Pedir Marcha - Rotação RPM

30 Abr 2012 11:33 #16 por michelrezende
Respondido por michelrezende no tópico Pedir Marcha - Rotação RPM
Jesiel, já li várias vezes aqui sobre esse lance de manter rotação... então repito oque eu vi sendo dito por gente que entende de moto aqui no MO. Na cidade se vc roda sempre a 5500 rpm por exemplo não tem problema, pois toda hora você irá reduzir, parar e acelerar de novo e chegar aos 5500... mas em situações de estrada em que o motor funciona acelerado por muito tempo não é recomendado manter a mesma rotação o tempo todo pois segundo eu li isso pode prejudicar a lubrificação de alguns componentes, assim nesse caso a variação de giro proporciona uma melhor lubrificação e durabilidade do motor.
Sobre sair do quebra-molas a 3000 rpm acho pouco, mas se vc sentir que o motor tá desenvolvendo normalmente nessa situação, sem vibrar demais, fazer barulho diferente ou engasgar pode continuar fazendo, na verdade depende muito de a moto tá com embalo... pois às vezes acontece comigo de tentar sair de um giro mto baixo de uma redução de esquina por exemplo e o motor reclamar, hoje quase já não acontece pois conheço bem os limites do motor e sei quando ele vai aguentar reacelerar sem redução de marcha.

Belo Horizonte - MG

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

30 Abr 2012 14:04 #17 por jesielborn
Respondido por jesielborn no tópico Pedir Marcha - Rotação RPM

MichelRezende escreveu: Jesiel, já li várias vezes aqui sobre esse lance de manter rotação... então repito oque eu vi sendo dito por gente que entende de moto aqui no MO. Na cidade se vc roda sempre a 5500 rpm por exemplo não tem problema, pois toda hora você irá reduzir, parar e acelerar de novo e chegar aos 5500... mas em situações de estrada em que o motor funciona acelerado por muito tempo não é recomendado manter a mesma rotação o tempo todo pois segundo eu li isso pode prejudicar a lubrificação de alguns componentes, assim nesse caso a variação de giro proporciona uma melhor lubrificação e durabilidade do motor.
Sobre sair do quebra-molas a 3000 rpm acho pouco, mas se vc sentir que o motor tá desenvolvendo normalmente nessa situação, sem vibrar demais, fazer barulho diferente ou engasgar pode continuar fazendo, na verdade depende muito de a moto tá com embalo... pois às vezes acontece comigo de tentar sair de um giro mto baixo de uma redução de esquina por exemplo e o motor reclamar, hoje quase já não acontece pois conheço bem os limites do motor e sei quando ele vai aguentar reacelerar sem redução de marcha.



Opa michel, como vc ta mano um abraço. sobre essa parada da lubrificação prejudicada em que o motor trabalha sempre cheio

no caso de uma estrada reta e longa é o caso de diminuir a velocidade para alterar a rotação e depois retomar a mesma velocidade?

Burn your Rubber, Not Your Soul.
É na curva que se define o homem.

Sem moto no momento... No momento :}

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

30 Abr 2012 14:25 #18 por michelrezende
Respondido por michelrezende no tópico Pedir Marcha - Rotação RPM
Olá Jesiel, tudo bom? Cara imagino que é isso mesmo, é não andar com o cabo todo enrolado 100% do tempo, dar uma folguinha, retomar... pois giros muito altos ou muito baixos (imagino) por períodos longos podem (segundo coisas que li) comprometer a vida útil do motor.
Um abraço aí Cara! Vejo que vc é novo no fórum, aproveito pra dar as boas vindas e dizer que você não conheceu mais um fórum e sim uma família que cresce por todo o Brasil, seja bem vindo motonliner!

Belo Horizonte - MG

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

30 Abr 2012 14:50 #19 por jesielborn
Respondido por jesielborn no tópico Pedir Marcha - Rotação RPM

MichelRezende escreveu: Olá Jesiel, tudo bom? Cara imagino que é isso mesmo, é não andar com o cabo todo enrolado 100% do tempo, dar uma folguinha, retomar... pois giros muito altos ou muito baixos (imagino) por períodos longos podem (segundo coisas que li) comprometer a vida útil do motor.
Um abraço aí Cara! Vejo que vc é novo no fórum, aproveito pra dar as boas vindas e dizer que você não conheceu mais um fórum e sim uma família que cresce por todo o Brasil, seja bem vindo motonliner!



Opa michel, novo sim.

Alias novo tambem no mundo das duas rodas, sempre andei de carro e como bom apaixonado pelas maquinas que sou

vivia fuçando na parati aqui.

porem descobi uma nova paixão nas duas rodas, e agora sabe como é né tenho que aprender tudo de novo eba!!!

Burn your Rubber, Not Your Soul.
É na curva que se define o homem.

Sem moto no momento... No momento :}

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

19 Jul 2012 22:30 #20 por Marcos CF
Respondido por Marcos CF no tópico Pedir Marcha - Rotação RPM
Olá Josiel! Seja bem vindo!
É bem isso que o Michel comentou, se voce está a 3 mil giros e sentir que o motor desenvolve, siga na marcha que está.
depois de amaciar sua moto, procure senti-la em varias condições de giro e em relevos variados para que voce saiba dos limites de sua motoca. Na minha moto, no plano a 3 mil giros ela desenvolve e a medida que o motor vai enchendo, vou "dando de beber" gradualmente. Não abra muito o acelerador com ela a 3 mil rpm, nessa rotação apenas "dê de beber aos poucos para ela não engasgar". Voce vai sentir que os giros começarão a subir devagar e a medida que sobe os giros vá abrindo o gás devagar. Aos poucos voce vai aprendendo a arte de passear com a moto e vai curtir um monte dar umas voltas nesta tocada. Aliás, a intruder 125 tem o estilo para isso mesmo. E no geral, é como comentaram anteriormente com relação a troca de marchas. Trocando no limite de giro do torque maximo voce vai ter uma125 experta nas mãos, uma tocada "alegre" que é o que uma 125 pode proporcionar, o que para mim é o suficiente para se locomover em duas rodas de forma muito econômica e, porque não, divertida.

Abraço e felicidades nesse seu novo mundo!

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

20 Jul 2012 09:11 #21 por Soueu
Respondido por Soueu no tópico Pedir Marcha - Rotação RPM
E se a moto não tiver o conta-giros?

Então a natureza te deu ouvidos e a sensibilidade. Em pouquíssimo tempo você e sua moto serão um só e ai você vai entende-la. ;)

Mas lembre-se : Cada moto, cada unidade produzida, tem um comportamento.
Vicios de condução acabam viciando a moto. Por isso que motos usadas de mesmo modelo/marca, são tão diferentes no comportamento.

Sempre na boa / sempre de moto - Biker since 1975.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Tempo para a criação da página:0.099 segundos