Estive no salão(acho que era do automóvel),e vi essa moto,tinha na cor vermelha e na cor preta,na época era em torno de CR$ 5000,00(acho que era 4800,00).
Comprei uma em 1986,muito boa moto.Consumo :18 a 20 km/l na cidade25 a 27km/l na estrada,andando em torno de 110km/h(aliviando quando desconfiava que tinhafiscalização),existia um limite de velocidade estabelecido de 80km/h,abastecer só de segunda asexta-feira ,das 8:00 às 20:00hs,fora disso era infração.
Muitas fábricas,mudavam pequenos detalhes nos veículos,mudavam o nome,assim o veículo era produtonovo,desse jeito podiam aumentar o preço do mesmo(proibido por causa do congelamento de preços).A Honda cg 125,passou a se chamar Today.
O grande problema da Agrale na época,ocorreu nas motos 200cc,a moto quando muito exigida,tinhaproblema de infiltração de aguá no motor através do selo mecânico da bomba da aguá,a fábricacorrigiu o problema e lançou a série 2,isso afetou a imagem da mesma.Lembrando que a Agrale chegou a ter 10% do mercado de motos.A minha era uma sxt 16,5,deixou saudades,fiquei um ano com ela(tive que vender precisei $$$),Para mim o único defeito que ela tinha,era o disco de freio que enferrujava,era igual ao dos carros,diferente das outras motos,isso tirava um pouco da beleza dela.
Ia esquecendo,Nivanor Bernardi(piloto de motocros,paranaense),era sensação a bordo da Agrale decompetição,disp**ava com Paraguaio,Paraibinha(esses com Honda),e normalmente sempre chegavaem primeiro na linha de chegada.
Tosca escreveu: Legal Paulo muita coisa que vc relatou eu não vivi....mas gostaria de um dia fazer parte!
Tosca,eu faço parte do"clube dos veteranos do motonline"(já passei dos 50,encaminhando para a fasedos 60).Brincadeiras a parte,eu acho que se a Agrale voltasse a fabricar motos,com certeza teríamosuma ótima opção.
Eu tenho 18... Paulo e sei que os bons tempos do mercado eu perdi.... Nem vivi os tempos da Amazonas, Kahenas, 2T no auge as RD, RX, TT, TDR 16.5,30.0 .... as CBR 750. Sinceramente qual moto é ícone hj? Eu tento ver e não consigo achar a tal tecnologia principalmente das motos de 4T, sim trouxeram economia; a durabilidade nem tanto é relativo(minha RDzinha aguenta pra burro, e conheço outras 2T guerreiras... claro mexeu pra aumentar potência vai pro espaço, mas não é culpa nossa)... até as CG 125 dos anos 90 são mais guerreiras que as atuais; perdem no conforto mas cumprem a sua proposta!
Tive uma dessa belezura....e prá falar a verdade, uma das melhores motos que tive até hoje....nas trilhas não tinha prá ninguém...um verdadeiro canhão!!!!!Saudade!!!!!!!!
Tosca escreveu: Eu tenho 18... Paulo e sei que os bons tempos do mercado eu perdi.... Nem vivi os tempos da Amazonas, Kahenas, 2T no auge as RD, RX, TT, TDR 16.5,30.0 .... as CBR 750. Sinceramente qual moto é ícone hj? Eu tento ver e não consigo achar a tal tecnologia principalmente das motos de 4T, sim trouxeram economia; a durabilidade nem tanto é relativo(minha RDzinha aguenta pra burro, e conheço outras 2T guerreiras... claro mexeu pra aumentar potência vai pro espaço, mas não é culpa nossa)... até as CG 125 dos anos 90 são mais guerreiras que as atuais; perdem no conforto mas cumprem a sua proposta!
Tosca,estou pensando em abrir um tópico sobre a evolução das motos nos últimos 30 anos,não fiz isso ainda porque me falta muita informação técnica.Na minha opinião houve evolução na questão estética,mas os motores praticamente tem a mesma potência/consumo.-
Se compararmos as Hondas Titans125 atuais(mesmo antes do promot),com a Turuna e ML(1987 em diante).Titan 125: 12,5 HPML 1987: 14,0 HPTuruna : !4,0HPCom lhe disse me faltam alguns dados técnicos,como o torque das duas veteranas,e em que rotaçãoelas atingiam esse torque.Também não tenho a curva de torque(esse dado mais difícil de conseguir),isso porque na maioria dostestes feitos pela imprensa especializada,esse item não é fornecido,esse item é muito importante atépara servir como comparativo nos testes de motos novas(0K)
Se pegarmos como exemplo a XL 250R(ainda na Honda),ela desenvolvia 22HP(ou 21HP,não tenho certeza),as motos atuais da mesma marca desenvolvem potência parecida.
Nos 2T acontece o inverso, hj com a tecnologia e melhores óleos sintético a queima é de maior qualidade,além de ter potência em variadas rotações não como antes que ou tinha muita potência ou quase nada a depender do giro do motor!
RD 135 16cv
RD 135Z 18cv
hj motos de 85cc 2T tem até 17/18 cv
125 2T já ví de 32cv(claro que de competição) mas mesmo tendo potência elevada a durabilidade é superior as antigas 2T!
Motores de kart são exemplos da melhora tecnológica, vejamos os Parilla!