50 MELHORES MANEIRAS DE SALVAR SUA VIDA
(Da revista americana Motorcyclist)
"Nós somos o que fazemos todo dia. Excelência, perfeição,
então, são mais do que uma simples ação, são hábitos."
Aristóteles - Grécia Antiga.
A melhor moto do mundo é sucata - ou vai ser logo,logo -
a menos que você saiba como usá-la. O mais potente
equipamento de alta performance que existe está bem entre
as suas duas orelhas.
Para ajudar a programá-lo com as informações certas,
juntamos 50 potenciais dicas de sabedoria de experiência
das ruas. Algumas você vai conhecer, outras, não. Todas
valem a lembrança, valem memorizar bem.
Quando se fala de andar de moto pelas ruas, as dicas da
MSF (Fundação norte-americana para a Segurança dos
Motociclistas ) tem a melhor idéia: Quanto mais você
sabe, melhor para você.
1. Pense que ninguém te vê
Porque para a maioria dos motoristas, você é invisível,
mesmo! Nunca faça um movimento imaginando que o outro
motorista está vendo você, mesmo que você tenha acabado
de ver seus olhos. Motos muitas vezes não fazem parte das
cabeças de quatro rodas.
2. Seja paciente
As conseqüências de encarar um erro ou uma disp**a no
transito começa mal e sempre acaba PIOR. Finja que foi a
sua mãe que fez aquela barbeiragem e perdoe a falha.
3. Ponha roupas para encarar um acidente, não uma piscina
ou uma festinha de verão
Com certeza, a padaria do bairro é uma viagem de 5
minutos, mas ninguém está planejando comer ASFALTO, está?
As roupas modernas de tecidos ventilados significam que
40 graus à sombra não são desculpa para camisetinhas e
shortinhos de surfista (aliás, você pega onda?)
4. Espere o melhor, mas esteja preparado para o pior
Esteja pronto para a fechada, para uma surpresa que nunca
deve ser inesperada. Não existe "apareceu de repente",
"veio do nada" ou "eu achei que ele ia.".
5. Deixe seu ego em casa
As únicas pessoas realmente interessadas em saber se você
estava mais rápido que o outro na avenida são o policial
e o Detran.
6. Preste atenção no que está fazendo
É verdade, tem uma gatíssima de shortinho curtinho do
outro lado da rua. Enquanto isso, tem um ônibus na sua
frente parando de repente para um tiozinho que fez sinal
em cima da hora fora do ponto. Se ligue!
7. Espelhos mostram só uma parte do ambiente
Nunca mude de direção ou de faixa sem olhar para trás
para confirmar que você realmente pode virar ou mudar de
faixa.
8. Seja paciente
Espere mais um ou dois segundos antes de entrar na pista,
começar a andar ou sair para ultrapassar. Você é pego
pelo que NÃO VIU! Aquela olhadinha a mais vai salvar sua
pele.
9. Preste atenção na diferença de velocidade
Passar por carros ao dobro de sua velocidade ou mudar de
pista para passar por um monte de carros parados é
somente um jeito mais rápido de conhecer São Pedro (sé
que algum dia você vai conhecê-lo!).
10. Cuidado com a calçada
Um monte de surpresas acaba chegando das calçadas: Sacos
com objetos dentro, pregos, antenas de TV, tijolos,
escadas, sofás velhos, escolha o que quiser! Procure
problemas nos cantos e não ande junto à calçada, você
está no tráfego.
11. Carros entrando à esquerda ainda são os maiores
assassinos de motociclistas
Não ache que o motorista vai esperar passarem todos os
motociclistas antes de se enfiar à esquerda, não. Eles
também estão tentando ser rápidos!
12. Cuidado com carros passando no vermelho
Os primeiros segundos após o sinal mudar são os mais
perigosos. Olhe SEMPRE para os dois lados antes de cruzar
o semáforo.
