Comparativo com modelos médios de motos custom

26 Fev 2012 08:42 #31 por DuskTillDawn

Isaú escreveu: "Grin factor, smile inside". It seems to be a very deep evaluation. Good to know...

Pois é, Isaú, como critério de avaliação "técnica" (dentro dos chamados parâmetros racionais), o "grin factor" é a coisa mais subjetiva que pode haver.

Entretanto, como a mensuração do prazer obtido em uma experiência sensorial, às vezes só é possivel através da utilização de um equipamento de ressonância magnética, para verificar os estímulos nas zonas de prazer do cérebro, e como fica meio complicado levar o dito aparelho, seja à uma CC, ou (mais complicado ainda) adaptá-lo à cabeça do piloto em um test drive de motocicleta, a engenhosidade dos motociclistas descobriu, que a tal atividade cerebral derivada da tal experiência sensorial, se manifestava por um sorriso na face do indivíduo, maior ou menor, dependendo do prazer experimentado.

Corre pela internet a seguinte história (não sei se é verídica):

"Um assistente do Dr Mortorbike (chefe do departamento de Medicina Aplicada ao Prazer dos Motociclistas, na Universidade H. Davidson do Sul), ao observar um "especimem" dos Hells-Angels, que servia de cobaia em seus experimentos, constatou que ocorria uma alteração significativa no tamanho do sorriso do indivíduo, cada vez que à ele eram apresentadas imagens de motos mais parrudas, potentes e velozes, e sugeriu que a medida do fluxo de dopamina decorrente do acréscimo da atividade cerebral (que podia ser verificada nas imagens obtidas pelo aparelho de ressonância magnética, utilizado no experimento - o tal MRI, que o Dr. House fala sempre), fosse chamada de "grin factor" (denominação prontamente aceita pelo Dr Mortorbike e demais membros da equipe), daí a origem da expressão, que traduzida para o português quer dizer "fator sorriso"."

Como você pode ver, há todo um embasamento cientifico e experimentações que comprovam ser o "grin factor" um valioso recurso no momento de selecionar uma motocicleta. Mais ainda, é muito fácil e rápido de ser medido, não requerendo equipamentos sofisticados: basta uma câmara fotográfica ou mesmo, um simples espelho!

Agora, falando sério, vai entender a cabeça de um motociclista!

Abração!

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

26 Fev 2012 09:03 #32 por Patriarca
Tô precisando de umas doses de motocicletas para avaliar esse "tar" de Grin factor.

"Bons amigos são a família que nos permitiram escolher..."
"Memento te mortalem esse"
“Não é o trânsito que te educa, você leva sua educação por onde vai."

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

26 Fev 2012 09:16 #33 por DuskTillDawn

Patriarca escreveu: Tô precisando de umas doses de motocicletas para avaliar esse "tar" de Grin factor.

Patriarca, vou ver se descubro o email do Dr. Motorbike e mando prá você.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

26 Fev 2012 11:22 #34 por DuskTillDawn
Foto de uma Suzuki Boulevard M800R 2012, em que foi retirado o assento do garupa (pois o banco do piloto e do garupa não são uma peça única) e colocado o acabamento do para-lama trazeiro. O assento do piloto, que aparece na foto, é o original.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

26 Fev 2012 18:03 #35 por dynavet

DuskTillDawn escreveu: Foto de uma Suzuki Boulevard M800R 2012, em que foi retirado o assento do garupa (pois o banco do piloto e do garupa não são uma peça única) e colocado o acabamento do para-lama trazeiro. O assento do piloto, que aparece na foto, é o original.




Essa moto não figurou na minha lista de escolhas, mas ao ver a foto, agora, me chamou a atenção. Parece bonita, parruda, o detalhe da suspensão dianteira invertida, o banco bipartido, ...
Gostaria de saber mais sobre o motor, quem pode opinar?

