Eu analisei bastante, quase um ano. Optei pela TA. Se fosse de BMW teria que ser a F800GS, mas saia do meu orçamento de compra e de manutenção, pois a Cc mais próxima fica a 260 kms de minha casa.
wbugno escreveu: Realmente... Vejo pelo seu perfil que você é bastante imparcial nesta decisão... Rsrsrs
Nao é questao de imparcialidade , muito pelo contrario , infelizmente o papo de que Honda é Honda , pra nos mais populares e q gostamos de gastar " mais pouco " , a manutençao de uma BMW por si só tem um custo um pouquinho maior , e a distancia entre as concessionarias pesa , apesar q pouco uso concessionaria , prefiro dar manutençao nas minhas motos eu mesmo , ainda mais pelo pouco q consigo usa-las , mas , penso o seguinte :
a distancia q separa a g 650 da transalp , é a mesma q separa a transalp da g 800 , só isso ....
Olá amigo, tinha uma época que também tinha essa duvida e eu tinha decidido em comprar a XL, mas infelizmente não pude concluir a comprar, porque o Banco Honda não aprovou meu credito, mas o Banco Yamaha sim.
A XL na minha opinião é melhor que a GS, em vários quesitos, a começar pelo motor, pelo seu funcionamento suave e progressivo o motor da XL é mais potente 60cv contra 50cv da BM, o motor da GS é muito ruidoso e vibra muito mais que o da XL, isso em uma viagem faz diferença, a XL tem um caráter mais "Trail" que a GS pois as rodas são raiadas isso significa que são mais resistentes a impactos, os cursos das suspensões são mais longos na XL isso numa situação fora de estrada é importantíssimo.
Por se tratar de uma estradeira com apelo off/road ela é mais confortável que a GS tanto para o piloto e o garupa e a rede de assistência técnica tem em todos os estados brasileiros, porem a BMW tem garantia de 2 anos e revisões a cada 10mil km, se sua BM quebrar, der pane e estiver dentro do prazo de garantia, eles vão busca-lá aonde você estiver na America Latina e te darão toda a assistência.
O sistema de freios da XL é mais eficiente mas não tão seguros que os da GS, os discos são duplos na XL e com ABS desconectáveis na GS na minha opinião isso é um empate.
Na hora da revenda, peças e mão de obra a vantagem é totalmente da Honda.
Alguns dizem que a Transalp é muito antiga e com um acabamento ruim, mas na minha opinião e XL é muito robusta não tem muita frescura é para botar na estrade, na terra, faz 20 anos que a Transalp vem sendo fabricada na Europa e Europeu é um povo exigente, por lá o motor tem fama de não quebrar, já a fama que da GS Mode In Brasil com motor fabricado na China......não sei não
Mas não vai pensando que XL é uma super moto, veloz, potente... que as coisas não são bem assim. É uma moto para você ir sem pressa, tem um amigo meu que tinha uma Honda CB600f Hornet 2010 e trocou por uma Transalp e está arrependido ele disse que a moto é muito lenta, principalmente em velocidade cruzeiro a 130-140KM/H o conta giros ta lá em cima mas é como eu falei, você trocou 102cv por 60cv, era pra ele ter comprado um BMW F800GS, ai sim não iria sentir muita diferença em desempenho
Concordo com você, tem que acabar com o monopólio da Honda no Brasil as outras maras tem que ter uma participação maior no mercado, mas infelizmente parece que ainda a Suzuki e a Yamaha não acordaram, não estão lançando nada!!, veja o exemplo da Kawasaki, a maioria dos modelos na Europa você encontra aqui no Brasil, no lançamento da nova ER6, ela apareceu na Europa e logo em seguida trouxeram para cá. Veja a Suzuki.....fiquei esperando a Nova V-stron e nada, a nova GSR-750 e nada....a Yamaha na mesma situação....Mas eu fico muito feliz em ver a BMW, Ducati, Harley, MV Agusta, Triumph, KTM e etc... acreditando no nosso Pais, abrindo concorrência, mas também não adianta só ter concessionaria em São Paulo e Rio de Janeiro!
Concordo com você, tem que acabar com o monopólio da Honda no Brasil as outras maras tem que ter uma participação maior no mercado, mas infelizmente parece que ainda a Suzuki e a Yamaha não acordaram, não estão lançando nada!!, veja o exemplo da Kawasaki, a maioria dos modelos na Europa você encontra aqui no Brasil, no lançamento da nova ER6, ela apareceu na Europa e logo em seguida trouxeram para cá. Veja a Suzuki.....fiquei esperando a Nova V-stron e nada, a nova GSR-750 e nada....a Yamaha na mesma situação....Mas eu fico muito feliz em ver a BMW, Ducati, Harley, MV Agusta, Triumph, KTM e etc... acreditando no nosso Pais, abrindo concorrência, mas também não adianta só ter concessionaria em São Paulo e Rio de Janeiro!
Tenho pesquisado bastante em diversos sites a respeito de bigtrails até 700cc (na realidade média trails) fabricadas pela Suzuki, BMW, Honda e Yamaha que, temos hoje disponíveis no Lisarb e cheguei à conclusão que a Transalp (não estou comprando a marca) é a que melhor me atende na utilização que pretendo dar à motocicleta, ou seja, pretendo utilizá-la diariamente na cidade e viajar nos finais de semana, na maior parte das vezes com garupa, por estradas asfaltadas e, eventualmente com pequenas incursões em estradas de barro.
Aqui em Eunápolis/BA, para "big trails" temos apenas uma única concessionária Honda (onde felizmente conheço bons mecânicos), sendo que para manutenção das motocicletas das outras marcas acima citadas teria que me deslocar no mínimo 200 km e, para BMW então seriam cerca de 550 km.
Levando em conta estes fatores, racionalmente optei pela Transalp.
Quanto a alguns que insistem em depreciar a Transalp apenas por ser um projeto antigo (media trail lançada em 1987), quero lembrar que uma das melhores referências em maxi trails hoje no mundo é a BMW R1200GS, com cerca de 30 anos de lançada no mercado europeu.
No meu entender um bom "projeto antigo", desde quando constantemente atualizado, pode ter uma enorme vantagem sobre alguns "projetos novos", pelo fato de estarem sendo continuamente submetidos ao uso, no maior labortório de testes que somos nós os consumidores.
Meu caso é semelhante ao seu Carabal, porém com uma situação que pesou ainda mais para a TA.
Fui em um evento em Tiradentes-MG e nesse evento havia um stand da BMW Eurovillle.
Nessa época estava interessado em pegar uma GS650, porém os vendedores simplesmente não demonstraram interesse em demonstrar o produto deles.
Penso eu o seguinte:
Elogiam a BM pelo atendimento.
Bom se para vender não possuem interesse, para manutenção então será uma tristeza e com poucas CC disponíveis para achar uma que o atendimento seja digno complica ainda mais.
Por esse motivo fiquei com a TA, estou com ela desde julho e estou gostando.
Também procuro ser prático quando vou trocar de motocicleta porque, na hora em que precisamos de manutenção a proximidade das concessionárias pode ser decisivo na escolha de uma ou qualquer outra marca.
Gostaria que tivesse maior quantidade de concessinárias de outras marcas disponíveis aqui na cidade, para que pudéssemos ter mais opções de escolha.
Aqui em Eunápolis/BA, só temos instaladas a Dayun, Honda e Dafra; infelizmente a Suzuki e a Yamaha, fecharam as portas.