sou motociclista novo, apenas 1 mês de carta "A", e devido a isso tenho uma dúvida técnica, em qual rotação (RPM) a moto costuma pedir marcha (numa pilotagem normal, sem esticar) , por exemplo a minha Yes pede marcha de 1ª pra 2ª aos 7000 mil giros numa escala de 12000 mil giros, e assim por diante.
particularmente acho um giro muito alto para a moto pedir troca de marcha, digo isso porque se comparado com um carro, por exemplo, meu corsinha pede marcha aos 3000 mil giros (numa pilotagem normal, sem esticar).
gostaria de saber se realmente é nesta faixa de 7000 RPM que as motos pedem marchas, porque se não for, minha moto pode estar com algum problema.
agradeço pelas informações, abraços
Yes 2006
Guarulhos - SP
"não pedi a vida que recebi, mas eu a tenho mesmo assim, e nela eu faço o melhor que posso"
primeiro Unife seja bem vindo ao fórum, segundo, se alguém perguntar, não, eu não durmo
Sua moto está em fase de amaciamento?
Não compare carro com moto, logo vc vai perceber que as rotações das motos são altas mesmo.
Por exemplo, a minha intruder, eu chego a mudar a marcha dela em até 8mil/rpm (dependendo da marcha)
qualquer dúvida é só perguntar!!!
Aliás, ótima escolha!!!
"Bons amigos são a família que nos permitiram escolher..."
"Memento te mortalem esse"
“Não é o trânsito que te educa, você leva sua educação por onde vai."
Depende de como vc quer andar com a moto. Se vc quiser uma tocada mais agressiva sempre vai trocar as as marchas acima de 6500 rpms se vc quiser uma tocada mais tranquila faça trocas a 5000 rpms.
Então moisespatriarca, hoje to trabalhando até mais tarde ehehe.
Rapaz... Tem um monte de guarda noturno aqui no Motonline...
Unife, rotações de autos são bem mais baixas mesmo, tipo, na marcha lenta eles ficam em duzentas e poucas. Já em motos, marcha lenta é em torno de mil e poucas...
Quanto a ela "pedir" troca de marcha, o conta-giros ajuda muito, mas aos poucos você vai perceber só "de ouvido".
Verdade cfs, essa semana estava trocando a marcha da minha moto a 8mil o consumo aumentou pra caramba, agora estou pela faixa de torque entre 6 e 7 mil
"Bons amigos são a família que nos permitiram escolher..."
"Memento te mortalem esse"
“Não é o trânsito que te educa, você leva sua educação por onde vai."
Segundo os fabricantes,o ideal de trocar marcha é no exato momento de maior torque do motor.Leia teu manual e lá dira que teu motor tem "X" de torque máximo a "y" RPM.
Porém,o consumo fica ligeiramente maior.No manual também sugere a "condução econômica",sugerindo as RPM para fazer as trocas.
Completando um pouco a informação do Luis, O torque máximo da Yes aparece com 7.000 giros...
Sobre comparar carros e motos, não da... pois a "faixa vermelha" do carro aparece com 6 ou 7 mil giros(to meio por fora do mundo das 4 patas) +ou-... já a de uma moto, (125cc) a faixa vermelha começa nos 10.000 giros... então é bem diferente...
quem tá acostumado com carro, sempre axa q a moto ta berrando demais nas trocas... ou troca de marchas igual carro e fala q a moto é fraca
5k e 7k vc não força, pelo contrário, são os melhores giros, óleo bom e giro nessa faixa tu tem moto pro resto da vida...
FAzendo uma breve comparação, trocar marchas em moto a 7k giros é como trocar num carro a 3k ou um pouco menos...
EU tenho o problema inverso, quando pego o uno do pai quero escutar o barulho do motor, e as vezes me pego trocando marcha em 4-5k giros...O danado anda bem, mas faz 8km/l...
GuilhermeRS escreveu:
5k e 7k vc não força, pelo contrário, são os melhores giros, óleo bom e giro nessa faixa tu tem moto pro resto da vida...
FAzendo uma breve comparação, trocar marchas em moto a 7k giros é como trocar num carro a 3k ou um pouco menos...
EU tenho o problema inverso, quando pego o uno do pai quero escutar o barulho do motor, e as vezes me pego trocando marcha em 4-5k giros...O danado anda bem, mas faz 8km/l...
E no caso de estar com "coxinha", o que muda? sobre manter a rotação numa determinada faixa sem auterar muito
é prejudicial?
No caso de reduções "quebra molas" com garupa em que a rotaçao cai pra 3k em terceira, da pra continuar na mesma macha?
Burn your Rubber, Not Your Soul.
É na curva que se define o homem.
Noto que na minha Intruder quando troco de marcha aos 3 mil giros ela engasga, então o ideal é acima dos 4 mil ou mais, o motor trabalha mais cheio e sem trepidação, vou sempre na tocada suave.