Dyna Custon 2011,
a Tremendona

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

27 Fev 2012 07:36 #36 por ggsjunior
Caro
DuskTillDawn:
Tenho acompanhado a sua novela toda e tem sido bem divertido. É muito legal ver como você é metódico e adora comparar motos através de números e tabelas comparativas. Exatamente como eu. Já quis uma custom, como você, mas mudei de idéia hoje em dia. Tenho uma Fazer como você, e tenho ficado intrigado com algumas coisas na sua novela. Como estou no processo de troca de moto também (bem, por enquanto apenas na definição, pois a parte financeira ainda não está disponível) tenho visto muitas motocicletas e pesquisado bastante também.E pelas minhas andanças e pesquisas, sinto que falta um fator muito importante na sua análise: o fator andar na moto. Não há números nem tabela que consigam materializar o que é andar em cada uma. E é muito diferente do "fator sorriso" que temos ao sentar nas motos na concessionária. Lá fora as coisas são bem diferentes, e infelizmente conheço muitos que até se afastaram do mundo motociclístico por causa de uma escolha errada, porque compraram pelos motivos errados, ou sem conhecimento suficiente das características de cada moto.Porque muitas das coisas que eu pensava que queria, principalmente concluídas a partir de fotos, testes e dados técnicos, como você faz agora, ao ir andando em cada uma, o meu conceito sobre cada moto e estilo foi mudando radicalmente. Paradas eu adorava elas, mas no test drive agradeci muito por não te-las comprado, pois teria sido uma decepção e uma grande dor de cabeça pelos valores envolvidos.Eu percebi que está fortemente inclinado a uma Harley ou uma custom, pela sua própria definição (que não sei se foi por gosto ou por preferência de andar mesmo), e os entusiastas da Harley são realmente muito entusiasmados, e isso deixa as pessoas entusiasmadas mesmo. Mas pela lista de condições que você colocou no seu outro tópico, tenho dúvidas se vai se encaixar neste espírito. Porque realmente é muito mais uma questão de espírito do que conforto e praticidade. No meu caso ficou muito claro que eu não quero uma custom, principalmente uma Harley, que é muito legal pra dar uma voltinha e apreciar, mas que se tivesse que aguentar aquela tremedeira todo o dia, acho que ficaria louco. Por favor donos de Harley, não me crucifiquem. Pode ser que eu ainda tenha uma na vida, desde que seja como segunda ou terceira moto, não descarto. E como o investimento é alto, e a desvalorização também, o arrependimento às vezes fica muito caro.Veja bem, não estou dizendo que não vai gostar. Vai de cada um. Mas não é pra qualquer um não, e isso o entusiasmo do pessoal acaba camuflando, porque pra eles isso não é importante. O importante é o que a máquina é e o que representa. Eu, no meu caso. estou me lixando pra isso. Isso pra mim hoje é um fator secundário. Pra mim, que tenho uma relação emocional com as motos, como os donos das Harley também tem, valorizo hoje outros fatores, como proteção aerodinâmica, desempenho liso, forte e previsível e confiabilidade. Não estou dizendo que as Harley e as custom não tem isso, mas não bateu com o minha expectativa do que eu quero hoje em dia não.Mas tenha certeza que ao andar nas motos a sua percepção vai mudar muito. Sei que já está meio decidido, mas não comprou nada ainda. Não sei da sua experiência com outras motos, sejam elas custom ou não. Talvez eu esteja falando uma besteira muito grande. Espero contar com sua compreensão. Mas a minha experiência me fez mudar radicalmente a direção que eu estava indo. Por isso quis compartilhar isso com você também, que está nesse processo. E olha que já tive motos de todos os tamanhos e tipos, mas era bem mais novo. Mas as pequenas me bastaram por muito tempo. Só recentemente quis novamente aumentar a cilindrada, principalmente para viajar, como disse. E eu senti uma diferença enorme quando fui ver as motos maiores hoje em dia. Não acho que foram as motos que mudaram, acho que fui eu. Envelheci mesmo (não sou tão velho assim, 43 anos), mas a minha visão do que quero das motos mudou radicalmente hoje em dia. Não quero mais aquela vibração, não quero mais vento chapado no peito, mesmo com as Nakeds sendo mais bonitas, não quero moto alta porque odeio andar na terra, enfim, ao experimentar cada moto da minha lista, minha cabeça foi mudando. E o estilo e o que eu quero também, pois essas questões de estilo e imagem não são mais importantes pra mim. Porque não tenho mais saco pra aguentar algumas características delas, embora só agora, tardiamente tenho voltado a viajar com motos e redescobrindo o prazer que é isso, e essas coisas me incomodaram muito agora nos meus test drives atuais. E conclui que realmente preciso de uma moto pequena pra usar no dia dia. Não tenho saco pra andar de carro, e minha mulher até fica brigando comigo por causa disso, e uma moto grande todo dia, pra mim não dá, tanto pelo custo quanto pela encheção de saco. E não sei se me arrependo de ter ficado sem moto maior nesse tempo, pois acho que as coisas acontecem na hora certa. Quando estou na estrada, não quero estar em outro lugar. E a Fazer é ótima pra usar, mas é pequena infelizmente, e em viagens um pouquinho mais longas, realmente cansa muito.Portanto meu caro DuskTillDawn, não pense que estou lhe desanimando. Só quero colocar mais minhoca na sua cabeça. Mais ingredientes para a sua sopa. A sopa quem vai fazer é você. Às vezes com igredientes surpreendentes, que não tínhamos jamais cogitado, como tem sido o meu caso. Tenha certeza que essa ampliação da sua área de busca provavelmente vai acrescentar muito a sua visão deste mundo de motos que gostamos tanto, e em que somos incompreendidos por muitos hoje em dia, mesmo os nossos queridos.
Abraços
Junior

