Carro ou Moto, Qual é mais seguro ?

19 Out 2006 12:22 #16 por usuario1
A moto!!


Mais isso não quer dizer que ela representa um perigo é apenas em termos de comparação! se tivesse comparando um estlingue com armas de pressão diria que os dois tem riscos mais a arma mais


O problema da moto é que sozinho numa poça de oleo podemos cair o o carro pode passar batido quase sempre sem problemas!


O entusiasto pelas duas rodas nos motiva perigoso ou não vamos continuar!!

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

19 Out 2006 12:25 #17 por usuario1
PORQUE SE MORRE DE MOTO NO BRASIL


Porque conduzimos mal - Num país onde todos os fins de semana, se bate o recorde de velocidade da Kawasaki Ninja, as pessoas ainda não se conscientizaram que não estão aptas a guiar a(s) moto(s) que possuem. Tendo como analogia o célebre Princípio de Peter, vamos subindo na escala da cilindrada e potência até sermos um autêntico desastre no assento que ocupamos.

Porque os outros conduzem mal - Se ainda há alguns que se reconheceram no parágrafo acima, e começaram a tomar mais cuidado, existem sempre aqueles que não tomam. Resultado: como se já não bastasse o fator "eu", há também o fator "eles".

Porque não nos ensinaram a conduzir - A verdade é que só nos ensinaram como passar no exame de condução, e que o mesmo não tem nada a ver com a vida real. A culpa não é dos instrutores, que cansados de chamar a atenção para isso, limitam-se a fazer aquilo para que são pagos.

Por falta de personalidade - Muitos de nós não são capazes de dizer que fazem parte de grupos, que nos finais de semanas vão dar aquelas voltinhas, em que se cometem as maiores imbecilidades. Ultrapassa-se com larga margem os próprios limites, para poder acompanhar os mais rápidos, e assim não ser banido do grupo. Mas, se ao menos fossemos sozinhos, não teríamos de lembrar nos pesadelos aquilo que aconteceu ao nosso(a) parceiro(a).

Por imbecilidade - Há sempre um imbecil na estrada que de moto, carro ou outro meio, tem de provar que é melhor do que nós. Se não o consegue, há que nos "eliminar" da paisagem. Por vezes conseguimos identificá-los quando, sem razão física aparente, estacionam no local reservado aos deficientes - ou em fila dupla nos estacionamentos dos shoppings e supermercados.

Por pânico - "A moto faz a curva, nós é que não conseguimos". Quantas vezes se morre porque, em situações em que ultrapassamos os nossos limites, ou em perigo, nos agarramos àquilo que todos sabemos fazer: os freios.

Pelos obstáculos - Como se não bastasse tudo aquilo que circula na estrada para nos servir de parede, temos os buracos, a areia, o óleo, etc... Mas, apesar de muitos ainda não terem descoberto que as nossas estradas não são pistas de corrida - e por isso raramente escapam - temos sempre a sorte de encontrar um trilho de trem.

Porque não utilizamos equipamento de proteção - Claro que se vai dizer que é muito caro, que depois de se ter comprado aquele escapamento esportivo, e o kit para ter mais 1 cavalo de potência, não há dinheiro.

Porque não sabemos nada de mecânica - Interessa-nos os cavalos que a moto tem e o resto que se dane, é para isso que servem os mecânicos. A pressão dos pneus, o mecânico que veja nas revisões de 6000 em 6000 km, que com os quilômetros que geralmente se faz, dá ano sim, ano não.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

19 Out 2006 12:46 #18 por João Tadeu

Moema - São Paulo - SP - Brasil

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

19 Out 2006 12:58 #19 por Bull_Terrier
Friamente, mesmo com todos os ´´dependes``, o carro é mais seguro, óbvio.
E dentre os carros, os que mantém o motorista mais alto em relação ao asfalto.(pick-ups, vans, suvs, etc).

Mas nos esforçando, podemos conduzir motos com níveis de segurança beeeeem acima do que a maioria dos motoristas de carros o fazem.

