NX-400i FALCON

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NX-400i FALCON

Marca

Fabricante
Honda

Descrição

Visão Geral
Lançada em setembro de 1999, em substituição à NX 350 Sahara, a NX4 Falcon teve poucas alterações ao longo de sua fabricação.

Possui motor monocilíndrico de quatro tempos derivado da XR 400 de enduro, com quatro válvulas e comando simples no cabeçote (OHC). A potência máxima declarada é de 30,6 cv (22,82 kW) a 6.500 rpm, enquanto o torque máximo declarado é de 3,51 kgfm (34,41 Nm) a 6.000 rpm. Utiliza um chassi do tipo berço semiduplo, que ancora suspensão dianteira de longo curso (220 mm) e da traseira Pro-Link (195 mm de curso). Conta com freio a disco em ambas as rodas, sendo um disco de 256 mm na dianteira com pinça de duplo pistão, e disco de 220 mm e pistão simples na traseira.

É equipada com câmbio de cinco velocidades e partida elétrica, sendo sua transmissão final feita por corrente. Possui rodas 21" na dianteira e 17" na traseira, calçadas com pneus Pirelli MT-60 de uso misto.

Seu peso a seco é de aproximadamente 151 kg. Conta com tanque de combustível com capacidade para 15,0 litros, sendo 5,3 L de reserva. Isto lhe dá autonomia para cerca de 300 km, com o consumo médio na casa dos 20 km/L na cidade.

No mercado Brasileiro, acima destaca-se a Yamaha XT 660e dentre as importadas, as opções são maiores, como alguns modelos da KTM, da Husqvarna e da Kawasaki[1].

Também é comercializada na Argentina, México, Perú e Portugal.

Foi utilizada como viaturas militares em diversos estados Brasileiros, como Rocam em São Paulo e Ronda do quarteirão no Ceará.

Em 2009 a honda do Brasil anunciou que o modelo não será mais produzido, colocando em evidência a Honda XRE 300[2].

Ela deixou de ser produzida devido à entrada em vigor agora em janeiro de novos limites de emissão de poluentes para motos (Promot 3), a Honda parou de fabricar a NX4 Falcon. Lançada no segundo semestre de 1999, Tendo sido produzidas aproximadamente 120 mil unidades.

Entretanto em 2012 a Honda traz de volta a moto, sendo, desta vez com injeção eletrônica, perdendo aproximadamente dois cavalos de potência, passando de 30,6 CV a 6.500 rpm para 28,7 CV a 6.500 rpm, seu torque também diminuiu um pouco, passando de 3,51 kgf.m a 6.000 rpm para 3,27 kgf.m a 6.000 rpm, passando a ter Freios ABS como opcional, e apesar de sua volta, a Honda XRE 300 não sai de linha, abastecendo o mercado das 250-300CC e a Falcon fica como uma opção mais potente, ela passou por um "Face-lift" discreto, ganhando linhas mais angulosas ela também ganhou a sigla "i" em seu nome, fazendo menção à palavra injection, devido ao fato de ganhar injeção eletrônica passando a ser chamada de Nx4 Falcon 400i.

Motor/Transmissão/Chassi

Cilindrada
400,00 cc
Tipo do Motor
OHC / 1 cilíndros cilindros / 4 tempos tempos / Arrefecimento Ar
Combustível
Gasolina
Potência máxima
28,70 cv a 6.500 rpm
Torque máximo
3,27 kgf.m a 6.000 rpm
Transmissão
5 marchas
Injeção
Eletrônica
Partida
Elétrica
Chassi
Aço
Suspensão Dianteira
Convencional
Balança
Convencional

Dimensões

Peso em Movimento
151,00 Kg (MVOM)
Comprimento
2.147 mm
Largura
789 mm
Altura do Banco
850 mm
Distância entre Eixos
1.433 mm
Pneu Dianteiro
90/90 – 21M/C (54S)
Pneu Traseiro
120/90 – 17M/C (64S)

