Vela

25 Ago 2007 01:09 #16 por Jduarte
Respondido por Jduarte no tópico Vela

jabsb escreveu: Dai tu entorta o ferro para cima ou para baixo até chegar na folga?



sim, é esse "gancho" que vc deve mexer para conseguir a folga certa. E de preferência, sem se apoiar no eletrodo central, para não correr o risco de quebrá-lo.

Dubas escreveu: Oi Jduarte

Interessante vc falar da folga da vela, pois na minha deixei com 0,6, pelo seguinte motivo, meu preparador explicou o seguinte, com a folga maior a sentelha tb é maior, mais por outro lado quando se afunda o pé, o combustivel (alcool) "apaga" a vela, por isso usa-se uma folga menor, a sentelha fica curta, porém mais "forte", diminuindo buracos e engasopadas. Vou experimentar na minha YES essa folga de 0,8, vou comprar uma vela NGK, pq acho essa vela original meio Mandrake.

Abraço



opa, Dubas...


a folga menor é boa em motores que vão rodar em baixa rotação, ela os deixa mais macios. Isso tem a ver com a quantidade de moléculas da mistura ar/combustível que são quase instantaneamente atingidas pela faísca. Com uma folga menor, a reação em cadeia da queima se inicia com uma velocidade menor do que seria com uma folga maior no eletrodo.


Agora, para acontecer o que o seu preparador disse, teria que ter duas condições: bobina com problemas, gerando uma faísca fraca, ou mistura riquíssima afogando realmente o motor (aí nenhuma regulagem de folga teria eficiência).

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

25 Ago 2007 19:39 #17 por Dubas
Respondido por Dubas no tópico Vela
Certo Jduarte, no meu caso é a segunda opção, a mistura é muito rica, e a vela q uso é uma em que o eletrodo positivo fica para dentro do corpo da vela. Aproveitando o post, hoje tirei minha vela para regula-la com 0,8 de folga e a parte de cerâmica da vela está branquinha, os eletrodos cinza, se possivel, amanhã vou regular novamente o carburador para ver. Não entendo como todos dissem q fica marron, a minha nunca ficou

Abraço

YES Preta 07/07

Curitiba

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

27 Ago 2007 05:39 #18 por Sergio
Respondido por Sergio no tópico Vela

Dubas escreveu: Certo Jduarte, no meu caso é a segunda opção, a mistura é muito rica, e a vela q uso é uma em que o eletrodo positivo fica para dentro do corpo da vela. Aproveitando o post, hoje tirei minha vela para regula-la com 0,8 de folga e a parte de cerâmica da vela está branquinha, os eletrodos cinza, se possivel, amanhã vou regular novamente o carburador para ver. Não entendo como todos dissem q fica marron, a minha nunca ficou



Abraço






DUBAS, SE A PARTE INTERNA DO ISOLOADOR ESTA BRANCA, ENTÃO A SUA MISTURA ESTÁ POBRE E NÃO RICA COMO VC INDICA. Se a parte interna do eletrodo tiver cinza, também é uma ótima regulagem. Esta coloração pode variar de cinza claro a marrom médio (como o Tite escreveu em algum lugar... algo entre a cor de palha e cor de tijolo. Não podemos nos esquecer também que a regulagem da abertura da vela também tem a ver com o modelo da vela. A abertura ideal tem a ver com a relação estequiométrica, taxa de compressão, qualidade do combustivel, resistencias da vela, cabo de vela e cachimbo, entre outras coisas. Este valor indicado no manual é recomendado pela fabrica da vela junto ao fabricante/montador e não apenas pelo montador.

Nunca odeie quem lhe traz o problema. Ele é somente o professor. Resolva a dificuldade e agradeça a essa pessoa pela oportunidade de evoluir.

4 rodas transportam o corpo; 2 movem a alma...

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

27 Ago 2007 06:19 #19 por Dubas
Respondido por Dubas no tópico Vela
Oi Sérgio

Pois é, concordo com vc, e sim os eletrodos estão bem cinza, o eletrodo me massa junto à rosca está preto fosco, e a medida q vai indo para ponta vai ficando cinza, mais a cerâmica continua branca, foi falta de idéia, podia ter postado fotos, vou fazer isso, dai vc pode ter uma melhor noção do estado, se possível e tiver post uma foto da tua vela.

P.S. Me esqueci, a mistura muito rica que me refiro no post anterior é a do meu carro.

Grande abraçoDubas39321,3905092593

YES Preta 07/07

Curitiba

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

27 Ago 2007 06:39 #20 por Sergio
Respondido por Sergio no tópico Vela

Dubas escreveu: Oi Sérgio


P.S. Me esqueci, a mistura muito rica que me refiro no post anterior é a do meu carro.

