Diferença de motor

08 Dez 2007 13:24 #1 por Homem_Oculto
O galera uma pequena duvida de motores Yamaha e Honda ....


Sendo que é yamaha na cabeça.... :)





Fazer, SOHC com 2 valvulas


twister Motor DOHC, com 4 válvulas


O que seria SOHC E DOHC e qual a diferença de 2 a 4 valvulas ???


Lander motor OHC com 2 valvulas


Tornado motor DOHC com 4 valvulas e a mesma da twister.


Vcs que sao feras tirem esta minha duvida ....Obrig

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

08 Dez 2007 18:44 #2 por AlvaroME
Respondido por AlvaroME no tópico Diferença de motor
SOHC: comando simples no cabeçote;
DOHC: duplo comando no cabeçote.

125ML 81 * DT180 84 * XLX250R 86 * XLX350R 88 * SXT 27.5 89 * Elefantre 30.0 91 * XT 600E 97 * DT180 82 * Tornado 05 * Lander 07 * Falcon 06 * XT 660R 06 * Falcon 08 * BMW G 650GS

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

09 Dez 2007 00:11 #3 por Homem_Oculto
Respondido por Homem_Oculto no tópico Diferença de motor

AlvaroME escreveu: SOHC: comando simples no cabeçote;
DOHC: duplo comando no cabeçote.






Fico agradecido pela resposta, mais e tecnico e continuo a nao enteder a diferença..... desculpe pela minha ignorancia !!!!


:)

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

09 Dez 2007 08:51 #4 por Rêzinho
Respondido por Rêzinho no tópico Diferença de motor
Acho que é que o SOCH é mais pra economia!!! e o DOHC é pra anda um pouco mais!!! me corrija se tiver errado!!! abraços

Atual: XTZ Lander 250X ")

Próxima: Kawasaki Ninja 250r ")



Espírito Santo do Pinhal/SP

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

09 Dez 2007 11:34 #5 por D.Frantz
Respondido por D.Frantz no tópico Diferença de motor
falando bem simples assim por cima...

o dohc que é comando duplo no cabeçote, mas nem por isso é sinonimo de multivalulas por cilindro. ex: a gs 500 é dohc mas com 2 valvulas por cilindro. e mesmo vale para o ohc ou sohc que é comando simples no cabeçote. ex: a intruder 250 ou a xt 600 tem comando simples e são multivalvulas com 4 valvulas por cilindro.

Acontece que o motor multivalvulas tem a vantagem de fazer a admissão e o escape mais rapido q o não multivalvulas, podendo assim atigir rotações mais altas. Rotações mais altas significa mais potencia. Mas nem tudo são flores no mundo dos multivalvulas, eles são conhecidos por serem xoxos em baixa rotação, a rotação que agente usa na cidade. Isso acontece porque os motores multivavulas são desenvolvidos para ter torque e potencia em media pra alta rotação. Já os não multivalvulas de baixa pra média rotação, que propricia maior economia em cidade pois usa-se menos o acelerador e mais conforto pois troca-se menos marcha.



Outra desvantagem dos multivalvulas é o maior csuto de manutenção e maior probalidade de quebras por ter mais peças movéis.






falando assim bem por cima seria isso

D.Frantz - Curitiba - PR

Intruder 250/Fazer 250/XT-600/BMW R 1100 GS

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

09 Dez 2007 13:20 #6 por Homem_Oculto
Respondido por Homem_Oculto no tópico Diferença de motor

D.Frantz escreveu:
falando bem simples assim por cima...

o dohc que é comando duplo no cabeçote, mas nem por isso é sinonimo de multivalulas por cilindro. ex: a gs 500 é dohc mas com 2 valvulas por cilindro. e mesmo vale para o ohc ou sohc que é comando simples no cabeçote. ex: a intruder 250 ou a xt 600 tem comando simples e são multivalvulas com 4 valvulas por cilindro.

Acontece que o motor multivalvulas tem a vantagem de fazer a admissão e o escape mais rapido q o não multivalvulas, podendo assim atigir rotações mais altas. Rotações mais altas significa mais potencia. Mas nem tudo são flores no mundo dos multivalvulas, eles são conhecidos por serem xoxos em baixa rotação, a rotação que agente usa na cidade. Isso acontece porque os motores multivavulas são desenvolvidos para ter torque e potencia em media pra alta rotação. Já os não multivalvulas de baixa pra média rotação, que propricia maior economia em cidade pois usa-se menos o acelerador e mais conforto pois troca-se menos marcha.



Outra desvantagem dos multivalvulas é o maior csuto de manutenção e maior probalidade de quebras por ter mais peças movéis.






falando assim bem por cima seria isso






SOHC: Fazer ja tem uma vida util do motor maior, por ter menos pontencia em alta velocidade


DOHC: Twister tem maior pontecia em alta velocidade, mais ja a vida do motor e bem menor


Seria isso ............ rs

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

09 Dez 2007 15:58 #7 por D.Frantz
Respondido por D.Frantz no tópico Diferença de motor
na verdade a vida ultil do motor não tem muito a ver se ele é ou não multivalvulas.


a vida util do motor da fazer é maior por causa do revestimento ceramico do cilindro e do pistão forjado, ou seja pela tecnologia. É claro que um motor que sempre trabalha a mais rotação e sempre no limite tende a ter uma duração maior. Mas isso de duração é muito relativo se o cara sempre anda no limite maximo de giro de uma fazer, sempre cortando giro e só completa oleo invez de trocar o motor vai durar menos que o de uma twister q anda na manha e faz sempre a manutenção em dia.

