Pinhão 15 na Yes

26 Maio 2011 12:49 #31 por piccoli
Respondido por piccoli no tópico Pinhão 15 na Yes
Se sua moto já tem pinhão original de 15 dentes, não altere nada. Qualquer tentativa de alongar mais a relação secundária terá um resultado fraco e vai ser frustrante. Falta motor para alongar relação acima do fator 2,86 (15 X 43).


Mas se a relação original é 14 X 43, pode fazer como eu que testei primeiro a combinação 14 X 41: perde pouco em arrancada, desenvolve bem, em estrada perde pouco fôlego nas subidas e lá perto do 100 Km/h, o motor gira cerca de 500 RPM menos. Tudo isso sozinho, sem garupa.
Depois, testei 15 X 43: o motor ainda aceita esse "alongamento" mas demora para desenvolver. Você "eeeesstiiicaaaaa" as marchas demais. Lá perto dos 100 Km/h, o motor gira quase o mesmo que na relação 14 X 41. Não valeu a pena, após algum tempo retirei o pinhão 15 e deixei a relação original.


Minha sugestão: deixe a relação original se você anda somente na cidade. Mais ainda se tem muita subida nos seus trajetos ou leva garupa com frequencia. Inclusive essa relação 15 X 43 sofre até com a ação do vento contra.
Mas, se você pega umas estradinhas de vez em quando, leva garupa eventualmente, a combinação 14 X 41 é interessante e merece um teste. O que é ruim é o preço da coroa mais cara que o pinhão e a mão de obra para trocar.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

26 Maio 2011 16:50 #32 por Deee_Carlos
Respondido por Deee_Carlos no tópico Pinhão 15 na Yes
Não tem essa, se sentir a moto fraca é só reduzir a marcha pingão de 15 é ideal para a yessssssss!

Suzuki Yes 2008 Preta + vela iridium, misturmax, giclê ybr 2002 baixa, CDI Digital Sem Limite, relação 15x43.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

26 Maio 2011 19:41 #33 por piccoli
Respondido por piccoli no tópico Pinhão 15 na Yes
Isso, pega um ventão de frente e vai reduzindo marcha. Aí, quando você vê, tem uma Honda Dream véia passando por você.
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: Wolverius

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

27 Maio 2011 10:04 #34 por Deee_Carlos
Respondido por Deee_Carlos no tópico Pinhão 15 na Yes
vc quer subir uma ladeira na quinta? não dá! a motoka morre.

Suzuki Yes 2008 Preta + vela iridium, misturmax, giclê ybr 2002 baixa, CDI Digital Sem Limite, relação 15x43.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

27 Maio 2011 10:12 #35 por mdorigon
Respondido por mdorigon no tópico Pinhão 15 na Yes

Deee_Carlos escreveu: vc quer subir uma ladeira na quinta? não dá! a motoka morre.


Não é bem assim não rapaz, pega na pista uma ladeira longa pra vc ver como é bom esgoelar em quarta pq a quinta ta longa e a moto não desenvolve. Pra quem é leve vai de boa, mas com garupa tem que pensar um pouco. Eu uso pinhão 15 e só naum sinto muito pq dei uma leve mexida no meu motor...mas se tivesse original acho que eu ia ficar muito . Mas mesmo assim, no meu caso acho que vou testar na proxima pinhão 14 e coroa 41.

Yes azul 08/08 filtro de ar esportivo, escape sarachu, vela denso iridium power e oleo 10w40 sintético ipiranga, bau gow de 33 litros e bolha ministandard motovisor fumê e gps orange g350m

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

27 Maio 2011 11:56 #36 por Deee_Carlos
Respondido por Deee_Carlos no tópico Pinhão 15 na Yes
Então cada um com seu cada um.
Então cada um com seu achismo.