Kansas 150 2008 - Preta

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

27 Fev 2012 09:21 #37 por DuskTillDawn
Caro Junior, primeiramente obrigado por suas considerações, que são bastante pertinentes, além de muito valiosas. Obrigado, mesmo!

Apesar do que só aparece nos "quadros comparativos", serem os números, e por, infelizmente, não dispor de opções de rodar coma a motos (como eu coloquei no meu post no Drink: "O primeiro parâmetro "racional" (se é que se pode utilizar a palavra "racional" quando o assunto é moto) é o" test drive". Infelizmente, aqui na minha região isto não existe. Por que? Não sei, acho que as concessionárias pensam que não é fator decisivo para venderem bem (pelo menos as dos fabricantes que relacionei acima). Sei lá…"), tive que me apoiar em outras coisas.

Só fazendo um histórico. No dia 02.02.2012, eu abri o tópico Quais fatores influenciam você ao comprar uma moto , onde além de lançar a idéia, coloquei os fatores que influenciam à mim.

Lá você poderá constatar que a minha tendência era "evoluir" para uma naked, e a mais cotada era a Yamaha xj6n (a mais "mansa" da categoria), pois eu estava querendo mais motor que a minha Fazer e mais conforto. Já levantava a hipótese de uma custom/cruiser ou touring.

A minha primeira moto (lá no distante ano de 1972) foi uma Honda CB350 e, naquela época, o meu "sonho de consumo" era a Honda CB500 Four , que era bem mais "mansa" que a Honda CB750 Four (sonho de consumo da maioria do pessoal). Porque eu queria um pouco mais de potência que a CB350, e mais conforto. O que não mudei nestes quase 40 anos.

Logo, os fatores conforto e "um pouco mais" de motor (mais especificamente torque), são os mais importantes para mim. Isto leva mais para uma custom que para uma naked. Sobre as características do motor, citei lá: "Potência: ao redor de 50hp a 4.000 rpm e Torque: ao redor de 4kgf.m a 4.000 rpm". Mais adiante em "Observações adicionais" eu escrevi:

- Motor que apresente baixa trepidação (por isso provavelmente 4 cil), que possa rodar (cidade 60-80km/h e estrada 90-110km, sempre dentro dos limites estabelecidos para a via), com o motor girando em baixa-média rotação, apresentando torque suficiente para retomadas e ultrapassagens rápidas e seguras
- Ruido do escapamento: ronco surdo (rouco) e baixo (não gosto da gritaria semelhante aos carros de Formula 1)

Conforto, pra mim, é a soma de várias características: assento (largura, comprimento, espessura e material de estofamento), tamanho e posição do guidão, posicionamento do painel de instrumentos, tipo e posicionamento das pedaleiras, suspensões, peso da moto, altura do centro de gravidade, pneus, calor emitido pelo motor etc. Some-se à isto o tipo de condução que eu vou fazer (calma, sem correrias etc), e a escolha acaba apontando mais para uma custom que para uma naked. Eu sou um sujeito grande (1,80 x 1,20 x 110) e moto para me acomodar com conforto, só custom.

Só uma pausa. Repare que eu disse (ali atrás) que eu quero um "Motor que apresente baixa trepidação (por isso provavelmente 4 cil)". que era uma das características que eu gostava na Honda CB500 Four (o tal do meu "sonho de consumo", quando bem mais jovem). Huuummm... baixa trepidação, calor emitido pelo motor, em uma custom? Por enquanto vamos deixar assim.

É, mas eu não andei nas motos. É verdade. Mas eu não quero ficar na minha Fazer só porque eu não posso andar nas motos que eu gostaria de selecionar como o meu "upgrade". O que fazer, então? Só me restou ler e assistir vídeos de uma forma (quase?) obsessiva (não coloquei no post a "enésima parte" do que eu li/assisti). Dada a minha formação e maneira de raciocinar, tive que partir pra extrapolação e, com base nos "ass tests", leitura, vídeos, especificações técnicas, minhas experiências anteriores, nas experiências de outros motociclistas, desejos, dissabores e temores etc, juntar tudo isto, criar um quadro mental e partir para a "simulação" e avaliar cada aspecto em particular. Funciona, é suficiente...? Não sei, vou ter que pagar para ver. Mas é tudo o que eu tenho em mãos.

