João de Deus, se não for só boato, iria agora lá na autorizada Yamaha e falar assim para o vendedor: "Vai, pode encomendar, já vou escolher meu capacete".
Mas, vamos ver. Esta semana depois que o país acordar das festas de fim de ano, vou na autorizada namorar umas máquinas e saber mais se é boato ou fato mesmo.
O post é antigo mas o tema continua atual: toda vez que o mercado aumenta os juros do financiamento ou na falta de crédito a opção consócio ganha espaço. Com uma condicional: a retirada da sua moto é por sorteio ou por lance (ou leilão do lance mais alto). Atualmente o mercado está sem crédito e assistimos o esforço da venda de consórcio.
Infelizmente o consórcio não está passando de um financiamento a longo prazo sem data definida de entrega do bem.
Pelos valores finais do consórcio e o índice inflacionário do país, o consórcio é imoral.
Movimentando o MOTONLINE desde Sexta-Feira, 14 Agosto 2009 as 13:35
Vou discordar ligeiramente de vcs, isso vai depender de quem administra o consórcio. Cada administradora tem suas peculiaridades. Eu trabalho no Magazine Luiza, fazemos consórcio lá, e no seguimento de motocicletas ou veículos, a taxa que incide sobre o valor a vista do bem é de 19% para o plano linear (mesma parcela do início ao fim) e 22% no plano progressivo (parcelas começam baixas e vão aumentando a cada grupo de parcelas, geralmente 12/12 ou 15/15, dependendo do plano). Financiamento nenhum te entrega uma moto a 19%. Quanto ao lance, temos três modalidades. Lance livre (leilão), lance fixo de 40% e 20%, estes últimos regidos pela cota sorteada. Sorteia um nº, o nº mais próximo do sorteado que deu o lance de 40% tira a moto e o próximo que deu o lance de 20% tira a moto dele também.
Consórcio depende muito da administradora e do vendedor. Eu contemplo uma média de 2 ou 3 clientes por mês, tem gente na mesma filial que eu que em um ano contempla 1 pessoa...
Hard deadly wheels... lost and far from paradise...
Ex Caloi Mobilete 60cc "Iron Horse"
Ex Jonny Hype 50cc "Jonnyzinha"
Atual Suzuki Intruder 250cc "Charlotte"
Interessante você falar que trabalha nessa empresa.
Nas comparações que fiz, a que saiu com uma menor taxa de juros foi justamente dela.
Até recomendei para algumas pessoas.
Movimentando o MOTONLINE desde Sexta-Feira, 14 Agosto 2009 as 13:35
Stranger in Black escreveu: Vou discordar ligeiramente de vcs, isso vai depender de quem administra o consórcio. Cada administradora tem suas peculiaridades. Eu trabalho no Magazine Luiza, fazemos consórcio lá, e no seguimento de motocicletas ou veículos, a taxa que incide sobre o valor a vista do bem é de 19% para o plano linear (mesma parcela do início ao fim) e 22% no plano progressivo (parcelas começam baixas e vão aumentando a cada grupo de parcelas, geralmente 12/12 ou 15/15, dependendo do plano). Financiamento nenhum te entrega uma moto a 19%. Quanto ao lance, temos três modalidades. Lance livre (leilão), lance fixo de 40% e 20%, estes últimos regidos pela cota sorteada. Sorteia um nº, o nº mais próximo do sorteado que deu o lance de 40% tira a moto e o próximo que deu o lance de 20% tira a moto dele também.
Consórcio depende muito da administradora e do vendedor. Eu contemplo uma média de 2 ou 3 clientes por mês, tem gente na mesma filial que eu que em um ano contempla 1 pessoa...
Amigo Stranger, Isso é claro!!!
Também, no exemplo que dei é uma financeira que tem a melhor taxa de juros que eu achei!!!! Agora, convenhamos que pagar uma parcela muito parecida e ainda ter a moto literalmente na hora (consórcio tem que aguardar fechar o grupo, acontecer a 1ª assembléia, para só então sair a 1ª moto do grupo, seja lance ou sorteio), é muito melhor o financiamento (nesses termos).
Se vc quiser te passo o site da CC por MP (não quero ferir as regras do Fórum) e tá lá para qualquer um ver!!
Além do mais, o exemplo que mostrei foi só em 36 X para traçar um paralelo entre os valores das parcelas, visto que consórcio pode ser feito em 36, 50, 60 ou 72 X, e o financiamento em 24, 36 ou 48 X, ou seja, a única que coincidiu.
Nesse finaciamento, as regras são bastante rígidas, como: É obrigatório registro em carteira de no mínimo 1 ano, sem qualquer restrição no nome, ser habilitado na categoria "A", entre outras!!!
Além disso, eles não cobram a TAC (ou é exatamente esses R$990,00, ou parte, sei lá!) é só os valores acima.
Eu também já trabalhei com consórcios e sei que para vender a cota é muito fácil, mas para retirar o bem é muito mais complicado, sendo inclusive necessário apresentar fiador em alguns casos!!!
ezenecon escreveu: Outra coissa que esqueci de postar!
Nesse finaciamento, as regras são bastante rígidas, como: É obrigatório registro em carteira de no mínimo 1 ano, sem qualquer restrição no nome, ser habilitado na categoria "A", entre outras!!!
