Diferença de motor

06 Jan 2011 06:57 #16 por edsonnota1000
Respondido por edsonnota1000 no tópico Diferença de motor
SOHC (em língua inglesa Single Over Head Came ) ou árvore simples de cames à cabeça, é o nome dado em engenharia mecânica a um motor de explosão de quatro tempos que usa comando simples de válvulas (duas por cilindro) para controlar a abertura e fecho das válvulas de admissão e de escape.
Os motores com apenas uma árvore de cames é responsável por abrir e fechar as válvulas de saída para escape de gases e as válvulas de entrada do combustível, mas pode variar a quantidade de válvulas por cilindro exemplo honda civic 1.6 16v (quatro vávulas por cilindro)
Tanto a distribuição DOHC como SOHC possuem as suas vantagens e desvantagens. Por exemplo, o motor com quatro válvulas por cilindro DOHC (as vezes pode ser até oito válvulas por cilindro) tem mais torque e potência em altas rotações, mas não tem nenhuma vantagem em baixas rotações, já o motor SOHC (com duas válvulas por cilindro), não tem muita potência em altas rotações devido as poucas opções de entrada e saída dos elementos, e tem um bom binário do motor em baixas rotações sendo ligeiramente mais econômico.

DOHC (em língua inglesa double overhead camshaft) ou duplo comando de válvulas no cabeçote (no Brasil), ou dupla árvore de cames à cabeça (em Portugal), é o nome dado em engenharia mecânica a um motor de explosão de quatro tempos que usa dois comandos de válvulas para controlar a abertura e fechamento das válvulas de admissão e de escape.
Este tipo de distribuição é utilizado em motos, carros e qualquer outro motor com explosão interna. O duplo comando de válvulas (DOHC) é um comando de válvulas com duas válvulas de entrada e saída,o que o torna mais complexo que os motores com só um comando de válvulas OHC (Over Head Cams) ou SOHC (Single Over Head Cams).
O motor DOHC é utilizado na maioria dos automóveis, uma vez que permite estrair até de um motor pequeno, uma potência razoável. Nas motos, sobretudo as de estrada (não desportivas), não se usa em demasia essa tecnologia do duplo comando de válvulas, uma vez que elas não necessitam de muita potência, pois são feitas para circular a baixas velocidades estabilizadas. Motos ligeiramente desportivas que fazem uso dessa tecnologia.
O motor DOHC tem mais potencia que um motor SOHC somente em alta, devido o fato de haver mais entradas e saídas para os gases. Uma analogia pode ser descrita da seguinte maneira. Imagine que o motor é um salão grande, com movimentação constante de pessoas a entrar e sair, como acontece em um motor, mas só que no motor, as pessoas são a gasolina e o ar. No salão onde há apenas 2 portas, uma de entrada e uma de saída, o processo é demorado e lento. Imagine agora que existem 4 portas, duas de entrada e duas de saída. A passagem fica mais livre! No motor passa-se o mesmo, um DOHC possui 4 portas, duas de entrada e duas de saída e então a passagem de ar/gasolina fica mais livre.

PIPOCA - BIZ 125 PRATA 2006
FAZER O QUE NÉ.....
CRISTINE - FAZER YS 250 CHUMBO REALIZAÇÃO DE UM SONHO
152.000 DE PURA DIVERSÃO
SUZIBLUE - YES EN125 AZUL 49.000 KM DE PURA ESTRADA
MOGI GUAÇU - SP

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

12 Jan 2011 07:32 #17 por Wendell
Respondido por Wendell no tópico Diferença de motor

soueu escreveu: Alguém sabe exemplos de até quanto rodaram os motores da
fazer/lander e da twister/tornado até a 1ª retífica ?



Li aqui no fórum sobre fazer que passou de 170 mil km e apenas trocou bateria (além dos itens de manutenção obrigatórios). Ainda não achei na internet, pesquisando pelo google, alguém que tenha uma fazer 250cc com motor batido.


Já sou be de twister (não cb300, apesar de ser o mesmo motor) que bateu pino com pouco mais de 80 mil km. O meu amigo teve problemas com a twister dele aos 250 mil km.


Desconheço o cuidado utilizado pelos donos em ambos os casos.

Biz 100, Fan 125, Kansas , YS 250 , YS LE 250, Ténéré 250, Intruder 125, Comet GT250R, YS 250, Intruder, B650S (13~), Cbr250r (14~)

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

06 Fev 2011 19:07 #18 por doutor estranho
Respondido por doutor estranho no tópico Diferença de motor
Na pratica dohc não faz tanta diferença em motores pequenos, digo isso comparando fazer com twister.
Faz diferença na hora que precisar fazer a parte de cima do motor, aí é doído

Fazer 250 preta 08 (E lá se vão cem mil km)
Moto não é perigosa, perigoso é quem sobe nela.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

31 Maio 2012 15:46 #19 por hugobci
Respondido por hugobci no tópico Re: Diferença de motor
Outra diferença entre motores da fazer e da twister é que os mais simples acabam por ser ligeiramente mais barulhentos. Alguns dizem que o motor da fazer é muuuuuuuuuuuuito barulhento comparando com twister. Eu já não acho que é tudo isso. Mas atribui-se essa diferença de barulho à tecnologia SOHC ...



Yamaha Ys250ie Fazer since 2007

à pé desde jun/2009

Honda biz em 09/09

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Tempo para a criação da página:0.133 segundos