Suzuki Yes 2008 Preta + vela iridium, misturmax, giclê ybr 2002 baixa, CDI Digital Sem Limite, relação 15x43.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

27 Maio 2011 12:34 #37 por mdorigon
Respondido por mdorigon no tópico Pinhão 15 na Yes
Achismo...eu hein. Coloca um cara de 100 kg, mais uma garupa de 60 no maximo, mas o bau com um pouco de carga e coloca o pinhão 15 e vai pra pista. Depois vc me diz a experiencia...

Yes azul 08/08 filtro de ar esportivo, escape sarachu, vela denso iridium power e oleo 10w40 sintético ipiranga, bau gow de 33 litros e bolha ministandard motovisor fumê e gps orange g350m

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

27 Maio 2011 12:45 #38 por Deee_Carlos
Respondido por Deee_Carlos no tópico Pinhão 15 na Yes
faço isso o tempo todo e a moto se comporta muito bem.

Achismo é uma palavra que existe.

tá complicado as coisas hein

Suzuki Yes 2008 Preta + vela iridium, misturmax, giclê ybr 2002 baixa, CDI Digital Sem Limite, relação 15x43.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

27 Maio 2011 12:54 #39 por ezenecon
Respondido por ezenecon no tópico Pinhão 15 na Yes

Deee_Carlos escreveu: Então cada um com seu cada um.
Então cada um com seu achismo.






Isso não é achismo não. É fato!!!!!!!

Quando vc alonga a transmissão, todas as marchas ficam mais "fracas".

Em uma 125 com 12,5 hp não tem mágica, se vc alongar a transmissão, colocar peso, enfrentar ladeira, e ainda com vento contra, a motinho chia uma barbaridade.

Como vc mesmo disse, "cada uma com seu cada um". Se para vc, poder andar a 120, porem só na descida e com vento a favor, vá em frente, mas para mim, que ando 60% do tempo com + de 180 kg na moto, é melhor andar menor nas descidas e poder andar + tranquilo no plano e em subidas.

Se só com a troca da transmissão fosse possível fazer a moto andar mais em qualquer situação, então eu faria minha trudinha andar junto com a busa de certas pessoas

Ezenecon

2º ENM, eu também FUI!!!!!!

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

27 Maio 2011 13:08 #40 por mdorigon
Respondido por mdorigon no tópico Pinhão 15 na Yes

Deee_Carlos escreveu: faço isso o tempo todo e a moto se comporta muito bem.

Achismo é uma palavra que existe.

tá complicado as coisas hein






Parabens pelo desempenho da sua moto então amigo...só isso que tenho a te falar...se tu anda com a relação alongada com pinhã15, chega numa ladeira mais longa, e ela não pede pra reduzir ou se vc reduz em quarta e ela ta conseguindo manter 80, 90 em segurança sem esgoelar o motor, com 160 kg ou mais em cima da moto, tu ta bem servido. Agora só falta dizer que ela da 140 km/ hora real na reta.

Yes azul 08/08 filtro de ar esportivo, escape sarachu, vela denso iridium power e oleo 10w40 sintético ipiranga, bau gow de 33 litros e bolha ministandard motovisor fumê e gps orange g350m

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

27 Maio 2011 13:33 #41 por Deee_Carlos
Respondido por Deee_Carlos no tópico Pinhão 15 na Yes
Não chega a 140, mas a minha moto se comporta muito bem com pinhão de 15 dente.

Não dava pra aquentar ver a moto se esgoelar quando da 85km/h quando tava com pinhão de 14, a pergunta é: é proibido colocar pinhão de 15 e achar o resultado excelente?

Vamos dá umas reguladas nas comparações.

