Pilotagem X Condicionamento físico

27 Maio 2008 19:38 #16 por Patriarca
Vida Longa!!!!
Aproveitas e pergunte ao exmo Doutor, no caso de uma moto que não condiz com as condições físicas e porque não "geográficas" do piloto o que EU devo fazer. (Acho que você entendeu minha dúvida não é João Tadeu?)
Obrigado!!!!moisespatriarca39595,9733333333

"Bons amigos são a família que nos permitiram escolher..."
"Memento te mortalem esse"
“Não é o trânsito que te educa, você leva sua educação por onde vai."

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

28 Maio 2008 09:00 #17 por Luiz Carlos
Fico feliz poder contribuir, estarei preparando o material.

Aí Moisés, não se acanhe, dívidas ajudarão, então pergunte.

COMET 2 AMARELA

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

28 Maio 2008 10:20 #18 por rjmartins

Luiz Carlos escreveu: Fico feliz poder contribuir, estarei preparando o material.

Aí Moisés, não se acanhe, dívidas ajudarão, então pergunte.


opa, luiz, só pra acrescentar... tenho dificuldade em olhar pra tras.. ahhaahhaa sabe como é, as vezes a gente fecha o ertrovisor e ai tem q olhar pra tras... o macacao atrapalha bastante nisso, principalmente para rotacionar o tronco.. é musculo abdominal?

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

28 Maio 2008 15:39 #19 por Luiz Carlos
Ô Rj, se o macacão for muito justo, ou não bem adaptado ao seu biotipo, não tem musculatura que resolva.

Mas os músculos que rotacionam o tronco são os obliquos internos e externos.


Caso o problema não seja só o macacão a solução é essa...


Luiz Carlos39596,7794907407

COMET 2 AMARELA

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

28 Maio 2008 17:17 #20 por Puzzle
Respondido por Puzzle no tópico Pilotagem X Condicionamento físico
tem q comecar pelo cerebro, pra nao fazer merda na rua

Compro> Yamaha Fazer 250cc!

Litoral Sul - SP

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

28 Maio 2008 18:11 #21 por Patriarca
Valeu Luiz Carlos, você é um irmãozão mesmo hein?!!!!


"Bons amigos são a família que nos permitiram escolher..."
"Memento te mortalem esse"
“Não é o trânsito que te educa, você leva sua educação por onde vai."

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

19 Jun 2008 14:59 #22 por 1000GRAU
Respondido por 1000GRAU no tópico Pilotagem X Condicionamento físico
Luiz Carlos, apesar de não concordar, com certeza eu também usaria,pois como vc disse, é um direito seu.
Só não entendi o fato de se ter que fortalecer a musculatura abdominal e os oblíquos, considerando que eles são responsáveis pela flexão do tronco...concordo que depende muito do modelo de moto que vc está pilotando, pois cada modelo lhe proporciona uma posição de pilotagem diferente. Acredito que o grupo muscular mais importente de ser trabalhado seja o GEC (grupo eretor da coluna) o qual é responsável pela postura corporal.

Muito interessante esse tópico...já havia pensado em fazer algo parecido.

PS: estou no 2º ano de Educação Física da Universidade Metodista de São Paulo.

abs

"O VENTO É TESTEMUNHA DO QUANTO VALE A PENA VIVER".



CG TITAN 125 KSE (à venda)

RUMO À FAZER BLUE 2008



SÃO BERNARDO DO CAMPO - SP

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

19 Jun 2008 17:53 #23 por Luiz Carlos
Grande 1000GRAU, os abdominais são, assim como os paravertebrais, musculos antigravitacionais, ou seja nos mantem eretos quando em pé, e nessa função principal são agonistas.

Os paravertebrais, um função do tipo de braços de alavanca em que atuam(de força menor que de resitencia), são músculos que dificilmente se enfraquecem pois estão em constante esforço.

Os abdominais ao contrário atuam em braço de força maior que de resistencia, por isso não precisam de muita força para executar seus movimentos, além de que, quando não estamos em pé os abdominais quase não estão sendo usados, pois estamos geralmente com o quadril e o tronco fletido, isso por ação da postura e não por uso dos flexores de quadril e tronco, e como voce sabe músculo não usado atrofia-se e enfraquece.

Então quando a força dos abdominais diminui ocorre a sobrecarga dos paravertebrais, resultando em um fortalecimento e encurtamento excessivo principalmente em paravertebrais lombares, o que aumenta a lordose lombar levando as consequencias como lombalgias, érnias discais e diminuição de espaço intervertebral com pinçamento nervoso (skiatalgias)

Basta ver um motorista de caminhão antigo (o motorista), quase todos exibem uma enorme ptose abdominal (pança enorme) e hiperlordose lombar(poupança enpinada).

A posição de pilotagem de moto pouco difere da postura do motorista com quadril e tronco fletidos, sendo que nas esportivas a coisa é ainda pior porque está tudo muito fletido (joelho, quadril e tronco)

Essa flexão excessiva de joelho por longos periodos resulta em um sério problema que estará em material que enviarei ao João Tadeu para ser exposto aqui no site.

