Reduzir acidentes, como?

31 Jul 2009 06:15 #1 por Patriarca
Ouvindo hoje uma entrevista de uma ortopedista do HC fiquei muito triste com os números apresentados e a postura da doutora no que diz respeito aos motociclistas:

Em São Paulo, motoqueiros são metade das vítimas de acidentes atendidas pelo Hospital das Clínicas

Em São Paulo
Um levantamento do Hospital das Clínicas da USP (Universidade de São Paulo) revelou que metade das vítimas de acidentes de trânsito que chegam ao pronto-socorro da instituição são motoqueiros. Nos últimos três meses, a emergência do Instituto de Ortopedia e Traumatologia do hospital atendeu 300 vítimas de acidentes, das quais 148 dirigiam moto ou estavam na garupa no momento do acidente.

O levantamento também mostra que 81% das vítimas de acidentes de moto são homens e apenas 19% são mulheres.


Segundo o HC, a recuperação de motoqueiros custa por ano cerca de R$ 100 milhões à instituição. Cada paciente custa em torno de R$ 300 mil ao hospital nos primeiros seis meses de internação. Os gastos cobrem cirurgias, despesas com UTI (Unidade de Tratamento Intensivo), ocupação de enfermaria, medicamentos e outros procedimentos médicos.

Projeções da Abramet (Associação Brasileira de Medicina do Tráfego) mostram que 30% das mortes em acidentes de trânsito no Brasil envolvem condutores ou garupas de motos. O HC afirmou em nota que os motociclistas são o único grupo que cresce nas estatísticas sobre atendimento a vítimas de acidentes. Entre os motoristas e passageiros de outros tipos de veículos, ciclistas e pedestres, houve diminuição ou estabilização dos números.

No quarta-feira (29), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou uma lei que regulamenta as profissões de motoboy e mototaxista no país, modificando o Código de Trânsito Brasileiro de 1997. Segundo dados da Fenamoto (Federação dos mototaxistas e motofretistas do Brasil), a nova lei vai regular a atividade de 2 milhões e meio de profissionais no país.



Isso sem contar com os números e dos gastos do SAMU ou do 193, INSS e outros gastos.

O que pode ser feito pra esses números reduzirem?

Será que adianta só NÓS andarmos com consciência e cuidado (tá, me engana que eu gosto ), quais são suas dicas para melhorar a forma de pilotagem de TODOS MOTOCICLISTAS?

"Bons amigos são a família que nos permitiram escolher..."
"Memento te mortalem esse"
“Não é o trânsito que te educa, você leva sua educação por onde vai."

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

31 Jul 2009 07:39 #2 por MATUSA
Respondido por MATUSA no tópico Reduzir acidentes, como?
Seria não andar de moto... (Me engana que eu gosto 2.)

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

31 Jul 2009 07:56 #3 por kado
Respondido por kado no tópico Reduzir acidentes, como?
90% ou mais dos acidentes de motos que vejo aqui é nos CRUZAMENTOS, e alguns, carro abrindo porta e pegando maluco ultrapassando pela direita...ultimamente, muito motoboy e menina com biz e outros cub...a maioria absoluta dos novos motociclistas, e mesmo velhos, não sabem pilotar de forma preventiva, aprende na marra...eu mesmo, me envolvi, ao longo de 25 anos somente pilotando motos, em 3 acidentes, um grave, no meio da quadra, um babaca deu um cavalo de pau, no meio da quadra, invadiu minha faixa, desvie entrando na contramão e ele me pegou lá, no retorno...me custou ligamentos do joelho, isto que deixei a moto entrar no carro e consegui ser jogado por cima, senão já era os outros dois foi em cruzamento, fui ultrapassar e fui fechado...muito mais minha culpa que deles... não ultrapasso mais perto de cruzamentos, mesmo que o motorista não de sinal que vai entrar... falta treinamento e advertência...

atuais:xt225 2001 WR360 2002 xt600e 2004 Transalp 2013

Marau, RS

FOTOS DE TRILHA

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

31 Jul 2009 08:37 #4 por aaxabreu
Respondido por aaxabreu no tópico Reduzir acidentes, como?
Falta consciência de todos os lados...
Sinceramente eu não sei como fazer para isso diminuir, visto que, a cada ano o número de motociclistas cresce...
Com isso, o número de acidentes vai crescer também, é óbvio, assim como cresce o número de acidentes com carros...
A diferença é que se vc encostar no carro da frente, ele só vai tomar um tranco...
Porém se vc encostar numa moto, é chão, e por mais simples que seja, pode ter consequências graves...
Eu por exemplo, quando caí estava a no máximo 40km/h e fraturei o punho...

