Circulando entre os carros

02 Set 2008 09:29 #1 por drvinny
Saiu no G1 hoje; Afinal, pode ou não pode? Não vou nem entrar no mérito do tom preconceituoso do texto!

Vivianne Banharo Do G1, no Rio
Infração gravíssima é rotina para motoqueiros no Rio

Trafegar entre carros provoca risco para pedestres e danos aos motoristas.
Condutor pode perder 7 pontos na carteira e ser multado em R$ 700.
Basta o trânsito ficar congestionado que, sem qualquer preocupação, motoqueiros seguem por entre os carros, cortando caminho pelas faixas que dividem as pistas. Com a mão na buzina, eles avisam que estão passando e cabe aos motoristas e pedestres saírem do caminho.

Veja no vídeo ao lado

Esta situação tão comum na rotina dos cariocas é uma infração gravíssima, segundo o Código Nacional de Transito. Quando flagrado, o condutor é punido com a perda de sete pontos na carteira e multa de 540 Ufirs, aproximadamente R$ 700.

O inspetor do 1º grupamento especial de trânsito da Guarda Municipal, Itaharassi Bomfim Junior, acrescenta: “a infração transitar com o veículo no divisor de pistas de rolamento está no artigo 193, código 5819”.

A imprudência dos motoqueiros coloca em risco os pedestres e causa danos aos motoristas. A Guarda Municipal confirma a grande incidência de atropelamentos e colisões. Para coibir essa e outras infrações, 300 agentes fiscalizam toda a cidade.

“Se o condutor, o motociclista, tiver uma disciplina consciente e trafegar com a sua motocicleta de acordo com o que ele aprende na auto-escola, quando vai tirar sua carteira, não tem problema. O problema está na qualidade do condutor e na falta de educação no trânsito”, diz o inspetor. Multa para quem anda na faixa drvinny39693,5210185185

Shadow 750

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

02 Set 2008 10:00 #2 por MATUSA
Respondido por MATUSA no tópico Circulando entre os carros
Nós do Motonline (Fórum) já debatemos muito isso. Até a um tempo atrás, pelo aumento do DPVAT, nós aconselhamos a todos que andassem e parassem sempre atrás dos carros, sem utilizar o corredor. Só que tem hora que não dá, a Globo vive passando essas reportagens babacas sobre os motociclistas, eles só metem o pau, nunca os condutores de automóveis fazem besteira, eles são uns anjos...

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

02 Set 2008 10:03 #3 por thiagom
Respondido por thiagom no tópico Circulando entre os carros
Bom, o que eu sei, é que quando foi feito o novo código nacional de transito, existia um artigo específico que proibia as motos de andar entre os carros, e esse artigo foi vetado. Portanto, eu concluo que a intenção do legislador não era a de proibir essa prática.

Se fosse pra proibir a moto de andar entre os carros, por que teriam vetado o artigo que falava isso claramente??? O problema é que agora, as pessoas ficam querendo distorcer outros artigos, para tentar enquadras as motos. Já vi gente que quer multar pq considera que isso é direção perigosa (se fosse assim, toda multa de velocidade devia vim acompanhada de uma de direção perigosa, afinal, dirigir rápido de mais é perigoso certo???), ou por não manter distancia mínima lateral entre os veículos (como se fosse possível medir)...pra mim, tudo isso é uma palhaçada, ou reescrevem a lei proibindo explicitamente a circulação entre os carros, ou deixa como está e assume que isso é permitido sim.

Esse é o artigo 193, pelo que li, basta passar a 1cm da faixa então q tá tudo bem. Mas veja como o artigo claramente trata de outro problema, não foi feito com o objetivo de evitar q as motos andem no corredor.

Art. 193. Transitar com o veículo em calçadas, passeios, passarelas, ciclovias, ciclofaixas, ilhas, refúgios, ajardinamentos, canteiros centrais e divisores de pista de rolamento, acostamentos, marcas de canalização, gramados e jardins públicos:

Infração - gravíssima;
Penalidade - multa (três vezes).

São Paulo-SP

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

02 Set 2008 10:06 #4 por thiagom
Respondido por thiagom no tópico Circulando entre os carros
Markinho,

me desculpa, mas se é pra andar atrás dos carros e ficar parado no congestionamento eu vendo a moto e ando de carro.

Para né brother, ficar tomando sol e chuva e respirando poluição parado não tem pq. Vou de carro, vidro fechado e som ligado, muito melhor. Adoro andar de moto, mas a 10km/h e mais parado q andando não tem a menor graça

São Paulo-SP

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

02 Set 2008 10:10 #5 por MATUSA
Respondido por MATUSA no tópico Circulando entre os carros
Foi o que eu quis dizer Thiagom...

