Circulando entre os carros

08 Set 2008 10:46 #31 por thiagom
Respondido por thiagom no tópico Circulando entre os carros
Ola Luiz, dirijo carro e moto sim, e entendo o que vc tá falando. Aliás, se todos tivessem a noção do comportamento de ambos veículos, com certeza teríamos menos acidentes.

Quanto a lei, o que estou dizendo é o seguinte, não existe lei que proíba a circulação de motos entre os carros, e ninguém pode supor que isso seja proibido só pq não é expressamente permitido, o raciocínio é ao contrário, se não é proibido expressamente, é pq é permitido.
QUando a seu exemplo dos pedestres, a diferença é justamente que existe um artigo que determina que o pedestre deve sempre atravessar na faixa, e não pode atravessar fora dela quando ela existir. Cai no que eu lhe disse acima, nesse caso, é proibido por lei atravessar fora da faixa, por isso ele pode perder a causa, no caso da moto não, pq não existe artigo que a proiba de andar entre os carros, nenhum lugar diz que o corredor é um local impróprio para o trafego.

Veja como no caso dos pedestres isso fica claro através do art 69:

Art. 69. Para cruzar a pista de rolamento o pedestre tomará precauções de segurança, levando em conta, principalmente, a visibilidade, a distância e a velocidade dos veículos, utilizando sempre as faixas ou passagens a ele destinadas sempre que estas existirem numa distância de até cinqüenta metros dele, observadas as seguintes disposições:
thiagom39699,5754513889

São Paulo-SP

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

08 Set 2008 11:15 #32 por _paulo_ricardo_
Respondido por _paulo_ricardo_ no tópico Circulando entre os carros
bom.... nunca levei multa por isso, nem conheço ngm que levou... ENTÃO...

que os corredores me aguardem, pois eu não vou aguardar o tráfego dos carros!

Suzuki YES
YAMAHA FAZER 250cc ( deixou sdd)
Kawasaki Ninja 300
Bandit 650N


Marília/SP

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

09 Set 2008 08:48 #33 por Bigulino
Respondido por Bigulino no tópico Circulando entre os carros
o que eu penso sobre o assunto é a questão 1º da segurança e 2º do bom senso. Não é porque a moto cabe em qualquer cantinho que o motociclista TEM QUE PASSAR EM QUALQUER CANTINHO, sempre... como vcs citaram, quem anda de carro e de moto percebe (também percebo) que, realmente, a gente no carro não vê as motos sempre, e a toda hora aparece um motociclista parecendo que brotou do chão, imprudentemente. E independente de quem tá certo ou errado, se esbarrar o estrago já tá feito...

claro, com o trânsito muito engarrafado, ou parado no semáforo, vc não precisa ficar parado atrás de um carro, pensando na vida; dá pra entrar no corredoe e ir embora, devagar, na manha. Mas também não precisa pegar corredor a toda hora, em via rápida co o trânsito fluindo normal né. É a questão do bom senso.

ou então vai estar lá o cara no hospital, engessado e pendurado, mas teimando: "mas não é proibido pegar corredor, eu não tava errado"

comecei uma dieta radical: 0% Brahma, 0% Picanha

em 2 semanas, perdi 14 dias

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

09 Set 2008 10:03 #34 por luizf
Respondido por luizf no tópico Circulando entre os carros
Concordo contigo, Bigulino. Só por que não há uma lei que impessa, não deixa de ser errado circular entre os carros. Mexe com a história do ponto cego dos espelhos dos carros e até com a probabilidade, ou seja, além de ser mais difícil para um motorista enxergar um motoqueiro em um corredor, ele não esperará que um veículo o ultrapasse pela sua direita, pois é errado.

Existe a lei e existe a ética, elas nem sempre andam juntas. Nem tudo o que está na lei é ético e nem tudo o que não consta na lei é anti-ético. Motorista também possui seu código imaginário de ética. Mas é difícil contrariar o que é quase unanimidade, mesmo sendo errado.