13. Olhe os espelhos
Olhe os espelhos sempre que mudar de faixa, diminuir a
velocidade ou parar. Esteja pronto para se mover se o
outro veiculo for ocupar o espaço onde você está.
14. Deixe espaço na frente
No Brasil se anda sempre MUITO colado. A regra geral que
se usa pelo mundo é de 3 segundos de distância do veículo
da frente. Melhor ainda se você observar tudo que
aparecer na sua frente para os próximos 12 segundos (no
horizonte). Todos os seus problemas estão aí dentro
desses espaços.
15. Cuidado com os carros equipados
Eles são rápidos e seus motoristas agressivos. Não
imagine que você passou por ele e que está tudo
resolvido, ele está logo aí atrás. Você pode acabar como
um novo modelo de grade frontal do carrão dele.
16. Entrar em curvas em alta velocidade machuca
É a maior causa de acidentes com motociclistas sozinhos
em estradas sinuosas e pistas de corrida. "Entre devagar,
saia rápido" é há muitos anos a regra dos campeões das
pistas.
17. Não acredite na polícia florestal
Se na área onde você está podem aparecer animais, não vá
pensar que a polícia rodoviária ou florestal vai
conseguir tirar cada um deles da sua frente. Vá devagar,
olhe para as margens da Estrada e fique vivo.
18. Já está muito tarde para você começar a usar os dois
freios
O dianteiro faz a maior parte da parada, mas um pouco de
traseiro na entrada das curvas pode acalmar uma moto
nervosa.
19. Mantenha SEMPRE o freio dianteiro coberto
Economize um segundo no tempo de reação a 85 km/h e você
pode parar 30 metros antes (é talvez até conseguir
escapar do impacto). Será que vale a pena? Pense!
20. Olhe para sua trajetória
Use o milagre da fixação de objetivo em seu próprio
benefício. As pesquisas mostram que a moto vai para onde
você olha, então olhe para a solução no lugar de olhar
para o problema.
21. Mantenha seus olhos em movimento
O tráfego está sempre mudando,portanto continue sempre
procurando por problemas. Não trave seus olhos em um só
ponto por muito tempo a menos que você esteja realmente
em problemas sérios.
22. Pense antes de agir
Avalie com cuidado a situação quando pensar em
ultrapassar rapidinho aquele táxi está a 15 km/h numa
área com limite de 60 km/h ou você pode acabar com sua
cabeça dentro do carro que virou à esquerda "do nada".
23. Não olhe para o chão - levante sua cabeça
É sempre tarde para fazer qualquer coisa quando o
problema está a 10 metros. Olhe lá longe e mude a
direção.
24. Preste atenção em seu caminho
A maioria dos acidentes acontecem durante os primeiros 15
minutos de seu trajeto, abaixo de 60 km/h, em um
cruzamento ou via secundária. É, exatamente, por onde
você passa toda hora.
25. Pare totalmente em cada placa "PARE"
Isso, ponha seu pé no chão. Olhe de novo. Qualquer outra
maneira de fazer isso força uma decisão imediata sob
pressão sem tempo para identificar uma situação de risco.
26. Nunca entre às cegas num corredor de trânsito parado
Os carros devem estar parados por alguma boa razão, e
você pode não vê-la até que seja tarde demais para fazer
alguma coisa. Não ande a mais de 30 km/h acima da
velocidade dos outros veículos. Se estiver a 40 km/h,
você vai ver que cair no meio do transito não é assim tão
confortável.
27. Não abrace um urso!
Se você pesa 50 kilos, por
favor não tente encarar uma
estradeira-monstro de 400 kilos! Se você tem só um metro
e meio de altura, tem certeza que precisa uma altíssima
bigtrail? Pega leve!
28. Procure pelas portas de carros que se abrem no
tráfego
E acertar um carro que desvia de uma porta aberta é
exatamente tão dolorido quanto o primeiro caso.
