o dohc que é comando duplo no cabeçote, mas nem por isso é sinonimo de multivalulas por cilindro. ex: a gs 500 é dohc mas com 2 valvulas por cilindro. e mesmo vale para o ohc ou sohc que é comando simples no cabeçote. ex: a intruder 250 ou a xt 600 tem comando simples e são multivalvulas com 4 valvulas por cilindro.
Acontece que o motor multivalvulas tem a vantagem de fazer a admissão e o escape mais rapido q o não multivalvulas, podendo assim atigir rotações mais altas. Rotações mais altas significa mais potencia. Mas nem tudo são flores no mundo dos multivalvulas, eles são conhecidos por serem xoxos em baixa rotação, a rotação que agente usa na cidade. Isso acontece porque os motores multivavulas são desenvolvidos para ter torque e potencia em media pra alta rotação. Já os não multivalvulas de baixa pra média rotação, que propricia maior economia em cidade pois usa-se menos o acelerador e mais conforto pois troca-se menos marcha.
Outra desvantagem dos multivalvulas é o maior csuto de manutenção e maior probalidade de quebras por ter mais peças movéis.
D.Frantz escreveu:
falando bem simples assim por cima...
o dohc que é comando duplo no cabeçote, mas nem por isso é sinonimo de multivalulas por cilindro. ex: a gs 500 é dohc mas com 2 valvulas por cilindro. e mesmo vale para o ohc ou sohc que é comando simples no cabeçote. ex: a intruder 250 ou a xt 600 tem comando simples e são multivalvulas com 4 valvulas por cilindro.
Acontece que o motor multivalvulas tem a vantagem de fazer a admissão e o escape mais rapido q o não multivalvulas, podendo assim atigir rotações mais altas. Rotações mais altas significa mais potencia. Mas nem tudo são flores no mundo dos multivalvulas, eles são conhecidos por serem xoxos em baixa rotação, a rotação que agente usa na cidade. Isso acontece porque os motores multivavulas são desenvolvidos para ter torque e potencia em media pra alta rotação. Já os não multivalvulas de baixa pra média rotação, que propricia maior economia em cidade pois usa-se menos o acelerador e mais conforto pois troca-se menos marcha.
Outra desvantagem dos multivalvulas é o maior csuto de manutenção e maior probalidade de quebras por ter mais peças movéis.
falando assim bem por cima seria isso
SOHC: Fazer ja tem uma vida util do motor maior, por ter menos pontencia em alta velocidade
DOHC: Twister tem maior pontecia em alta velocidade, mais ja a vida do motor e bem menor
na verdade a vida ultil do motor não tem muito a ver se ele é ou não multivalvulas.
a vida util do motor da fazer é maior por causa do revestimento ceramico do cilindro e do pistão forjado, ou seja pela tecnologia. É claro que um motor que sempre trabalha a mais rotação e sempre no limite tende a ter uma duração maior. Mas isso de duração é muito relativo se o cara sempre anda no limite maximo de giro de uma fazer, sempre cortando giro e só completa oleo invez de trocar o motor vai durar menos que o de uma twister q anda na manha e faz sempre a manutenção em dia.
Resumindo mesmo é aquilo motor multivalvulas tanto DOHC (TWISTER) quanto SOHC (XT 600) tende a ter potencia e e torque a maiores giros. Claro que a xt é bem menos rpm q a twister por ter 600cc x 250cc da cbx
E motores simples com 2 valvulas por cilindro (SOHC, OHC, OHV e DOHC no caso da GS500) tenden a ter potencia e torque a menores giros, mais agradaveis no uso do dia a dia.
D.Frantz escreveu:
na verdade a vida ultil do motor não tem muito a ver se ele é ou não multivalvulas.
a vida util do motor da fazer é maior por causa do revestimento ceramico do cilindro e do pistão forjado, ou seja pela tecnologia. É claro que um motor que sempre trabalha a mais rotação e sempre no limite tende a ter uma duração maior. Mas isso de duração é muito relativo se o cara sempre anda no limite maximo de giro de uma fazer, sempre cortando giro e só completa oleo invez de trocar o motor vai durar menos que o de uma twister q anda na manha e faz sempre a manutenção em dia.
Resumindo mesmo é aquilo motor multivalvulas tanto DOHC (TWISTER) quanto SOHC (XT 600) tende a ter potencia e e torque a maiores giros. Claro que a xt é bem menos rpm q a twister por ter 600cc x 250cc da cbx
E motores simples com 2 valvulas por cilindro (SOHC, OHC, OHV e DOHC no caso da GS500) tenden a ter potencia e torque a menores giros, mais agradaveis no uso do dia a dia.
q nada cara, precisando tamos ai no que puder ajudar. Fora que isso foi uma explicação bem superficial, acho que existem topicos e materias sobre o assunto no motonline. Para saber mesmo seria interesante fazer uma pergunta pro biagio q manja tudo da parte tecnica das motos
D.Frantz escreveu: q nada cara, precisando tamos ai no que puder ajudar. Fora que isso foi uma explicação bem superficial, acho que existem topicos e materias sobre o assunto no motonline. Para saber mesmo seria interesante fazer uma pergunta pro biagio q manja tudo da parte tecnica das motos
Senhores tenho uma dúvida, o que leva um fabricante a fazer um motor sohc 4v para uma moto e dohc 4v para outra de mesma cilindrada. Ex: Tornado 250 DOHC 4V enquanto para a versão de trilha é um SOHC 4V 250CC UNICAM. Resistência? Quantidade de peças móveis? Leveza? Durabilidade?