O ministério da saúde adverte: falta de personalidade obriga o indivíduo a manifestá-la usando meios materiais.
Farroupilha(RS);

Belo Horizonte(MG);

Concórdia(SC);

Erechim(RS);

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

09 Set 2008 10:28 #35 por thiagom
Respondido por thiagom no tópico Circulando entre os carros
Então, mas essa ética é relativa. Acho que foi o Original que falou aqui que se sente muito mais inseguro andando na faixa do que no corredor. Em sp é complicado, se vc tá na faixa e um carro quer passar, eles forçam mesmo, tentam botar o carro onde não cabe...parece que uma moto ocupando o lugar de um carro é algo inconcebível pra maioria dos motoristas, o pessoal cola na traseira buzina, força...não tão nem aí. Eu circulo de moto e praticamente só em corredor a uns 3 ou 4 anos, e até hj, graças ao bom deus nunca cai. Procuro andar sempre devagar, evitar os pts cegos dos carros,prever situações onde o motorista pode mudar de faixa e abusar muito da buzina. Prefiro isso do que circular na faixa de carros e ser espremido toda hora ou ser obrigado a andar colado no carro que vai a frente

São Paulo-SP

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

09 Set 2008 12:58 #36 por madnando
Respondido por madnando no tópico Circulando entre os carros

thiagom escreveu: Então, mas essa ética é relativa. Acho que foi o Original que falou aqui que se sente muito mais inseguro andando na faixa do que no corredor. Em sp é complicado, se vc tá na faixa e um carro quer passar, eles forçam mesmo, tentam botar o carro onde não cabe...parece que uma moto ocupando o lugar de um carro é algo inconcebível pra maioria dos motoristas, o pessoal cola na traseira buzina, força...não tão nem aí. Eu circulo de moto e praticamente só em corredor a uns 3 ou 4 anos, e até hj, graças ao bom deus nunca cai. Procuro andar sempre devagar, evitar os pts cegos dos carros,prever situações onde o motorista pode mudar de faixa e abusar muito da buzina. Prefiro isso do que circular na faixa de carros e ser espremido toda hora ou ser obrigado a andar colado no carro que vai a frente


Fantástico, seu pensamento e de muitos aqui expressam o meu perfeitamente. Tenho carro e moto, e quem usa os dois veículos, consegue prever mais o tipo de condução de cada um.
Diariamente, ando a marginal inteira para trabalhar, e vejo gente andando o tempo todo no corredor com o tráfego livre e com velocidade superior a 80 km/h. não há necessidade de correr o risco. e também vejo nego 6 horas da tarde andando a 80 kmh no corredor com o transito parado...
Falta bom senso para muita gente, de ambos os lados. Eu tento ser o mais prudente possível e andar de moto por enquanto está sendo um grande prazer.

Apache Reloaded. Segunda Apache e 9 mil km rodados. Tudo ok. Cor PRETA
Dafra NEXT 250 Vermelha - 0 km e rodando....

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

10 Set 2008 07:06 #37 por Bigulino
Respondido por Bigulino no tópico Circulando entre os carros

madnando escreveu: Eu tento ser o mais prudente possível e andar de moto por enquanto está sendo um grande prazer.


tirando o DPVAT, que até hoje eu não engoli....

comecei uma dieta radical: 0% Brahma, 0% Picanha

em 2 semanas, perdi 14 dias

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

10 Set 2008 07:22 #38 por Original_40
Respondido por Original_40 no tópico Circulando entre os carros

thiagom escreveu: Então, mas essa ética é relativa. Acho que foi o Original que falou aqui que se sente muito mais inseguro andando na faixa do que no corredor. Em sp é complicado, se vc tá na faixa e um carro quer passar, eles forçam mesmo, tentam botar o carro onde não cabe...parece que uma moto ocupando o lugar de um carro é algo inconcebível pra maioria dos motoristas, o pessoal cola na traseira buzina, força...não tão nem aí. Eu circulo de moto e praticamente só em corredor a uns 3 ou 4 anos, e até hj, graças ao bom deus nunca cai. Procuro andar sempre devagar, evitar os pts cegos dos carros,prever situações onde o motorista pode mudar de faixa e abusar muito da buzina. Prefiro isso do que circular na faixa de carros e ser espremido toda hora ou ser obrigado a andar colado no carro que vai a frente


Thiagom,

O que eu disse que andando no trafego pesado não dá para andar atrás dos carros pois se houver uma parada brusca... a gente não consegue parar a tempo, então anda-se no corredor como medida de proteção e fluência do trânsito, mas... em casos onde há espaço... desnecessário o uso do corredor.

Sobre a "forçação de barra" dos "monstroristas" sobre a gente...é vero!

