A indicação de troca de vela como disse o Kulia, é a cada 6.000Km, ou, se derrepente apresentar algum problema, na minha YES tive q trocar a vela com 3.500Km +-, de preferência por velas NGK.
mais uma da série "pequenos desperdícios, grandes negócios" (para as lojas, claro)...
Tá, tá bom... do jeito que a carburação era quando lançaram as Suzuki 125 aqui, realmente era temerário o estado que as velas ficavam. E devido à falta de manutenção delas, por parte dos proprietários, acabava sendo necessária a troca nesse prazo dos 6 mil km indicado no manual.
Bom, mas o ideal é realmente fazer uma limpeza periódica, acompanhada do ajuste da folga (e, Kuila, experimente 0,8 mm vc também). Um prazo bom para isso é a cada 1500 km, o que dá uns 3 a 4 tanques de gasolina na Yes, e uns 5 a 6 na Intruder. Com isso se evita o acúmulo de carbonização, que é o principal causador da perda de eficiência da vela. E só quando ela começar a dar sinais de desgaste é que se deve trocá-la.
Apenas para incentivo, as duas primeiras velas da minha Yes, da marca NHSP duraram 15 mil km cada uma, e foi opção minha trocar com essa quilometragem, pq nenhuma das duas tinha problema que obrigasse a isso. A vela atual, uma NGK, já está com quase 24 mil km, e segue sem problemas ou dificuldades.
Essa Dr8EA é a que o manual da minha intruder indica, porém não serve nela. Esse manual da intruder é cheio de erros! Na minha moto tem que ser CR8E, que é amesma da Yes.
JD concordo, a minha vela antiga ainda está guardada de reserva, troquei por precaução mesmo.
quanto aos 0,8 vc acha que melhora? é pq minha moto está um brinco.
bateu pegou até em dias de toró puro, mas qualquer coisa faço o teste; atentei pro caso da folga pq a vela nova que colocaram na minha moto veio com folga de 1,0.
No manual do proprietário da Yes, a indicação é folga entre 0,6 e 0,7 mm. Mas no manual de serviços dela, é indicado entre 0,7 e 0,8. Então eu experimentei essa folga na Yes, e melhora sim, dá mais força.
Claro que também adotei essa folga na Intruder, cuja vela original desse modelo não é igual à da Yes. Esse código que vc citou acima, é o da Intruder anterior. As atuais estão com as CRxE (7, 8 ou 9 para o "x"), no caso de serem NGK.
as duas primeiras velas que usei estão aqui em casa, meio que "guardadas", ou jogadas numa prateleira... como as coisas ficam à mão, dá para tirar foto e postar...
Interessante vc falar da folga da vela, pois na minha deixei com 0,6, pelo seguinte motivo, meu preparador explicou o seguinte, com a folga maior a sentelha tb é maior, mais por outro lado quando se afunda o pé, o combustivel (alcool) "apaga" a vela, por isso usa-se uma folga menor, a sentelha fica curta, porém mais "forte", diminuindo buracos e engasopadas. Vou experimentar na minha YES essa folga de 0,8, vou comprar uma vela NGK, pq acho essa vela original meio Mandrake.