Uma coisa que poderia ser melhorada, são as aulas práticas para habilitação de motos...
Lá eles não ensinam a usar retrovisor, não ensinam a usar setas, não esinam a trocar de marcha, e formam um condutor de motocileta totalmente despreparado para o trânsito de São Paulo...
Todos tem que aprender na "marra" e é aí que os acidentes aparecem...

Isso é um assunto muito complicado, que para se ter uma solução, tem que ser estudado a fundo mesmo...
Mas, quem liga pra nós???

São Paulo - SP

"Não comprem peças de procedência duvidosa"

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

31 Jul 2009 08:41 #5 por macacoloco
Respondido por macacoloco no tópico Reduzir acidentes, como?
Cruzamento é muito perigoso mesmo, basta ver como o TITE se preocupa com eles e ler sobre como agir em cruzamentos, mas a imprudência o despreparoe a guerra entre os motociclistas e motoristas ainda é a maior causa de acidentes.

Atual: falcon 400 2003 La Rubia
Antes: FZ6 N Fê, sugestão de um amigo!!
Mais antiga: Yamaha MT-03 2008 "Matilda"
Brasilia - DF
EU NÃO PATROCINO O CRIME! NÃO COMPREM PEÇAS ROUBADAS.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

31 Jul 2009 08:48 #6 por João Tadeu
Respondido por João Tadeu no tópico Reduzir acidentes, como?
no meu entendimento ...


campanhas de concientização
fiscalização edificante e não apenas punitiva
implementação das noções básicas de segurança no processo CFC
redução de aliquotas nos impostos sobre produtos de segurança
redução de aliquotas nos impostos sobre produtos de manutenção basica como freios e iluminação.
centro de treinamento profissionalizante com carteira diferenciada


e o mais importante


materia nas escolas publicas e privadas sobre o transito de forma geral


fora isso ainda somaria uma campanha para op uso de bicicletas pois já esta comprovado que quem um dia foi ciclista se torma um condutor com uma visão mais apurada ao motociclismo, e quem já foi ciclista é um motociclista melhor !


VIDA LONGA
João Tadeu40025,4944212963

Moema - São Paulo - SP - Brasil

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

31 Jul 2009 08:52 #7 por Bigulino
Respondido por Bigulino no tópico Reduzir acidentes, como?
eu, apesar de motociclista, concordo com a opinião. Só não concordo com a generalização e com o consequente preconceito que acaba ocorrendo. Preferiria ouvir "MUITOS MOTOCICLISTAS abusam...." (porque abusam mesmo, sejamos francos) do que ouvir "OS MOTOCICLISTAS abusam..." Mas como o Moisés comentou sobre todos,

já comentei aqui e acho que os motociclistas precisam aprender que não é porque a moto cabe em qualquer canto que ela tem que entrar em qualquer canto! Da mesma forma, não é porque a moto pode ser ágil que ela tem que rodar com agilidade o tempo todo! Isso acaba implicando em desrespeito a regras estabelecidas de convivência no trânsito, e invariavelmente em acidentes e vítimas.

Digo isso porque tá se formando uma noção de que "ah, quer sair do tráfego, quer agilidade? Compra uma moto", mas aí o cara já entra no trãnsito com esse propósito, afinal foi pra isso que a moto foi adiquirida! Aí foi pro beleléu regras simples como "não ultrapassar pela direita", "sinalizar com antecedência" ou "respeitar o limite de velocidade da via", passa a valer quase tudo pela agilidade que a moto parece oferecer.

ou seja, enquanto nós motociclistas não nos concientizarmos de que a moto é sim, ágil, rápida, escorregadia, mas nem por isso devemos usá-la assim, infelizmente as vítimas continuarão surgindo. E acabará cabendo ao poder público fiscalizar o cumprimento de regras estabelecidas, ou na incompetência disso, começar a coibir o uso de motos...

comecei uma dieta radical: 0% Brahma, 0% Picanha

em 2 semanas, perdi 14 dias

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

31 Jul 2009 09:09 #8 por Patriarca
Respondido por Patriarca no tópico Reduzir acidentes, como?
Bigu, preferi generalizar, pois mesmo EU sendo um motociclista consciente, sou condizente com quem não é, pois ao invés de "puxar" a orelha do cara que conta suas estrepulias por aí eu dou risada junto com a turma (numa forma indireta de apoio).
Descobri (não foi sozinho) que o MO é uma ótima ferramenta de educação no trânsito mas descobri também que apesar da sua "audiência", o caminho a ser trilhado ainda é longo, e que os profissionais de duas rodas pouco frequentam ou conhecem essa ferramenta, a maioria aqui é usuário de moto mas não depende dela pra sobreviver.