Na época do DPVAT (esquecemos e pagamos) a idéia era de provar que nós fazemos parte do trânsito, quer fosse o governo ou os motoristas. Já pensou a quantidade de motos que rodam por aí andando SÓ atrás dos carros???

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

02 Set 2008 10:17 #6 por thiagom
Respondido por thiagom no tópico Circulando entre os carros
Ah tá, agora entendi, era um protesto...rsrsrs, viajei.

Abs

São Paulo-SP

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

02 Set 2008 10:31 #7 por VinnyRun
Respondido por VinnyRun no tópico Circulando entre os carros
A jornalista deve ter colado no vestibular para entrar na faculdade uma vez que é incapaz de fazer a interpretação de um texto simples:

Art. 193. Transitar com o veículo em calçadas, passeios, passarelas, ciclovias, ciclofaixas, ilhas, refúgios, ajardinamentos, canteiros centrais e divisores de pista de rolamento, acostamentos, marcas de canalização, gramados e jardins públicos:
Infração - gravíssima;
Penalidade - multa (três vezes).

Vejamos sobre o que trata o artigo:

Transitar sobre calçadas (todos sabem o que é, não sabem), ou seja: nos locais destinados a pedestres.
Transitar sobre passeios: (idem);
Transitar sobre passarelas: (idem);
Transitar sobre ciclovias: nos locais destinados a bicicletas;
Transitar sobre ilhas: Todos sabeos o que é, não sabemos: são os canteiros que dividem, por exemplo, as faixas de ida e vinda de uma mesma avenida ou canteiros que se formam no encontro de duas ou mais vias.
Transitar sobre refúgios: eu, particularmente, não sei ao que se refere a lei quando falamos em refúgio, mas com certeza não é o espaço que fica entre os carros nas faixas de rolamento;
Transitar sobre ajardinamentos: Jardim não é lugar para trafegar com veículo algum;

Transitar sobre canteiros centrais e divisores de pista de rolamento: Aqui a nossa semi-analfabeta repórter se embananou: a lei refere-se a canteiros divisores de pista de rolamento, não à sinalização horizontal de faixa de rolamento. Lendo com calma é bem evidente, a menos que se deseje provar que focinho de porco é tomada e das mais perigosas!

Transitar sobre acostamentos: todos sabemos que acostamento não é lugar para trafegar.
Transitar sobre marcas de canalização: pode ser que este item também tenha confundido a cabecinha da infeliz reporter. Mas a sinalização das faixas de rolamento não é marca de canalização.
Transitar sobre gramados e jardins públicos: nem de moto dem com veículo algum.

Ou seja: este artigo não trata sobre transitar entre as faixas de carros. Basta ler com atenção para perceber.

Ah, eu não gosto de andar no corredor e só utilizo esse recurso se for realmente um congestionamento considerável e o trânsito estiver parado. Se o trânsito estiver andando devagar prefiro ficar atrás dos carros. POde ser que leve 30 minutos a mais para chegar em casa ou no trabalho. Mas chego. Diferente de tantos que ficam pelos corredores das marginais...

Mas se eu gosto ou não é uma coisa. Mas este artigo da lei não fala sobre isso. E isso é outra coisa.

Eu amo tanto a vida que se um dia eu parar de viver eu morro!

www.mpacheco.com.br

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

02 Set 2008 10:41 #8 por Original_40
Respondido por Original_40 no tópico Circulando entre os carros
"Eu" não ando atrás de carros. Ponto Final. Se criarem uma lei que "obrigue" motociclistas a andar igual veículos, então deve também ser criada a lei de distância mínima entre motos e carros.
4 rodas param em menor espaço que 2. Fato!
4 rodas dizem não enxergar os motocas e pior, por preconceito...os aperta.
Se andarmos atrás dos carros, não vamos enxergar as enormes crateras que existem nas vias públicas, então... andar atrás de carros pode ser .

Enfim. Onde eu assino abaixo-assinado contra andar atrás de carros??

