Pedir Marcha - Rotação RPM

27 Nov 2008 23:20 #1 por unife
olá a todos,


sou motociclista novo, apenas 1 mês de carta "A", e devido a isso tenho uma dúvida técnica, em qual rotação (RPM) a moto costuma pedir marcha (numa pilotagem normal, sem esticar) , por exemplo a minha Yes pede marcha de 1ª pra 2ª aos 7000 mil giros numa escala de 12000 mil giros, e assim por diante.


particularmente acho um giro muito alto para a moto pedir troca de marcha, digo isso porque se comparado com um carro, por exemplo, meu corsinha pede marcha aos 3000 mil giros (numa pilotagem normal, sem esticar).


gostaria de saber se realmente é nesta faixa de 7000 RPM que as motos pedem marchas, porque se não for, minha moto pode estar com algum problema.


agradeço pelas informações, abraços

Yes 2006

Guarulhos - SP

"não pedi a vida que recebi, mas eu a tenho mesmo assim, e nela eu faço o melhor que posso"

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

27 Nov 2008 23:31 #2 por Patriarca
Respondido por Patriarca no tópico Pedir Marcha - Rotação RPM
primeiro Unife seja bem vindo ao fórum, segundo, se alguém perguntar, não, eu não durmo
Sua moto está em fase de amaciamento?
Não compare carro com moto, logo vc vai perceber que as rotações das motos são altas mesmo.

Por exemplo, a minha intruder, eu chego a mudar a marcha dela em até 8mil/rpm (dependendo da marcha)

qualquer dúvida é só perguntar!!!

Aliás, ótima escolha!!!

"Bons amigos são a família que nos permitiram escolher..."
"Memento te mortalem esse"
“Não é o trânsito que te educa, você leva sua educação por onde vai."

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

28 Nov 2008 01:42 #3 por pjunior
Respondido por pjunior no tópico Pedir Marcha - Rotação RPM
Olá unife,

Depende de como vc quer andar com a moto. Se vc quiser uma tocada mais agressiva sempre vai trocar as as marchas acima de 6500 rpms se vc quiser uma tocada mais tranquila faça trocas a 5000 rpms.

Então moisespatriarca, hoje to trabalhando até mais tarde ehehe.


[]'s

Suzuki yes 2007 Preta.
Lander 2012 Preta

Curitiba - PR.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

28 Nov 2008 04:55 #4 por MATUSA
Respondido por MATUSA no tópico Pedir Marcha - Rotação RPM
Rapaz... Tem um monte de guarda noturno aqui no Motonline...

Unife, rotações de autos são bem mais baixas mesmo, tipo, na marcha lenta eles ficam em duzentas e poucas. Já em motos, marcha lenta é em torno de mil e poucas...

Quanto a ela "pedir" troca de marcha, o conta-giros ajuda muito, mas aos poucos você vai perceber só "de ouvido".

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

28 Nov 2008 05:45 #5 por cfs100
Respondido por cfs100 no tópico Pedir Marcha - Rotação RPM
Geralmente pede marcha próximo à rotação de torque máximo. Esticar além daí não vai render muito.

Se quiser economizar gasolina, é só trocar as marchas (de 1ª a 4ª) nos 5k rpm, e em 5ª marcha andar entre 7k e 8,5k rpm. Faz uns 36~37km/l.

Funciona, mas eu não tenho muita paciência.

Caio Ferreira Silva ( CFS )



Yamaha Fazer 08/08

São Paulo - SP - Z/S

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

28 Nov 2008 05:47 #6 por Patriarca
Respondido por Patriarca no tópico Pedir Marcha - Rotação RPM
Verdade cfs, essa semana estava trocando a marcha da minha moto a 8mil o consumo aumentou pra caramba, agora estou pela faixa de torque entre 6 e 7 mil

"Bons amigos são a família que nos permitiram escolher..."
"Memento te mortalem esse"
“Não é o trânsito que te educa, você leva sua educação por onde vai."

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

28 Nov 2008 06:22 #7 por Pedro Luis
Respondido por Pedro Luis no tópico Pedir Marcha - Rotação RPM
Sugiro:


1- entre 1° e 2° =5000 rpm


2-2° e 3°= 5000 rpm


3-3° e 4°=6500


4-4° e 5 °=6500


Segundo os fabricantes,o ideal de trocar marcha é no exato momento de maior torque do motor.Leia teu manual e lá dira que teu motor tem "X" de torque máximo a "y" RPM.


Porém,o consumo fica ligeiramente maior.No manual também sugere a "condução econômica",sugerindo as RPM para fazer as trocas.


