caro julierme,
realmente eu vejo um horizonte diferente se aproximando no q tange ao fim da "motocracia" (monopolista é claro) da honda. é o q eu sempre digo, o dia q a honda lançar uma moto respeitando o consumidor brasileiro em quesitos básicos e essenciais como preço e nível de tecnologia / atualização, eu compraria sem pestanejar, pois é um produto de excelente qualidade e ainda tem as vantagens da maior rede de concessionarias do país. mas como vc mesmo disse, não é o que esta ocorrendo, veja "nossa" hornet de 2° geração e os gringos curtindo a 4°, tornado e falcon, boas motos, mas quase igual ao século passado quando foram lançadas(2001 / 1999) sem evolução alguma agora em 2008, nem I.E sequer etc e etc. mas o preço é bem atualizado...
porque chegou a esse ponto?
histórico da honda no brasil, desde seu começo, a honda se fixou na mente do brasileiro e tem uma história de sucesso com seus motores 4 tempos... também devido a algumas cagadas da yamaha no passado( até hoje tem gente q jura q a yamaha só faz motores 2 tempos!!!!!!!!)
campanhas de marketing nítidamente superiores aos concorrentes durante anos e anos bem como maiores investimentos nas concessionárias, treinamento de pessoal etc. mesmo hoje, as concessionarias da yamaha por exemplo, não tem aquele brilho, aquele apelo, em minha cidade, piracicaba/sp 400.000 habitantes, quase 2 veículos por habitante, e um dos maiores IDHs e nivéis de crescimento do país e muita gente com grana, na autorizada yamaha, o atendimento é "mais ou menos" o visual é "mais ou menos" e quase sempre não tem muitas motos expostas( se for de maior cilindrada então, nunca tem.) como é q eu vou comprar o produto sem ver? o pos venda é "mais ou menos" e dependendo o modelo não ha pronta entrega. quando comprei minha lander, tive q esperar 1 mês por q segundo a vendedora, a yamaha só disponibiliza 3 landers, uma de cada cor por mês.( para uma cidade rica com 400.000 habitantes) Nas concessionarias honda em contra partida, sempre tá cheio de motos, vendedores sanguessugas( porem atenciosos) e a coisa é diferente. Sei q não posso generalizar, e q entre as concessionarias idependente da marca são diferentes. mas via de regra, se aqui é assim, no resto do país não deve ser muito diferente.
detém ou detinha 80% do mercado, sendo líder, se impõe como referência.
concorrentes "dormindo no ponto" , "moscando" e por muito tempo aceitando a situação. veja quanto tempo levou para a yamaha aumentar sua gama de motos!! até alguns poucos anos atrás só tinha a ybr, xt600/660, scooters feinhos e a jurassica xt225... a suzuki então, na faixa de baixa cilindrada, pior ainda, não tinha nada!!! e tem concorrentes q fizeram menos ainda...
hoje, mudou mesmo, e vem por aí a invasão chinesa, pode AINDA não ter tanta qualidade, mas já tem o preço.
a postura monopolista aos poucos, com este bolo sendo melhor dividido, forçara a líder a se mexer e quebrar paradigmas. a questão é se o brasileiro será respeitado e colocado no mesmo patamar dos gringos, pois o q ocorre é quase um preconceito!!!! em relação a tecnologia. até quando terei q comprar refugo de gringos!!! quando o pessoal la enjoa de um modelo, eles vem lançar aqui " mim índio, mim quer hornet 2° geraçao" fico putaço com isso. pior que isso não acontece so com honda, a GM por exemplo, lançou o novo vectra GT que é o atual astra europeu da opel( muito bonito por sinal). o carro é o mesmo de la só que com o mesmo motor de MONZA da decada de 80 DE NOVO!!!!!! gastão e pouco potente, e teremos q engolir isso, la fora um motor modernaço e o escambal e aqui o de MONZA, e por R$ 60.000!!!!!. somos inferiores aos europeus dona GM? qualé q é?
vou comprar um civic q é da HONDA ( que ironia eim?) que é o mesmo em qualquer lugar do mundo, avançado tanto pra mim como para um japonês ou europeu. isso é respeito e parabéns a honda ( a divisão de carros é claro) e trocar meu astra 2004 com motor de monza de 1986.
descupem mas acabei desabafando...