ABS eh otimo, mas tem que ser desligavel.
O sistemas de ABS nao reconhecem piso com ondulacao, aumentando os espcaos de frenagem, porque ele entende que voce perdeu aderencia.
Na trilha, eh completamente inutil.
Antes de tudo voce tem que aprender a modular o freio.
Carros de 10 anos atras tem o ABS muito ruim, exige muito treino. Aquela historia de frear e desviar, exige muita experiencia.
Mas se o piso esta molhado e nao existe ondulacao, o ABS eh imbativel.
transalp escreveu: ABS eh otimo, mas tem que ser desligavel.
O sistemas de ABS nao reconhecem piso com ondulacao, aumentando os espcaos de frenagem, porque ele entende que voce perdeu aderencia.
Na trilha, eh completamente inutil.
Antes de tudo voce tem que aprender a modular o freio.
Carros de 10 anos atras tem o ABS muito ruim, exige muito treino. Aquela historia de frear e desviar, exige muita experiencia.
Mas se o piso esta molhado e nao existe ondulacao, o ABS eh imbativel.
Por isso que falei que poderia ser oferecido o sistema "rústico" das chinesas pelo menos como opcional barato, tipo uns 200 reais de diferença pelo sistema. Mas o fato é que não é oferecido nem como opcional.
E moto de trilha, tem as específicas, normalmente existe as de trilhas leves como broz e xtz. E o sistema é inteligente, ele só atua quando é pressionado a força máxima no freio, e não em qualquer situação. portanto, na trilha por exemplo, só aparecia a função se apertasse todo manete. E claro, quem pratica trilha, faz modificações, e se o abs atrapalha, basta remover.
Mas deveria ser item obrigatório, o famigerado freio à disco!
Apache Reloaded. Segunda Apache e 9 mil km rodados. Tudo ok. Cor PRETA
Dafra NEXT 250 Vermelha - 0 km e rodando....