Bull Terrier Ubber Alles

Comet 2 Azul

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

23 Out 2006 08:27 #20 por carlos CC
descordo!

o carro é mais perigoso que a moto sim logo:

a moto têm maior capacidade de frenagem.
melhor capacidade de se deslocar.

por isso diante de um possível acidente sendo um cara experiente é possivel uma moto se safar melhor do que um carro. o que acontece na moto é que muitos naum sabem frear (ainda têm aquela lenda na cabeça que o freio dianteiro capota a moto) t~em que saber dosar, eu já me escapei de várias batidas e barbeiragens dos outros pcausa e graças a deus do meu freio dianteiro.

a maioria naum sabe frear corretamente, seja de moto ou de carro. ex:

um cidadão andando a 80 km/h numa avenida sem movimento e logo á frente têm um filha da p$#%$ dum motorista de carro estacionado que sai para fazer o retorno sem olhar para trás, o que se faz numa situação destas:

dependendo da distância é pancada na certa, mas um motorista atento já de longe prevê o barbeiro dentro do carro pelo retrovisor com o carro se mexendo e reduz e buzina antes e evita.

mas a maioria quando o carro atravessa na frente logo taca o pé no freio trazeiro arrastando a roda (tanto moto quanto carro) aí é batida na certa.

o que se faz:

freia-se forte com o dianteiro e dosagem relativa no trazeiro sem que a roda arraste (derrape) e quando tiver próximo do carro aí já vai ter reduzido dos 80 para uns 40 ow 30, 50 depende muito da situação, aí com menor velocidade você vai conseguir se deslocar melhor sem derrapar desviando do maldito barbeiro

mas essa de qual é mais perigoso é relativo, depende muito do tipo de acidente e do tipo de condução.

quando falam para mim que a moto é mais perigoso que o carro eu fico puto e irritado a ponto de discutir mas eu me controlo (e sei que naum vale a pena).

Obs:

A moto o cara pode pular fora, mas o carro pode se ficar preso ali dentro pcausa de cinto ow preso nas ferragens.

carlos-cc.blogspot.com/

XLX350R CG125TITAN

Centro RS

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

23 Out 2006 08:28 #21 por carlos CC
se for lavantar um estatística, uma pesquisa eu acho que dá empate

pq a mioria aqui naum usa cinto no carro e aí naum adianta nada.

carlos-cc.blogspot.com/

XLX350R CG125TITAN

Centro RS

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

23 Out 2006 10:46 #22 por Fabio Tor
essa pergunta ainda vai dar o que falar hehehe

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

23 Out 2006 10:48 #23 por Allan_Zero

Fabio Tor escreveu: essa pergunta ainda vai dar o que falar hehehe


É que alem de ser um assunto um tanto polêmico, é algo que varia muito de opinião pra opinião... não tem como comprovar com ctza oque eh ou naum s seguro.
A polêmica foi oq me incentivou a postar =p

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

24 Out 2006 10:44 #24 por thiagom
Respondido por thiagom no tópico Carro ou Moto, Qual é mais seguro ?
Se não me engano, morre um motociclista por dia em sp, só na capital.


Sei que a frota de carros é bem maior que a de motos, só que não sei quantos morrem de carro.


Aguém teria os números da frota de carro e de motos, e o número de acidentes fatais com motoristas de carro??? Acho q com esses dados daria um comparativo interessante

São Paulo-SP

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

19 Fev 2007 21:20 #25 por Alfredo
Respondido por Alfredo no tópico Carro ou Moto, Qual é mais seguro ?
Olá, pessoal. Este é um assunto desagradável que só. Mas vamos lá, fiz uma análise rápida e cheguei a essas conclusões: comparando os acidentes envolvendo motocicletas e carros, percebe-se que a proporção em relação à frota total é praticamente a mesma para os dois tipos de veículos, isto é, cerca de 11% cada. Eu não saberia dizer a proporção das mortes do piloto de moto em relação ao número total de acidentes com moto. Na verdade, a maior relação de fatalidade é para colisões frontais, com cerca de 24% de mortes, e para atropelamentos, com cerca de 19%. Parece que é mais perigoso sair andando pelas ruas que andar em um veículo. A maioria dos acidentes de trânsito acontecem com carros e caminhões (c.47% e 25%, respectivamente), contra 7% de motos. Aliás, se entendi bem os dados, um acidente com bicicleta é mais grave do que um com moto.


Acho preocupante ver que as proporções de acidentes com carros e motos são as mesmas (em relação às frotas respectivas), nem menores nem maiores. Pessoalmente, considero que os motociclistas têm muito mais consciência da necessidade de segurança entre todos os motoristas habilitados. Assim quero crer, afinal sou um deles. Ou será que estou me enganando?


Eu acho que analisei os números corretamente, mas posso ter me enganado. Sei que há pessoas aqui muito bem informadas sobre o assunto, principalmente os autores deste sítio motonline. Mas quem tiver curiosidade pode obter mais informações em


http://www.denatran.gov.br/download/custos_acidentes_transit o.pdf (este é um documento do denatran de dezembro de 2006).


http://www.detran.rs.gov.br/artigos/03-Relat_rio%2010%20-%20 Acidentes%20envolvendo%20motos.pdf (este é um documento do detran do RS até 2003).

