Sangria do fluido de freio.

28 Abr 2010 22:06 #16 por michelrezende
Respondido por michelrezende no tópico Sangria do fluido de freio.
Show ódio! que bom tê-lo ajudado!!!

Belo Horizonte - MG

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29 Abr 2010 07:34 #17 por Yoshi
Respondido por Yoshi no tópico Sangria do fluido de freio.
Muito bom o tutorial!!



Melhor ainda é a gamb... opa... o "improviso" da garrafa
pet!! Show de bola!!

Só pra ressaltar, no manual da Yes eles pedem pra usar o fluído DOT4 (cor rosa), mas na tampinha do reservatório eles pedem DOT3 (cor azul) ou DOT4. Se estiver na dúvida, dê preferência pro DOT4 pois é pouca coisa mais cara, mas suporta maiores temperaturas.

Antiga: ML 125cc 1978



Atual: Suzuki Yes 125cc 06/07 Preta

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29 Abr 2010 08:32 #18 por AgnaldoPS
Respondido por AgnaldoPS no tópico Sangria do fluido de freio.
Improviso não! Adaptação técnica!

Parabéns Michel! Ótimo tutorial! Daqui uns dois meses eu
vou precisar dele, já que vai vencer o prazo de troca o
fluido de freio.

A propósito, troquei as pastilhas de freio, que eram
originas ontem à noite, após incríveis 21.687km rodados! O
estranho é que eu sempre freio mais com o freio
dianteiro...



She's my pride and joy

Ouro Fino / Itapeva - MG

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29 Abr 2010 08:47 #19 por Yoshi
Respondido por Yoshi no tópico Sangria do fluido de freio.
Nem me fala em freios que eu me lembro que os meus ainda são os originais depois de rodar 19700km com eles...

Originais assim como os pneus (dianteiro e traseiro), as lonas...

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29 Abr 2010 08:48 #20 por michelrezende
Respondido por michelrezende no tópico Sangria do fluido de freio.

Yoshi escreveu: Muito bom o tutorial!!





Melhor ainda é a gamb... opa... o "improviso" da garrafa
pet!! Show de bola!!

Só pra ressaltar, no manual da Yes eles pedem pra usar o fluído DOT4 (cor rosa), mas na tampinha do reservatório eles pedem DOT3 (cor azul) ou DOT4. Se estiver na dúvida, dê preferência pro DOT4 pois é pouca coisa mais cara, mas suporta maiores temperaturas.


Usar sacolas plásticas como "corda" está a muito tempo no meu
M.R.T.A.E - Manual de Recursos Técnicos Alternativos Emergenciais


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29 Abr 2010 08:51 #21 por michelrezende
Respondido por michelrezende no tópico Sangria do fluido de freio.

AgnaldoPS escreveu: Improviso não! Adaptação técnica!





Parabéns Michel! Ótimo tutorial! Daqui uns dois meses eu

vou precisar dele, já que vai vencer o prazo de troca o

fluido de freio.



A propósito, troquei as pastilhas de freio, que eram

originas ontem à noite, após incríveis 21.687km rodados! O

estranho é que eu sempre freio mais com o freio

dianteiro...


Tomei um certo trauma da troca de pastilhas, além do preço absurdo 45 pilas por um jogo da fischer kkkk aquela mola em V que prende a pastilha interna se perdeu depois q eu troquei devo ter fixado mau kkk fiquei uma semana escutando a pastilha bater no meu disco até comprar outra molinha por 5 barões na autorizada kkk

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29 Abr 2010 08:54 #22 por odio
Respondido por odio no tópico Sangria do fluido de freio.
quanto a cor do fluido....


no meu usei o REPSOL MOTO DOT 4 e a cor era AMARELA.
Esse do link: http://www.cityparts.com.br/int/produtos.aspx?secao=2&ca tegoria=5&subcategoria=135&produto=445


o que tinha antes, tambem era DOT 4 só que saiu vermelho sujo...

assassinatura

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29 Abr 2010 09:20 #23 por Yoshi
Respondido por Yoshi no tópico Sangria do fluido de freio.

MichelRezende escreveu:

Yoshi escreveu: Muito bom o tutorial!!





Melhor ainda é a gamb... opa... o "improviso" da garrafa
pet!! Show de bola!!

Só pra ressaltar, no manual da Yes eles pedem pra usar o fluído DOT4 (cor rosa), mas na tampinha do reservatório eles pedem DOT3 (cor azul) ou DOT4. Se estiver na dúvida, dê preferência pro DOT4 pois é pouca coisa mais cara, mas suporta maiores temperaturas.


Usar sacolas plásticas como "corda" está a muito tempo no meu
M.R.T.A.E - Manual de Recursos Técnicos Alternativos Emergenciais


E acabou de entrar pro meu manual de recursos também!!

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29 Abr 2010 09:39 #24 por michelrezende
Respondido por michelrezende no tópico Sangria do fluido de freio.
A cor varia de acordo com o fabricante, sempre quis falar sobre isso, aproveitarei o espaço

Muito sites divulgam a seguinte tabelinha copiada.




DOT 3

(azul a verde)
205 ºC
140 ºC
220 ºC
150 ºC
DOT 4
(vermelho a âmbar)
230 ºC
155 ºC
260 ºC
170 ºC
DOT 5
(cristalino, de silicone)
260 ºC
180 ºC
270 ºC
190 ºC
DOT 5.1
(amarelo a cristalino)



Sem nem saber oque dizem... LIXO!!! vamos a norma.

