Prezados,
postarei aqui algumas fotos das últimas modificações efetuadas na Monster 695, porém coloco hoje, alguns comentarios.
Aproveitei a parada para fazer a revisão dos 12.000 km, já adiada no aguardo de adesivos e outros para realizar a pintura.
Já que o período foi longo aproveitei para:
- realizar a troca de óleo/filtro e limpar o filtro tela;
- trocar fluido de freio dianteiro/traseiro e embreagem;
- inspecionar as pastilhas;
- lubrificar partes móveis;
- checar apertos de parafusos;
- inspecionar geral a moto;
- regular manetes, pedais e lubrificar;
- verificar e regular tensão das correias;
- verificar/limpar filtro de ar;
- limpar pesadamente (ao aço) e lubrificar a corrente;
- enfim, realizar todos os serviços listados para a revisão de 12.000 km;
- limpar a moto até deixar ela, não limpa, mas, parecendo que nunca foi suja!
- só não consegui ainda ajustar o torque dos rolamentos da coluna da direção, mas logo resolvo esse problema, só tenho que construir uma chave adequada.
Coloco aqui uma observação importante,
VERIFIQUEM E REGULEM A TENSÃO DAS CORREIAS DE COMANDO!
Quando desmontei as tampas da minha moto (15.000 km) as correias estavam EXTREMAMENTE FOLGADAS, talvez no limite para pular dente. O trabalho de ajustar as tensões em tese exige um medidor de frequência das correias.
Primeiro tentei utilizar um microfone e um computador para captar o som. Muito pouca potência sonora, quase não capta. Só há aceitável resposta quando atinge aproximadamente 110/120 Hz, porém é BEM DIFÍCIL conseguir.
Descobri que há uma APP para iPhone, fornecida pela Gates (fabricante da correia da Ducati) que mede a frequência. Não tenho um iPhone para testar se o microfone do aparelho é capaz de captar frequências tão baixas e com pouquíssima potência sonora.
Procure na iTunes Store por "
GATES CARBON DRIVE", é gratis!
Devido ao fracasso do microfone e da ausência de iPhone resolvi então adotar o método simplificado, utilizando chaves Allen. (vejam link abaixo)
AJUSTE TENSÃO CORREIAS DUCATI
Vejam, o método NÃO É preciso, porém não há relatos de pessoas que adotam e tenham tido problemas. Então aconselho, diante da ausência de oficinas da marca, a utilizarem algum método dos inúmeros descritos na internet. Esse acima é um dos mais populares.
Não é preciso, mas garante que não terá problemas, e problemas CAROS, diga-se!
Outras coisas associadas à manutenção que fiz foram:
- resolver alguns pontos que ficaram com vazamentos de óleo (após uns incompetentes terem mexido nela);
- resolver um PROBLEMA CRÔNICO das Monster 695 que são os reservatórios de fluido (embreagem e freio) que têm um pequeno vazamento, que causa corrosão da tinta da tampa do reservatório. Ainda não andei com a moto já que as pinturas ainda não finalizaram, mas se resolver, posto a solução… vamos testar antes;
- retirar e polir os dutos de escape (horizontal e vertical) que apresentam acabamento de fábrica muito grosseiro, associado à oxidação que se establece e aditivado com sujeira, chuva, etc, ficam visualmente péssimos e de difícil limpeza, comprometendo a imagem da moto. Também antes de alguém se empolgar em fazer, aguardem que postarei os resultados. É um MEGA-EMPENHO, e espero que atenda as minhas expectativas.
Postarei as fotos da machina pronta tão logo receba as peças pintadas e deixe-a pronta para uso.
Abraços