Abraço.

Intruder 125 2009= Pérola Negra

S.S.do Caí-RS

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

28 Nov 2008 11:01 #8 por _paulo_ricardo_
Respondido por _paulo_ricardo_ no tópico Pedir Marcha - Rotação RPM
Completando um pouco a informação do Luis, O torque máximo da Yes aparece com 7.000 giros...


Sobre comparar carros e motos, não da... pois a "faixa vermelha" do carro aparece com 6 ou 7 mil giros(to meio por fora do mundo das 4 patas) +ou-... já a de uma moto, (125cc) a faixa vermelha começa nos 10.000 giros... então é bem diferente...


quem tá acostumado com carro, sempre axa q a moto ta berrando demais nas trocas... ou troca de marchas igual carro e fala q a moto é fraca

Suzuki YES
YAMAHA FAZER 250cc ( deixou sdd)
Kawasaki Ninja 300
Bandit 650N


Marília/SP

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

28 Nov 2008 20:10 #9 por Cwb Rider
Respondido por Cwb Rider no tópico Pedir Marcha - Rotação RPM
Eu sempre troquei nos 5.000...

Mas agora que to terminando de amaciar to esticando mais hehehe.

Eita fase chata essa de amaciar moto...

You can't live in fear...

Intruder 125 "Morena"

Pinhais/PR

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

28 Nov 2008 23:48 #10 por HeryckDM
Respondido por HeryckDM no tópico Pedir Marcha - Rotação RPM
eu troco a 7k

e a primeira e segunda eu troco nos 5k

Mossoró - RN

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

29 Nov 2008 00:51 #11 por unife
Respondido por unife no tópico Pedir Marcha - Rotação RPM
agradeço a todos pelas informações, tenho carta de carro desde 96, agora de moto só 1 mês, então to meio cabaço mesmo....rs


achava que trocar a marcha entre 5000 e 7000 RPM forçava o motor, mas pelo que entendi essa é a rotação normal para troca de marchas em motos.


mas to aprendendo muito com a ajuda de vc"s, valeu !


abraços

Yes 2006

Guarulhos - SP

"não pedi a vida que recebi, mas eu a tenho mesmo assim, e nela eu faço o melhor que posso"

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

29 Nov 2008 12:32 #12 por Misfit
Respondido por Misfit no tópico Pedir Marcha - Rotação RPM
Eu troco a 6.5 e faço 34 km/l.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

30 Nov 2008 02:23 #13 por GuilhermeRS
Respondido por GuilhermeRS no tópico Pedir Marcha - Rotação RPM
5k e 7k vc não força, pelo contrário, são os melhores giros, óleo bom e giro nessa faixa tu tem moto pro resto da vida...





FAzendo uma breve comparação, trocar marchas em moto a 7k giros é como trocar num carro a 3k ou um pouco menos...





EU tenho o problema inverso, quando pego o uno do pai quero escutar o barulho do motor, e as vezes me pego trocando marcha em 4-5k giros...O danado anda bem, mas faz 8km/l...

INTRUDER AZUL 07/08 "GURIA"

DT180 PRETA 82

Cachoeirinha-RS

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

28 Abr 2012 00:55 #14 por jesielborn
Respondido por jesielborn no tópico Pedir Marcha - Rotação RPM

GuilhermeRS escreveu:
5k e 7k vc não força, pelo contrário, são os melhores giros, óleo bom e giro nessa faixa tu tem moto pro resto da vida...





FAzendo uma breve comparação, trocar marchas em moto a 7k giros é como trocar num carro a 3k ou um pouco menos...







EU tenho o problema inverso, quando pego o uno do pai quero escutar o barulho do motor, e as vezes me pego trocando marcha em 4-5k giros...O danado anda bem, mas faz 8km/l...



E no caso de estar com "coxinha", o que muda? sobre manter a rotação numa determinada faixa sem auterar muito

é prejudicial?

No caso de reduções "quebra molas" com garupa em que a rotaçao cai pra 3k em terceira, da pra continuar na mesma macha?

Burn your Rubber, Not Your Soul.
É na curva que se define o homem.

Sem moto no momento... No momento :}

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

30 Abr 2012 10:50 #15 por L.Martinelli
Respondido por L.Martinelli no tópico Pedir Marcha - Rotação RPM
Noto que na minha Intruder quando troco de marcha aos 3 mil giros ela engasga, então o ideal é acima dos 4 mil ou mais, o motor trabalha mais cheio e sem trepidação, vou sempre na tocada suave.

Twister vermelha 2008

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Tempo para a criação da página:0.166 segundos