Vela

24 Ago 2007 10:57 #1 por pjunior
Vela foi criado por pjunior
Olá Pessoal,

Gostaria de saber quando a vela precisa ser trocada se é por km ou por tempo por sintomas que a moto possa apresentar.

Quais as marcas e modelos indicadas indicados para a yes?


[]'s
PJunior

Suzuki yes 2007 Preta.
Lander 2012 Preta

Curitiba - PR.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

24 Ago 2007 11:23 #2 por kuila
Respondido por kuila no tópico Vela
a cada 6000km.

no manual tem a indicação da vela.

abs,



Tópicos importantes peq suzuki

SSA-BA

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

24 Ago 2007 13:19 #3 por Dubas
Respondido por Dubas no tópico Vela
Oi Pjunior

A indicação de troca de vela como disse o Kulia, é a cada 6.000Km, ou, se derrepente apresentar algum problema, na minha YES tive q trocar a vela com 3.500Km +-, de preferência por velas NGK.

Abraço

YES Preta 07/07

Curitiba

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

24 Ago 2007 14:00 #4 por kuila
Respondido por kuila no tópico Vela
não sei se são todas com a mesma especificação mas a minha intruder tem a mesma vela da yes de meu irmão então deve ser a mesma tabela:

como disse o colega Dubas
NGK
DR8EA - PADRÃO

DR7EA - se a vela utilizada estiver com uma aparencia umida ou com uma coloração muito escura

DR9EA - se a vela utilizada estiver com uma aparencia vidrada ou com uma coloração muito clara.

é o que diz o manual, lembrando também que vc deve atentar para a folga da vela, (0,06mm)

abs,



Tópicos importantes peq suzuki

SSA-BA

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

24 Ago 2007 14:31 #5 por Jduarte
Respondido por Jduarte no tópico Vela
mais uma da série "pequenos desperdícios, grandes negócios" (para as lojas, claro)...


Tá, tá bom... do jeito que a carburação era quando lançaram as Suzuki 125 aqui, realmente era temerário o estado que as velas ficavam. E devido à falta de manutenção delas, por parte dos proprietários, acabava sendo necessária a troca nesse prazo dos 6 mil km indicado no manual.


Bom, mas o ideal é realmente fazer uma limpeza periódica, acompanhada do ajuste da folga (e, Kuila, experimente 0,8 mm vc também). Um prazo bom para isso é a cada 1500 km, o que dá uns 3 a 4 tanques de gasolina na Yes, e uns 5 a 6 na Intruder. Com isso se evita o acúmulo de carbonização, que é o principal causador da perda de eficiência da vela. E só quando ela começar a dar sinais de desgaste é que se deve trocá-la.


Apenas para incentivo, as duas primeiras velas da minha Yes, da marca NHSP duraram 15 mil km cada uma, e foi opção minha trocar com essa quilometragem, pq nenhuma das duas tinha problema que obrigasse a isso. A vela atual, uma NGK, já está com quase 24 mil km, e segue sem problemas ou dificuldades.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

24 Ago 2007 14:34 #6 por Pfau
Respondido por Pfau no tópico Vela
Essa Dr8EA é a que o manual da minha intruder indica, porém não serve nela. Esse manual da intruder é cheio de erros! Na minha moto tem que ser CR8E, que é amesma da Yes.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

24 Ago 2007 14:36 #7 por kuila
Respondido por kuila no tópico Vela
JD concordo, a minha vela antiga ainda está guardada de reserva, troquei por precaução mesmo.

quanto aos 0,8 vc acha que melhora? é pq minha moto está um brinco.

bateu pegou até em dias de toró puro, mas qualquer coisa faço o teste; atentei pro caso da folga pq a vela nova que colocaram na minha moto veio com folga de 1,0.

abs,



Tópicos importantes peq suzuki

SSA-BA

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

24 Ago 2007 14:44 #8 por Jduarte
Respondido por Jduarte no tópico Vela
é uma das pequenas melhorias para o motor...


No manual do proprietário da Yes, a indicação é folga entre 0,6 e 0,7 mm. Mas no manual de serviços dela, é indicado entre 0,7 e 0,8. Então eu experimentei essa folga na Yes, e melhora sim, dá mais força.


Claro que também adotei essa folga na Intruder, cuja vela original desse modelo não é igual à da Yes. Esse código que vc citou acima, é o da Intruder anterior. As atuais estão com as CRxE (7, 8 ou 9 para o "x"), no caso de serem NGK.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

24 Ago 2007 17:47 #9 por pjunior
Respondido por pjunior no tópico Vela
Olá pessoal,

Desculpe a pergunta mas essa folga de 0,6 - 0,8 mm fica aonde ?

Não vale gozação .....

Suzuki yes 2007 Preta.
Lander 2012 Preta

Curitiba - PR.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

24 Ago 2007 18:28 #10 por Jduarte
Respondido por Jduarte no tópico Vela
aqui:





essa é uma das velas NHSP que usei na Yes.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

24 Ago 2007 18:35 #11 por ToFu
Respondido por ToFu no tópico Vela
Jduarte, tu é muito rápido.
Uma dúvida... vc tinha essa vela ou tirou da sua moto??

[]s



Intruder 125 2007/2007 Azul



Mogi das Cruzes - SP

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

24 Ago 2007 18:49 #12 por Jduarte
Respondido por Jduarte no tópico Vela
as duas primeiras velas que usei estão aqui em casa, meio que "guardadas", ou jogadas numa prateleira... como as coisas ficam à mão, dá para tirar foto e postar...


Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

24 Ago 2007 19:06 #13 por jabsb
Respondido por jabsb no tópico Vela
Dai tu entorta o ferro para cima ou para baixo até chegar na folga?

João - Brasília/DF



Sundown Hunter SE 07/07 Prata

Honda XR 250 Tornado 07/07

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

24 Ago 2007 19:32 #14 por Dubas
Respondido por Dubas no tópico Vela
Oi Jduarte

Interessante vc falar da folga da vela, pois na minha deixei com 0,6, pelo seguinte motivo, meu preparador explicou o seguinte, com a folga maior a sentelha tb é maior, mais por outro lado quando se afunda o pé, o combustivel (alcool) "apaga" a vela, por isso usa-se uma folga menor, a sentelha fica curta, porém mais "forte", diminuindo buracos e engasopadas. Vou experimentar na minha YES essa folga de 0,8, vou comprar uma vela NGK, pq acho essa vela original meio Mandrake.

Abraço

YES Preta 07/07

Curitiba

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

24 Ago 2007 21:21 #15 por _AL_
Respondido por _AL_ no tópico Vela

jabsb escreveu: Dai tu entorta o ferro para cima ou para baixo até chegar na folga?


Minha mente suja não conseguiu deixar de dar uma certa conotação sexual para esta frase !!!

Quando eu chegar em Brasília tu pode chamar minha atenção !!!





AL

Suzuki Boulevard M800 Jolie

Uberlândia - MG

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Tempo para a criação da página:0.180 segundos