Em tempo, os abdominais fletem o tronco como grupo muscular, porém seus componentes isolados executam outros movimentos, como a rotação, além de participarem do movimento respiratório.

1000GRAU dê bastante atenção a anatomia e a cinesiologia pois entendendo bem essas matérias vc verá como as coisas ficam bem mais fáceis, vc saberá alongar ou fortalecer qualquer musculo facilmente, por isso sempre vá além do que o professor ensina.

Beleza?

Abs.





Luiz Carlos39618,8797106482

COMET 2 AMARELA

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

19 Jun 2008 18:04 #24 por rjmartins
luiz, tem versão em portugues do seu post? hehehehe


explica ai como se a gente tivesse 3 anos!rjmartins39618,8784606481

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

19 Jun 2008 18:05 #25 por Patriarca
Luiz Carlos, no caso da musculatura abdominal, se ela é fraca, isso sobrecarrega a musculatura lombar e pode aumentar a incidência de problemas na "coluna" em geral?
Como dores nas costas, bico de papagaio, hérnia de disco, lordose, isso num português mais popular né?

Abraço!!!

"Bons amigos são a família que nos permitiram escolher..."
"Memento te mortalem esse"
“Não é o trânsito que te educa, você leva sua educação por onde vai."

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

19 Jun 2008 18:12 #26 por Lute
Respondido por Lute no tópico Pilotagem X Condicionamento físico
Lembrando que não estamos falando de ficar "bombados" nos referidos músculos... a questão é fortalecê-los para suportar a posição de pilotagem.. que exige muito mais do piloto se compararmos com um carro, onde se fica sentado e com apoio nas costas...

Alguém perguntou pra que fortalecer os mm (músculos) do braço? Não que vc tenha que ter um tríceps braquial nervosão pra acelerar, mas na verdade, o tempo todo que vc fica pilotando, ele está contraído.. é questão de resistência...

Pra que fortalecer o pânceps?? Pra ele te manter ereto... quando o pânceps e os mm das costas tão fraquinhos, vc acaba "entortando para frente" e exigindo muito mais da coluna vertebral.. aí vem as dores absurdas que sentimos depois de algum esforço ou viagem mais longa...

Na verdade é todo o conjunto dos mm superiores.. ainda mais o pessoal que pilota as esportivas que ainda precisa dos inferiores....

Mas vai lá galera.. um exercício é bom não só pra pilotar a moto... mas para ter uma vida mais saudável mesmo..

ps. observações de um singelo aspirante de farmacêutico, que tem um conhecimento de anatomia muito restrito

Abraços





Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

19 Jun 2008 18:22 #27 por rjmartins

Lute escreveu: tríceps braquial



qual q é esse? eu conheço só triceps, q é a parte de tras do braço.. é disso q estamos falandos? ele fica contraido pilotando? caraca, eu nao manjo nada dessa parada!!

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

19 Jun 2008 18:32 #28 por Luiz Carlos
Com certeza Moisés, com os abdominais fracos toda coluna está propensa a problemas.

Veja só, um machucado no pé pode resultar em dor no pescoço.

Isso acontece porque ao andar vc não pôe peso no pé machucado, o que altera toda mecãnica do caminhar, daí para manter o equilibrio o copo faz "compensações" até chegar ao pescoço, que vai ficar torto e vai doer...

Quanto ao "bico de papagaio" (osteófito) infelismente quase todos que ficarem velhos terão, isso porque não depende muito de postura, mas de "véiura" mesmo

A sorte é que nem todos doem, só em casos de "bicos" muito grandes, onde o de cima ecosta no de baixo, mas morre-se antes disso... geralmente...

È isso aí Lute, a lógica é essa...

COMET 2 AMARELA

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

19 Jun 2008 18:35 #29 por Luiz Carlos

rjmartins escreveu:

Lute escreveu: tríceps braquial



qual q é esse? eu conheço só triceps, q é a parte de tras do braço.. é disso q estamos falandos? ele fica contraido pilotando? caraca, eu nao manjo nada dessa parada!!




È esse mesmo RJ, o outro tríceps (sural) fica na panturrilha...

Mas não esquenta, apesar do linguajar a coisa é mais simples do que parece...

COMET 2 AMARELA

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

19 Jun 2008 18:53 #30 por Patriarca
Então estamos montando uma "Academia Virtual" aqui né?

Luiz essa do pé eu sabia, mas antes de chegar no pescoço, geralmente o outro pé começa a doer primeiro
E sobre fortalecer os braços eu sei como é isso, tente frear a moto com garupa numa emergência pra vc ver , o peso vem todos pros braços e mãos!!!

"Bons amigos são a família que nos permitiram escolher..."
"Memento te mortalem esse"
“Não é o trânsito que te educa, você leva sua educação por onde vai."

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Tempo para a criação da página:0.237 segundos