Pessoal, tenho mandado emails para esses imbecís que fazem leis absurdas protestando, mas, aqui em São Paulo, resolvi mandar um email para o vereador do meu bairro solicitando a criação de uma lei que obrigue que todas as vias com mais de três faixas tenha a faixa mais central exclusiva para motos (dividida em faixa dupla para elas), incluindo 23 de maio, Radial Leste, etc. A razão é simples, se motos já são quase metade da frota de carros e um terço da frota de veículos, não se justifica nas vias não termos pistas exclusivas, ademais, temos que desmotivar o uso de carros com um só ocupante que congestionam o tráfego. Quem quer trafegar sozinho que o faça de moto.
Para minha grata surpresa o vereador (Jooji Hato, PMDB) me respondeu positivamente, trancrevo aqui a resposta dada:
[style="font-style: italic;"]Caro Ricardo,
Sou autor de projeto de lei que libera a faixa exclusiva de ônibus também para
utilização das motos, isto tiraria as motocicletas do corredor entre os
veículos e daria mais segurança aos motoqueiros, que são muito mais velozes que
os ônibus.
A alteração proposta por você também merece atenção e portanto vamos enviá-la
ao Departamento Legislativo da Câmara Municipal de São Paulo para veriicar sua
viabilidade legal. Assim que tivermos um posicionamento, enteremos em [/style][style="font-style: italic;"]contato[/style][face="Arial"].
Atte.
Ver. Jooji
Devo frisar que quando os políticos inventam absurdos para tentar diminuir o número de acidentes com motociclistas não procuram saber quais as causas dos mesmos. Eu que sempre trafego pela 23 e Radial notei, em todos os acidentes que vi, e vi infelizmente muitos, diversos com motociclistas terminando mortos, que todos ocorrem por conta de mudança de faixa por parte de outros veículos. O motorista na 23, por exemplo, quando quer mudar de faixa e vê uma vaga não vai ficar procurando pelo retrovisor se há ou não um motociclista se aproximando, simplesmente vai para a vaga que encontra. Os motociclistas em velocidade muito acima do tráfego regular acaba não tendo como freiar e nem adianta usar a buzina. O tempo de reação dos motoristas não é tão rápido. Invariavelmente se o motociclista não freiar vai acabar morto, paralítico ou, na melhor das hipóteses mutilado. Qual a solução?
Faixas exclusivas é a mais garantida, claro, mas ajudaria muito se os próprios motociclistas não exagerassem na velocidade. Tenho amigos que são motociclistas há mais de 20 anos e nunca se envolveram em qualquer acidente sério. O segredo? Usar o freio ao invés da buzina.
Manter uma velocidade prudente no caótico trânsito de São Paulo é a melhor receita para sobreviver a ele. No entanto as faixas exclusivas ajudariam a manter a tranquilidade de todos. Se você sabe que ao conduzir seu veículo em uma determinada via não tem que se preocupar com um eventual motociclista surgindo "sabe-se lá Deus de onde", você, motorista responsável, trafega mais tranquilo. O mesmo se dá com o motociclista não tendo que se acautelar a todo instante contra um provável fechamento por um veículo que transite entre as faixas.
Faixa exclusiva não é discriminação, é separar desiguais visando proteger o mais frágil, que, no caso, somos nós que não temos quatro rodas que podem freiar rápido mantendo estabilidade e uma couraça de aço para absorver o choque de uma eventual colisão.
Espero que o vereador crie essa lei e que a prefeitura de São Paulo pare de estimular o trânsito de carros e privilegie o de motos. Se eu fosse vereador iria ainda mais longe, restringiria a circulação de algumas ruas, como a Av. Celso Garcia, proibindo o tráfego de caminhões e de carros particulares a excessão dos táxis, obviamente. Ai a avenida que é um acesso do centro à zona leste ficaria liberada para motos, ônibus e veículos de serviço público, apenas. Seria Show.
Agora para reflexão: imagine o que aconteceria com o trânsito de São Paulo se todos os que hoje trafegam de moto resolvessem, já que nos perseguem tanto com essas leis ridículas, andar de carro.
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