MORTE de Motociclistas aumenta 20 VEZES

06 Nov 2008 14:53 #1 por AdrianoOliveira
06/11/2008 - 14h06




Número de motociclistas mortos no trânsito aumentou 20 vezes desde 1990, diz estudo



Um estudo inédito do Ministério da Saúde divulgado nesta quinta-feira (6) mostra que o número de mortes entre motociclistas aumentou mais de vinte vezes em 16 anos. Os casos que se resumiam a 300 em 1990 saltaram para pouco menos de 7.000 em 2006. Segundo os dados do estudo Saúde Brasil 2007, as vítimas tinham, predominantemente, entre 15 e 39 anos - principalmente entre 20 e 29 anos - e eram moradoras de municípios com menos de 100 mil habitantes nas regiões Sul, Centro-Oeste e Nordeste.

"Hoje em dia se adquire uma moto com muita facilidade. Por trás disso, há uma precarização do trabalho e o desemprego que geraram novas profissões, como os motoboys e motos-frete. Somado a isso, há uma ausência do Estado na implementação do transporte coletivo, que poderia ser resolutivo, humanizado e efetivo", afirma, em nota, Marta Silva, técnica do Departamento de Análise da Situação de Saúde do Ministério da Saúde.


Fonte: http://noticias.uol.com.br/cotidiano/2008/11/06/ult5772u1393 .jhtm AdrianoOliveira39758,9270717593

CG 125 FAN / 2007

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

06 Nov 2008 16:04 #2 por Patriarca
Fala mais baixo filho!!!


Em quanto aumentou as vendas de motos de 90 pra cá?
Acho que isso é proporcional não?!!!


"Bons amigos são a família que nos permitiram escolher..."
"Memento te mortalem esse"
“Não é o trânsito que te educa, você leva sua educação por onde vai."

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

06 Nov 2008 20:16 #3 por AdrianoOliveira

moisespatriarca escreveu: Fala mais baixo filho!!!


Opa! Eu esqueci de revisar a mensagem e como copiei diretamento do site saiu daquele jeito, com código e fonte maior. Já foi corrigido.


Desculpe!

CG 125 FAN / 2007

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

06 Nov 2008 20:21 #4 por Patriarca
Sem crise!!!
Voltando ao assunto, o que pode ser feito a curto prazo pra diminuir esses tristes números?

"Bons amigos são a família que nos permitiram escolher..."
"Memento te mortalem esse"
“Não é o trânsito que te educa, você leva sua educação por onde vai."

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

06 Nov 2008 22:27 #5 por GuilhermeRS
Bacana, o valor do DPVAT aumentou umas 20 x de lá pra cá tb...

Ou seja, o governo continua lucrando e o povo continua morrendo na sua própria ignorância...

INTRUDER AZUL 07/08 "GURIA"

DT180 PRETA 82

Cachoeirinha-RS

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

07 Nov 2008 06:59 #6 por aaxabreu
Tbm acho que esse nº seja proporcional ao nº de motos novas nas ruas...
Agora o que pode ser feito???
Sinceramente não sei...
Acho que se todos tiverem mais consciência e atenção no trânsito isso pode melhorar... mas acidentes sempre vão acontecer...

São Paulo - SP

"Não comprem peças de procedência duvidosa"

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

07 Nov 2008 08:04 #7 por macacoloco
Pois é não sei quanto aumentou o numero de motos, mas provavelmente foi proporcional, o que não foi proporcional foi o aumento do Dpvat, e acho que o que poderia ser feito é aumentar a fiscalização para pegar motociclistas não habilitados(aos monte) e uma melhor preparação para se tirar carteira, hoje a prova é monta e nao caia, não derrube os cones e quando parar fique com o pé esquerdo no chao... ridiculo.