Resumindo mesmo é aquilo motor multivalvulas tanto DOHC (TWISTER) quanto SOHC (XT 600) tende a ter potencia e e torque a maiores giros. Claro que a xt é bem menos rpm q a twister por ter 600cc x 250cc da cbx

E motores simples com 2 valvulas por cilindro (SOHC, OHC, OHV e DOHC no caso da GS500) tenden a ter potencia e torque a menores giros, mais agradaveis no uso do dia a dia.

D.Frantz - Curitiba - PR

Intruder 250/Fazer 250/XT-600/BMW R 1100 GS

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

09 Dez 2007 17:10 #8 por Homem_Oculto
Respondido por Homem_Oculto no tópico Diferença de motor

D.Frantz escreveu:
na verdade a vida ultil do motor não tem muito a ver se ele é ou não multivalvulas.


a vida util do motor da fazer é maior por causa do revestimento ceramico do cilindro e do pistão forjado, ou seja pela tecnologia. É claro que um motor que sempre trabalha a mais rotação e sempre no limite tende a ter uma duração maior. Mas isso de duração é muito relativo se o cara sempre anda no limite maximo de giro de uma fazer, sempre cortando giro e só completa oleo invez de trocar o motor vai durar menos que o de uma twister q anda na manha e faz sempre a manutenção em dia.

Resumindo mesmo é aquilo motor multivalvulas tanto DOHC (TWISTER) quanto SOHC (XT 600) tende a ter potencia e e torque a maiores giros. Claro que a xt é bem menos rpm q a twister por ter 600cc x 250cc da cbx

E motores simples com 2 valvulas por cilindro (SOHC, OHC, OHV e DOHC no caso da GS500) tenden a ter potencia e torque a menores giros, mais agradaveis no uso do dia a dia.






Que aula ....rs


Consegui capitar a diferença de um pro outro....





Obrigado pela explicaçao e paciencia :)

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

09 Dez 2007 18:09 #9 por D.Frantz
Respondido por D.Frantz no tópico Diferença de motor
q nada cara, precisando tamos ai no que puder ajudar. Fora que isso foi uma explicação bem superficial, acho que existem topicos e materias sobre o assunto no motonline. Para saber mesmo seria interesante fazer uma pergunta pro biagio q manja tudo da parte tecnica das motos


abrçs

D.Frantz - Curitiba - PR

Intruder 250/Fazer 250/XT-600/BMW R 1100 GS

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

10 Dez 2007 13:05 #10 por Homem_Oculto
Respondido por Homem_Oculto no tópico Diferença de motor

D.Frantz escreveu: q nada cara, precisando tamos ai no que puder ajudar. Fora que isso foi uma explicação bem superficial, acho que existem topicos e materias sobre o assunto no motonline. Para saber mesmo seria interesante fazer uma pergunta pro biagio q manja tudo da parte tecnica das motos


abrçs






Okay anotado

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

10 Dez 2007 16:56 #11 por Donato
Respondido por Donato no tópico Diferença de motor
pegando o embalo sobre esse assunto...

eu ainda num sei realmente qual as vantagens q um motor tem sobre o outro( DOHC x SOHC )!!!!

eskecendo a quantidade de valvulas, so enfatisando o tipo do motor(dohc e sohc), alguem sabe as vantagens q um tem sobre o outro?

*THIAGO DONATO

*João Pessoa - PB



EX: FZ250cc

EX: Bros125cc

EX: XTZ 125CC

EX: H6 PRETA



ATUAL: sem moto.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

26 Dez 2010 20:00 #12 por Paulo Motard
Respondido por Paulo Motard no tópico Diferença de motor
Senhores tenho uma dúvida, o que leva um fabricante a fazer um motor sohc 4v para uma moto e dohc 4v para outra de mesma cilindrada. Ex: Tornado 250 DOHC 4V enquanto para a versão de trilha é um SOHC 4V 250CC UNICAM. Resistência? Quantidade de peças móveis? Leveza? Durabilidade? [/size]

DTRACKER X 250 SÓ ALEGRIA

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

27 Dez 2010 06:50 #13 por JulioCDomingues
Respondido por JulioCDomingues no tópico Diferença de motor
Existe um artigo ótimo para vocês entenderem esta diferença. Entrem no site Motos Blog e vejam o artigo técnico sobre cabeçotes. Explica bem isso lá:


http://www.motosblog.com.br/2010/10/08/comportamento-dos-mot ores-parte-7-cabecote/


Vale ver toda a séria composta de 12 partes. Lá explica praticamente tudo sobre comportamento de motores.

Atual: Lander 2008 - Paixão de moto !!!

Campinas / SP

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

27 Dez 2010 07:16 #14 por Soueu
Respondido por Soueu no tópico Diferença de motor
Alguém sabe exemplos de até quanto rodaram os motores da
fazer/lander e da twister/tornado até a 1ª retífica ?

Sempre na boa / sempre de moto - Biker since 1975.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

30 Dez 2010 16:14 #15 por Dentinho
Respondido por Dentinho no tópico Diferença de motor
Companeros. Motores SOHC, faz a DIFERENÇA,quando é severamente exigidos.Traba lham muito equilibrado,nas mais diversas rotações.É um motor de manutenção relativamente simples,ñ é batedeira. É perfeito para a terra Brasile. [/b]


A todos,companeros,um ano novo repleto de LEALDADE,FRATERNIDADE E LIBERDADE. [/b]

Dentinho

Lealdade, Fraternidade e Liberdade.


"Intruder 125cc 08,e XTZ 125cc 08"

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Tempo para a criação da página:0.176 segundos