Avaliações dos usuários

17 avaliações
 
47%
 
35%
 
6%
3-5 estrelas
 
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Avaliação Geral
 
7.6
Satisfação Geral
 
7.7(17)
Visual
 
7.3(17)
Conforto
 
8.4(17)
Performance
 
7.2(17)
Dirigibilidade
 
8.4(17)
Consumo
 
7.1(17)
Custo x Benefício
 
7.5(17)
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Avaliação Geral
 
8.0
Satisfação Geral
 
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Performance
 
7.0
Dirigibilidade
 
8.0
Consumo
 
6.0
Custo x Benefício
 
8.0
Tenho uma Falcon 2006 (carburada, lógico), e optei por ela justamente porque queria algo a mais que 250cc, e estava disposto a comprar uma moto usada (tive duas motos antes que comprei usadas e nunca tive problemas.. é só escolher com muita paciência, sem pressa). Comprei a minha com 9 mil km, toda original (pneus, relação, vela, bateria, etc), agora está com 25 mil km. Seguem abaixo as minhas impressões após 2 anos de uso:

- A Falcon é tipo "todo terreno" e encara estradas de terra, buraqueira, areia, pista molhada, etc.
- Pode ser comparada à Lander, XRE, Tenerezinha, Tornado, bem como à motos maiores como XT600, 660, DR600, etc.
- A NX4 é uma moto ótima para percorrer longas distâncias com conforto, sem pressa (velocidade de cruzeiro é 110km/h).
- A posição de pilotagem deixa o piloto com disposição para rodar até secar o tanque (a autonomia é de 300km com um tanque, que tem capacidade de 15litros, depois de uns 280km é melhor parar no primeiro posto, para não ter pane seca hahaha)
- Se vai rodar por trechos com mais de 300 km sem postos para abastecer pode ser adaptados tanques plásticos de até 24 litros, à venda em muitos sites.
- A Falcon não é uma esportiva ou naked ou similar! não adianta querer rodar acima de 150km com uma Falcon original que não vai (até se atinge 150, 160km, mas a perda de estabilidade é grande, e o consumo maior ainda).
- A velocidade de cruzeiro dela é 110km/h, sobrando fôlego para ultrapassagens, tanto em subidas, engarupado, com báu, etc (o grande diferencial da Falcon contra as motos 250cc é seu torque, perdendo só para motos maiores, claro)
- O consumo médio dela é 22km/l, andando até 110km/h (rodando junto com uma Titan já fiz mais de 25km/h.. numa média de 80km/h) (mas já fiz tb 15km/l, rodando acima de 130km/h, com vento contra.. tudo depende da mão do piloto).
- Quando desligada, o óleo do motor se deposita em num reservatório, do lado direito do tanque. De forma que sempre que precisar usar a Falcon, e ela estiver a mais de 4 ou 5 horas desligada, é preciso acionar o afogador para ligá-la e esperar uns 2 minutos para o óleo rodar pelo motor e esquentar um pouco (isso é regra, é completamente normal, se não fizer isto começam aparecer problemas de mecânica).
- O custo de manutenção da Falcon condiz com o seu tamanho: não é uma 150cc, também não é uma 250cc, mas também não é um 600cc ou 660cc (conseguem compreender o raciocínio lógico? rsrsrsrs)
- Precisa trocar a bateria 1 vez por ano (coisa normal).
- Pneu traseiro (original pirelli) durou 15 mil km
- Pneu dianteiro (original pirelli) durou 20 mil km)
- O valor de mercado já estabilizou depois que parou a produção nacional, sendo que o mercado vende e troca fácil as usadas, sem grande desvalorização (agora com o lançamento da Falcon i.E é melhor esperar para ver se as usadas vão ser valorizadas ou não).
- No verão o calor do motor incomoda a perna direita do piloto (quando se está de bermuda, o que não é aconselhável usar ao pilotas uma moto, certo?).
- É ótima para encarar uma estrada de terra, brita, areia, etc... mas não queira entrar na lama com a Falcon: é uma moto pesada e alta, não foi feita pra isso (se quer encarar lama compre uma Lander ou Tornado).