"Bons amigos são a família que nos permitiram escolher..."
"Memento te mortalem esse"
“Não é o trânsito que te educa, você leva sua educação por onde vai."

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

31 Jul 2009 09:43 #9 por Misfit
Respondido por Misfit no tópico Reduzir acidentes, como?
Esse fenômeno de acidentes é só mais uma faceta de uma falta de educação e civilidade muito mais ampla.

O cara que acelera tudo no corredor é o mesmo que joga entulho no córrego, que vende produto roubado, que arranja briga em boate.

Ele não tem noção do seu espaço na sociedade, não tem respeito pela propriedade alheia e nem pelo bem estar do próximo.

Não acredito que cursos de educação no trânsito sejam o suficiente, a questão é como inserir este indivíduo infrator em cursos de civilidade (que não devem ser confundidos com uma "educação moral e cívica" imposta de cima para baixo).

Eu ando em corredor, mas muito na manha, e uma das razões é porque sei que se arrancar o retrovisor de alguém, vou parar e pagar. Mas um cara que já se acha "malandro" e "malaco" arranca e vai embora. Vai embora porque não tem noção das próprias responsabilidades.

Por isso acredito que as novas gerações devem ter noções de trânsito na escola, e os pais, que tem feito um péssimo trabalho ao deseducar seus filhos, devem ser novamente instruídos em tudo que é pertinente à vida em sociedade.

Dá trabalho, mas os resultados são mais duradouros.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

31 Jul 2009 11:12 #10 por MATUSA
Respondido por MATUSA no tópico Reduzir acidentes, como?
Misfit falando tudo...

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

31 Jul 2009 11:35 #11 por Zizo Mendel
Respondido por Zizo Mendel no tópico Reduzir acidentes, como?
Gostei da colocação do João Tadeu que veio a ser complementada pelo Masfit.


Hoje antes de voltar para casa eu estava pensando justamente neste assunto e acredito que nós motociclistas deveríamos mover uma avalanche de solicitações para cima das nossas autoridades, solicitando campanhas massivas de educação no trânsito tanto para motociclistas quanto para condutores de veículos (Motoristas), como as que foram feitas para os cigarros.


Se com estas campanhas, conseguíssemos conscientizar pelo menos 50% do nosso contingente, já estaríamos poupando muitas vidas.


Só nesta semana, já deparei com dois acidentes envolvendo motociclistas, graças a D'us sem vítimas fatais. Nos dois casos parei para ver se o motociclista estava necessitando de algum tipo de ajuda, mas já estava tudo resolvido, inclusive com a presença de uma guarnição do Corpo de Bombeiros no local.


Hoje, o tempo estava chuvoso por aqui, fiquei pouco no corredor pois já havia presenciado dezenas de vezes motoristas mudando de faixa sem sinalizar e também, "embicando" o carro propositalmente para atrapalhar o corredor. Por outro lado, se você começa a rodar atrás deles, eles começam a ficar nervosos e a agir de forma tempestuosa pensando que você é ladrão.


Se os motoristas se conscientizarem a deixar livre o corredor, a sinalizar para mudar de faixa e a não ver o motociclista como motoqueiro, talvez muitos acidentes deixem de acontecer. E nós, se não ultrapassarmos em hipótese nenhuma pela direita teremos mais chance de voltar para casa.



Zizo Mendel40025,6141666667

"Francês",
NÃO COMPRE PEÇAS DE ORIGEM DUVIDOSA

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

31 Jul 2009 12:40 #12 por Pena
Respondido por Pena no tópico Reduzir acidentes, como?

Bigulino escreveu: eu, apesar de motociclista, concordo com a opinião. Só não concordo com a generalização e com o consequente preconceito que acaba ocorrendo. Preferiria ouvir "MUITOS MOTOCICLISTAS abusam...." (porque abusam mesmo, sejamos francos) do que ouvir "OS MOTOCICLISTAS abusam..." Mas como o Moisés comentou sobre todos,

já comentei aqui e acho que os motociclistas precisam aprender que não é porque a moto cabe em qualquer canto que ela tem que entrar em qualquer canto! Da mesma forma, não é porque a moto pode ser ágil que ela tem que rodar com agilidade o tempo todo! Isso acaba implicando em desrespeito a regras estabelecidas de convivência no trânsito, e invariavelmente em acidentes e vítimas.

