e Roseli

Kansas 150 2008 - Preta

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

29 Fev 2012 05:10 #54 por DuskTillDawn

ggsjunior escreveu: Querido DuskTillDaw:

Mostrei toda a sua história para minha esposa, suas fotos em cada moto e todos os seus post e comparações. Ela ficou emocionada e pediu para eu lhe dizer, que se você não tem preferência específica por Harley ou outra moto, você ficou muito mais charmoso em cima da Suzuki M800. Ela adorou a sua foto nela. Com todo o respeito torce por ela. Se eu fosse comprar uma custom, seria ela pelo gosto dela também, que é a mais tecnológica delas, com o maior porte e a melhor relação custo benefício na minha opinião.
Ela falou também que achou lindo você perseguir o seu sonho, e que te dá toda a força e torcida para que decida logo que caminho você vai tomar, para motocar o mais rápido possível. Não desista dos seus sonhos jamais. Seja qual for a decisão que você tomar.

Abraços

Junior e Roseli

Obrigado, Junior, agradeça à sua esposa a gentileza. Um abraço à ambos!

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

29 Fev 2012 10:59 #55 por DuskTillDawn
Abri este tópico, pois considero um fator importante na escolha da moto: Utilizar pneus sem câmara em rodas raiadas.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

29 Fev 2012 11:03 #56 por DuskTillDawn
Passei na CC da Yamaha (Motoryama - Porto Alegre, RS), porque ainda tenho alguns senões com o guidão (muito largo e arqueado para trás), as plataformas para os pés e a alavanca de câmbio tipo "balancim" (atuada pela ponta do pé e pelo calcanhar) da Midnight Star. Não sei se vou me acostumar... acho esquisito! A moto é excelente, o preço é ótimo, a CC idem, mas estes quesitos estão pegando. Não tinha nenhuma, nem pra remédio. Parece que vai chegar uma para exposição semana que vem, aí, passo lá mais uma vez.

Quanto as Vulcan (Classic e Custom), ainda não apareceram na CC da Kawasaki (IESA Kawasaki, do mesmo grupo que a IESA Harley-Davidson). Deste jeito acho que as Vulcan vão acabar ficando de fora. Não é um bom sinal, pois acaba ficando a imagem que "Kawasaki no Brasil é sinônimo de Ninja" e nada mais, embora agora tenha a Versys e a er6-n.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

29 Fev 2012 12:11 #57 por Jean_SP
Dusk, recentemente estive em uma revendedora da Kawasaki aqui em Sampa, e tinham todos os modelos de Vulcan, e as novas que virão em 2012. Achei show de bola, mais bonitas que a Mid. A Classic(senão me engano) vem com os alforges e bolha. gostei muito da moto.

Motonline!!
Referência em Motos.

Viver para pilotar,
Pilotar para Viver!!!!

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

29 Fev 2012 16:39 #58 por dynavet
A vulcan foi a moto que me deixou mais em duvida na hora de optar. Ela realmente e' muito bonita, mas o nível de acabamentos em relação as H-D e' muito inferior. No final, o que falou mais alto, foi mesmo o motorzao. E tome 1600 cc, aquele torque e' simplesmente sensacional, nenhuma outra custom dessa faixa de preço iguala a dyna nesse critério. Como já disse, não considerei as suzuki na minha comparação, mas acho que pelo mesmo argumento, não faria diferença.
Apenas para reforçar: eu já tinha me decidido por uma custom, então não havia sentido, para mim, comparar com outros estilos. Mas se fosse optar por uma naked, seria, hoje, uma Yamaha xjn ou uma Honda hornet, esta última sendo preterida pelo alto índice de roubos e pelo custo inviável do seguro.

Dyna Custon 2011,
a Tremendona

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

29 Fev 2012 19:02 #59 por Jean_SP
tb penso assim, entre pegar uma Vulcan, ou uma Shadon, fico com HD

Motonline!!
Referência em Motos.

Viver para pilotar,
Pilotar para Viver!!!!

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

02 Mar 2012 16:10 #60 por dynavet
E aí, Dusk!!!Como vão as comparações? Já se decidiu?

Estamos esperando...
dynavet2012-03-02 19:17:31

Dyna Custon 2011,
a Tremendona

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Tempo para a criação da página:0.207 segundos