A moto no geral é um excelente custo benefício (com 15 mil reais dá pra uma Falcon com baixíssima km, dois conjuntos de capacetes, botas, luvas e roupas de cordura de boa qualidade, e ainda sobre dinheiro para equipar a moto com bauleto, pedaleiras, mata-cachorro, alforges e pegar estrada).

Na cidade é muito ágil, e uma das motos mais eficientes para transpor o trânsito, ruas alagadas, obstáculos, aclives, etc.. até mais eficiente do que motos de maior CC como a Versys, XTs, etc. Na estrada é uma boa pedida para um casal, que leva muita tralha e prima pelo conforto ao invés da velocidade, mas tem grana para comprar uma GS ou XT.
Eu recomendo!
Prós
Conforto, dirigibilidade, posição de pilotagem e torque: ótima combinação tanto para encarar longos trechos de estrada quanto para o dia-a-dia na cidade;
Durabilidade, confiabilidade, mecânica simples e facilidade de encontrar peças de reposição originais e paralelas (é honda né);
Sobra potência para trânsito urbano; o motor responde rápido ao acelerador.
Contras
Consumo relativamente alto para uma 400cc (média de 22 km/l rodando à 110km/h, acima dessa velocidade o consumo vai aumentando...);
Vibração e perca de estabilidade acima de 130km/h (não é uma moto feita pra correr né);
Painel analógico (que com alguns reais investidos pode ser trocado por um painel digital de tornado e tá superado o "contra").

Condição do Teste

Tempo de Uso
Mais de um ano
Ano de Fabricação
2006
Tipo de uso
Meio de transporte
Terreno testado
  • Urbano
  • Terra
  • Estrada
Quilometragem
25.000 Km
Manutenção
Fácil de encontrar
Custo de Manutenção
Normal
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Avaliação Geral
 
10.0
Satisfação Geral
 
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Visual
 
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Conforto
 
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Performance
 
8.0
Dirigibilidade
 
10.0
Consumo
 
8.0
Custo x Benefício
 
10.0
Viajei muito com esta moto carregado e garupado, moto muito macia , confortável nota mil, faz muita curva ,mesmo com pneus originais por isso passa confiança, a suspensão com uma regulagem fica dez, só falta autonomia que com 200 a 230 km é bom parar pois ela não passa de 300km e um pouco de velocidade final , cruzeiro com ela carregada vai 110 ,120 km,qualquer passeio de qualquer terreno ela vai bem , essa depois de possuir mais de 20 motos vai deixar saudades!!!!
Eu recomendo!
Prós
Muitos prós, Economia, conforto, confiável,bonita(exceto o farol),encara todo terreno-ciclística, câmbio preciso,marcador de combustível funcional
Contras
Suspensão em geral cede com peso, autonomia , embreagem patina precocemente

Condição do Teste

Tempo de Uso
Mais de um ano
Ano de Fabricação
2005
Tipo de uso
Meio de transporte
Terreno testado
  • Urbano
  • Terra
  • Estrada
Quilometragem
23.000 Km
Manutenção
Fácil de encontrar
Custo de Manutenção
Normal
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Avaliação Geral
 
6.0
Satisfação Geral
 
6.0
Visual
 
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Conforto
 
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Performance
 
5.0
Dirigibilidade
 
8.0
Consumo
 
6.0
Custo x Benefício
 
6.0
Tive uma Falcon 2000 por 02 anos e nunca tive problemas com ela. Fui a Machu Picchu e voltei sem nada a reclamar. Adquiri ano passado uma Falcon Injetada e náo tive muitas alegrias com ela. O motor perdeu vivacidade embora pouca coisa mais econômico. Na revisão dos 3.000 km deixaram faltar um litro de óleo e o motor fundiu. A garantia não cobriu. Agora com 8.000 km queimou a bomba de gasolina. Prejuízo de R$ 950,00 pois a garantia venceu. Aliás leiam bem o manual pois tudo não pode com ela. Nem gasolina aditivada e tem q olhar o óleo todo dia. Uma moto que parou no tempo e a Honda sabe disso, pois preparou bem o manual do proprietário para jogar toda a responsabilidade para o proprietário.
Não recomendo.
Prós
Posição de dirigir.
Contras
Projeto antiguado, fragilidade do conjunto, baixa potência, alto consumo.