A personalidade pode abrir portas, mas somente o caráter consegue mantê-las abertas. (Elmer G. Letterman) ***



Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

02 Set 2008 11:09 #9 por neumar
Respondido por neumar no tópico Circulando entre os carros
Enquanto os carros tiverem esta civilidade abaixo consigo mesmos, jamais motoqueiros suportarão ocupar o mesmo espaço deles. Olha como são "inteligentes" bastando apenas um farol desligado para darem um show de consideração pelo próximo:

Espero que tenham ficado muitas horas nisso...neumar39693,5916087963

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

02 Set 2008 11:59 #10 por drvinny
Respondido por drvinny no tópico Circulando entre os carros
O que mata é a generalização. É óbvio que tem gente que faz uso irresponsável do corredor, como tem gente que faz uso irresponsável do carro, de álcool, de comida, de tudo. O problema é que cansa sempre ser tachado de irresponsável por gente que não conhece a relidade de quem anda de moto dentro de princípios de cidadania - que na minha opnião é a maioria dos motociclistas.
Abraços,

Shadow 750

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

02 Set 2008 12:51 #11 por A.C.P.
Respondido por A.C.P. no tópico Circulando entre os carros

drvinny escreveu: O que mata é a generalização. É óbvio que tem gente que faz uso irresponsável do corredor, como tem gente que faz uso irresponsável do carro, de álcool, de comida, de tudo. O problema é que cansa sempre ser tachado de irresponsável por gente que não conhece a relidade de quem anda de moto dentro de princípios de cidadania - que na minha opnião é a maioria dos motociclistas.
Abraços,



Só não sei se é a maioria dos motociclistas (nunca terei como afirmar com precisão), mas de resto concordo, e muito, contigo.


Porém, o preconceito contra motos vai acabar, mais cedo ou mais tarde, por bem ou por mal.


Sabem por quê?


Porque, daqui a uns anos, as motos serão uma das únicas alternativas (ao lado de metrô e bike) para o colapso de tráfego que esperam as grandes cidades.


Mas, voltando ao assunto do tópico, só ando no corredor quando o trânsito pára. Não suporto 'estralador' no meu ouvido pedindo passagem e eu só ando numa velocidade em que eu me sinta seguro e capaz de oferecer segurança a terceiros.

Dream Preta 92 - "Dedê" > Yes Preta 2007 - "Nêga Jurema" > XT 225 Azul - "XTezuda Monstrinha"



Peça usada e roubada? Nunca! Não compactuo com bandido!

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

02 Set 2008 15:00 #12 por kekosam
Respondido por kekosam no tópico Circulando entre os carros
Concordo com o ACP em gênero, número e degrau...

Realmente, não é proibido o uso de corredor, porém devemos fazê-lo com responsabilidade. Não é porque não é proibido que vamos abusar. Nosso direito termina onde começa nossa responsabilidade, e o direito dos outros.

Escove os dentes.
Baixe a tampa do vaso após usá-lo.
Dê sinal antes de virar.
Não pise na grama.
Não beba antes de pilotar.

Não vote em corruptos.

Não seja um corruptor.



Cuiabá - MT

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

02 Set 2008 15:39 #13 por MATUSA
Respondido por MATUSA no tópico Circulando entre os carros
Viva Kekosam, ACP e Original!!!

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

02 Set 2008 16:23 #14 por Patriarca
Respondido por Patriarca no tópico Circulando entre os carros
"“Se o condutor, o motociclista, tiver uma disciplina consciente e trafegar com a sua motocicleta de acordo com o que ele aprende na auto-escola, quando vai tirar sua carteira, não tem problema. O problema está na qualidade do condutor e na falta de educação no trânsito""

Pois é, se o condutor anda do jeito que "aprendeu" na auto-escola, não sai do lugar, ou não sai do chão!!!

"Bons amigos são a família que nos permitiram escolher..."
"Memento te mortalem esse"
“Não é o trânsito que te educa, você leva sua educação por onde vai."

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

02 Set 2008 20:50 #15 por _paulo_ricardo_
Respondido por _paulo_ricardo_ no tópico Circulando entre os carros

moisespatriarca escreveu: "“Se o condutor, o motociclista, tiver uma disciplina consciente e trafegar com a sua motocicleta de acordo com o que ele aprende na auto-escola, quando vai tirar sua carteira, não tem problema. O problema está na qualidade do condutor e na falta de educação no trânsito""



Pois é, se o condutor anda do jeito que "aprendeu" na auto-escola, não sai do lugar, ou não sai do chão!!!


foi exatamente o que eu pensei... se for andar igual na auto-escola... pelo menos eu... não iria dar seta...

é explicitamente preconceituoso esse texto... EU ANDO EM CORREDORES, transito parado, ou devagar... (quando tá rapido tbm, se eu tiveh com pressa)... mas não é qualquer brexa q eu me enfio...

se corredor for proibido, ja imaginou as MOB's (motos dos bombeiros) perderam utilidade...

vamos dizer q elas possam IR atender utilizando o corredores... mas já viram que "legal" pra eles voltarem pro quartel...enquanto eles voltam ja morreram 20

Suzuki YES
YAMAHA FAZER 250cc ( deixou sdd)
Kawasaki Ninja 300
Bandit 650N


Marília/SP

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Tempo para a criação da página:0.197 segundos