Talvez tenha dado para perceber que eu tenho um lado racional bastante "atuante", e não tendo a ser levado a decidir apenas pela emoção. É claro que motociclismo é tudo sobre emoção, mas uma escolha baseada apenas na emoção (só na base do tal "fator sorriso"), pode levar a grandes decepções mais adiante. Portanto...

Vou parar por aqui, senão eu não paro mais de escrever. Vou encerrar, apenas comentando o que você disse:

"Não quero mais aquela vibração, não quero mais vento chapado no peito, mesmo com as Nakeds sendo mais bonitas, não quero moto alta porque odeio andar na terra, enfim, ao experimentar cada moto da minha lista, minha cabeça foi mudando."

Lendo isto, eu entendo que o tipo de pilotagem que você quer, agora, é mais do tipo "contemplativo" (curtir o passeio, numa boa) do que o "adrenalístico" (curtir a pilotagem). É o que eu quero. Como disse lá no meu post: "Ora, comprar uma XJ6 N com 78hp, capaz de chegar a quase 200km/h, ia ser difícil de resistir à tentação de, de vez em quando, dar uma "enroladinha no cabo do acelerador"!". Não é mais pra mim (acho que nunca foi), por isto espero ter acertado quando decidi que a minha escolha recai em uma custom.

Um grande abraço e, mais uma vez, muito obrigado por suas excelentes considerações!






DuskTillDawn2012-02-27 14:28:10

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

27 Fev 2012 11:06 #38 por DuskTillDawn
Honda Shadow 750: Uma estranha no ninho?



No meu
quadro
comparativo
, após uma breve análise dos números, chamou-me a
atenção uma das motos, que parecia destoar do restante do grupo, por
suas características no quesito performance do motor (cilindrada,
potência e torque). Trata-se da Honda Shadow 750, que com
745cc/45,5cv/6,5kgf.m, fica abaixo da média das outras sete que é
1.033cc, 54,6cv e 8,34kgf.m.


Realmente, ela é conhecida (pelo que eu tenho lido) como a mais
"fraca" de sua categoria, inclusive chama a atenção o seu preço - R$
30.360 (standard), R$ 33.250 (ABS) - considerado alto em função do
produto oferecido.


Mas aí eu fiquei pensando: "que raios a Honda tinha/tem na cabeça ao lançar/manter esta moto?", não fazia sentido pra mim, pois ela poderia colocar outros modelos, ou mesmo incrementar a Shadow 750 para torná-la mais "parruda" e sacudir o mercado. Aí é que me caiu a ficha! Pra que?


Comecei a analisar a Shadow 750 olhando por outros ângulos .
  • Preço: tirando a Harley 883R, ela é a mais barata - R$ 30.360 (standard).
  • Transmissão: pra mim cardã é a melhor opção (manutenção, rodar mais suave etc) – fora ela, só a Boulevard também tem.
  • Freios: considero a melhor (tem opção com disco
    nas duas rodas e Combined ABS - a Harley Dyna tem ABS em seu modelo
    2012, sem o "Combined", mas custa R$ 37.400).
  • Instrumentação: está na média.
  • Suspensões: a Midnight e a Boulevard são
    melhores, mas considero que ela tem melhor suspensão que as Harley
    (curso das suspensões, altura do solo).
  • Capacidade do tanque de combustível: 14,6lts vs 17,4lts (média das outras sete). Mas qual será o consumo médio? E a autonomia?
  • Ciclística: ótima (pelo menos foi o que li nos testes - em função do peso, suspensões, roda dianteira e pneu de perfil baixo).
  • Estilo: chopper, visual moderno (aí vai de gosto).
  • Conforto: está na média.
  • Rede de concessionárias: a maior.
  • Motor: o menos potente de todos (9,1cv abaixo da
    média). Mas será que isto pesa tanto assim? A relação peso/potência dela
    é 5,6 kg/cv, das Vulcan é 5,7 kg/cv, da Midnight e da 883R é 5,2 kg/cv,
    da Boulevard é 5,1 Kg/cv, da 1200 Custom é 4,4 Kg/cv e da Dyna é 4,8 Kg/cv.