Condição do Teste

Tempo de Uso
Menos de um ano
Ano de Fabricação
2013
Tipo de uso
Meio de transporte
Terreno testado
  • Urbano
  • Estrada
Quilometragem
8.500 Km
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Avaliação Geral
 
9.0
Satisfação Geral
 
9.0
Visual
 
8.0
Conforto
 
9.0
Performance
 
8.0
Dirigibilidade
 
10.0
Consumo
 
8.0
Custo x Benefício
 
8.0
Foi a minha primeira moto, atendeu a todas as minhas expectativas e foram 12000km rodados praticamente em viagens somente, com certeza um ícone das motocicletas, uma pena a Honda ter mantido sua política de assaltar descaradamente o consumidor brasileiro e cobrar 19k numa motocicleta dese tipo, em outros mercados isso seria considerado uma piada, mas como dizem alguns Honda e Honda....
Eu recomendo!
Prós
Confortável, custo de manutenção baixa, facilidade na aquisição de peças, seguro barato, encara qualquer terreno.
Contras
Consumo elevado ( modelo carburado ), alta vibração e pouca proteção aerodinâmica em velocidades acima dos 130km/h.

Condição do Teste

Tempo de Uso
Mais de um ano
Ano de Fabricação
2008
Tipo de uso
Meio de transporte
Terreno testado
  • Urbano
  • Terra
  • Estrada
Quilometragem
12.200 Km
Manutenção
Fácil de encontrar
Custo de Manutenção
Normal
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Avaliação Geral
 
9.0
Satisfação Geral
 
9.0
Visual
 
8.0
Conforto
 
10.0
Performance
 
8.0
Dirigibilidade
 
9.0
Consumo
 
8.0
Custo x Benefício
 
10.0
Mesmo com os prós e contras, sou mais uma Falcon usada do que uma XRE nova.
Eu recomendo!
Prós
Tenho uma Falcon desde seu lançamento em 1999 e ela está com cerca de 115.000 Kms; Concordo com praticamente tudo o que foi dito pelo nosso companheiro e acrescento o fator suspensão. Usei a Falcon carburada por cerca de 10 anos em viagens curtas e longas e por todo tipo de terreno sem passar por nenhuma dor de cabeça. Hoje tenho uma XL 1000V Varadero que uso para minhas viagens maiores e posso atestar que nunca houve uma moto com uma suspensão tão bem dimensionada quanto a Falcon. Ela mantem alto nível de conforto mesmo com garupa e bagagem. Lamento o fato de a nova Falcon ter perdido potencia em benefício da PROMOT 3, pois neste caso, pioraram exatamente o que todos os donos de Falcon sempre reclamaram que é justamente a falta de potencia para uma viagem mais rápida. Assim sendo, manterei a minha velha guereira ainda por muito tempo, já que ela é mais potente que a nova. Vejamos agora como se comporta a "nova" Falcon com relação ao consumo. Com a relação alterada já andei por muitas vezes acima de 170 Km/h mas a vibração incomoda e assusta devido ao pouco peso para esta velocidade.
Contras
Velocidade final limitada, já que o motor mostra que ainda tem fôlego mas não consegue desempenho.
Alto consumo se comparada a NC700X que se afirma fazer acima de 25 Km/l

Condição do Teste

Tempo de Uso
Mais de um ano
Ano de Fabricação
1999
Tipo de uso
Lazer
Terreno testado
  • Urbano
  • Terra
  • Estrada
Quilometragem
115.000 Km
Manutenção
Fácil de encontrar
Custo de Manutenção
Normal
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