Rox.... xenon é proibido... faça como eu.... instale as lampadas superbrancas, Phillips, ou Osran, ou Silvania, que estejem dentro das especificaçoes da lei... e vc fica com efeito xenon, ilumina mais que a original, e nao tera problema com a lei...
Pois é, eu uso uma Phillips esqueci o modelo agora, acho que é crystal motovision, mas pelo que eu saiba, não há nenhuma norma que proibe o uso do xenôn.
Ex Biz C100 2005
Ex Fazer 250 2008
Atual Celta 2002
Sem moto no momento
Itajaí/SC
Se agride ou agrada, o seu lugar no grid de largada não muda nada.
Pela resolução 296 do CONTRAN, a partir de 01/01/2009, o uso de lâmpadas de xenon em motos ficará proibido, sujeitando o condutor a autuação por infração grave, multa de R$127,00 e retenção do veículo
Rox... na linha superbranca, existe umas 3 ou 5 de intensidade diferente (e preços tambem....)... aki nao tenho muita opção, mas na internet tem e da pra comprar no cartao...
www.luz.philips.com/archives/guia_iluminacao_automoti
va_philips.pdf
Bruno.. quanto a xenon, nao sei como conseguir, se a lei é clara.... Quanto a lampadas... o que falta é informaçao aos policiais que autuam, e ate mesmo ciretrans que nem sabem...
Quando fui transferir, tive que ensinar o cara que faz vistoria, que a lampada não era proibida, era comprada legalmente (nao akelas paraguaias falsificadas 90/100 wts), pois estava em acordo com as resoluçoes do contram (conforme vem com um cartao tipo cartao de credito, explicando a resoluçao)...
"Cartão de Conformidade Lâmpadas Phillips"
As lampadas blue vision, crystal vision, diamond vision atendem as resoluçoes 227 e 294 do Contran em todos os aspectos eletricos, de cor, fotométricos, e de intensidade luminosa. Laudos técnicos emitidos por laboratorios acreditado pelo Inmetro aprovam esses produtos sob os numeros ..... .... .... "
Se vc tem a nota do produto, e o cartao (vem com espaço pra ser prenchido os dados do instalador,revenda,data da venda, numero da nf, descriçao do produto, proprietario do veiculo, placa e modelo dao veiculo..)... Dificilmente um policial vai querer te multar depois de vc apresentar gentilmente a explicaçao... Se mesmo assim ele insistir, peça pra ele no campo de observaçao da multa anotar que vc usava tal lampada... Recorre depois ...
j.elvio e demais, estou pensando em trocar minha Sport 06/07 por uma CB 500 1998. Gostaria de saber quanto mais ou menos saiu essa sua revisão (para ter uma idéia) e se a CB 500 é uma moto que se presta a uso diário (80% rodovia e 20% cidade), média de 60km/dia... a manutenção básica sai por quanto? digo óleo, filtros, vela, relação, etc...
Se puderem me ajudar, agradeço muito!
Mad... A moto é excelente.... quando vc montar numa, nao vai mais queres saber de regredir... só de pular pra uma 4cilindros... hornet na sequencia....
Apareceu uma bolha no tanque de combustivel, quando fui verificar, é uma trinca de reforma mal feita... entao, comprei o jogo de faixas dela (15reais), e mandei pintar o kit, pra nao dar diferença de cor (250reais)...
A manutençao dela é barata, tem coisas que chega a ser mais barato que a twister.... as coisas basicas, como retentor de bengala, pastilhas de freio, relaçao corrente,coroa,pinhao, filtro de oleo, filtro de ar, ja se encontra paralelo, a preço competitivo com uma twister... ou pouca coisa mais caro.... mas a troca de oleo da cb500 é a cada 3000kms...
A moto é facil de manter, e lhe dara muita felicidade... mas compensa pagar mais caro pra pegar uma filé... Gastei entre pintura, peças e cromagem, algo em torno de 2mil reais... fora mao de obra minha.... mas a moto ficou nova...
O mais caro que twister, é pneus e acabamentos.... porisso é bom pegar uma filé, e nao cair com ela... rs.
A idéia é essa mesmo, pegar uma filé para ter a menor possibilidade de problema, mas mesmo assim queria ter uma base por que assim que comprar pretendo desmontar e olhar tudo. Não estava longe do que imaginava...
tem coisas que são baratas, outras, um pouco mais cara... como a saboneteira da balança (na concessionaria, da twister é 20 reais, da cb500 é 70 reais...).... o bacalhau, custa 80 reais novo... nao é tao caro.... o segredo é vc ter um amigo com oficina montada e firma aberta, que costuma a comprar la na concessionaria, tendo cadastro, ele consegue descontos em media de 20%.... isso vale pra suzuki tambem....
peças basicas, pode levantar no mercadolivre, que são relativamente baratas...
Ponha na cabeça que, basicamente, na desmontagem, o ideal é fazer o que eu fiz..
1. rolamento de caixa de direçao.
2. revisar rolamentos de rodas.
3. trocar pastilhas de freio se necessario.
4. trocar fluido de freio.
5. revisar suspençao dianteira, ideal é trocar os retentores(15 reais em média cada) e ja o oleo...
6. retirar suspençao trazeira, revisar, se tiver folga no eixo, resolver, engraxar, desmontar os amortecedores traz pra fazer calço na molas (se costuma a andar em dois na moto ou vc é pesadinho)..
7. trocar fluido do radiador, limpando-o e o seu reservatorio de expanssão... verifique se a mangueira que liga o radiador ate o reservatorio nao esta entupida devido a falta de manutençao.
8. limpar carburaçao e equalizar.
9. trocar velas se necessario (muito velhas).
10.troca oleo e filtro de oleo
11. verificar e se necessario trocar filtro de oleo.
12. antes de montar as rodas, verificar o balanceamento dos pneus.
13. verificar funcionamento da parte eletrica (costuma a queimar luzes de painel, e retificador de voltagem).
14. verificar se nao ta patinando embreagem.
Depois de tudo isso... vc tera uma moto nova...rs...
Isso vale pra qualquer moto..
As vezes, vale pagar bemmm mais barato numa e vc fazer isso, do que pegar uma carissima que acha q ta filé e nao ta... Nao fica caro fazer isso, se vc tem a habilidade pra executar esses serviços....