Quanto aos quesitos valor/facilidade de revenda, custos médios de
manutenção, qualidade dos serviços/mecânicos, durabilidade, facilidade
de obtenção de peças (tempo de espera), preço das peças e acessórios
etc, ainda não tenho informações. Mas creio que, no mínimo, está na
média.


Aí eu fiz o seguinte: comparei todas as características moto a moto,
uma a uma, e constatei que a Shadow 750 apresenta um conjunto
excepcional. Ah, mas no quesito motor, perde para todas! Pois é, mas
será que os 45,5cv e 6,5kgf.m são tão insuficientes assim (ver relação peso/potência, acima)?


Como eu gosto de comparativos, fiz mais um, pois eu olhava pra foto da Shadow 750 e algo me dizia "eu já vi uma moto parecida com esta...". Olhava as proporções (dimensões, rodas, pneus etc) e algo me dizia "eu já vi uma moto parecida com esta...". Até que me lembrei qual moto era.


Provavelmente a Honda tinha aquela moto em mente quando lançou este
modelo da Shadow 750 em 2011. Veja
aqui o post com o comparativo . Apenas desconsidere as informações relativas ao motor.


Concluindo, será que a Honda Shadow 750 é uma estranha no ninho, ou
uma alternativa bastante interessante de ser considerada, se você tem
recursos limitados e não necessita uma moto custom de média cilindrada
com grande desempenho?


Um abraço à todos!






DuskTillDawn2012-02-27 14:58:24

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

27 Fev 2012 11:23 #39 por DuskTillDawn

dynavet escreveu: Essa moto não figurou na minha lista de escolhas, mas ao ver a foto, agora, me chamou a atenção. Parece bonita, parruda, o detalhe da suspensão dianteira invertida, o banco bipartido, ...
Gostaria de saber mais sobre o motor, quem pode opinar?

dynavet, se você me permite, dê uma olhada em:

Quadro Comparativo de Especificações

E as reportagens em relacionadas em Comparativo Motos Custom: Harley x Honda x Kawasaki x Suzuki x Yamaha"> (no finzinho do post).

Aqui tem uns vídeos: Suzuki Boulevard M800R (meio "antiguinhos", mas dá pra ter uma idéia).

Não sei se lá você vai encontrar o que está procurando.

Um abraço!

