Tenho uma lander e gostei dos comentarios,principalmente dos frios já reclamei na yamaha mas disseram que estava tudo serto ,a minha ja tem 4 mil rodados o comentario das corvas que parece ser mais fechadas com a lander ,o barulho da corrente ,e até o farol mas acho que o da tornado e melhor pro ter viajado par o litoral na volta pela imigrantes estava sem sinalização vicava perdido ela não iluminava a pista somente as laterais,o da suspensão para ficar confortável fica batendo muito nos buracos mas se alterar o pre carga a moto fica muito dura, acho que ela e muto boa para 1 passageiro só,mas gostei da moto, uns dos motivos e que ela parece moto de grande porte com a xt 600 e a falcon so não "anda" iqual.
dá pra colocar o pneu 90/90x21 na RODA DA FRENTE da Lander???
sei q essa é uma alteração q o Tite proíbe, mas a gente vai estar mudando só a largura do pneu e não o perímetro (correto?), então melhoraria as curvas com ela né?
cabe entre as bengalas essa outra medida?
de resto, deu pra perceber q as 2 motos tem propostas diferentes, não dá pra querer transformar uma na outra. mas o freio das yamahas é tudo ruim mesmo hem...
Mauricio, o Mala.
Fã de teorias absurdas.
O brasil não vai pra frente porque cada brasileiro puxa ele pra um lado diferente (o seu!)
O brasil é o país da piada pronta: aqui VOCÊ é o palhaço!
Esteve no Guarujá e não passou pra tomar um café com o Casal Pé de Pano?
Parabéns aos dois pelo teste, pra variar a chuva deu o ar da graça.Com relação a Tornado você tem razão, ela faz curvas muito bem e a vibração do guidão dela chega incomodar um pouco, assim como o banco estreito e fino (ui!). Eu pensava que o consumo da Lander ganharia de braçada da Tornado mas vi que isso não ocorreu.
TAMI escreveu:
É, tá de parabéns pelo teste, belas palavras...
Agora o que me deixou com uma pulga atras das orelhas foi a seguinte questão; apesar da Lander afundar mais com o peso e o garupa sentir mais...ainda tem a questão da regulagem? certo e se regular direitinho, ainda afunda???
Da mesma forma, na Tornado, a galera pode fazer uma adaptação no farol...usar uns auxiliares...
A decisão entre uma e outra é muito dificil, tô num perrengue só... mas de qualquer forma ainda terei de esperar mais um aninho e se daqui pra lá Deus não permitir que eu perca o emprego (risos).
Enquanto isso, vamos trocar nossas opiniões e tecer comentários enriquecedores!!!
Uma Lampada 60W na Tornado ja resolve o problema.
Se vc colocar uma halogena (por exemplo a ´osram cool blue´) fica melhor ainda.
Bom, eu nao ando de garupa na minha tornado, mas dizem que o garupa da tornado sofre pois o banco e mais fino ainda, ali atras
Fala Roney, veio dar uma postada aqui também!!!!!!!!!!
Com a cool blue, ou crystal vision, fica muito melhor a iluminação na tornado. tem-se que ver se a lander aguentará a sobrecarga.
parabens pelo teste! bom a tornado ja conheço bem...me falta fazer o teste da lander pra tirar minha conclusao pessoal acho que em breve deve pintar uma no pedaço hehehe
"moto não é feita pra cair!ela é feita para pessoas equilibradas"
é importante frisar que a regulagem nas duas motos é na MOLA e não no amortecedor. Portanto, a moto não fica mais "dura", ou "mole", só que afundará menos ao peso dos manos e minas que montarem em cima e mais "esperta" nas costelas de vaca (ops, nada pessoal, são aquelas lombadinhas na estrada de terra).
Sim, pode (e deve) alterar o pneu dianteiro pelo 90x90 porque a medida da roda é a mesma. Aliás, recomendo trocar logo as duas rodas da Lander.
Ficou faltando aquela velha lenga-lenga "se essa moto fosse minha". Então vamos lá:
Se EU tivesse uma Lander azul (ganhada, claro):
- Trocaria as rodas
- instalaria mangueiras de freios aerokip e mudaria a ppsição da mangueira traseira por cima da balança (o lugar certo)
- Estudaria uma relação mais "curta" pra aproveitar mais a quinta-marcha
- Colocaria protetores de mãos na frente das manetes
- Trocaria aquele guidão horroroso de 125 por um de alumínio
Se eu tivesse uma Tornado (Vermelha)
- Colocaria um kit 330
- Trocaria o guidão
- instalaria os proterores de mãos (detesto levar pedradas!)
Ué trocar as rodas da Lander nao vai dar problema com a puliça? Nao tem uma lei (idiota) que proibe alteraçoes na moto? Pq a Yamaha colocou um pneu mais fino da dianteira?
Que cor do protetor de mao ficaria mais bonito na lander azul? Azul, preto ou branco??
Imagino que sua dica para trocar as mangueiras de freios seja por conta da má qualidade da original, mas acho que isso não contribui para corrigir o grande defeito da Lander: o freio dianteiro (se todo mundo reclama, sem exceção, deve ser uma m*** mesmo). Então vai a pergunta: dá pra melhorá-lo? A que custo?
A propósito, alguém tem idéia de quanto custam as rodas de alumínio da Tornado?
Teste muito bom. A função do piloto de testes é essa mesma. Avaliar de forma imparcial os produtos e deixar que o consumidor faça sua escolha. E que escolha difícil!
Eu escolhi a Lander principalmente pelos seguintes motivos: tem injeção eletrônica e características mais adequadas para rodar na cidade.
Mas talvez o motivo maior é que ela é novidade, acabou de ser lançada. A Tornado deve mudar em 2007 ou no máximo em 2008 para se adaptar às exigências da legislação. Ou seja, o modelo 2007 subiu no telhado.
hoje fiz um breve avaliaçao da lander e notei detalhes interessantes...o freio dianteiro e realmente borrachudo o freio traseiro e muito bom a resposta do motor em media baixa rotaçao agrada o cambio se mostrou um pouco duro mas com engates prescisos as suspensoes nao foi possivel avaliar muito devido a proprietaria ter rebaixado a frente alguns centimetros e a traseira estava na regulagem mais macia. os comandos sao muito bons o painel e completo pena ser meio feinho.o acabamento nao e muito bom se comparado com a tornado. pessoalmente prefiro a tornado bastaria a honda colocar freio a disco traseiro e aliviar um pouco o peso geral do conjunto.quanto a injeçao realmente faz esquecer o carburador mas a tornado e demais modelos da linha honda nao devem tardar muito a receber
"moto não é feita pra cair!ela é feita para pessoas equilibradas"
Gostei dos teste e comentários, mas eu prefiro a XTZ Lander, pois tenho uma XTZ 125 e nao tenho o que reclamar, a Lander é lancamento pode ser feito correções ainda, e a Tornado é velha no mercado.
Sim a XT 660 tb tem o sensor de inclinação pra desligar a motoca. Toda moto com injeção tem esse sistema por questões de segurança, assim como os carros tb têm um sistema que corta a alimentação em caso de pancada.
Na verdade o que acontece é que corta a ALIMENTAÇÃO, não a ignição.
Imagine a situação: o sujeito se estabaca e a moto sai surfando no asfalto, no sistema por carburador, a gasolina vaza pelos respiros e aquele monte de faísca+gasolina = foooogo!
Com injeção, ao inclinar a moto acima de 65º por dois segundos a alimentação é cortada e não há vazamentos.