É só o "boy" estar com pressa, que ele cola na traseira ou passa pela direita tirando tinta.
Coisa que acontece com muita frequência pelos "Campinóides" da minha cidade.

Tradução do "Campinóide": Indivíduo que trabalha em empresas de alta tecnologia da cidade ou região e que se "acha" (mas ninguém encontra.. ) mais que o outros.



Original_4039701,4336342593

A personalidade pode abrir portas, mas somente o caráter consegue mantê-las abertas. (Elmer G. Letterman) ***



Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

10 Set 2008 20:32 #39 por VinnyRun
Respondido por VinnyRun no tópico Circulando entre os carros
Ah, Girinal...

Se todo mundo que dirige mal em Campinas trabalhar em empresas de tecnologia não vai sobrar ninguém para fazer as outras coisas...

Temos muitos problemas de educação no trânsito aqui.

- Alguns dirigem como se a cidade ainda tivesse 20.000 habitantes e, portanto, muito espaço vazio para os outros passarem em volta quando você quer simplesmente comprar um pãozinho na padaria sem ter que atravessar a rua. É rapidinho, qual o problema em parar em fila dupla fechando os outros que estão estacionados e a rua em pleno centro da cidade?

- Outros dirigem como se a cidade tivesse apenas 1 único habitante. Todos os outros carros, motos, pedestres, placas, etc, tudo isso é alguma brincadeira de mal gosto que colocaram na cidade DELE só para sacanear. Nem, existe de verdade. Por isso passa por cima normalmente.

- Outros ainda acham que conseguem dirigir e falar ao celular ao mesmo tempo, não entendem porque a lei proíbe uma coisa tão inocente. Incrivelmente conseguem ocupar 3 faixas com um único veículo.

- Motociclista que insiste em ultrapassar pelo corredor mesmo o trânsito fluindo normal e rapidamente, colocando-se em risco e fazendo aumentar o meu DPVAT...

- Pedestre que acha uma boa idéia esperar o semáforo abrir parado no asfalto (uns 30 cm dentro da rua já)ao invés de esperar na calçada...

- O riquinho que acha chique ter uma Hilux, mas não consegue conduzi-la dentro da faixa...

- A moça que acha que o espelho retrovisor é para passar baton enquanto dirige...

- Outro dia tinha um cara numa F250 escrevendo coisas num palm enquanto dirigia!!! Rebolando aquele monstro prá lá e prá cá...

Ih... A lista é grande demais. Mas a razão básica para isso você já disse: a grande maioria dos campineiros "se acha" a última cerveja gelada do deserto.

Falta o básico de educação e respeito para com os demais. Qualquer que seja o meio de transporte que esteja sendo utilizado no momento.

E como se tudo isso não bastasse o cara da moto rosa ainda é candidato a vereador!VinnyRun39701,9852083333

Eu amo tanto a vida que se um dia eu parar de viver eu morro!

www.mpacheco.com.br

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

11 Set 2008 06:31 #40 por Original_40
Respondido por Original_40 no tópico Circulando entre os carros
Vinny...eu que sou Campineiro da "gema" tenho até vergonha do povo que sai pelas ruas da cidade. Todo mundo que é de fora fala a mesma coisa que nós.

Um dia...isso melhora...é só restringir o crédito, que os "carnês" que estão nas ruas voltam a sumir e a coisa fica mais "light".

Moçada...cuidado ao passar por aqui...é "brabo" mesmo.

A personalidade pode abrir portas, mas somente o caráter consegue mantê-las abertas. (Elmer G. Letterman) ***



Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

11 Set 2008 09:55 #41 por luizf
Respondido por luizf no tópico Circulando entre os carros
Por isso que falei em ética, pois nessas cidades os motoristas estão acostumados com o incorreto, aliás, eles tem vergonha de andar corretamente. Chamam de véio moralista quem faz o contrário. Será que moral virou artigo de museu? Tive oportunidade de morar em SP e BH, mas fugi de lá como o diabo foge da cruz. No meu amado interior as coisas funcionam mesmo, não ficam no papel!

O ministério da saúde adverte: falta de personalidade obriga o indivíduo a manifestá-la usando meios materiais.
Farroupilha(RS);

Belo Horizonte(MG);

Concórdia(SC);

Erechim(RS);

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Tempo para a criação da página:0.172 segundos