Suzuki Yes 2008 Preta + vela iridium, misturmax, giclê ybr 2002 baixa, CDI Digital Sem Limite, relação 15x43.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

27 Maio 2011 13:46 #42 por mdorigon
Respondido por mdorigon no tópico Pinhão 15 na Yes
Sim não é proibido, eu mesmo uso. Na cidade realmente fica bom...mas na pista numa situação como disse, vc sente o peso dele. Não é achismo...e pra resolver o problema eu fiz uma leve preparação com escape dimensionado, filtro esportivo, taxa mais alta, vela de iridium, polimento de dutos de admissão e escape, tudo bem regulado...e te digo que se não fosse isso eu passava muitos apuros. Por isso que eu digo, que na proxima eu vou ir no pinhão 14 de volta, mais com coroa 41, que é um meio termo entre o 14x43 original e o 15x43 que to usando. Não é achismo...pelo menos da minha parte.

Yes azul 08/08 filtro de ar esportivo, escape sarachu, vela denso iridium power e oleo 10w40 sintético ipiranga, bau gow de 33 litros e bolha ministandard motovisor fumê e gps orange g350m

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

27 Maio 2011 15:56 #43 por piccoli
Respondido por piccoli no tópico Pinhão 15 na Yes
Deee_carlos,
se você acha que estamos argumentando baseado em achismos, de minha parte, a primeira vez que eu alterei pinhão e/ou coroa em moto 125 na tentativa de achar uma relação secundária ideal, foi no longínquo ano de 1978. A moto era uma CG 1977 comprada zero Km. De lá para cá, alterei relação secundária em cinco ou seis motos 125 que tive, Honda, Yamaha e Suzuki.
A conclusão que eu cheguei é que para alguns o resultado pode ser bom, para outros não.
Se você anda de moto em locais como por exemplo, o Plano Piloto em Brasília, alongar levemente a relação da moto pode dar ótimo resultado. Mas se você andar pelas ruas de Ouro Preto em Minas Gerais, alongar a relação da moto vai ser tempo perdido e motivo de frustração. Alongar para andar em estradas planas pode ser positivo, alongar para andar em estradas de serra, não. Alongar para rodar em avenidas de trânsito rápido a 70/80 Km/h pode ser legal, alongar para andar sempre em trânsito travado a 40 Km/h, nem tanto.


Por causa da diversidade de ambientes e condições de uso, a engenharia das fábricas sempre acha um ponto de equilíbrio. Alterar essa relação original da moto então, fica por conta do freguês.
E alongar a relação vai sempre diminuir aquilo que uma moto 125 deve ter de melhor que é o torque na roda.
Isso não é achismo, é física.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

27 Maio 2011 19:27 #44 por ezenecon
Respondido por ezenecon no tópico Pinhão 15 na Yes
É isso aí, vc falou tudo!!!!!!!!

A minha moto veio com o pinhão de 15 e na troca o mecânico colocou o de 14. Num primeiro momento, eu achei a mudança pior, pois o motor andava com 500 rpm a mais para a mesma velocidade.

Aí eu peguei estrada com minha esposa na garupa (eu 96 kg e ela 85 kg + bagagem) e a motinho chegava com muito mais facilidade aos 90 k/h e mantinha essa velocidade com muita facilidade. Com a relação antiga era um sufoco para chegar aos 90 e qualquer ventinho contra ela decia para - 80 k/h. Aí eu vi que com a relação mais curta era andava mais!!!!!

Quando eu troquei o pneu trazeiro, depois de trocar a relação, pus um pneu 3.50/16 no lugar do 3.25 original. Aí sim, ficou melhor ainda. A moto continua andando bem com um pouco de folga no motor.

Então, ficamos assim, cada um usa o que for melhor para ele




ezenecon40690.9369791667

Ezenecon

2º ENM, eu também FUI!!!!!!

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

27 Maio 2011 21:52 #45 por Deee_Carlos
Respondido por Deee_Carlos no tópico Pinhão 15 na Yes
Quanto for trocar a relação vou colocar uma meio termo como a que o mdorigon falou.

deixem o achismo pra mim o resto fica com o cada um com seu cada um.

Suzuki Yes 2008 Preta + vela iridium, misturmax, giclê ybr 2002 baixa, CDI Digital Sem Limite, relação 15x43.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Tempo para a criação da página:0.210 segundos