Atual: falcon 400 2003 La Rubia
Antes: FZ6 N Fê, sugestão de um amigo!!
Mais antiga: Yamaha MT-03 2008 "Matilda"
Brasilia - DF
EU NÃO PATROCINO O CRIME! NÃO COMPREM PEÇAS ROUBADAS.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

07 Nov 2008 09:18 #8 por AdrianoOliveira
Sendo proporcional ou não as mortes ocorrem e pelo jeito vão continuar ocorrendo. O que mais de da medo é que TODOS NÓS estamos sujeitos a ela. Podemos morrer sem culpa alguma. E pelo que vejo as notícias fatais as mortes ocorrem geralmente em cruzamentos e na maioria quem fura esses cruzamentos são os carros.

CG 125 FAN / 2007

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

21 Nov 2008 11:06 #9 por luizf
Equívoco é pensar que o crescimento do número de motocicletas está diretamente ligado ao aumento em 20 vezes o número de mortes de motoqueiros. As mortes estão ocorrendo, em sua maioria, nas cidades. Nem todos são indo para o trabalho, o que tira o ônus da pressa. Passei, hoje a tarde, por um motoqueiro que fazia zigue-zague na pista, ou seja, se ele quer emoção, ele explora-a totalmente da moto. É preciso mudar os conceitos de emoção sobre duas rodas, pois muitos indivíduos, talvez a maioria, distorce o conceito e transporta sua razão de viver para a moto, ou seja, estes indivíduos não atribuem a si mesmos a obrigações cruciais para a vida em sociedade.

O que acaba produzindo estes números assombrosos para nós, motociclistas, não é o número de motos, mas a imprudência de alguns.

O ministério da saúde adverte: falta de personalidade obriga o indivíduo a manifestá-la usando meios materiais.
Farroupilha(RS);

Belo Horizonte(MG);

Concórdia(SC);

Erechim(RS);

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

21 Nov 2008 13:07 #10 por JAL.
Respondido por JAL. no tópico MORTE de Motociclistas aumenta 20 VEZES
Falando somente sobre minha experiencia, eu garanto que andar de moto atualmente(para mim) é infinitamente mais seguro do que quando iniciei.
Ando de moto desde 1974(34 anos somente) e naquela época, não existiam jaquetas especiais para moto, botas, luvas, coletes, nada!! E quem tentava andar equipado, era taxado de mané.
Quando alguém aparecia com algo de moto, era uma pseudo jaqueta de couro e mais nada. Sendo que ninugém usava nada disso.
Andavamos de moto sem capacete, sem óculos... as vezes um óculos de sol.
Jeans, camiseta e tenis(Allstar).
As motos, eram um "horror", pois não tinham estabilidade, pneus pareciam de pau de tão duros(sem aderencia), freios péssimos, etc etc.
Atualmente as motos e os equipamentos são muito mais seguros. Qualquer capacete considerado ruim, é mais eficaz do que andar sem capacete, não acham?
Eu cheguei a viajar de moto sem capacete, isso com meus 18 anos, com toda aquela irresponsabilidade e sensação de poder que a juventude nos dá.
Atribuo então o grande número de acidentes, ao aumento de veículos nas ruas(tanto moto como carros, caminhões, etc) assim como o grande aumento do egoísmo.
Atualmente 99% das pessoas querem levar vantagem em tudo, e isso se trasforma em egoísmo... e egoísmos não combina com quase nada, pior ainda no transito.
Como diziam lá nos tempos de escola "dois corpos não podem ocupar o mesmo lugar no espaço ao mesmo tempo"... se essa Lei ainda continuar sendo verdadeira, os acidentes tenterão a aumentar, infelizmente.
Abs!!

CB1300SF

CBR600RR



Brasília - DF e Itaipava - RJ

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

21 Nov 2008 14:16 #11 por macacoloco
Pois é, os tempos mudaram, a segurança aumentou e o numero de mortes também, e vai continuar assim, enquanto o povo não tiver educação e as autoridades não abrirem os olhos fazendo com que as aulas e o ensino de direção seja sério as mortes irão ocorrer hoje e sempre e o pior é que eu não acredito que nada vai mudar a curto médio prazo, ainda vai ter muitos acidentes e a culpa vai ser sempre da moto, primeiro porque os motociclistas em sua maioria é despreparado esegundo porque vemos muitos absurdos nas ruas provocados por esses pseudos auto intitulados pilotos e suas maquinas voadoras(assim o pensam).

