pipoco é sinal de mistura ainda com excesso (me corrigam os mestres aqui se eu estiver errado).
e a sujeira pode ser sujeira no tanque ou mesmo gasolina ruim. tá muito cheio o tanque? se estiver meio vazio vc pode jogar a gasosa fora e completar de novo.
Mauricio, o Mala.
Fã de teorias absurdas.
O brasil não vai pra frente porque cada brasileiro puxa ele pra um lado diferente (o seu!)
O brasil é o país da piada pronta: aqui VOCÊ é o palhaço!
o tanque tem pouco mais que a metade.. mas to achando muito estranho essa sujeira... acho que só esvaziando o tanque mesmo, para limpar.. e trocar de posto.. se for gasolina mesmo..
agora a noite, com o motor frio, fui ligar, e ela não ligou sem afogador.. nunca tinha utilizado antes.. será que o 1mm a menos de gasolina no carbura é o responsável por isso??
mas ela ligou, em 10 segundos a rotação tava nos 3000.. fechei metade do afogador e não morreu.. morreu quando acelerei..
abri mais 1/4 de volta no parafuso da mistura.. parece que o motor ficou mais estável.. mas tá certo essas 3 1/2 voltas?
dá uma força ae pessoal.. não sei mais o que fazer..
há outros tantos tópicos em que eu estou atrasado demais.
Bom, a "fuligem" que aparece na cuba, pelo que percebo vem dos tanques dos postos de gasolina. Minha Yes tem mais de 2 anos de uso e quase 55 mil km, e ainda encontro essa poeira quando limpo o carburador dela (na minha Intruder também). Então descarto a possibilidade de alguma coisa, ainda, no tanque da moto. Eu uso sempre aditivada, e 95% dos abastecimentos são no mesmo posto. E ela especificamente pode estar criando um pouco de restrição no circuito da baixa, que é o envolvido na marcha-lenta e até 1/3 de acelerador aproximadamente. Bem provavelmente essa é a razão para vc ter chegado a 3 1/2 voltas, o que não é anormal, não, mas faz o consumo aumentar um pouco quando o carburador está livre de problemas.
Como vc citou um pouco de pipocos, em desaceleração eles acontecem devido a mistura pobre na saída do parafuso de mistura da lenta. Então, provavelmente há alguma obstrução no circuito da baixa, que não foi limpa... sobre isso, recomendo que quando fizerem limpeza nos carburadores, depois de usar a própria gasolina para isso, jateiem com água, procurando atingir os furos dos circuitos (retirando os giclês do lugar), e depois passando ar comprimido em todo o carburador (inclusive para tirar/secar toda a água).
Agora, quanto ao motor morrer ao reacelerar abrindo muito o acelerador, isso sempre acontecerá com esses carburadores... eles simplesmente "afogam" o motor (principalmente nessa configuração da caixa do filtro de ar e tubo condutor).
O nível da gasolina em 6 mm apenas ajudará um pouco no consumo em uso urbano... e o uso do afogador é o que se espera de um motor devidamente acertado. A obstrução no circuito da baixa (se ela realmente está acontecendo), prejudica realmente a partida do motor, tanto frio quanto aquecido.
já retirei o carburador novamente e vou fazer uma limpeza mais bem feita..
acertei o nível da bóia, agora está em 5mm..
vou regular tudo e depois posto os resultados..
como devo deixar a agulha agora que acertei o nível do combustível na cuba em 5mm? na posição original?
outra pergunta.. o parafuso da lenta.. tem um padrão de abertura?
t+
edit.
retirei até os parafusos da mistura e lenta.. o da lenta saiu com uma mola, arruela, anel de vedação (nessa ordem)
a da mistura saiu só o parafuso, retirei a mola, e a arruela e anel de vedação saíram depois.. não sei em que ordem estava.. e agora??
Como havia dito, fiz uma limpeza mais profunda no carburador.. teirei os giclês e havia sujeira no giclê da alta.. lavei, passei jato de ar, montei, e instalei na moto..
Regulei o parafuso da mistura, e desta vez ficou em 2 3/4 voltas. Regulei a lenta em 1500rpm..
A agulha ficou como no tutorial, com a trava no ponto mais alto da agulha e arruela entre a trava e o calço plástico..
Fui medir o nível de combustível na cuba do carbura, e está em 6 mm, eu havia tentado voltar para 5 mm mas não consegui..
Pelo que percebi, o nível veio de fábrica em 7 mm abaixo da junção da cuba..
JD, vc acha vantajoso alterar o nível de combustível para 5 mm? o que pode acontecer com o nível mais baixo do que o padrão?
não sei se influencia, mas vou andar uns 70% do tempo na cidade e sozinho.. de fim de semana talvez uma estrada..
bom, deixe dizer que experimentei o meu carburador VM22 com o nível acertado para os 5 mm, e não gostei!... rodei apenas um dia com ele assim, e voltei para quase 6 mm (6 mm era o que eu usava quando tinha esse carburador na minha Yes antes de instalar o BS26).
Esse acerto provavelmente será o melhor para o uso que vc pretende.
O nível mais baixo do que o fabricante do carburador recomenda, faz a gasolina ter uma pulverização mais fina (gotículas menores) na saída da alta (onde está a agulha do pistonete). Isso, de certa forma, otimiza a mistura, principalmente num sistema atrapalhado como esse das Suzuki 125. Mas isso até certo ponto. A tolerância indicada pelo fabricantes normalmente é coisa de 0,5 mm para mais ou para menos... alguns chegam a 1 mm, igualmente.
bom, hoje eu editei a mensagem inicial deste tópico, colocando link para outros dois tópicos relacionados ao macete. São os tópicos "Para que serve o macete do tubo", e "Revisitando o tubo da Yes/Intruder", que creio que a maioria já tenha lido.
Isto é apenas para facilitar quem ler este tópico pela primeira vez, ok?
fiquei um tempo afastado, mas vim postar os resultados das regulagens que fiz..
a última vez que mexi no carburador, regulei o nível da bóia em 5mm, a mistura ficou em 2 3/4 voltas e afastei o tubo, além de uma limpeza completa e o corte no restritor.
como havia dito antes, não era necessário acionar o afogador para ligar a moto, e agora é.. mas aciono o afogador e ela pega na primeira, mesmo em dias frios..
a moto ficou muito mais econômica.. ainda não medi, mas enchi percebi que o nível de gasolina no tanque demora pra baixar..
o motor não falha e as rpm estão bem estáveis. a moto parace que está mais macia e um pouco mais forte.
eu rodo bem pouco por dia, cerca de 30 minutos.. ainda não peguei estrada.
a moto ficou 7 dias parada e depois ligou normalmente.
o que eu achei estranho é que quando passo por alguma rua muito irregular, acelerando, quando os amortecedores trazeiros são acionados, ouço um barulho tipo um tossido, que não consegui identificar de onde vem, e estou desconfiado de que seja do carburador..
Alexandre, poderia ser a suspensão dianteira?... a minha faz um "zinf", ou qualquer coisa assim... dá a impressão de ser os guarda-pó, ou mesmo o ruído normal do óleo fluindo no amortecedor, lá dentro...
A Yes não faz isso, mas minha Intruder faz.
Se fosse alguma coisa com o carburador, provavelmente vc notaria alguma falha... acontece alguma coisa assim?