Grande abraço



Agora eu entendi....


Manda foto que a gente ve o que da para fazer.

Nunca odeie quem lhe traz o problema. Ele é somente o professor. Resolva a dificuldade e agradeça a essa pessoa pela oportunidade de evoluir.

4 rodas transportam o corpo; 2 movem a alma...

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

30 Ago 2007 16:48 #21 por rvcezar
Respondido por rvcezar no tópico Vela
caramba! é entortando o ferrinho alí que se coloca no espaçamento certo???? puxa vida!

é com o dedo mesmo? vou tentar aprender e ver como está a minha vela amanhã de manhã... se der tiro fotos até...

li em um outro site que o ideal é ficar entre o 0,6 e o 0,8 mesmo né... o cara dava dica até de torque!!! "apertar com 2 a 3 kgf.m ou 14 a 22 lb-pé." como se eu soubesse o que dá isso... hehehehehehhe

achei que a gente regulava ela puxando o ferrinho de dentro da vela... (que ignorância)

tem que passar alguma coisa nela tipo o WD??? não né? nela é tudo beeem seco né? (sou um idiota mesmo... )

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

30 Ago 2007 16:54 #22 por Pfau
Respondido por Pfau no tópico Vela
É cara ,só entortar a parada e pronto! E óbvio que vc precisa ter um calibre para regular a abertura.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

30 Ago 2007 17:30 #23 por rvcezar
Respondido por rvcezar no tópico Vela
consegui aqui no serviço um treco desses de medir com precisão... e achei umas tampinhas de slot de computador sabem... e uma tá com 0,8 e a outra tá com 0,7... beeem legal... peguei um cartão de crédito que tinha 0,5 mas daí passei uns durex nele e ficou com 0,6 (hahahahaha)

agora vou tentar fazer amanhã pela manhã essa medição... tomara que dê tudo certo... hehehehehe

vou passar para 0,7 ou 0,8

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

30 Ago 2007 19:20 #24 por Dubas
Respondido por Dubas no tópico Vela
O "negócio" a que vc se refere deve ser um paquimetro, né??

Bem quanto ao aperto da vela as medidas que você leu estão corretas, mas para tanto você precisaria de um torquimetro, mais não tem necessidade, aperte bem, mais sem exageros para não danificar nada, ok??

Não RvCezar vc não é idiota, apenas não conhece, isso é normal, no comaço tudo parece muito estranho, e não fazemos idéia de como é e nem de como funciona, até ver certo como é, fica tranquilo com o tempo vc pega o jeito.

Continue perguntando e pesquisando, certo??

Lembre-se o q quer q use para regular a tua vela, tem q passar se esforço, mas justo, sem folga, certo.

Abraço

YES Preta 07/07

Curitiba

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

30 Ago 2007 19:35 #25 por rvcezar
Respondido por rvcezar no tópico Vela
ok dubas...

valeu as dicas...

sobre o que eu usei para medir.... não sei o nome...

como o treco é importado ele vem escrito assim...
MOORE & WRIGHT
plastic dial
caliper 150mm

dial max - swiss precision

chic né????


acredito que moore e wright seja o nome da marca... hehehehehe

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

30 Ago 2007 19:45 #26 por Dubas
Respondido por Dubas no tópico Vela
Certo, se for como o aparelho da foto é um paquímetro.

Arquivo Anexo:

Arquivo Anexo:

YES Preta 07/07

Curitiba

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

03 Set 2007 07:21 #27 por rockenbach
Respondido por rockenbach no tópico Vela
Eu também sou um asno nesses negócios de mecânica, entendo mesmo é de computador.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

03 Set 2007 07:43 #28 por kuila
Respondido por kuila no tópico Vela
o qê, computador? onde? cadê, tô dentro.

uma das coisas que mais me ajudou a aprender o pouco que sei sobre motos foi o conhecimento em pc graças à facilidade de busca e pesquisa e claro pelo intercâmbio de informações.

abs,



Tópicos importantes peq suzuki

SSA-BA

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

03 Set 2007 08:02 #29 por rockenbach
Respondido por rockenbach no tópico Vela
Sim, a grande internet. Quem viveria hoje sem internet? Hoje a internet é tudo, eu trabalho com informática, e sei o quanto a internet é fundamental no meu trabalho, e alem da internet o GOOGLE é claro. hehehe

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

03 Set 2007 16:16 #30 por rvcezar
Respondido por rvcezar no tópico Vela
poisé...

o aparelho que uso aqui é bem dizer esse da foto... a diferença é que tem um "dial" tipo um relógio para mostrar mais precisamente quanto deu a medida....

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Tempo para a criação da página:0.196 segundos