A honda se precipitou??

16 Jan 2009 16:21 - 19 Set 2013 15:21 #1 por rodrigoalves10
Montadoras alegam prejuízo e Ibama estende licenças para motos mais poluentes

Da Infomoto







Divulgação



Paes, da Abraciclo: "O ideal seria adiar o Promot 3"
A crise financeira não afetou apenas o crédito aos consumidores e as instituições bancárias. Os respingos atingem agora o meio ambiente. Em 1º de janeiro deste ano entrou em vigor a terceira fase do Programa de Controle da Poluição do Ar por Motociclos e Veículos Similares, que ficou conhecido pela sigla Promot 3. O conjunto de normas estabelece maior rigor quanto aos níveis de emissão de poluentes por motocicletas. Mas em função da queda nas vendas de motocicletas no quarto trimestre de 2008, as fabricantes e montadoras do setor de duas rodas solicitaram ao Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis), através de sua associação, um adiamento do Promot 3. E, de certa forma, foram atendidas.

"Deixou-se de produzir muitas motos no final do ano passado. O ideal seria adiar a entrada em vigor do Promot 3", declarou Moacyr Alberto Paes, diretor-executivo da Abraciclo, a associação dos fabricantes.




HONDA x YAMAHAO Ibama não chegou a protelar a medida recentemente implantada, mas atendeu à entidade e aos fabricantes estendendo a validade da Licença para Uso da Configuração do Veículo ou Motor (LCVM) e da Licença para Uso da Configuração de Ciclomotores, Motociclos e Similares (LCM), de 2008, até 31 de março de 2009. A extensão permite que sejam fabricadas ou importadas motocicletas que ainda não atendem ao Promot 3.
NÃO HÁ PIZZA, DIZ ÓRGÃO
O Ibama, ainda assim, alerta que o Promot 3 segue em vigor. Por e-mail a assessoria de comunicação do instituto declarou: "não houve adiamento da entrada em vigor da nova fase do Promot/Proconve (o Proconve é a extensão da nova regra de emissão para todos os veículos automotores). O que houve foi uma extensão da validade das LCVMs/LCMs de 2008, até 31 de março de 2009, permitindo assim a produção/importação de veículos que estavam planejadas para 2008 e não foram executadas em função da crise financeira. Esse volume tem de ser informado ao Ibama até 15 de janeiro".

Ou seja, as fábricas teriam de fazer um levantamento do que não foi produzido no quarto trimestre de 2008 em função da queda nas vendas e informar ao Ibama até esta quinta-feira, 15 de janeiro.

Vale lembrar que em outubro de 2008, Honda e Yamaha concederam férias coletivas aos funcionários em função da crise. No período, a Honda deixou de produzir 40 mil unidades e a Yamaha, cerca de 24 mil.

NA PRÁTICA, OUTRA TEORIA
Apesar de o Ibama declarar que o Promot 3 está valendo desde o dia 1º, na prática as montadoras poderão fabricar ou importar motos que não atendem à nova regra até março deste ano. "Mas não poderá ser aproveitado todo o estoque de componentes excedentes para produção. O Ibama vai analisar cada caso individualmente", lamentou Moacyr Paes, da Abraciclo.

Questionado sobre o volume, o coordenador de controle de resíduos e emissões do Ibama, Paulo César de Macedo, respondeu: "Na verdade, não existe uma preocupação nossa quanto ao volume, pois acreditamos não ser nada significativo em relação ao total produzido e importado em 2008. Não existem critérios pré-definidos".

Ainda de acordo com Macedo, "cada empresa que venha pleitear ser alcançada por esta determinação, deve demonstrar ao Ibama que tal volume deixou de ser produzido ou importado no quarto trimestre de 2008, única e exclusivamente em função da crise financeira que atingiu o setor".

GRANDES MONTADORAS DIVERGEM
Em resposta à extensão da validade das licenças, a Yamaha anunciou que tentará minimizar o prejuízo do quarto trimestre de 2008. A segunda maior fabricante de motos do país vai aproveitar a extensão das licenças para fabricar neste ano as motos que deixou de produzir no final do ano passado e que ainda não atendem ao Promot 3.