Atual: falcon 400 2003 La Rubia
Antes: FZ6 N Fê, sugestão de um amigo!!
Mais antiga: Yamaha MT-03 2008 "Matilda"
Brasilia - DF
EU NÃO PATROCINO O CRIME! NÃO COMPREM PEÇAS ROUBADAS.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

06 Jan 2009 13:09 #12 por VinnyRun
Acabo de fazer uma pesquisa no site do Datasus sobre mortes no trânsito.

Aproveitei e fiz também uma pesquisa sobre o número de motocicletas vendidas no mesmo período da pesquisa sobre as mortes.

Por que o número de motos vendidas e não buscar o tamanho da frota? Porque o número de motos vendidas chega mais perto do número de NOVOS motociclistas. Ou porque compraram a moto usada de alguém que comprou uma nova ou porque compraram a moto zero mesmo. Não é exato, claro.

Olhem só que interessante:

- Em 1998 foram registrados no SUS 558 mortes por acidentes com motocicletas.

- Em 2007 foram registrados 1530.

- Em 1998 foram vendidas no brasil 158.671 motocicletas.

- Em 2007 foram 1.600.000.

Algumas considerações:

1) A matéria do início do tópico cita ao redor de 6000 mortes envolvendo motociclistas. De onde será que veio esse número já que os sistemas do SUS apontam um número absurdamente menor?

2) O crescimento do número de mortes de motociclistas não é aceitável pois, como bem lembrou o JAL, as condições técnicas dos veículos de hoje são infinitamente superiores ao que havia no passado.

3) Houve, pelas minhas contas, um crescimento de 174% no número de mortos. Mas houve um crescimento de 908% no número de motocicletas vendidas. Parece que, proporcionalmente, a coisa está diminuindo...

4) Para quem perdeu um parente, amigo, vizinho, colega o que quer que seja em um acidente de moto pouco importa a proporção: quem se foi não volta mais.

5) As atrocidades que vi serem cometidas (por motociclistas como nós) neste final de semana me deixa perplexo: se as pessoas dirigirem assim em mais locais do Brasil, tem gente informando morte errada para o SUS pois não é possível que não morram muitos mais enquanto dirigirem daquela forma e tão sem proteção.

Eu amo tanto a vida que se um dia eu parar de viver eu morro!

www.mpacheco.com.br

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

06 Jan 2009 17:15 #13 por AdrianoOliveira
Bom, é com pesar que escrevo essa mensagem. Saiu a estatística da minha cidade (londrina-pr) do ano de 2008, aqui na cidade acontece 1 morte no trânsito a cada 5 dias, e o que é pior, no dia 30 de dezembro um colega meu da igreja sofreu um grave acidente, estava na moto ele e a esposa, veio um cara embriagado tentando fazer uma ultrapassagem e bateu neles. Foram internados a pressa mas não resistiram, 2 dias depois morreu a esposa e mais 2 dias depois morreu ele. Ela tinha 22 anos e ele morreu exatamente no dia que fez 25 anos.





É muito triste.


Trânsito de Londrina: http://www.bonde.com.br/bonde.php?id_bonde=1-3--88-20090105


Meu colega: http://www.bonde.com.br/bonde.php?id_bonde=1-3--858-20081230

CG 125 FAN / 2007

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

07 Jan 2009 15:26 #14 por mauro px
Isso é proporcional ao aumento de motos que inundam o mercado.. analisando por outro lado, com a nova lei alcóolica posso até arriscar em dizer que poderia ser pior se não houvesse essa maior fiscalização aos "mautoristas" de plantão que insistem na idiotiçe de afirmar em sua total insanidade que dirije melhor bêbedos!!!assassinos por trás de um volante!! tinha que acabar de vez com essa atitude...

Nova Hornet 600abs

Alienado alienígena

Itaguaí-RJ

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

07 Jan 2009 15:32 #15 por aaxabreu
Então temos que tomar cada vez mais cuidado e orar muito pra não virarmos estatísticas tbm...

São Paulo - SP

"Não comprem peças de procedência duvidosa"

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Tempo para a criação da página:0.167 segundos