Digo isso porque tá se formando uma noção de que "ah, quer sair do tráfego, quer agilidade? Compra uma moto", mas aí o cara já entra no trãnsito com esse propósito, afinal foi pra isso que a moto foi adiquirida! Aí foi pro beleléu regras simples como "não ultrapassar pela direita", "sinalizar com antecedência" ou "respeitar o limite de velocidade da via", passa a valer quase tudo pela agilidade que a moto parece oferecer.

ou seja, enquanto nós motociclistas não nos concientizarmos de que a moto é sim, ágil, rápida, escorregadia, mas nem por isso devemos usá-la assim, infelizmente as vítimas continuarão surgindo. E acabará cabendo ao poder público fiscalizar o cumprimento de regras estabelecidas, ou na incompetência disso, começar a coibir o uso de motos...



Faço das suas palavras as minhas Bigu!!!!


Mas, existem maus motoristas que parecem fazer as manobras erradas de propósito. Hoje, eu estava numa via principal onde existe um canteiro central seccionado pra retorno e vejo um carro de firma esperando todos os carros passarem quando pensei:


-esse xarope vai entrar na minha frente quer ver???


Dito e feito; o cara simplesmente cruzou a avenida sem a menor pressa. Pra minha sorte, eu estava contando com a cagada alhei e desacelerei. Mas foi o suficiente pra eu ter que frear com uma certa força e soltar varios palavrões com a buzina!


Se fosse um carro, pode ser até que ele fizesse o mesmo mas, como quem sairia no prejuízo seria eu, preferí me antecipar. Por isso eu sempre falo:


-MOTO NÃO TEM PREFERENCIA EM NADA!!!


O dia que eu achar que tenho preferencia em alguma situação, pode ser que eu me quebre!


Pensem nisso.


Abraços.

ex: YS Fazer 250 08/08 black
XTZ Lander 250 14/15 black

São José dos Campos-SP

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

31 Jul 2009 13:48 #13 por cros
Respondido por cros no tópico Reduzir acidentes, como?

Misfit escreveu: Esse fenômeno de acidentes é só mais uma faceta de uma falta de educação e civilidade muito mais ampla.


Basicamente é isso (acrescente-se a total impunidade de todos os condutores)

cros19.blogspot.com/
Porto Alegre

Falcon 2007

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

31 Jul 2009 14:01 #14 por dudu_phiberopti
Respondido por dudu_phiberopti no tópico Reduzir acidentes, como?
melhor gastar o dinheiro das campanhas de conscientização em coisas úteis, pq isso é perda de tempo...

melhorando as vias, repintar faixas, reajustar limites de velocidade, talvez criar uma "motovia", sei lá, tem nego no senado q ganha 20mil pra inventar isso por nós.

atire a primeira pedra quem nunca deu uma esticadinha, usou o corredor, usou a contra-mão, passou pela direita, tirou um racha, cortou giro... não adianta o bacon falar do toucinho. cada um de nós motociclistas tem um pouco de vida-loka no sangue, o ronco dá emoção.

caramba, esse gasto é absurdo hein, deveria ser recompensado pelo restante do assalto, ops, DPVAT como diz na reportagem do André, somente uma fatia vai pra cobrir as despesas, afinal a maioria usa um pronto-socorro após o acidente. o restante dos bilhões acho q enfiam naquele orifício rugoso...

I'm a cowboy, on a steel horse I ride



13° salário tem destino: IPVA+DPVAT+LIC.



.:Divinópolis/MG:.

Yamaha YS Fazer 250cc

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

31 Jul 2009 14:02 #15 por dudu_phiberopti
Respondido por dudu_phiberopti no tópico Reduzir acidentes, como?
ah, ia me esquecendo do assunto do título do tópico...

reduzir acidentes? acho q limitando os veículos a 20, 40km/h ou menos... infelizmente não somos civilizados o bastante pra ter uma arma na mão, seja carro, motocicleta ou caminhão...

I'm a cowboy, on a steel horse I ride



13° salário tem destino: IPVA+DPVAT+LIC.



.:Divinópolis/MG:.

Yamaha YS Fazer 250cc

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Tempo para a criação da página:0.166 segundos