A Yamaha informou ao Ibama o volume de unidades e quais modelos em conformidade com a regra anterior, mas não com a atual, ainda pretende produzir e aguarda a aprovação. A empresa, no entanto, não quis revelar à imprensa os detalhes.

Por outro lado, a Honda afirmou que não produzirá motos que não atendam ao Promot 3 em 2009. A empresa, líder de mercado, informou que "tem como princípio planejar sua produção com antecedência, com base na projeção de vendas. Além disso, nosso sistema "just-in-time" permite produzir dentro de uma programação com um mínimo de estoque".

A empresa alega que atingiu sua meta de produção de motocicletas em conformidade com Promot 2, o conjunto de normas antigo, dentro do ano de 2008, o que foi suficiente para atender à demanda do mercado até a chegada dos modelos em conformidade com o Promot 3 -- caso da Honda Biz 125, CG 150 Titan, Pop 100 e Fan 125, carros-chefe da marca que já atendem à nova lei de emissão.


Precisaria mesmo ter tirado a tw de linha e colocar no rab. de quem tem se ela poderia ainda ser fabricada???

E outra quem deu $$$ para o ibama abrir esta brecha?? pelo texto quem saiu ganhando foi a yamaha.

E este pais ainda quer ser levado a serio. lisarb não tem nada serio por isto e oque é.

sundown faliu?? não quero saber

CG 150 titan MIX "alcoolatra"/ sundown WEB



Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

17 Jan 2009 23:52 #2 por transalp
Respondido por transalp no tópico A honda se precipitou??
Acho que desta vez a Honda agiu corretamente.
Ja se sabia do Promot 3 ha tempos, portanto, questao de programacao fabril, nao tem conversa.
E outra, nao colocou no rabo de ninguem tirando a Twister.
O produto precisava de uma alteracao abrangente, e vao aproveitar e lancar uma nova geracao das 250, uma reinvindicacao por parte dos proprios fas da marca.
Por isso que se fala que o consumidor nao pode ficar so no papo de concessioanaria, tem que se informar por todas as midias disponiveis a respeito de mudancas.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

18 Jan 2009 06:37 #3 por Gberlim
Respondido por Gberlim no tópico A honda se precipitou??

transalp escreveu: Acho que desta vez a Honda agiu corretamente.
Ja se sabia do Promot 3 ha tempos, portanto, questao de programacao fabril, nao tem conversa.
E outra, nao colocou no rabo de ninguem tirando a Twister.
O produto precisava de uma alteracao abrangente, e vao aproveitar e lancar uma nova geracao das 250, uma reinvindicacao por parte dos proprios fas da marca.
Por isso que se fala que o consumidor nao pode ficar so no papo de concessioanaria, tem que se informar por todas as midias disponiveis a respeito de mudancas.



Concordo com o Transalp, e digo mais.. se a honda continuasse a produzir a TW, em março ela sairia de linha do mesmo jeito!


a Yamaha que deveria ter se programado melhor e se preparado para o promot 3 assim como a honda fez!

XT 225 Preta 97

Gustavo Berlim

Londrina - PR



NÃO COMPREM PEÇAS ROUBADAS!

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

18 Jan 2009 12:12 #4 por gargamel
Respondido por gargamel no tópico A honda se precipitou??
lembrando que a yamaha é uma multinacional atuante em varias areas da economia mundial, entao dinheiro nao era o problema.

MOBILETE> JOG50> RD125> RD135> TITAN2000> YBR00> YBR07

atual: CG 150 MIX KS

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

18 Jan 2009 14:28 #5 por Original_40
Respondido por Original_40 no tópico A honda se precipitou??
Tem umas que eu vou te falar... parecem..2!

Dizer que a Yamaha tem que se programar melhor. Só pode ser piada. .

Perguntinha para o "universitários":
-Qual é a montadora que SEMPRE inova? Yamaha.
-Quem sempre paga o preço de trazer coisas novas para o mercado de analfabetos motociclísticos do Brasil e ainda tem que escutar: "Pô esta I.E,. vai dar páu e para arrumar.. deve ser uma fortuna.! ".

Velhos...me poupem.!