29. Não entre numa rotina de cruzamentos iguais
Procure uma placa "PARE" depois de uma longa série de
esquinas em preferência para você. Se você está
imaginando que o trafego vai parar pra você, vai acabar
encarando uma surpresa no mínimo bem dolorida.
30. Tenha espaço para se movimentar quando trafegar em
grupo
Pilotar dentro de um amontoado grupo de motos é um bom
meio de acabar no meio do mato fora da estrada. Qualquer
grupo de motos que valha a pena acompanhar terá um ponto
de encontro marcado à frente para reencontrar os
"desgarrados".
31. Dê tempo para seus olhos se acostumarem
Vá devagar e com farol baixo até que seus olhos se
acostumem com a escuridão ao sair de lugares muito
iluminados. Fechar um dos olhos até chegar ao local
escuro também ajuda, senão você estará dirigindo às cegas
por uns 2 quilômetros!
32. Domine a meia-volta
Pratique este retorno apertado até ficar bom. Ponha suas
nádegas na beirada do banco no lado contrário à curva e
deite a moto para dentro da curva, usando seu corpo como
contrapeso enquanto gira em cima da roda traseira.
33. Quem colocou uma placa "PARE" no meio dessa subida?
Não entre em pânico. Use o freio traseiro para manter a
moto no lugar enquanto usa o acelerador e embreagem para
sair sem problemas.
34. Se parece escorregadio, então é mesmo!
Um trecho de chão suspeito pode ser só mais uma mancha.
Manteiga? Cascalho? Óleo? Pode não ser nada, mas é melhor
diminuir ANTES de pisar num sabãozão ou em nada.
Aqui vale um comentário importante: há poucos dias um
colega motociclista sofreu uma queda por causa de uma
faixa pintada de preto na Rodovia Fernão Dias (São Paulo-
Belo Horizonte). O fato é que a irresponsabilidade do
pessoal que decidiu pintar as faixas no lugar de QUEIMÁ-
LAS COM FOGO levou a um grave acidente, que dessa vez por
MUITA SORTE não tirou a vida do motociclista. A aderência
sobre TODAS AS FAIXAS é reduzida e por isso um mínimo
delas deve existir sobre a pista e as mesmas não podem
estar DISFARÇADAS à visão do condutor de qualquer
veículo. Fica o alerta: NUNCA TRAFEGUE sobre as faixas:
Uma faixa branca da melhor qualidade tem em sua
composição milhares de microesferas de vidro altamente
escorregadias polvilhadas depois de aplicada a faixa em
altíssima temperatura, tornando-a a maior inimiga do
motociclista (depois do administrador de vias de tráfego
irresponsável, é claro).
35. BUM! Estouro de pneu! E agora?
Sem movimentos bruscos. A moto não estará feliz, então se
prepare para usar um pouco de músculos para manter a
trajetória. Alivie o acelerador e use freio bem leve com
a roda boa e vá procurando a melhor direção para sair da
pista. Agora, pode voltar a respirar.
36. Pingos na viseira?
Começou a chover. O asfalto umedecido é muito mais
escorregadio que depois de uma chuva tropical e você
nunca sabe o quanto está liso. Use máxima concentração,
cuidado e suavidade nos controles.
37. Emocionado?
Já dizia o velho ditado: "Quando a cabeça não pensa, o
corpo é quem paga". As emoções são tão fortes quanto
qualquer droga, então observe a você mesmo quando for
sair. Se você está nervoso, triste, exausto ou ansioso,
sente e conte até 10 mil.
38. Vista uma roupa
Ponha roupas que sirvam bem em você e ao tempo. Se você
está muito frio ou muito quente ou brigando com uma
jaqueta onde cabem dois de você, você já está em
problemas.
39. Deixe seu iPod em casa
Você não vai ouvir o caminhão de cimento a tempo se
estiver ouvindo a banda "Calypso", a única coisa que vai
ficar atraente são seus fones de ouvido para o pessoal da
SALA DE CIRURGIA.