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

27 Fev 2012 11:51 #40 por ggsjunior
É meu amigo, realmente a sua situação é bem difícil. Entendo seus argumentos em direção a uma custom, era também a minha conclusão. Mas como eu lhe disse, testar as motos mudou a minha cabeça totalmente. Se não tem como andar nas motos, não tem como saber o que vai gostar ou não, e principalmente compará-las adequadamente. E o meu perfil é basicamente igual ao seu mesmo, só que eu gostaria de uma grande sobra de motor se possível. Não para abusar, mas por saber que está lá. Sei que no seu caso vai pagar pra ver, e é por isso que lhe escrevi estas singelas linhas. Se serve como sugestão, porque não tenta experimentar motos usadas em lojas comuns, mesmo sabendo que não vá comprá-las? Porque o vendedor não vai saber, e uma pequena volta em cada candidata lhe dirá muito mais do que milhões de megabytes de informações no comp**ador. E lhe digo isso porque eu realmente pensava que uma custom era o que atenderia minhas expectativas, mas não era. Tenho isso muito claro hoje em dia.Se aceita sugestões ainda, depois de todo o meu processo, a moto que mais me atrai agora é uma Suzuki GSX 650F. A moto é grande, muito mesmo se comparada com sua Fazer. Na concessionária, do lado de uma Hayabusa, perde por pouco. É muito bonita ( pro meu gosto) e tem proteção aerodinâmica adequada, além da posição de pilotagem ser ótima. Se não gostar da altura do guidão, que é um pouco baixo, troque pelo da linha Bandit 650, que é a primeira coisa que vou fazer quando comprar. Nada precisa mais nada. Assim como também será com a Bandit 650S, ou se quiser maior ainda, a Bandit 1250S, que tem um porte espetacular também. Serão ótimas sugestões também. Vá a concessionária Suzuki e bata uma foto de você em cima delas, como você fez com as custons. Garanto que vai se surpreender, principalmente se andar em uma delas.Eu mesmo não dava nada por elas, e nem ao menos cogitava vê-las. As decepções com as outras é que me fizeram olhar diferente para elas. E apesar de não chamar a atenção no primeiro momento, como foi comigo também, com mais calma e com um olhar mais apurado e bem mais de perto poderá revelar muitas qualidades e vantagens, e ao ler suas especificações, vejo que se encaixariam perfeitamente nesta sua linha de raciocínio. Principalmente pra gente com o nosso perfil de exigência. E poderá andar em qualquer moto da linha Bandit usada muito facilmente, que mesmo sendo uma usada, vai te dar a exata noção do comportamento de todas elas. Mesmo das carenadas e semi-carenadas, que na pista se revelarão melhores ainda, pois nesse caso a proteção vai é melhorar muito mais ainda o conforto. Isso hoje é o meu primeiro item da lista de exigências de uma moto. Eu lhe garanto que ao experimentar uma e ver a maciez, o silêncio e o comportamento desse motor, vai mudar seus conceitos. Falo isso porque aconteceu comigo também. Como eu disse, jamais havia cogitado essa linha de motos 4 cilindros. E lhe garanto que a diferença será impressionante. Também na Suzuki tem a VStrom, para pessoas grandes fica ótima também, e é para se pensar. E no site VStromBrasil há muitos relatos de usuários que migraram de motos custom para ela. Ler os relatos deles é esclarecedor, principalmente para quem pensa em comprar uma custom antes das outras.Ao ler os parâmetros que você citou aqui, não consigo pensar em moto melhor para você do que qualquer uma Suzuki dessas. Tanto no quesito preço, seguro, manutenção, e principalmente, silêncio, conforto e proteção aerodinâmica, que lhe garanto, se ainda não é o seu fator principal, após comprar qualquer moto com mais desempenho, rapidamente será. Só de ligar uma na concessionária, você vai se surpreender. Nada a ver com Hornet e XJ6, motos mais fáceis de se ver por aí. É outro nível em tudo, embora com menos desempenho, sem dúvida. Nem se compara com qualquer custom, com sua exposição e vibração. Só que procure ligar uma que esteja com o escapamento original, o que é muito difícil de achar, mesmo sendo maior e mais feio na visão da maioria. É simplesmente impressionante e inspirador, com toda sua força latente, o silêncio e a maciez.São apenas sugestões meu amigo, que podem mudar a sua vida, eu lhe garanto, pois mudaram a minha radicalmente. E o seu perfil é bem parecido com o meu, pelo que vimos até agora. Racionalmente, na minha opinião, é a melhor escolha. E principalmente não deixa a emoção de lado.
Abraços
Junior

Kansas 150 2008 - Preta

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

27 Fev 2012 13:21 #41 por DuskTillDawn

ggsjunior escreveu: É meu amigo, realmente a sua situação é bem difícil. Entendo seus argumentos em direção a uma custom, era também a minha conclusão. Mas como eu lhe disse, testar as motos mudou a minha cabeça totalmente.

Junior, não estou considerando a minha situação difícil...

Não sei quais são as suas "dimensões", as minhas você já sabe (e já deve ter visto a minha foto "pilotando" a Fazer). Ela é muito pequena e desconfortável para mim e, como já mencionei, o quesito conforto é o mais importante para mim.

Então, eu quero uma moto que, primeiramente, as suas dimensões sejam mais compatíveis com a minha estatura/peso. Já "sentei" em várias naked e pude ver como me sentia, quanto à posição de pilotagem.

Dado que eu necessito de uma moto com dimensões maiores que a da minha Fazer (que é pequena pra mim), as motos abaixo relacionadas, que você citou, não vão me dar o conforto que uma custom vai, porque as dimensões delas são praticamente as mesmas que a da minha Fazer e, onde precisariam ser menores, algumas são maiores (altura do assento, por exemplo).

Senão vejamos (ai, ai, ai... mais um comparativo!), vou relacionar as dimensões da minha Fazer, dos modelos que você sugeriu e de uma custom Suzuki (Boulevard M800R).

O que eu quero: uma moto mais comprida, com assento mais baixo e altura total menor, quando comparada a minha Fazer (basta olhar para a foto acima para ver que é disto que eu preciso).

Abaixo o comparativo e os comentários. Os números são: Comprimento x Altura x Alt Assento (diferenças do modelo em relação à Fazer) - medidas em milímetros.

Fazer 250 (a base de comparação)
2.065 x 1.065 x 805

GSX 650F
2.130 x 1.235 x 790 (65 x 170 x -15)

Bandit 650 / 650S
2.145 x 1.230 x 790 (80 x 165 x -15)

Bandit 1250S
2.145 x 1.095 x 810 (80 x 30 x 5)

VStrom
2.290 x 1.390 x 820 (225 x 325 x 15)

Boulevard (modelo custom)
2.420 x 1.105 x 700 (355 x 40 x -105)

Comentários:

A GSX 650F é apenas 6,5cm mais comprida que a Fazer (dá na mesma). Seu assento é 1,5cm mais baixo (dá na mesma) que o da Fazer), e a altura total é 17cm (piorou) a mais que a Fazer.

