Dúvida de como calibrar pneus

26 Set 2007 04:29 #1 por Kleberton
Olá pessoal,
Eu procurei no manual da minha intruder informações de como calibrar os pneus da moto, mas a única coisa q eu encontrei a respeito foi isso:

pneu/carga | Normal | Carga |
Dianteiro | 25psi | 25psi |
Traseiro | 29psi | 33psi |

Eu não entendi. O que significa "psi",eu esperava alguma coisa sobre calibrar, mas só encontrei informações sobre "pressão dos pneus", é a mesma coisa que calibragem? Este são os valores que devo calibrar o pneus? E em quanto em quanto tempo devo calibrar os pneus? E qual o peso máximo que minha intruder aguenta ser forçar ela?
Nossa quantas pergunas...Me desculpa ai pessoal, q novato é assim mesmo.

Motociclista de primeira viagem.

Suzuki Intruder 125 azul 2008

São Paulo - SP

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

26 Set 2007 05:37 #2 por thiagods
Respondido por thiagods no tópico Dúvida de como calibrar pneus
Olá Kleberton,

basicamente a tabela que você colocou quer dizer o seguinte:

Se você normalmente pilota a moto sem garupa e sem carregar tralhas, pode manter uma pressão nos pneus dianteiro de 25psi e no traseiro de 29psi. Se for andar sempre com garupa ou com peso extra (tipo malas ou baú cheio), pode colocar 33psi no pneu traseiro, mantendo 25 no dianteiro.
Pressão dos pneus é o mesmo que calibragem sim. As máquinas de encher pneus nos postos de gasolinas trabalham com esta medida: PSI. Em geral calibro meus pneus de 1000 em 1000 km, mas só por garantia. Dificilmente acontece grande diferença no valor padrão.
Quanto ao peso máximo da intruder não sei ao certo, mas receio que acima de 160 kg começa a ser abusivo...
Espero ter ajudado em algo!
Boa sorte!

Suzuki Yes Azul 2008

Honda Titan 2003 KS - Só sobrou o chassi - Estou remontando...

Belo Horizonte - MG

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

26 Set 2007 06:00 #3 por Pfau
Respondido por Pfau no tópico Dúvida de como calibrar pneus
thiagods
Calibre seu pneu pelo menos uma vez por semana. Não sei quanto você roda por semana, mas 1000km é a média de um mês de um motociclista comum.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

26 Set 2007 06:00 #4 por iikozen
Respondido por iikozen no tópico Dúvida de como calibrar pneus

Kleberton escreveu: Olá pessoal,
Eu procurei no manual da minha intruder informações de como calibrar os pneus da moto, mas a única coisa q eu encontrei a respeito foi isso:


pneu/carga | Normal | Carga |
Dianteiro | 25psi | 25psi |
Traseiro | 29psi | 33psi |

Eu não entendi. O que significa "psi",eu esperava alguma coisa sobre calibrar, mas só encontrei informações sobre "pressão dos pneus", é a mesma coisa que calibragem? Este são os valores que devo calibrar o pneus? E em quanto em quanto tempo devo calibrar os pneus? E qual o peso máximo que minha intruder aguenta ser forçar ela?
Nossa quantas pergunas...Me desculpa ai pessoal, q novato é assim mesmo.


Kleberton,
A definição em de PSI em Inglês é "Pounds per Square Inch", ou seja, Libras por Polegada Cúbica.

Minha recomendação a você quanto à calibragem correta dos pneus é, já que você ainda está acumulando experiência, sempre observar os pneus antes de sair com a moto. Sempre! A observação empírica vai lhe trazer conhecimento e experiência em primeira mão. Ao notar que a pressão "aparenta" não estar correta, diriga-se cautelosamente a um posto onde os pneus possam ser calibrados conforme recomendações do manual.
Lembrando que a calibração é para o pneu ainda frio.
Abraços...

iikozen

iikozenSophie

Intruder 125 07/08 black

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

26 Set 2007 06:57 #5 por Jduarte
Respondido por Jduarte no tópico Dúvida de como calibrar pneus
na página 5 do manual da intruder, pelo menos nesse que tenho da minha 2004, tem a informação do peso bruto dela, que é 290 kg.


E lá no final, tem a informação do peso "seco", 107 kg.


Então, a diferença entre esses pesos, 183 kg, é o que vc pode colocar em cima da moto, sem problema. Tem que incluir nela o peso da gasolina, com o tanque cheio, que no caso da Intruder fica perto dos 10 kg, certo?


Quanto à pressão dos pneus (a calibragem), acostume-se a mudar a pressão sempre que mudar a carga que a moto levará. Se vc sai sozinho com ela, para trabalhar ou estudar por exemplo, mantenha a pressão certa. Mas se for dar um passeio com garupa, então antes disso calibre a pressão do pneu para essa situação. E depois, quando voltar a sair sozinho, calibre a pressão novamente.


Há pessoas, que por preguiça mantêm a mesma pressão para as duas situações. Tem gente que não muda a pressão certa para 1 pessoa, quando sai com garupa. E tem gente que mantém a pressão certa para duas pessoas, andando sozinho. Essas duas atitudes são inadequadas, porque:


- rodando com mais peso, mas com a pressão para uma pessoa apenas, o pneu aquece bem mais, não fica firme como deveria, desgasta-se rapidamente mais na borda da área de contato, perde eficiência em curvas e frenagens, e ainda corre muito risco de estourar se pegar um buraco, por exemplo (se estiver muito aquecido).


