Aquaplanagem

10 Dez 2011 04:34 #1 por admin123

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10 Dez 2011 17:02 #2 por jboga
Respondido por jboga no tópico Aquaplanagem
AQUAPLANAGEM: Tem uma formulazinha matemática que determina a partir de que velocidade qualquer veículo, (inclusive motos), está sujeito aquaplanar:

V = 9. √ P. Observando a formula, constatamos que a velocidade (V) para a entrada da moto em uma situação de aquaplanagem é nove vezes a raiz quadrada da pressão dos pneus (P). Ou seja, considerando uma pressão nos pneus perto dos 30 a 36 PSI, a aquaplanagem poderá ocorrer a partir dos 55km/h. Portanto havendo lâmina de água no asfalto (quando o pneu joga água para os lados), NÃO DESAFIE A FÍSICA!!! DIMINUA A VELOCIDADE, IMEDIATAMENTE! Principalmente para pneus rodando no nível do TWI ( Tread Wear Indicator : marca feita nos pneus para medir o nível de desgaste).
(copiado a partir do blog de Helio Silva)

jboga

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11 Dez 2011 10:34 - 17 Out 2013 10:07 #3 por Desnickadu
Respondido por Desnickadu no tópico Aquaplanagem
jboga

Quer dizer então que TODO E QUALQUER objeto qeu se mova sobre rodas VAI aquaplanar se pegar uma poça de água a 60km/h desde que seus pneus estejam calibrados entre 30 e 36 libras?

Desculpe, mas isso é uma afronta a todos os meus conhecimentos físicos[que não são muitos]. Acho que vou até lá bater um papo com o Helio....

Até onde sei o que influencia na aquaplanagem é: profundidade e tamanho da poça, desenho do pneu, largura do pneu, calibragem do pneu, peso do veículo e velocidade.

Desafio quem quer que seja a aquaplanar um automovel com pneus vipal VJ90 ou maxxis ZR1 ou um michelan pilot road a 60km/h





Desnickadu2011-12-11 12:45:08

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11 Dez 2011 11:13 #4 por jboga
Respondido por jboga no tópico Aquaplanagem
Desnickadu:

Vendo o assunto pela tua ótica, parece que a formula mencionada não teria fundamentação,mas como eu, como físico sou um ótimo cozinheiro,seria interessante pedir a "ajuda dos universitários".
A favor da formula, já vi o assunto sendo aplicado até em discussões aeronauticas, também no quesito "aquaplanagem", inclusive no acidente da TAM em Congonhas, onde 300 pessoas se foram.
Como matemática (e física por decorrência) é ciência exata, até que alguém do ramo (parece que nem eu sou o Einstein I ou você o II), me dê argumentos profissionais, na dúvida, vou me acanhar, nem que meu carro ou moto esteja equipado com pneus de nave espacial.
Como o assunto é sério, seria muito bom que especialistas nos ajudassem.
Muita gente está lendo o que escrevemos e como dizia a minha avó, as palavras, depois de serem ditas são como as penas de um travesseiro jogadas ao vento: é quase impossivel recolhe-las.
Vamos aguardar.

Um abraço

jboga

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11 Dez 2011 14:18 #5 por Desnickadu
Respondido por Desnickadu no tópico Aquaplanagem
Eu gosto muito de usar a lógica.

vou explicar melhor meu ponto então, do porque eu não concordar que a
velocidade limite para aquaplanar está direta e unicamente ligada à calibragem dos pneus.



Com uma pressão baixa a tendencia do pneu é se apoiar mais sobre os
ombros e menos na pressão de ar, fazendo com que a parte central da
banda de rodagem tenha menos carga e as laterais mais carga. Com pressão
alta ocorre o contrario, a parte central da banda de rodagem é
empurrada pra fora ficando com mais carga do que a lateral. Nos dois
casos existe mudança na forma como o pneu esta em contato com o solo,
modificando também a forma como os sulcos vão expulsar a água da banda
de rodagem, mudando então a "velocidade limite" para a condução segura.



É de senso comum também que um pneu mais largo tem mais chances de
aquaplanar que um penu mais fino, por conta da pressão exercida sobre o
solo ser menor no pneu mais largo -mesmo peso dividido em uma superficie
maior-, o que leva a maior chances da água ficar entre o solo e o pneu.
correto?



Pneus slick são feitos para asfalto seco. Pneus com sulcos para asfalto molhado. Pneus de neve são feitos para neve :P

um pneu slick é ruim na chuva porque não drena água, um pneu de neve é
bom para chuva porque tem uma borracha mais mole que os convencionais e
não porque drena melhor a água. Um desenho como do Maxxis que postei
acima tem muito mais eficiencia nesse aspecto que um pneu de neve que
tem os gomos quadrados, mas por ter compostos diferentes [o Maxxis mais
duro por ser esportivo e o de neve mais mole] eles terão um
comportamento parecido.... talvez.... mas de certo com o mesmo desenho, um pneu com composto de borracha pra neve vai aquaplanar a uma velocidade maior que o de composto comum.