A Honda trouxe também a novidade simplesmente porque esta vendo parte de sua liderança se esvaindo, só isso.
O dia que ela quiser colocar moto com maiores refinamentos para deixar a concorrência para trás, ela simplesmente o fará.!

Resta apenas o povo saber comprar a moto porque ela é boa, não porque é "Honda... é Honda!".

Do me a favour...

A personalidade pode abrir portas, mas somente o caráter consegue mantê-las abertas. (Elmer G. Letterman) ***



Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

18 Jan 2009 16:28 #6 por Gberlim
Respondido por Gberlim no tópico A honda se precipitou??
desculpa ae Original.. dessa vez a Yamaha pisou na bola mesmo!


eles vão poder produzir motos 09/09 sem modificações nenhuma e quando chegar março eles vão ter estoque pra vender até junho, aí sim eles vão lançar novos modelos já 2010!


posso estar enganado (tomara), mas eles se "aproveitaram" dessa brecha!

XT 225 Preta 97

Gustavo Berlim

Londrina - PR



NÃO COMPREM PEÇAS ROUBADAS!

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

18 Jan 2009 17:19 #7 por Original_40
Respondido por Original_40 no tópico A honda se precipitou??
Gberlim,

Trabalhei em montadora, sei o que eles estão dizendo e que a mídia colocou no ar para fazer jabá.
A Yamaha esta com mais peças de estoque que a Honda e portanto, quer produzir as motos que não conseguiu vender no ano passado devido a recessão do mercado.
A Honda tem como princípio colocar para seus concessionários uma cota mínima de venda e se o concessionário não conseguiu vender... ele que se f*da, pois no mês seguinte... vão a mesmas quantidades de motos.
Não tô fazendo campanha para esta ou aquela até porque na Yamaha não deve ser muito diferente.

O que vale é que na mente do Japoneis o que vale é lucro. Só isso.

Então você acha que eles iriam engolir todo o programa de peças que chegou de fora? Nem a Honda, nem a Suzuki e nem ninguém. O que fizeram foi arrumar um jeito de "acochambrar" a lei e pedir prorrogação.

Se acho certo? Claro que NÃO.

Mas no Brasil...tudo poooooooooodddeeee!

A personalidade pode abrir portas, mas somente o caráter consegue mantê-las abertas. (Elmer G. Letterman) ***



Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

18 Jan 2009 18:48 #8 por rodrigoalves10
Respondido por rodrigoalves10 no tópico A honda se precipitou??

Original_40 escreveu: Tem umas que eu vou te falar... parecem..2!

Dizer que a Yamaha tem que se programar melhor.

Só pode ser piada. .

Perguntinha para o "universitários":
-Qual é a montadora que SEMPRE inova? Yamaha.
-Quem sempre paga o preço de trazer coisas novas para o mercado de analfabetos motociclísticos do Brasil e ainda tem que escutar: "Pô esta I.E,. vai dar páu e para arrumar.. deve ser uma fortuna.! ".

Velhos...me poupem.!

A Honda trouxe também a novidade simplesmente porque esta vendo parte de sua liderança se esvaindo, só isso.
O dia que ela quiser colocar moto com maiores refinamentos para deixar a concorrência para trás, ela simplesmente o fará.!

Resta apenas o povo saber comprar a moto porque ela é boa, não porque é "Honda... é Honda!".

Do me a favour...



tbm acho tem pessoas que são viciadas por esta marca e não trocam nem por um bmw ktm ou coisas assim porq Honda é Honda uma das estrategias mais idiotas que ja vi em um comercial. e escuto isto até hoje sobre a I.E. da linha yamaha que vai da pau e vou ficar com o bolso furado para arrumar vamos ver com as novas honda I.E. oque vão falar???


mais acho que a yamaha pisou na bola porq se eles tivessem com tantas peças assim em estoque porq não produziram no mes de outubro em vez de dar ferias coletivas??? e ai lança um modelo ja 08/09, porq na fazer e lander so vai uma sonda e mais um catalizador e mais nada de mudanças para atender a lei(coisa que a para exportação ja tem, então eles ja tem as peças em estoque) e com isto ja estariam prontos para a promot3 e não iriam abrir esta brecha na lei.
rodrigoalves1039831,868275463

sundown faliu?? não quero saber

CG 150 titan MIX "alcoolatra"/ sundown WEB



Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

18 Jan 2009 18:50 #9 por transalp
Respondido por transalp no tópico A honda se precipitou??
Concordo Original, mas a Yamaha vir com desculpinha de crise, ja virou cliche nao?
Eles sabiam do Promot 3, sabiam que teriam que atualizar a linha e tals...
Alias, que motos eles ainda tinham em estoque que ano que vem nao sera vendida.
A alteracao para o Promot nao influi em alteracoes significativas, somente na emissao de poluentes...

