jabsb escreveu: Dai tu entorta o ferro para cima ou para baixo até chegar na folga?
sim, é esse "gancho" que vc deve mexer para conseguir a folga certa. E de preferência, sem se apoiar no eletrodo central, para não correr o risco de quebrá-lo.
Dubas escreveu: Oi Jduarte
Interessante vc falar da folga da vela, pois na minha deixei com 0,6, pelo seguinte motivo, meu preparador explicou o seguinte, com a folga maior a sentelha tb é maior, mais por outro lado quando se afunda o pé, o combustivel (alcool) "apaga" a vela, por isso usa-se uma folga menor, a sentelha fica curta, porém mais "forte", diminuindo buracos e engasopadas. Vou experimentar na minha YES essa folga de 0,8, vou comprar uma vela NGK, pq acho essa vela original meio Mandrake.
Abraço
opa, Dubas...
a folga menor é boa em motores que vão rodar em baixa rotação, ela os deixa mais macios. Isso tem a ver com a quantidade de moléculas da mistura ar/combustível que são quase instantaneamente atingidas pela faísca. Com uma folga menor, a reação em cadeia da queima se inicia com uma velocidade menor do que seria com uma folga maior no eletrodo.
Agora, para acontecer o que o seu preparador disse, teria que ter duas condições: bobina com problemas, gerando uma faísca fraca, ou mistura riquíssima afogando realmente o motor (aí nenhuma regulagem de folga teria eficiência).
Certo Jduarte, no meu caso é a segunda opção, a mistura é muito rica, e a vela q uso é uma em que o eletrodo positivo fica para dentro do corpo da vela. Aproveitando o post, hoje tirei minha vela para regula-la com 0,8 de folga e a parte de cerâmica da vela está branquinha, os eletrodos cinza, se possivel, amanhã vou regular novamente o carburador para ver. Não entendo como todos dissem q fica marron, a minha nunca ficou
Dubas escreveu: Certo Jduarte, no meu caso é a segunda opção, a mistura é muito rica, e a vela q uso é uma em que o eletrodo positivo fica para dentro do corpo da vela. Aproveitando o post, hoje tirei minha vela para regula-la com 0,8 de folga e a parte de cerâmica da vela está branquinha, os eletrodos cinza, se possivel, amanhã vou regular novamente o carburador para ver. Não entendo como todos dissem q fica marron, a minha nunca ficou
Abraço
DUBAS, SE A PARTE INTERNA DO ISOLOADOR ESTA BRANCA, ENTÃO A SUA MISTURA ESTÁ POBRE E NÃO RICA COMO VC INDICA. Se a parte interna do eletrodo tiver cinza, também é uma ótima regulagem. Esta coloração pode variar de cinza claro a marrom médio (como o Tite escreveu em algum lugar... algo entre a cor de palha e cor de tijolo. Não podemos nos esquecer também que a regulagem da abertura da vela também tem a ver com o modelo da vela. A abertura ideal tem a ver com a relação estequiométrica, taxa de compressão, qualidade do combustivel, resistencias da vela, cabo de vela e cachimbo, entre outras coisas. Este valor indicado no manual é recomendado pela fabrica da vela junto ao fabricante/montador e não apenas pelo montador.
Nunca odeie quem lhe traz o problema. Ele é somente o professor. Resolva a dificuldade e agradeça a essa pessoa pela oportunidade de evoluir.
Pois é, concordo com vc, e sim os eletrodos estão bem cinza, o eletrodo me massa junto à rosca está preto fosco, e a medida q vai indo para ponta vai ficando cinza, mais a cerâmica continua branca, foi falta de idéia, podia ter postado fotos, vou fazer isso, dai vc pode ter uma melhor noção do estado, se possível e tiver post uma foto da tua vela.
P.S. Me esqueci, a mistura muito rica que me refiro no post anterior é a do meu carro.
caramba! é entortando o ferrinho alí que se coloca no espaçamento certo???? puxa vida!
é com o dedo mesmo? vou tentar aprender e ver como está a minha vela amanhã de manhã... se der tiro fotos até...
li em um outro site que o ideal é ficar entre o 0,6 e o 0,8 mesmo né... o cara dava dica até de torque!!! "apertar com 2 a 3 kgf.m ou 14 a 22 lb-pé." como se eu soubesse o que dá isso... hehehehehehhe
achei que a gente regulava ela puxando o ferrinho de dentro da vela... (que ignorância)
tem que passar alguma coisa nela tipo o WD??? não né? nela é tudo beeem seco né? (sou um idiota mesmo... )
consegui aqui no serviço um treco desses de medir com precisão... e achei umas tampinhas de slot de computador sabem... e uma tá com 0,8 e a outra tá com 0,7... beeem legal... peguei um cartão de crédito que tinha 0,5 mas daí passei uns durex nele e ficou com 0,6 (hahahahaha)
agora vou tentar fazer amanhã pela manhã essa medição... tomara que dê tudo certo... hehehehehe
O "negócio" a que vc se refere deve ser um paquimetro, né??
Bem quanto ao aperto da vela as medidas que você leu estão corretas, mas para tanto você precisaria de um torquimetro, mais não tem necessidade, aperte bem, mais sem exageros para não danificar nada, ok??
Não RvCezar vc não é idiota, apenas não conhece, isso é normal, no comaço tudo parece muito estranho, e não fazemos idéia de como é e nem de como funciona, até ver certo como é, fica tranquilo com o tempo vc pega o jeito.
Continue perguntando e pesquisando, certo??
Lembre-se o q quer q use para regular a tua vela, tem q passar se esforço, mas justo, sem folga, certo.
uma das coisas que mais me ajudou a aprender o pouco que sei sobre motos foi o conhecimento em pc graças à facilidade de busca e pesquisa e claro pelo intercâmbio de informações.
Sim, a grande internet. Quem viveria hoje sem internet? Hoje a internet é tudo, eu trabalho com informática, e sei o quanto a internet é fundamental no meu trabalho, e alem da internet o GOOGLE é claro. hehehe
o aparelho que uso aqui é bem dizer esse da foto... a diferença é que tem um "dial" tipo um relógio para mostrar mais precisamente quanto deu a medida....