Tenho uma Falcon 2006 (carburada, lógico), e optei por ela justamente porque queria algo a mais que 250cc, e estava disposto a comprar uma moto usada (tive duas motos antes que comprei usadas e nunca tive problemas.. é só escolher com muita paciência, sem pressa). Comprei a minha com 9 mil km, toda original (pneus, relação, vela, bateria, etc), agora está com 25 mil km. Seguem abaixo as minhas impressões após 2 anos de uso:
- A Falcon é tipo "todo terreno" e encara estradas de terra, buraqueira, areia, pista molhada, etc.
- Pode ser comparada à Lander, XRE, Tenerezinha, Tornado, bem como à motos maiores como XT600, 660, DR600, etc.
- A NX4 é uma moto ótima para percorrer longas distâncias com conforto, sem pressa (velocidade de cruzeiro é 110km/h).
- A posição de pilotagem deixa o piloto com disposição para rodar até secar o tanque (a autonomia é de 300km com um tanque, que tem capacidade de 15litros, depois de uns 280km é melhor parar no primeiro posto, para não ter pane seca hahaha)
- Se vai rodar por trechos com mais de 300 km sem postos para abastecer pode ser adaptados tanques plásticos de até 24 litros, à venda em muitos sites.
- A Falcon não é uma esportiva ou naked ou similar! não adianta querer rodar acima de 150km com uma Falcon original que não vai (até se atinge 150, 160km, mas a perda de estabilidade é grande, e o consumo maior ainda).
- A velocidade de cruzeiro dela é 110km/h, sobrando fôlego para ultrapassagens, tanto em subidas, engarupado, com báu, etc (o grande diferencial da Falcon contra as motos 250cc é seu torque, perdendo só para motos maiores, claro)
- O consumo médio dela é 22km/l, andando até 110km/h (rodando junto com uma Titan já fiz mais de 25km/h.. numa média de 80km/h) (mas já fiz tb 15km/l, rodando acima de 130km/h, com vento contra.. tudo depende da mão do piloto).
- Quando desligada, o óleo do motor se deposita em num reservatório, do lado direito do tanque. De forma que sempre que precisar usar a Falcon, e ela estiver a mais de 4 ou 5 horas desligada, é preciso acionar o afogador para ligá-la e esperar uns 2 minutos para o óleo rodar pelo motor e esquentar um pouco (isso é regra, é completamente normal, se não fizer isto começam aparecer problemas de mecânica).
- O custo de manutenção da Falcon condiz com o seu tamanho: não é uma 150cc, também não é uma 250cc, mas também não é um 600cc ou 660cc (conseguem compreender o raciocínio lógico? rsrsrsrs)
- Precisa trocar a bateria 1 vez por ano (coisa normal).
- Pneu traseiro (original pirelli) durou 15 mil km
- Pneu dianteiro (original pirelli) durou 20 mil km)
- O valor de mercado já estabilizou depois que parou a produção nacional, sendo que o mercado vende e troca fácil as usadas, sem grande desvalorização (agora com o lançamento da Falcon i.E é melhor esperar para ver se as usadas vão ser valorizadas ou não).
- No verão o calor do motor incomoda a perna direita do piloto (quando se está de bermuda, o que não é aconselhável usar ao pilotas uma moto, certo?).
- É ótima para encarar uma estrada de terra, brita, areia, etc... mas não queira entrar na lama com a Falcon: é uma moto pesada e alta, não foi feita pra isso (se quer encarar lama compre uma Lander ou Tornado).
A moto no geral é um excelente custo benefício (com 15 mil reais dá pra uma Falcon com baixíssima km, dois conjuntos de capacetes, botas, luvas e roupas de cordura de boa qualidade, e ainda sobre dinheiro para equipar a moto com bauleto, pedaleiras, mata-cachorro, alforges e pegar estrada).
Na cidade é muito ágil, e uma das motos mais eficientes para transpor o trânsito, ruas alagadas, obstáculos, aclives, etc.. até mais eficiente do que motos de maior CC como a Versys, XTs, etc. Na estrada é uma boa pedida para um casal, que leva muita tralha e prima pelo conforto ao invés da velocidade, mas tem grana para comprar uma GS ou XT.
Eu recomendo!
Prós
Conforto, dirigibilidade, posição de pilotagem e torque: ótima combinação tanto para encarar longos trechos de estrada quanto para o dia-a-dia na cidade;
Durabilidade, confiabilidade, mecânica simples e facilidade de encontrar peças de reposição originais e paralelas (é honda né);
Sobra potência para trânsito urbano; o motor responde rápido ao acelerador.