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

18 Jan 2009 20:17 #10 por Gberlim
Respondido por Gberlim no tópico A honda se precipitou??
por isso que disse que a yamaha pisou na bola..


a não ser que eles estejam planejando surpresas.. aí justificaria esgotar estoques de peças 2008!


será?!

XT 225 Preta 97

Gustavo Berlim

Londrina - PR



NÃO COMPREM PEÇAS ROUBADAS!

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

18 Jan 2009 21:00 #11 por transalp
Respondido por transalp no tópico A honda se precipitou??

Gberlim escreveu: por isso que disse que a yamaha pisou na bola..


a não ser que eles estejam planejando surpresas.. aí justificaria esgotar estoques de peças 2008!


será?!

Tambem acho que ela vira com coisa nova, senao nao estaria preocupada em desovar motos 2008 ate 2009...

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

19 Jan 2009 06:24 #12 por gargamel
Respondido por gargamel no tópico A honda se precipitou??
coitadinha da yamaha né gente oh dó.
faltou planejamento sim, o promot 3 já estava previsto a mais de 5 anos. a yamaha tem mentalidade de montadora pequena, parece satisfeita com a parcela de mercado que tem. 8 anos oferecendo o mesmo produto, no caso a ybr.

MOBILETE> JOG50> RD125> RD135> TITAN2000> YBR00> YBR07

atual: CG 150 MIX KS

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

19 Jan 2009 06:49 #13 por Original_40
Respondido por Original_40 no tópico A honda se precipitou??
He,he... num forum de Twisteiros... que mais esperar?

Então... aguarde 20 de Março para verem o que a Yamaha vai colocar no mercado. (Estou falando das 250cc.)

Depois vcs. me falam se ela fez certo em desovar as motos 2008/08.

A personalidade pode abrir portas, mas somente o caráter consegue mantê-las abertas. (Elmer G. Letterman) ***



Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

19 Jan 2009 08:11 #14 por alukiller
Respondido por alukiller no tópico A honda se precipitou??
ahh to cansado disso tudo lol
no final das contas as hondas sempre correm mais, vibram mais, fazem mais barulho, são mais desconfortáveis... enfim, sempre são mais...

Mas para mim menos é mais lol
entao fico de yamaha até o fim lol xD

mas voltando ao assunto, tudo é questão de estratégia, TW, Tornado e Falcon, já vão tarde, mesma coisa da YBR, era merecida a reestilização.

qto as peças e produtos, é administraçao de cada uma. A honda tem produtos mais antigos no mercado do que a Yamaha (vide CG qto tempo tem de mercado mesmo???), por isso tinha de trocar de produtos, então se antecipou, pois a concorrencia tá aí, cada vez mais ganhando clientes insatisfeitos da honda. E realmente estou curioso para ver oque os Xiitas vão falar da IE da honda.

[]'s e se cuidem, pois a bandidagem tá solta O.o

XTZ 150 ED CROSSER 2015
YBR ED 2007

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

19 Jan 2009 10:18 #15 por gargamel
Respondido por gargamel no tópico A honda se precipitou??
porque que quando alguem critica a yamaha logo é chamado de hondeiro, twisteiro, mentalidade pequena viu. parece complexo de inferioridade. nenhum produto ou empresa é 100% vao ter pontos negativos e positivos. ja tive varias yamahas e varias hondas, tenho planos de trocar minha ybr por uma fazer, depois GS500. compro moto tentando juntar a razao com a emoçao.

MOBILETE> JOG50> RD125> RD135> TITAN2000> YBR00> YBR07

atual: CG 150 MIX KS

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Tempo para a criação da página:0.196 segundos