As Bandit 650 são apenas 8cm mais compridas que a Fazer (o que não dá a altura de um pneu dianteiro). Seus assentos são 1,5cm mais baixos que o da Fazer (dá na mesma), e altura total 16,5cm (piorou) a mais que a Fazer.

A Bandit 1250S é apenas 8cm mais comprida que a Fazer (dá na mesma). Seu assento é 5cm mais alto que o da Fazer (dá na mesma), e altura total é 5cm (dá na mesma) a mais que a Fazer.

A VStorm é 22,5cm mais comprida que a Fazer (melhorou), 32,5cm mais alta (piorou) e o assento é 1,5cm mais alto (dá na mesma) que o da Fazer.

A Boulevard é 35,5cm mais comprida (melhorou), 4cm mais alta (dá na mesma) e tem o assento 10,5cm mais baixo (ficou excelente). Creio que suas dimensões são muito mais compatíveis com as minhas. Não é por nada que a minha posição de pilotagem ficou muito mais natural e confortável nas customs (usei a Boulevard, para ficar nas Suzuki, mas poderia ser qualquer outra das que estou avaliando) que nas esportivas.

Quanto ao motor, qualquer uma (até a Shadow) tem motor suficiente para mim. Quanto à vibração, estando dentro de um nível que eu ache adequado (e eu sentei, liguei e acelerei as motos em várias rotações para verificar), está ótimo. Quanto ao calor, existem modelos de custom com arrefecimento líquido com ventoinha, da mesma forma que nas naked de 4 cilindros.

Mais uma vez, muito obrigado por seus comentários!

Abração!

PS. Se tiver algum erro nas contas, por favor me avise que eu corrijo.








DuskTillDawn2012-02-27 18:13:50

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

27 Fev 2012 14:19 #42 por ggsjunior
Pois é, e é exatamente por isso que eu estou lhe dizendo tudo isso. Seus números não estão errados não, mas não refletem a realidade das motos. Vai por mim. Tem que sentar nelas e andar. Porque o tamanho maior que você está achando nas custons, é porque o angulo de rake e o trail são maiores. O Bitenca que adora explicar essas coisas. Não se reflete necessariamente no espaço e posição do piloto. Por isso seus números, apesar de corretos, não refletem quase nada na posição de pilotagem delas. Não é porque são maiores, que a moto vai lhe acomodar melhor. Muitos podem comprovar isso aqui.E as Bandits tem assento de altura regulável, portanto tem espaço para alterar e ficar mais baixa ou mais alta. Tenho 1,80 m também e peso 90 kg. Ok, sou menor que você. Mas a sensação prá mim em cima de uma moto dessas é que dá quase duas Fazer. E não tem nada a ver a posição da Fazer com a posição nestas motos, isso posso lhe garantir. Principalmente na 1250 e na VSTrom, que aí são espetaculares neste quesito. E as nakeds que você experimentou, se não eram da linha Bandit, são muito menores mesmo, de propósito para serem ágeis e mudar de trajetória rapidamente, e curvar em alta velodidade. Essa linha atual da Suzuki não é assim. Por isso muita gente não gosta delas e as criticam. Porque o porte é muito grande. E para mim essa é a grande virtude delas. Tira uma foto nas motos pra você ver. Só as fotos para lhe convencer, eu garanto. Vai se surpreender com certeza. E quando andar com alguma, verá que não tem nada a ver com essa posição que você está na Fazer.Não dá pra comparar motos usando os números do jeito que você está fazendo. É só ver sua foto na Dyna. Parece você na Fazer, encolhido, só que com o pé pra frente. Dá na mesma. Vá tirar uma foto nas 650, e lhe garanto que ficará muito impressionado. E também na posição de pilotagem você vai sentir muita diferença quando andar, mesmo que os números do tamanho externo sejam parecidos. Na prática, não tem nada a ver. E quanto ao desempenho, é claro que não irá utilizar todo aquele motor. Mas a suavidade e a resposta deles, bem, só andando mesmo pra você entender o que eu estou dizendo. E quanto a proteção aerodinâmica, só depois de você ter é que você vai pensar como pode ter ficado sem ela até hoje.
Abraços
ggsjunior2012-02-27 17:21:47

