Prezado Malmeida,
é difícil dar dicas precisas.
As pessoas de um modo geral gostam das minhas escolhas. Já comprei usados (usadas) muito bons, tanto para mim quanto para outros que solicitaram ajuda.
Veja, primeiramente sou muito observador e detalhista. Acredito que é no detalhe que os reparos de acidentes falham.
Sempre busque dar uma "namorada" no modelo que pretende comprar. Explico, quando encontrar uma aproveite para olhar bem a moto.
Vários ângulos, se agache ao lado, veja tudo de muito perto. Fixações de fios/chicotes, etiquetas, pedaleiras, discos, pneus (marca/dot), pequenos detalhes. São esses "pequenos" detalhes que te alertarão que algo fora mexido ou alterado, te direcionando a observação na busca de mais.
A percepção precisa das cores acabam te chamando atenção se algo foi repintado.
Vamos às explicações:
PNEUS:
- DOT tem a semana/ano de fabricação do pneu. Se a moto for com baixa km, em que espera-se um jogo original (de 8 a 15 mil km de duração). DIFÍCIL engolir aquela explicação que trocou pois tinha mais de 5 anos...
- A M695 vem com Bridgestone BATLAX BT56 originalmente 160/60R e 120/60F. O pneu 160 traseiro não existe no BR. Verifique também se os desgastes dos pneus são compatíveis com a quilometragem.
- se não forem os originais verifique se ambos são da mesma marca e modelo. (quem não paga por pneu, não paga pela boa manutenção também).
- pneus já na marca de desgaste podem dificultar o emplacamento, exigindo troca imediata;
DISCOS DE FREIO:
- indicam facilmente uma quilometragem muito alterada. Nenhum veículo com 10 - 15 mil km terão desgates acentuados nos discos (ficam com um degrau próximo à borda), se tiverem, provavelmente o hodômetro foi alterado.
MOTOR:
- É o item mais difícil de se avaliar na minha opinião.
- Primeiro, esteja familiarizado com o som da moto... novamente, ouça a moto ao lado, por trás, do outro lado. Com embreagem solta, com embreagem acionada, em neutro, engatada.
- veja se não solta fumaça.
- ouça o som em rotação média e constante (4000 rpm e segura), detecta fácil folgas em bielas, girabrequim.
- veja se não há vazamentos de óleo.
- observe os parafusos das tampas, procure marcas. Pedaleiras e pedais de freio também, pois devem ser removidos para abrir as tampas.
- faça um test-drive, sinta o câmbio (maciez, precisão, comportamento da embreagem), ciclistica (mesmo em baixa velocidade freie forte para sentir o comportamento da moto), atente se todos os instrumentos do painel estão ok e marcando.
- escapamentos esportivos barulhentos podem ser problema para emplacar;
- verifique se estava utilizando óleo sintético. Pergunte pelo óleo que está usando e não se está usando sintético. Se estiver usando mineral, FUJA!
QUADRO/MESA:
- verifique se não sinais de ter sido repintado/retocado.
- olhe os tubos em busca de ondulações (indicam que amassaram/desamassaram).
- veja se a mesa está sem sinais ou alterações injustificáveis (mudança de cor por exemplo).
- desgaste do cromo das bengalas, vazamentos
- estado das canelas, brilho, riscos, sinais de que foram mexidas.
ESTADO GERAL:
- Verifique o estado geral da moto. Limpeza, lubrificação, pequenas alterações.
- Pequenas "customizações" podem indicar acidente ou má manutenção. Trocou manete? Retrovisor? ou até Guidão?... ALERTA!
Pergunte sobre o que foi feito, converse e questione se possui as peças originais caso deseje desfazer. Caso não tenha as peças ALERTA! Há peças difíceis de vender, guidão, escapes, pedaleiras e retrovisor por exemplo.
- Capacidade econômica de possuir o bem... é... é bem isso, descobrir se o cara tem $$ para ter aquilo. Converse sobre a manutenção, sobre custo e ouça o que se diz. Jogue um verde do tipo "só para ter idéia, pois já tenho certeza que a manutenção e peças não são baratas, me falaram que um filtro de óleo sai R$ 80. Já sei que tudo é meio caro".
Espere o que diz.
Explicações do tipo: troquei os piscas pois quebrei uma lente, e comprei 4 piscas mais baratos que uma lente original... xiiiiii... Não tem dinheiro nem pra trocar óleo! CORRA!
- Observe as pedaleiras e pinturas do motor. Se muito desgastadas pode indicar também um hodômetro alterado.
- veja o manual, se foram feitas revisões, as quilometragens e compare com a atual. As vezes não são muito compatíveis, o cara em 6 meses rodou 12.000km e depois de mais 4 anos a moto está com 15.000. Estranho.
- porcas e parafusos estragados, amassados.
É assim, simples rsrsrsrsrsrsr que escolho o que vou ou não comprar.
Quanto ao seguro, 44 anos, mais de 20 habilitado, Curitiba, uso em lazer, até 10mil km/ano, custo aprox. R$ 2.100,00 (R$ 3.300 franquia) pela Porto Seguros.
Abraços