Além disso, eles não cobram a TAC (ou é exatamente esses R$990,00, ou parte, sei lá!) é só os valores acima.
Eu também já trabalhei com consórcios e sei que para vender a cota é muito fácil, mas para retirar o bem é muito mais complicado, sendo inclusive necessário apresentar fiador em alguns casos!!!
Se alguém me pedisse fiador na hora de tirar o bem comtemplado e não tivesse me avisado antes encontraria algo que ele nunca mais esqueceria e nunca desejaria ter encontrado.
Movimentando o MOTONLINE desde Sexta-Feira, 14 Agosto 2009 as 13:35
Tive a mesma experiência que o Ezenecon de valores, ao ir em uma revenda Dafra para ver uma next 0.
O valor financiado e do consorcio, as parcelas eram praticamente iguais.
Solicitei a gerente da minha conta no Itau, verificar alguns planos de consorcio, informei o valor da carta de crédito pretendida, e a prestação máxima que estava disposto a pagar, dando preferência para plano de motos, ao avaliar os valores informados e compara-los com carta de crédito de valores similares mas para automóveis, descobri que a taxa de administração para automóveis é menor do que o plano de motocicletas, ela não soube explicar o porque disso.
Desisti da carta de crédito para moto, e fechei uma de automóvel, diz ela que a categoria é "veiculo automotor" e que poderia ser utilizado para compra de uma motocicleta, se vai poder mesmo ??? só quando for usar vou descobrir.
Como eu falei... algumas coisas variam de vendedor...
Olha, na loja eu não trabalho de vendedor, eu gerencio a Central de Montagem da região de Feira de Santana, mas como peguei minha primeira moto pelo consórcio (e peguei em três meses, dando R$1200,00 de lance que tecnicamente não precisei pagar, graças ao lance embutido), então o pessoal sempre me procura quando algum cliente passou tempo maior do que ele queria sem receber a moto para contemplar o cliente. O que eu faço? Nada que outra pessoa não possa fazer. Estudo o caso dele, o grupo, as últimas assembléias, o quanto ele tem pra dar lance e a partir daí traço a melhor estratégia para ele ser contemplado logo. Informo também sobre o que precisa para ser contemplado, documentação, exigências, que lá são poucas. Faz dois meses contemplei uma pessoa que não tem renda comprovada, ele comprou um Fiat Uno. Eu quando peguei a moto, estava com o nome no SPC, consegui um fiador e não tive maiores problemas. Até o comprovante de residência que não estava no meu nome, bastou o titular do comprovante bater uma declaração e reconhecer firma para liberar. Mas como vc falou, Ezenecon, vender a cota é fácil, contemplar é mais 500...
Eu procurei me especializar na contemplação, pois o desafio é maior... e de 15 cotas vendidas este ano, apenas 3 não foram contempladas ainda... ambas com 6 meses de adesão ainda. As outras 12 já estão com o bem na mão.
E também não exigimos CNH...
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marceloe escreveu: Tive a mesma experiência que o Ezenecon de valores, ao ir em uma revenda Dafra para ver uma next 0.
O valor financiado e do consorcio, as parcelas eram praticamente iguais.
Solicitei a gerente da minha conta no Itau, verificar alguns planos de consorcio, informei o valor da carta de crédito pretendida, e a prestação máxima que estava disposto a pagar, dando preferência para plano de motos, ao avaliar os valores informados e compara-los com carta de crédito de valores similares mas para automóveis, descobri que a taxa de administração para automóveis é menor do que o plano de motocicletas, ela não soube explicar o porque disso.
Desisti da carta de crédito para moto, e fechei uma de automóvel, diz ela que a categoria é "veiculo automotor" e que poderia ser utilizado para compra de uma motocicleta, se vai poder mesmo ??? só quando for usar vou descobrir.
De acordo com as regras do BACEN, pode sim...
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Ex Jonny Hype 50cc "Jonnyzinha"
Atual Suzuki Intruder 250cc "Charlotte"
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: marceloe
marceloe escreveu: Tive a mesma experiência que o Ezenecon de valores, ao ir em uma revenda Dafra para ver uma next 0.
O valor financiado e do consorcio, as parcelas eram praticamente iguais.
Solicitei a gerente da minha conta no Itau, verificar alguns planos de consorcio, informei o valor da carta de crédito pretendida, e a prestação máxima que estava disposto a pagar, dando preferência para plano de motos, ao avaliar os valores informados e compara-los com carta de crédito de valores similares mas para automóveis, descobri que a taxa de administração para automóveis é menor do que o plano de motocicletas, ela não soube explicar o porque disso.
Desisti da carta de crédito para moto, e fechei uma de automóvel, diz ela que a categoria é "veiculo automotor" e que poderia ser utilizado para compra de uma motocicleta, se vai poder mesmo ??? só quando for usar vou descobrir.
De acordo com as regras do BACEN, pode sim...
Valeu pelo posicionamento Stranger, você tem o artigo, paragrafo, caput, linha, página, desta regra do bacen ?
acabou de me ocorrer a possibilidade de fazer mais um, heheheheheh
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