Kansas 150 2008 - Preta

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

27 Fev 2012 15:13 #43 por DuskTillDawn

ggsjunior escreveu: Pois é, e é exatamente por isso que eu estou lhe dizendo tudo isso. Seus números não estão errados não, mas não refletem a realidade das motos. Vai por mim. Tem que sentar nelas e andar. Porque o tamanho maior que você está achando nas custons, é porque o angulo de rake e o trail são maiores. O Bitenca que adora explicar essas coisas. Não se reflete necessariamente no espaço e posição do piloto. Por isso seus números, apesar de corretos, não refletem quase nada na posição de pilotagem delas. Não é porque são maiores, que a moto vai lhe acomodar melhor. Muitos podem comprovar isso aqui.

Obrigado mais uma vez, ggsjunior. Valeu!

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

27 Fev 2012 19:04 #44 por dynavet
Ggsjunior, entendo que suas argumentações sao bastante ponderadas, criticas e embasadas nas experiências vividas. Penso, porém, que carecem de um fator muito mais subjetivo que o simples ato de montar sobre uma moto e rodar com ela. Esse fator envolve o prazer e a satisfação de se estar sobre uma máquina que tem uma história e uma tradição que, por si só já constitui um diferencial. Sem criticas a quem dispensa esse tipo de sentimento, mas a esses fica realmente muito difícil entender o porque do indivíduo optar por uma máquina cheia de "defeitos" em detrimento a outras tecnicamente mais acertadas. Caso ainda não tenha lido, consulte o tópico "sobre-harleys-defeitos-clssicas-e-histria"...
Porque a vida realmente e' um drink no inferno. Ou não?

Dyna Custon 2011,
a Tremendona

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

27 Fev 2012 19:33 #45 por ggsjunior

dynavet escreveu: Ggsjunior, entendo que suas argumentações sao bastante ponderadas, criticas e embasadas nas experiências vividas. Penso, porém, que carecem de um fator muito mais subjetivo que o simples ato de montar sobre uma moto e rodar com ela. Esse fator envolve o prazer e a satisfação de se estar sobre uma máquina que tem uma história e uma tradição que, por si só já constitui um diferencial. Sem criticas a quem dispensa esse tipo de sentimento, mas a esses fica realmente muito difícil entender o porque do indivíduo optar por uma máquina cheia de "defeitos" em detrimento a outras tecnicamente mais acertadas. Caso ainda não tenha lido, consulte o tópico "sobre-harleys-defeitos-clssicas-e-histria"...
Porque a vida realmente e' um drink no inferno. Ou não?


Sim, colega, entendo perfeitamente isso. E é por isso que isso não tem efeito em mim. Mas respeito quem pensa assim. No meu caso, prefiro outras características na moto, como deixei bem claro ao DuskTillDawn. Não tenho a pretensão de ser dono da verdade. Apenas quero alertá-lo antes dele tomar a decisão, que pode ser sim na direção que vocês "Harleyros" tanto adoram, ou não. Pode ser que nem vá gostar de custom. Não dá pra saber sem experimentar mais para tomar uma decisão. E se tomar a decisão consciente do que está fazendo, será a decisão mais feliz da vida dele, seja Harley, outra custom, ou outro estilo. Apenas sugeri para ele abrir o leque, olhar outras opções, já que porte é importante para ele.
Este fator subjetivo que você diz, eu tenho quando ando com qualquer moto. Todas elas me divertem, e todas tem suas virtudes e seus defeitos, seja qual cilindrada ou estilo for. Com certeza algumas divertem mais, não é mesmo? No seu caso, quando for Harley, tem um componente a mais. No meu esse fator não afeta. Simples assim, mas entendo isso perfeitamente em vocês, acredite. Mas minha praia é outra. Meu sonho mesmo é um bi-cilíndrico boxer alemão de preço exorbitante no Brasil, mas isso é uma outra história. Não me vejo nele no curto prazo, infelizmente.
No momento, um 4 cilindros liso e forte como os da Suzuki é o que eu quero. Com a proteção aerodinâmica. E falo isso com propriedade mesmo para mim, pelas muitas motos que passaram na minha mão, e por muito experimentar outras motos.
Só reforço que o DuskTillDawn precisa experimentar as motos e estilos. Senão a experiência dele pode ser desastrosa, infelizmente, como já vi acontecer com muitos colegas, inclusive com Harley Davidson. Concorda comigo?


ggsjunior2012-02-28 07:18:09

Kansas 150 2008 - Preta

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Tempo para a criação da página:0.148 segundos