Contras
Consumo relativamente alto para uma 400cc (média de 22 km/l rodando à 110km/h, acima dessa velocidade o consumo vai aumentando...);
Vibração e perca de estabilidade acima de 130km/h (não é uma moto feita pra correr né);
Painel analógico (que com alguns reais investidos pode ser trocado por um painel digital de tornado e tá superado o "contra").
Viajei muito com esta moto carregado e garupado, moto muito macia , confortável nota mil, faz muita curva ,mesmo com pneus originais por isso passa confiança, a suspensão com uma regulagem fica dez, só falta autonomia que com 200 a 230 km é bom parar pois ela não passa de 300km e um pouco de velocidade final , cruzeiro com ela carregada vai 110 ,120 km,qualquer passeio de qualquer terreno ela vai bem , essa depois de possuir mais de 20 motos vai deixar saudades!!!!
Eu recomendo!
Prós
Muitos prós, Economia, conforto, confiável,bonita(exceto o farol),encara todo terreno-ciclística, câmbio preciso,marcador de combustível funcional
Contras
Suspensão em geral cede com peso, autonomia , embreagem patina precocemente
Tive uma Falcon 2000 por 02 anos e nunca tive problemas com ela. Fui a Machu Picchu e voltei sem nada a reclamar. Adquiri ano passado uma Falcon Injetada e náo tive muitas alegrias com ela. O motor perdeu vivacidade embora pouca coisa mais econômico. Na revisão dos 3.000 km deixaram faltar um litro de óleo e o motor fundiu. A garantia não cobriu. Agora com 8.000 km queimou a bomba de gasolina. Prejuízo de R$ 950,00 pois a garantia venceu. Aliás leiam bem o manual pois tudo não pode com ela. Nem gasolina aditivada e tem q olhar o óleo todo dia. Uma moto que parou no tempo e a Honda sabe disso, pois preparou bem o manual do proprietário para jogar toda a responsabilidade para o proprietário.
Não recomendo.
Prós
Posição de dirigir.
Contras
Projeto antiguado, fragilidade do conjunto, baixa potência, alto consumo.
Foi a minha primeira moto, atendeu a todas as minhas expectativas e foram 12000km rodados praticamente em viagens somente, com certeza um ícone das motocicletas, uma pena a Honda ter mantido sua política de assaltar descaradamente o consumidor brasileiro e cobrar 19k numa motocicleta dese tipo, em outros mercados isso seria considerado uma piada, mas como dizem alguns Honda e Honda....
Eu recomendo!
Prós
Confortável, custo de manutenção baixa, facilidade na aquisição de peças, seguro barato, encara qualquer terreno.
Contras
Consumo elevado ( modelo carburado ), alta vibração e pouca proteção aerodinâmica em velocidades acima dos 130km/h.
Mesmo com os prós e contras, sou mais uma Falcon usada do que uma XRE nova.
Eu recomendo!
Prós
Tenho uma Falcon desde seu lançamento em 1999 e ela está com cerca de 115.000 Kms; Concordo com praticamente tudo o que foi dito pelo nosso companheiro e acrescento o fator suspensão. Usei a Falcon carburada por cerca de 10 anos em viagens curtas e longas e por todo tipo de terreno sem passar por nenhuma dor de cabeça. Hoje tenho uma XL 1000V Varadero que uso para minhas viagens maiores e posso atestar que nunca houve uma moto com uma suspensão tão bem dimensionada quanto a Falcon. Ela mantem alto nível de conforto mesmo com garupa e bagagem. Lamento o fato de a nova Falcon ter perdido potencia em benefício da PROMOT 3, pois neste caso, pioraram exatamente o que todos os donos de Falcon sempre reclamaram que é justamente a falta de potencia para uma viagem mais rápida. Assim sendo, manterei a minha velha guereira ainda por muito tempo, já que ela é mais potente que a nova. Vejamos agora como se comporta a "nova" Falcon com relação ao consumo. Com a relação alterada já andei por muitas vezes acima de 170 Km/h mas a vibração incomoda e assusta devido ao pouco peso para esta velocidade.
Contras
Velocidade final limitada, já que o motor mostra que ainda tem fôlego mas não consegue desempenho.
Alto consumo se comparada a NC700X que se afirma fazer acima de 25 Km/l