- rodando sozinho, mas com pressão para duas pessoas, o pneu fica mais duro do que deveria, perde conforto, perde área de contato e porisso desgasta bem mais rapidamente a área que ele mantem contato com o solo (praticamente sempre o centro da banda de rodagem do pneu), perde eficiência em frenagens e na chuva também.


Então, acostume-se com essa "manutenção", tanto por eficiência e segurança, quanto por economia.


Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

26 Set 2007 07:33 #6 por kuila
Respondido por kuila no tópico Dúvida de como calibrar pneus
concordo com o JD, na minha já virou rotina, como abasteço semanalmente, calibro sempre após abastecer.

calibragem é essencial e por increça que parível influencia não só na pilotagem, mas também no consumo.

quanto ao peso total, JD já explicou.

já viajei com mais de 150kg (eu+garupa+bagagem) e não tive dificuldades, a moto é um tratorzinho.


abs,



Tópicos importantes peq suzuki

SSA-BA

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

26 Set 2007 07:38 #7 por Kleberton
Respondido por Kleberton no tópico Dúvida de como calibrar pneus
Muito obrigado gente! Estas informações foram bem esclarecedoras!!!

Motociclista de primeira viagem.

Suzuki Intruder 125 azul 2008

São Paulo - SP

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

26 Set 2007 10:17 #8 por Damilo 182
Respondido por Damilo 182 no tópico Dúvida de como calibrar pneus
Sempre deixo o da frente em 29 e o de trás em 33

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

26 Set 2007 10:21 #9 por Jduarte
Respondido por Jduarte no tópico Dúvida de como calibrar pneus

Damilo 182 escreveu: Sempre deixo o da frente em 29 e o de trás em 33



essa é a calibragem certa para a Yes, e para uma pessoa... a sua moto é uma Yes?


A moto do Kleberton é uma Intruder. A pressão para os pneus das duas motos é diferente.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

26 Set 2007 12:45 #10 por danielebohrer
Respondido por danielebohrer no tópico Dúvida de como calibrar pneus
Oi pessoal!
Eu ando calibrando 28 na frente e 30 atraz, raramente levo garupa e quando levo é por algumas quadras.
Devo mudar a calibragem? Isto é o que diz no meu manual da intruder?? Será que está correto??
Abraços

NESTA MOTOQUEIRA EXISTE A ALMA DE UMA CAMINHONEIRA!!!

DANIELE BOHRER

_______________

TRUDY BABY 07/125

AZUL PEROLIZADA

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

26 Set 2007 12:54 #11 por Pfau
Respondido por Pfau no tópico Dúvida de como calibrar pneus
Oi Danielebohrer, meu manual diz 25psi na frente. De qualquer forma esses calibradores de posto não são 100% corretos, há uma pequena variação do que ele marca e do que ele coloca.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

26 Set 2007 13:13 #12 por kuila
Respondido por kuila no tópico Dúvida de como calibrar pneus
DANI, evite 28, tente um 26, 28 deve ficar muito duro, o que é ruim num buraco ou em pista com sujeira (derrapa mais fácil).

fiz vários testes de calibragem na minha moto (no mesmo calibrador) e a que ficou melhor foi 26-30 sozinho + um pouco de bagagem.

****************

DAMILO, o que o JD disse tem total sentido, pneus diferentes, calibragens diferentes.

mas se sua moto for uma intruder melhor rever seu modo de calibragem.

abs,



Tópicos importantes peq suzuki

SSA-BA

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

26 Set 2007 14:13 #13 por thiagods
Respondido por thiagods no tópico Dúvida de como calibrar pneus
Pessoal,

pelo o que alguns falaram fiquei meio pensativo...
Eu ando metade do tempo sozinho, peso 60 kg e a outra metade com a namorada na garupa que pesa 50 kg. Mas é impraticável, ir duas vezes por dia aos postos de gasolina mudar a regulagem. Como eu e ela somos bem leves, acho que rola de manter tipo uns 29-33 mesmo, não? A propósito, estou falando a Yes...

Suzuki Yes Azul 2008

Honda Titan 2003 KS - Só sobrou o chassi - Estou remontando...

Belo Horizonte - MG

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

26 Set 2007 16:51 #14 por Jduarte
Respondido por Jduarte no tópico Dúvida de como calibrar pneus
opa, thiagods,



manter essa pressão só será arriscado se vc andar rápido quando estiver com a namorada, pq com mais peso naquela pressão, o pneu pode esquentar mais. Fora isso, em termos de riscos acho que não haverá problemas. Os pneus sem câmera têm mais resistência.


Mas vc pode até adotar 34 no pneu traseiro... seria um ponto intermediário bem razoável...


danielebohrer,



essa calibragem que vc usa gastará mais rápido os pneus, principalmente o traseiro, se ele for o Pirelli original. Acho que até mesmo apenas uma libra a mais já diminui muitos kilometros na durabilidade desse especificamente.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

26 Set 2007 17:24 #15 por mr_fahrrad
Respondido por mr_fahrrad no tópico Dúvida de como calibrar pneus
Agora fiquei na dúvida

peso 90kg e minha namorada uns 60kg e minha bagagem deve dar uns 10kg

então, sozinho total: 100kg
com garupa: 160kg

estaria bom sozinho: 26psi e 30psi ( ou melhor 31?)
e com garupa devo fazer 26psi e 33psi (ou mais?)

Anterior: Intruder 04 (poderosa)

Atual: Fazer 07 vermelha (Poderosa II)

Próxima: ?

visite:

superfahrrad.googlepages.com

e

gramaticadescompromissada.googlepages.com

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Tempo para a criação da página:0.222 segundos