O importante tambem e lembrar de calibrar os pneus da moto fria, pq com o calor na roda o ar expande e pode causar uma calibragem irregular na moto. Por exemplo, se rodou uns 30 minutos e for calibrar a dianteira, considere que estava com 25 na roda dianteira fria. com ela quente, se ela subir pra 28, qdo calibrar, o dispositivo vai retirar pressao, mas qdo a roda resfriar, a pressao estara abaixo dos 25, pq o ar na camara resfriou. O declinio/aumento de temperatura modifica a pressao do ar.
Ou seja: se nao tiver compressorzinho em casa, pare no 1º posto que der e regula os pneu da bixinha antes q esquente!
Bom dia galera!! Já que o assunto é sobre calibragem vocês poderiam me ajudar??? Eu tenho uma XTZ 125, rodo todo dia sozinho, mas carrego um Baúleto atrás com + ou - uns 8 Kg de carga, eu tenho 98 kg, quanto que eu calibro nos pneus? Obrigado!
pneu/carga | Normal | Carga |
Dianteiro | 25psi | 25psi |
Traseiro | 29psi | 33psi |
Ando com quase o mesmo peso que vc e geralmente minha muié ganha uma carona de volta para casa, sendo assim sempre ando calibrado como se estivesse com carga.
A XTZ tbm tem no manual carga maxima de 150kg(A Fan é algo assim)?
depois de colocar a pressão certa para cada caso no calibrador do posto, façam a calibragem duas vezes, ou seja, conectem a mangueira ao bico do pneu, esperem o aparelho dar o sinal, então desconectem e repitam a operação... mas não se aborreçam pq provavelmente o calibrador não vai mostrar a mesma pressão que ele havia mostrado no final da primeira vez.
Se forem a um borracheiro, eles geralmente têm calibradores manuais, que costumam ser precisos se não estiverem muito "acabados"... aí nem dá para ficar repetindo a calibrada...
olá pessoal bom dia. aproveitando o assunto da calibragem, a minha YES está derrapando um pouco em curvas (roda traseira) quando uso o freio traseiro. isso pode ser por causa da calibragem? pois sou muito leve (peso 54KG) e ando sempre sozinho sem garupa ou bauleto. qual seria a calibragem ideal na minha situação? vlw