Bom pessoal, como prometi em outro tópico, resolvi postar aqui os problemas que passei com a minha XTZ 125E, ano 2004, vermelha, no momento com 6600km.
Primeiro, preciso citar que comprei ela em novembro de 2006, com 3300km, ficou um bom tempo sendo usada só nos finais de semana. Nunca levou porrada ou tombo feio e o dono era muito cuidadoso com a manutenção.
Quero dizer também que me considero azarado até este momento, mas compraria outra XTZ zero, se tivesse certeza que boa parte dos problemas abaixo são pura falta de sorte:
1) Principal problema: falhas na retomada quando era exigida mais. Dentro da cidade no anda-e-para, é perfeita, sem defeito. Na estrada, levando o giro alto, na hora de reduzir e retomar, uma falha (tipo um burado) exigindo até redução de marcha. Outra falha surgia ao subir os morros em 1ª e 2ª marchas e giro médio/alto, quando tava quase lá no topo, começava a falha e até apagava - tive outras motos que faziam isso, mas não com tanta frequencia.
2) Barulho do motor - parece que o motor raja, como se estivesse ruim. Mandei regular as válvulas pra ficar mais tranquilo, mas o barulho continuou. Todo mundo que usa XTZ e YBR afirmam que é normal. Dizem que se deve regular as válvulas a cada 3000km, será?
3) Fragilidade dos aros - o aro dianteiro já estava com marcas, mas depois que comecei a usar, na primeira trilha leve (a tabalho, inclusive), amassou o aro dianteiro ao passar por uma pedra. O aro traseiro entortou também, talvez na mesma pedra. Além disso, estavam enferrujados e antes disso já tinha notado o acabamento lixado nas bordas.
4) O quadro mostra vários pontos de ferrugem nas soldas. E olha que sou adepto dos ensinamentos do tio tite para limpar motos: paciência, pincel e até escova de dentes, nada de abasivos, saponáceos fortes e água sob pressão.
5) Mesmo tendo garagem fechado em casa e no trampo, as peças de plástico ressecaram e ficaram manchadas. Algumas partes ficaram desbotadas. Quando tentei comprar peças novas, só encontrei na concessionária e a preços absurdos. O jogo de adesivo então, saia mais caro que as peças de plástico!!!
6) Dificuldade para dar a partida - ficou uma hora parada, só pega com o afogador (parece viciada).
7) Farois fracos, me deixaram em apuros nas poucas vezes que fui pescar... me parece que o problema foi parcialmente resolvido com os refletores complexos nos modelos mais novos.
As alças da garupa ficaram com a pintura toda arranhada - eu uso elásticos com ganchos plásticos para a bagagem. Poderiam ser cromadas ou com pintura mais descente.
9) Consumo irregular - entre 18 e mais de 40 km/l no mesmo trecho, mesma tocada, mesmo posto, mesmo tipo de gasolina, mesmo piloto, etc. Talvez por sido pouco usada, sei lá, mas mandei limpar e regular o carburador e fincou na mesma.
10) A concessionária recomendou a troda da vela a cada 2 trocas de óleo (que seria com 3000km), mas como troco o óleo a cada 1000km, seria uma vela a cada 6000km. Achei absurdo!
11) Valor de revenda - a própria concessionária pagava somente R$ 4 mil nela na troca por uma lander e ainda tinha que aguardar interessados! Paguei R$ 6,2 mil nela e acabei consignando ela por R$ 5,5 mil na loja de um amigo. Interessante que a CG 125 que tenho agora seria aceita imediatamente pela tabela fipe, disse outro vendedor na mesma concessrionária. Por que as concessionárias depreciam tanto seus próprios produtos???
É isso pessoal, não quero prejudicar o imagem desta excelente motoca... só gostaria de compartilhar minha experiência com todos. O que acabei conseguindo podemos chamar de bagagem, pois eu considerei um erro acreditar que aqui na minha região a yamaha era tão considerada quanto a honda. A boa notícia é que algumas coisas já mudaram, e tenho notado que a fazer tá mais presente nas ruas do que a twister.
Tenho muita saldade da minha motoquinha pra subir os morros aqui da região, coisa que a falcon sinceramente não faz com a leveza e desenvoltura da XTZ (com ou se falhas na aceleração).
Um forte abraço a todos