40. Aprenda a fazer desvios de emergência
Esteja pronto para fazer dois desvios de emergência em
seguida. Desvie de um obstáculo pela esquerda e logo em
seguida de volta à sua trajetória original. A moto vai
seguir seus olhos, portanto olhe para o caminho e não
para os obstáculos. Pratique isso até que seja um reflexo
normal, sem pensar.
41. Seja suave em baixa velocidade
De nada adianta sua enorme agilidade se você estiver
devagar. Tire as forças dos movimentos com um trabalho
leve nos freios traseiros. Isso minimiza muito
indesejáveis transferências de peso e facilita alinhar e
posicionar a moto exatamente onde e como desejamos.
42. Piscar luz de freio é uma boa
As setas e luzes de freio dos outros veículos te chamam a
atenção, não é verdade? Pisadinhas leves no pedal ou
toques rápidos na manete do freio dianteiro antes de
realmente frear sua moto vão alertar o trafego atrás.
43. Cruzamentos são perigosos, então garanta suas chances
Ponha outro veiculo imaginário entre sua moto e o veiculo
à frente para evitar que o veículo cruzando acerte você
bem de lado. Diminua, assim, para metade a chance de
acidentes.
44. Ajuste sua visão periférica
Olhe para um ponto bem à sua frente. Agora procure ver as
coisas ao lado movendo só sua atenção, sem virar os
olhos. Quanto mais você conseguir ver sem virar os olhos
ou a cabeça, mais cedo vai reagir aos problemas.
45. Sozinho num semáforo que não muda nunca?
Se for um semáforo inteligente (tem um numero perto das
luzes) você pode mudá-lo! Procure um fio sensor de
presença antes da faixa de pedestre (um quadrado riscado
em preto no chão) e posicione o motor da moto em cima
dele. Se o semáforo não mudar, baixe o descanso lateral
bem sobre o fio, que as suas chances de mudá-lo para
verde vão melhorar. Se não der, relaxe e espere, você já
tentou tudo!
46. Tudo é mais difícil de ver à noite
Ajuste e limpe seus faróis e viseiras transparentes e
tenha uma visão melhor do que uma simples idéia do que
está ali na frente.
47. Não trafegue perto ou ao lado dos caminhões
Se um daqueles 18 pneus monstruosos estourar - o que
acontece com BASTANTE FREQÜÊNCIA - ele vai se transformar
em vários projéteis de borracha e aço violentíssimos. A
não ser que você goste de brigar com uma chuva de
destroços, fique longe ou passe logo. Os pedaços de mola
da suspensão dos caminhões matam pessoas dentro dos
carros, imagine o que poderá fazer com você!
48. Tire o pânico das paradas de emergência
Desenvolva uma intimidade muito grande com seu freio
dianteiro. Procure um lugar deserto e seguro em asfalto
liso e limpo. Faça centenas de frenagens começando bem
suavemente e freando cada vez mais forte até descobrir
aquela força na mão ideal entre a frenagem máxima e a
roda travada (frenagem máxima=pneus CANTAM mas a roda NÃO
PÁRA). Repita isso com cuidado MUITAS vezes até ficar
muito bom. Pronto.
49. Tenha pneus adequados
Nada do que você leu até aqui vai servir a não ser que
você tenha os pneus adequados. Não os subest
ime. Tenha
certeza que eles estão bem calibrados todo tempo. Procure
cortes, pregos e outras porcarias que tenham se prendido
a eles. Procure sinais de ressecamento e desgaste. Troque
logo que puder, os pneus são a essência da
dirigibilidade.
50. Respire fundo e pegue leve.
Conte até 10. Desculpe e peça desculpas, dê passagem e vá
devagar, apreciando o passeio. Deixar de andar a 130 km/h
é muito melhor que arruinar sua vida numa cadeira de
rodas, ou ainda morrer.