A NORMA DOT

A norma DOT (Department of Transportation) é a mais
utilizada mundialmente, sendo que a sua designação completa é FMVSS #
116 DOT. Esta norma classifica os fluidos de freio à base de poliglicóis
como: DOT 3, DOT 4, DOT 5 e DOT 5.1, de acordo com:



DOT 3

Pontos
de ebulição – SECO - > 205º C

Pontos de ebulição – UMIDO - >
140º C

Visc. Cinemática máx. a -40º C -



DOT 4

Pontos
de ebulição – SECO - > 230º C

Pontos de ebulição – UMIDO - >
155º C

Visc. Cinemática máx. a -40º C -



SUPER
DOT 4

Pontos de ebulição – SECO - > 260º C

Pontos de ebulição –
UMIDO - > 180º C

Visc. Cinemática máx. a -40º C -




DOT 5

Pontos de ebulição – SECO - > 260º C

Pontos de
ebulição – UMIDO - > --

Visc. Cinemática máx. a -40º C -




DOT 5.1

Pontos de ebulição – SECO - > 205º C

Pontos
de ebulição – UMIDO - > 180º C

Visc. Cinemática máx. a -40º C -






► Ponto de ebulição seco – igual ao do produto
novo

► Ponto de ebulição úmido – contaminado com 3,5% de água (medido
após “contaminação”, ou seja, um ano de uso)

► Viscosidade máxima a
-40º C

► Quanto maior o ponto de ebulição, mais eficiente é o fluído
de freio.



Veja os tipos de fluídos mais utilizados

► Sintético
(à base de poliglicóis) – é o mais utilizado, atualmente, e atende as
normas DOT 3, DOT 4 e DOT 5.1.

► Mineral – utilizado em veículos
Citröen, dotados de sistema hidropneumático – também conhecido como
Fluido LHM.

► Á base de silicone (de uso restrito) – tem como
vantagem comportamento neutro em presença de umidade, mas não se mistura
com poliglicóis. Atende à Norma DOT 5.



COMPATIBILIDADES

► Os
líquidos sintéticos devem ser compatíveis entre si, conforme as Normas
SAE J1703, DOT 3, DOT 4 e DOT 5.1

► Os líquidos sintéticos são
incompatíveis com os líquidos minerais LHM preconizados pela Citröen.

►
Os líquidos à base de silicone DOT 5 são incompatíveis com todos os
outros líquidos para freio.

Fica claro que a norma DOT não determina a cor do FLUIDO, apenas as suas caracteristicas de ponto de ebulição, e viscosidade.





Evite
erros de mistura e não utilize líquidos baseando-se apenas pela cor .


Como o ódio disse o REPSOL DOT 4 é AMARELO

O Varga DOT4 é rosa, o BR DOT4 é azul.

Veja a documentação técnica do fluido de freio DOT4 da BR, la diz AZUL
http://www.br.com.br/wps/wcm/connect/d1d4ea004c4aa7e48447c60 869efed74/ft-lub-auto-fluidosfreios-esp.pdf?MOD=AJPERES& CACHEID=d1d4ea004c4aa7e48447c60869efed74

Veja a documentação técnica do fluido de freio DOT4 da REPSOL, la diz Yellowish liquid

imagenes.repsol.com/es_en/RP%20LIQUIDO%20DE%20FRENOS %20DOT%204%20Rev%203%20SEPTIEMBRE%202009_tcm11-544845.pdf

Espero ter ajudado.

Belo Horizonte - MG

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29 Abr 2010 09:45 #25 por Yoshi
Respondido por Yoshi no tópico Sangria do fluido de freio.
Poxa Michel... desculpa...

Eu só quis ajudar...

Antiga: ML 125cc 1978



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29 Abr 2010 09:53 #26 por michelrezende
Respondido por michelrezende no tópico Sangria do fluido de freio.

Yoshi escreveu: Poxa Michel... desculpa...

Eu só quis ajudar...




Poxa Yoshi, não falei pra você não heheheh, não fique ressentido.

Minha intenção é a de ajudar e vejo essa besteira da cor sendo replicada a muito tempo e sabia que estava errado pois já tinha pesquisado, me desculpe mas a mensagem não é uma resposta a ninguém é apenas uma tentativa de esclarecimento.




Belo Horizonte - MG

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29 Abr 2010 11:22 #27 por Yoshi
Respondido por Yoshi no tópico Sangria do fluido de freio.
Assim eu fico mais tranquilo!

Antiga: ML 125cc 1978



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29 Abr 2010 14:14 #28 por michelrezende
Respondido por michelrezende no tópico Sangria do fluido de freio.

Yoshi escreveu: Assim eu fico mais tranquilo!




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30 Abr 2010 09:40 #29 por odio
Respondido por odio no tópico Sangria do fluido de freio.

MichelRezende escreveu: além do preço absurdo 45 pilas por um jogo da fischer



paguei R$ 30,00 na minha, da Fischer também...


Muito bom isso da Cor, eu pesquisei bastante antes de trocar, e realmente, em varios lugares colocam essa tabelinha de cor.... eu abri meu fluido esperando que fosse vermelho, e quando coloquei no reservatorio saiu amarelo... mas nem encanei....

assassinatura

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10 Maio 2010 15:36 #30 por alvarofisica
Respondido por alvarofisica no tópico Sangria do fluido de freio.
...Pessoal vou trocar o fluido de freio da minha na proxima revisão e hoje procurando por um preço melhor vi as garrafinhas de 500ml e de 200ml, num impulso comprei a de 200ml da Ipiranga DOT4...

...Agora to na duvida se fiz besteira, 200ml da pra trocar o fluido da YES??...

Suzuki Yes 125 Vitoria ES

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