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

21 Fev 2007 12:56 #26 por VinnyRun

Alfredo escreveu: Pessoalmente, considero que os motociclistas têm muito mais consciência da necessidade de segurança entre todos os motoristas habilitados. Assim quero crer, afinal sou um deles. Ou será que estou me enganando?


Pela forma como muitos motociclistas pilotam, ou essa consciência não existe ou é superada por uma falsa sensação de indestrutibilidade.

Muitos motoristas dirigem carros de formas absurdas também. Mas eles têm uma armadura ao redor. Claro: essa armadura pode ser a própria causa da morte ao ficar preso dentro dela. Mas pode, também, salvar a pele do infeliz.

Discordo quando se diz que TODOS os acidentes podem ser evitados.

Alguns são tão absurdos que não dá para imaginar. Exemplo: uns anos atrás houve um acidente na entrada de Campinas. Um casal numa moto foi atropelado por um carro. A moça ficou presa ao para-choque do carro e arrastada até a morte por muitos quilômetros. Numa avenida com duas pistas, em horário de baixo movimento, você espera que será atropelado de moto? Mesmo que você perceba que o carro está chegando perto muito rápido, você acha, realmente, que dá tempo de sair da frente? É um caso raro e muito absurdo, mas se fosse um carro, duvido que alguém teria morrido.

Não há como negar que o carro é mais seguro quando os acidentes são causados por fatores completamente fora do controle.

Nas situações em que só depende do condutor, ambos se equivalem, mas em caso de algo dar errado, você tem mais chances de se machucar de moto.

Na minha opinião.

Eu amo tanto a vida que se um dia eu parar de viver eu morro!

www.mpacheco.com.br

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

13 Mar 2007 08:32 #27 por Mr.Smith
Presado Vinnyrun


Mais sua exemplo não era acidente, foi feito á proposito. Era homocídio. Se cara está com vontade de matar, é outro coisa.


Tudos ACIDENTES pode ser evitado. Mas é nem sempre uma acão de vítima que previne. Muitos vezes é o outro que não fiz a sua parte: Motorista que não trocou pneu vencido, aquela buraco que não foi tampado... Claro que aqui de repente pessoas morre antes de alguma coisa ser feito, mais sempre existe prevenção.

Sou mala, não sou fantasma!

Parou de emprestar C-100 Biz+ de minha esposa, ela agora empresta minha Shadow 750 e a MT-03

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

14 Mar 2007 11:05 #28 por VinnyRun
Bom, na minha OPINIÃO o carro é mais seguro.

Mas a moto é muito MELHOR!!!

Eu amo tanto a vida que se um dia eu parar de viver eu morro!

www.mpacheco.com.br

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

15 Mar 2007 04:19 #29 por Bigulino
sabe o que é mais grave, na minha opinião? as fábricas de motocicleta parecem investir muito em desenvolver potência, mais ainda em design, mais ainda em propaganda, e muito pouco em segurança. É até uma questão de lucro: muita gente (mas muita mesmo) até queria ter uma motinha, pela facilidade e economia, mas não tem coragem porque acha moto perigoso. Se houvesse investimento em segurança, era mais gente comprando moto, com certeza!


outro porém é que em qualquer país civilizado, os motociclistas teriam preferência no trânsito, justamente pela fragilidade a que estão expostos (tipo idoso em fila de banco, ou pedestre na Europa). Mas nessa terra sem-lei que nós teimamos em chamar de país, acontece o contrário, motoqueiro é mal-falado, quase que caçado no trânsito pelos motoristas.

comecei uma dieta radical: 0% Brahma, 0% Picanha

em 2 semanas, perdi 14 dias

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

15 Mar 2007 05:49 #30 por mantabodyboarde
Bigulino, me desculpe, mas motociclista é mal falado e quase caçado por causa de meia dúzia de desmiolado que só faz merda no transito.

Eu vejo todo dia algum motonóia fazendo alguma barbeiragem, já até teve um joselito que bateu na traseira do meu carro, quando eu estava parado no semáforo (fechado), perto da guia pra deixar o corredor livre e não arrebentarem meu retrovisor, aí um imbecil ve que já tem muita moto lá na faixa e resolve que a moto dele passa entre o carro e a guia, pela direita, num espaço que não passa nem bicicleta.


Quando vejo coisas como essa, tenho que imaginar se eu não andasse de moto também? Na hora já iria associar esse imbecil ao resto, já que eles fazem de tudo pra aparecer...

Roger (mantabodyboarder)



XTZ 375iXk



São Bernardo do Campo - SP

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Tempo para a criação da página:0.237 segundos