Agora, a parte mais decisiva pra mim enssa questão é a da poça. Se ela
for pequena, digamos, menor que a superfície do penu em contato com o
solo, vc não vai nem notar que passou por cima dela, mas se ela for do
tamanho do seu carro vai ser mais notória a transição. A profundidade
também é fator determinante, já que é dificil o pneu não tirar a água do
caminho enquanto a altura dela for inferior aos sulcos.



No meio de tudo isso tem a velocidade. Ela altera todo o comportamento
dinamico do automovel/motocicleta, quanto maior a velocidade menor a
pressão exercida no solo [a menos que vc tenha downforce vindo de algum
lugar] o que diminui o grip do pneu.



Na verdade a discução toda esta focada na velocidade, já que é a ÚNICA
COISA que podemos modificar quando pegamos chuva durante o caminho
-alguém aqui já parou numa loja de pneus pra trocá-los porque começou a
chover?-, mas não deveria. Existem todos esses outros aspectos a serem
levados em consideração quando andamos na chuva, além da visibilidade,
condição do pavimento, transito, experiencia do motorista e mais alguma
coisa que eu devo ter esquecido.



Um ponto importante a frisar também é que, alem do comportamento
dinamico diferente, a moto e o carro tem caracteristicas diferentes nos
pneus e por isso tem uma 'velocidade limite' diferente nesse assunto.
Como a moto tem o pneu muito mais fino que o carro, com uma área de
contato com o solo menor, tem menos chances de aquaplanar -desde que não
esteja rodando com slicks xD.



O que eu acho MUITO³³³³ errado é dizer "ande a 60km/h quando começar a
chover"! Não foram poucas as vezes que um retardado quase me faz bater
em sua traseira por reduzir a velocidade bruscamente quando começa a
chuva na estrada, ou quando esta chovendo canivetes e o sujeito anda na
faixa da esquerda a 20km/h sem os farois acesos....



Enfim, aquaplanagem é mais complicado do que a raiz quadrada da pressão utilizada no pneu.

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11 Dez 2011 17:28 #6 por Soueu
Respondido por Soueu no tópico Aquaplanagem
Também comecei a fazer os cálculos nada renais para saber o momento de não errar e concluí que; tem jeito não, bobeou, e chão !

Sempre na boa / sempre de moto - Biker since 1975.

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11 Dez 2011 17:29 #7 por Soueu
Respondido por Soueu no tópico Aquaplanagem
[="Apple-style-span"][="apple-style-span"]Tem jeito não, bobeou, é chão ![/] [/]

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11 Dez 2011 17:57 #8 por jboga
Respondido por jboga no tópico Aquaplanagem
Desnickadu:

Por pura ignorância sobre o assunto, não quero e não tenho como polemizar ou contestar o teu ponto de vista. Só que coisas muito, mas muito mais complicadas e complexas de calcular matematicamente, do que a "aquaplanagem" através da multiplicação de 9 vezes a raiz quadrada da pressão dos pneus, se consegue com formulazinhas super simples.
Por exemplo: a superficie do planeta terra em milimetros ?? É coisa para cacete né ??
Mas uma formulazinha tipo (A=4.pi.r2.1000) chega perto.
Apelei né??
Se estivesse do teu lado, certamente ia tomar uma canelada.
Mas seria bom mesmo, era saber da opinião da moçada do ramo.

jboga

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11 Dez 2011 18:09 #9 por jboga
Respondido por jboga no tópico Aquaplanagem
Soueu:

Também acho que com raiz quadrada, pressão de pneus, TWI, downforce etc., etc,: Tem jeito não, bobeou, é chão !

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12 Dez 2011 12:36 #10 por Gregorio
Respondido por Gregorio no tópico Aquaplanagem
Vou dar um pitaco se me permitem.
1º Nosso colega escreveu: Velocidade em que pode começar a aquaplanar, não que aquaplana nesta velocidade.
Claro que dai com certza ele tem razão pois diz que pode aquaplanar e não que vai.
2º Quando se fala em pressão dos pneus, é a recomendada para o veiculo para aquele pneu.
Sabemos que quanto mais fino o pneu maior a pressão.
Um pneu de bicicleta montain bike fica próximo as 30 libras, enquanto um pneu tripa para bici de competição de velocidade fica próximo das 60 libras.
Nas motos se usar pneu mais fino, a pressão vai ser maior, com pneu mais grosso, vai ser pressão menor.
Lógico que a unica regra para aquaplanagem não é só a pressão dos pneus, mas uma delas, por isto que a regra diz que a partir desta velocidade ele pode aquaplanar.

Marechal Cândido Rondon Paraná

MIRAGE150 Neguinha

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12 Dez 2011 16:38 #11 por Soueu
Respondido por Soueu no tópico Aquaplanagem
Cálculos à parte, é bom ninguém se meter a besta de desafiar as leis da física

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12 Dez 2011 16:39 #12 por Soueu

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12 Dez 2011 16:40 #13 por Soueu

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12 Dez 2011 16:46 #14 por Soueu
Respondido por Soueu no tópico Aquaplanagem

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12 Dez 2011 16:49 #15 por Soueu
Respondido por Soueu no tópico Aquaplanagem

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