ja tive uma minima experoencia com aquaplanagem na BR 040 , voltando do Rio De Janeiro , é pra nunca mais , amigo chuveu eu deixo pro SENNA , eu tiro o pé mesmo ...........
eu esteva procurando esse video russo da saida do tunel pra postar aqui
ia comentar que nele além das pessoas que aquaplanam, tem as que se assustam e travam os freios perdendo o controle do auto.
Notem também que depois que o primeiro caminhão roda, o motorista desce e quase morre atropelado pelo carro que roda em seguida.
eu já aquaplanei 2 vezes na BR-116 .por sorte ambas na reta,então não tive muito trabalho pra manter o controle do carro... foi mais ou menos como no video da pirelli, o carro se manteve em linha reta, só precisei tirar o pe do acelerador e esperar o chão voltar.
Aprendi o perigo das poças d'água no erro.
Certa vez ( tinha entre 18 e 20 anos) em uma rodovia próximo a Presidente Prudente, eu conduzia um passat sob chuva. E em uma baixada vi aquela poça maravilhosa e imaginei que lavaria por baixo aquele meu carro novinho...
Sinistro, o carro deu uma travada, mesmo assustado consegui, ou ele se conseguiu manter a trajetória, mas aí o barulho ficou imenso. Resumindo, o impacto com a água arrancou a marmita (1º silencioso) do escapamento. e fui arrastando canos até a cc primeira.
Sempre na boa / sempre de moto - Biker since 1975.
Caros colegas do Forum Motonline,Apenas ontem tomei conhecimento que parte de um texto meu foi utilizado no debate sobre aquaplanagem. Não existe o menor problema em utilizar meus textos não sendo necessário nem mesmo citar o autor, afinal meu objetivo é compartilhar com todos os amantes do motociclismo conhecimentos e informações que não me pertencem, apenas tive acesso a eles. Na maioria das vezes e sempre que possível testo-os e repasso. No caso da aquaplanagem o Jorge recalculou o exemplo e não percebeu que o resultado era em milhas náuticas. Abaixo a troca de e-mails com o Jorge. Volto a dizer, essa é uma fórmula utilizada na aviação onde segurança é tratada como prioridade. Sua utilização depende da decisão de cada um. Um grande abraço a todos e vou começar a olhar os debates pois meu lema é "Estude como se fosse viver eternamente. Viva como se fosse morrer amanhã" Hélio
www.heliorsilva.blogspot.com
Helio, seja muito bem vindo.
Conhecimento nunca é demais.Sua frase diz tudo.
"... "Estude como se fosse viver eternamente. Viva como se fosse morrer amanhã""
Amigo Helio,
Se bem entendi, no caso de moto cuja pressão do pneu (traseiros) seja 36 psi, uma velocidade superior possível de aquaplanar é de ~100km/h.
É isso?
Caro Joca, exatamente, 100 km/h seria a velocidade a partir da qual a aquaplanagem PODE ocorrer, a depender de outros fatores (estado e desenho dos pneus, tamanho da lamina d'água os principais). De qualquer forma, no meu caso acredito ser uma boa referencia e adotei 95 km/h como velocidade máxima na minha Electra Ultra em caso de chuva mais forte. Até porque não tenho competencia para segurar uma moto com meia tonelada em situação de aquaplanagem. Grande abraço, Hélio
"Bons amigos são a família que nos permitiram escolher..."
"Memento te mortalem esse"
“Não é o trânsito que te educa, você leva sua educação por onde vai."
Existem uns caras que, mesmo não sendo tão carismáticos, criam uma empatia no meio onde circulam, pela humildade e simplicidade com que se expõem. O Helio é um desses. Tenho lido a opinião de varios motoqueiros "velhos de Guerra" que não têm o menor pudor em expressar isso a respeito dele. Ele nem sabe de que caminhão eu caí mas acompanho as viagens, dicas e textos dele faz tempo e, sem menosprezar as opiniões dos demais neste forum, no quesito aquaplanagem, e não só,fico com os conselhos dele.