Eu gosto muito de usar a lógica.
vou explicar melhor meu ponto então, do porque eu não concordar que a
velocidade limite para aquaplanar está direta e unicamente ligada à calibragem dos pneus.
Com uma pressão baixa a tendencia do pneu é se apoiar mais sobre os
ombros e menos na pressão de ar, fazendo com que a parte central da
banda de rodagem tenha menos carga e as laterais mais carga. Com pressão
alta ocorre o contrario, a parte central da banda de rodagem é
empurrada pra fora ficando com mais carga do que a lateral. Nos dois
casos existe mudança na forma como o pneu esta em contato com o solo,
modificando também a forma como os sulcos vão expulsar a água da banda
de rodagem, mudando então a "velocidade limite" para a condução segura.
É de senso comum também que um pneu mais largo tem mais chances de
aquaplanar que um penu mais fino, por conta da pressão exercida sobre o
solo ser menor no pneu mais largo -mesmo peso dividido em uma superficie
maior-, o que leva a maior chances da água ficar entre o solo e o pneu.
correto?
Pneus slick são feitos para asfalto seco. Pneus com sulcos para asfalto molhado. Pneus de neve são feitos para neve
um pneu slick é ruim na chuva porque não drena água, um pneu de neve é
bom para chuva porque tem uma borracha mais mole que os convencionais e
não porque drena melhor a água. Um desenho como do Maxxis que postei
acima tem muito mais eficiencia nesse aspecto que um pneu de neve que
tem os gomos quadrados, mas por ter compostos diferentes [o Maxxis mais
duro por ser esportivo e o de neve mais mole] eles terão um
comportamento parecido.... talvez.... mas de certo com o mesmo desenho, um pneu com composto de borracha pra neve vai aquaplanar a uma velocidade maior que o de composto comum.
Agora, a parte mais decisiva pra mim enssa questão é a da poça. Se ela
for pequena, digamos, menor que a superfície do penu em contato com o
solo, vc não vai nem notar que passou por cima dela, mas se ela for do
tamanho do seu carro vai ser mais notória a transição. A profundidade
também é fator determinante, já que é dificil o pneu não tirar a água do
caminho enquanto a altura dela for inferior aos sulcos.
No meio de tudo isso tem a velocidade. Ela altera todo o comportamento
dinamico do automovel/motocicleta, quanto maior a velocidade menor a
pressão exercida no solo [a menos que vc tenha downforce vindo de algum
lugar] o que diminui o grip do pneu.
Na verdade a discução toda esta focada na velocidade, já que é a ÚNICA
COISA que podemos modificar quando pegamos chuva durante o caminho
-alguém aqui já parou numa loja de pneus pra trocá-los porque começou a
chover?-, mas não deveria. Existem todos esses outros aspectos a serem
levados em consideração quando andamos na chuva, além da visibilidade,
condição do pavimento, transito, experiencia do motorista e mais alguma
coisa que eu devo ter esquecido.
Um ponto importante a frisar também é que, alem do comportamento
dinamico diferente, a moto e o carro tem caracteristicas diferentes nos
pneus e por isso tem uma 'velocidade limite' diferente nesse assunto.
Como a moto tem o pneu muito mais fino que o carro, com uma área de
contato com o solo menor, tem menos chances de aquaplanar -desde que não
esteja rodando com slicks xD.
O que eu acho MUITO³³³³ errado é dizer "ande a 60km/h quando começar a
chover"! Não foram poucas as vezes que um retardado quase me faz bater
em sua traseira por reduzir a velocidade bruscamente quando começa a
chuva na estrada, ou quando esta chovendo canivetes e o sujeito anda na
faixa da esquerda a 20km/h sem os farois acesos....
Enfim, aquaplanagem é mais complicado do que a raiz quadrada da pressão utilizada no pneu.